fbpx
Capacete, shoulder pad, chuteiras, luvas… Veja quais são os equipamentos de futebol americano, quanto custam e onde comprar!

Poucos esportes têm tanto contato físico e pancadas entre os jogadores quanto o futebol americano. Para evitar contusões, os jogadores usam vários equipamentos de proteção. 

Você conhece todos eles?

Neste conteúdo, vamos apresentar todos os equipamentos de futebol americano e dicas para quem deseja praticar o esporte. 

Fique com a gente para conhecer todos os equipamentos utilizados pelos jogadores da NFL e das principais ligas de futebol americano ao redor do mundo!

Equipamentos de futebol americano

  • Capacete
  • Face mask
  • Protetor bucal
  • Shoulder Pad
  • Chuteira de futebol americano
  • Calça
  • Pads
  • Luva
  • Camisas
  • Bola oval

Capacete

Caácete do San Francisco 49ers

Entre todos os equipamentos de futebol americano, o mais característico e, certamente, mais importante, é o capacete. Ele é de uso obrigatório e protege tanto a cabeça quanto o rosto do atleta.

A parte externa do capacete é feita de policarbonato de plástico, um material ao mesmo tempo leve e muito resistente. Internamente, ele tem espumas de proteção, para absorver o impacto e impedir lesões cranianas e danos cerebrais.

Um dos melhores filmes de futebol americano, Um homem entre Gigantes (Concussion, no nome em inglês) retrata como os impactos sofridos na cabeça podem causar danos cerebrais irreversíveis para os jogadores de futebol americano.

Desde o início da temporada 2019/2020, quatro antigos modelos de capacete foram banidos pela NFL. O quarterback Tom Brady usava um desses e foi obrigado a escolher um novo.

Os novos modelos têm um “casco flexível”, uma externa que amassa e absorve impactos. Além disso, contam com uma proteção maxilar e colunas flexíveis que ajudam a diminuir a probabilidade de concussão.

Os capacetes de quarterbacks e jogadores que atuam no centro da linha de defesa têm pontos eletrônicos, para que eles possam ouvir instruções dos treinadores.

Face mask

Face Mask

A grade do capacete, conhecida como face mask, pode ser adquirida separadamente. Ela ajuda a proteger o rosto e tem modelos variados de acordo com as posições. 

A face mask é feita de carbono e não pode ser segurada por um adversário durante a partida, pois isso representa um risco de lesão para o atleta.

Há ainda opções com viseiras, para proteções aos olhos. Contudo, para iniciantes, um bom capacete básico já é o suficiente para começar a treinar e disputar partidas.

Protetor bucal

Protetor bucal futebol americano

Outro equipamento de futebol americano obrigatório é o protetor bucal. Além de proteger os dentes, ele evita lesões cerebrais, lesões na articulação do queixo, fraturas na mandíbula e hérnia de disco na região cervical.

É possível encontrar três tipos de protetores bucais:

  • Universais: são feitos em tamanho padrão, é só comprar e usar.
  • Pré-fabricados: são aqueles que você mesmo molda na sua boca.
  • Feitos sob medida: são feitos por um cirurgião-dentista após a obtenção de um molde da boca do paciente.

Shoulder pad

Shoulder Pad

Um dos equipamentos mais importantes para a proteção dos jogadores de futebol americano é o shoulder pad, ou ombreiras na tradução para o português.

O shoulder pad fica sob a camisa e protege peitoral, costas e os ombros. É feito de plástico rígido com espuma acrílica, revestido por nylon bactericida. Quando o jogador é atingido, ele absorve o impacto e ameniza a pressão sobre o local que sofreu a pancada. 

Quem deseja adquirir um shoulder pad deve ficar atento aos equipamentos autorizados por órgãos reguladores. Eles são testados e aprovados para a prática do futebol americano.

Chuteira de futebol americano

Chuteira de futebol americano

Jogadores amadores de futebol americano, muitas vezes, utilizam chuteiras fabricadas para o futebol. Porém, essa não é uma boa alternativa para quem quer ter o melhor desempenho em campo. Ao contrário das chuteiras de futebol, as chuteiras de futebol americano têm trava dianteira para ajudar na tração.

Além disso, as chuteiras fabricadas especificamente para o futebol americano têm durabilidade maior, pois são reforçadas para jogadores mais pesados.

É possível encontrar modelos com cano baixo, médio ou alto. Em geral, as opções com cano médio e alto são boas alternativas para quem quer proteger os tornozelos. Esse é um ponto de atenção para quem pratica um esporte com tanto esforço físico.

No futebol americano profissional, especialmente na NFL, os jogadores utilizam modelos de chuteiras diferentes de acordo com suas posições. Atletas com função de bloqueio, tendem a usar travas mais altas, que proporcionam mais tração.

Quarterbacks, geralmente, utilizam travas médias, enquanto velocistas e receivers preferem travas mais baixas, para diminuir o atrito e permitir que eles sejam mais rápidos na corrida.

Para comprar uma chuteira de futebol americano, basta usar este link!

Calça 

Calça de futebol americano

As calças utilizadas pelos jogadores de futebol americano também ajudam na proteção contra lesões, principalmente contraturas musculares provocadas por pancadas na região da cintura.

Elas vêm com proteção na região das coxas, joelhos, lombar, quadril e cóccix, ajudando a amenizar o impacto dos choques com adversários e também em quedas bruscas no gramado.

Pads

Pads futebol americano

Pads são peças de plásticos revestidas de borracha. Elas são utilizadas em bolsos internos da calça para proteger coxa, quadril e cóccix. Também podem ser usadas caneleiras e a coquilha, que protege os órgãos genitais.

Outras proteções

Back Plate

Há outros equipamentos de proteção que não são utilizados por todos os jogadores.

Para proteger as costas e os quadris, corredores usam o Back Plate e os Hip Pads.

Já jogadores do time de defesa protegem o pescoço com Neck Collars. Esse equipamento é importante para evitar que o pescoço faça movimentos bruscos quando o atleta é empurrado para trás.

Luvas

Luva de futebol americano

A luva não é obrigatória, mas é um equipamento que ajuda no desempenho dos jogadores. Há modelos diferentes de acordo com as posições do futebol americano e, consequentemente, funções de cada atleta em campo.

Quarterbacks, corredores e recebedores usam luvas mais leves, com um acolchoamento especial para proteger as mãos. As palmas são revestidas com um plástico aderente que impede a bola de escorregar das mãos.

Já as luvas utilizadas por jogadores que têm como principal função o bloqueio são feitas de materiais mais pesados, inclusive alumínio, para proteger contra possíveis fraturas.

Camisas

Camisa do San Francisco 49ers

Também conhecidas como jerseys, as camisas de futebol americano não são como as utilizadas nos demais esportes. 

No futebol americano, as camisas utilizadas pelos jogadores têm velcro nas costas que se aderem ao velcro das costas, para mantê-las firmes e diminuir a possibilidade de os adversários conseguirem puxá-las.

Geralmente, elas fica mais justas, já que precisam cobrir o shoulder pad.

Para ter a sua camisa de futebol americano, compre usando este link!

Bola oval

Bola de futebol americano

Ela não faz parte do equipamento de segurança, mas não poderia faltar na lista do material que é preciso para jogar futebol americano.

A bola oval tem 27,9 cm de comprimento por 17,7 cm de largura.

Para comprar uma bola de futebol americano, basta usar este link!

Quanto custa e onde comprar equipamentos de futebol americano?

Toda a “armadura” usada por um jogador de futebol americano custa cerca de R$ 1.500, e os equipamentos de proteção juntos pesam até 10kg. 

No entanto, quem está começando a jogar não precisa comprar todos de uma vez, nem se preocupar em ter os modelos mais avançados. 

Para iniciantes, é imprescindível ter o capacete com face mask, o protetor bucal e o shoulder pad. A calça também é outro equipamento que ajuda na proteção contra as lesões causadas pelos diversos impactos durante os jogos.

A chuteira de futebol americano não é como as chuteiras utilizadas por jogadores de futebol e também deve ser considerada por quem quer ter um bom desempenho em campo. Já as luvas aumentam o controle da posse de bola e protegem os dedos contra torções.

Entre todos os equipamentos de futebol americano, o mais fácil de ser encontrado no Brasil é a bola oval. As principais lojas de material esportivo online têm diversas opções.

Outros equipamentos novos serão encontrados em lojas especializadas em artigos de futebol americano. 

Porém, há a opção ainda de compra de equipamentos de futebol americano usados. Nesse caso, como qualquer aquisição nesse perfil, é importante verificar a qualidade do material que é vendido e as recomendações a respeito do vendedor.

O importante é jamais esquecer que os produtos credenciados oferecem segurança e trazem garantias de que os equipamentos de futebol americano foram testados e aprovados. Em um esporte com tanto contato físico, proteção nunca é demais!

Agora que você já sabe quais equipamentos são usados pelos jogadores de futebol americano, alimente sua paixão pelo esporte com outros conteúdos:

*Última atualização em 7 de outubro de 2019

Ficha Técnica
Título
Equipamentos de futebol americano: as proteções dos jogadores
Resumo
Capacete, shoulder pad, chuteiras, luvas… Veja quais são os equipamentos de futebol americano, quanto custam e onde comprar!
Autor

Comentários

Salvar