Robert Lee Hayes (20 de dezembro de 1942 – 18 de setembro de 2002), apelidado de “Bullet Bob”, foi um velocista e jogador de futebol americano. Após ganhar medalhas de ouro nas Olimpíadas de Verão de 1964, ele jogou como wide receiver na Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) pelo Dallas Cowboys durante 11 temporadas. Bob Hayes é o único atleta a conquistar tanto uma medalha de ouro olímpica quanto um anel de Super Bowl.

Primeiros anos de Bob Hayes

Divulgação
Divulgação

Bob Hayes frequentou a Matthew Gilbert High School em Jacksonville, onde era um meio-campista reserva no time de futebol americano.

Em 1958, os Panthers de Gilbert High terminaram a temporada com 12 vitórias e nenhuma derrota, vencendo o campeonato estadual de escolas negras da Associação Atlética de Escolas Secundárias da Flórida (FHSAA) com uma vitória de 14-7 sobre a Dillard High School de Fort Lauderdale, diante de mais de 11.000 espectadores.

Durante a época das leis de segregação racial, essa conquista passou praticamente despercebida, sendo reconhecida 50 anos depois como uma das melhores equipes da história da FHSAA.

Carreira universitária

Divulgação
Divulgação

Bob Hayes foi um atleta altamente recrutado e aceitou uma bolsa de estudos de futebol americano da Universidade Florida A&M, uma faculdade historicamente negra, onde também se destacou no atletismo.

Bob nunca perdeu uma corrida de 100 jardas ou 100 metros, mas as principais escolas da região não o convidavam para suas competições oficiais.

Em 1962, a Universidade de Miami o convidou para uma competição em seu campus, onde Bob igualou o recorde mundial de 9,2 segundos nas 100 jardas, estabelecido por Frank Budd da Universidade Villanova no ano anterior.

Bob Hayes também foi o primeiro a quebrar a barreira dos seis segundos nas 60 jardas com seu recorde mundial indoor de 5,9 segundos.

Recordes desde sempre

Em 1963, embora nunca usasse uma forma tradicional de velocista, Bob Hayes quebrou o recorde das 100 jardas com um tempo de 9,1 segundos, marca que não seria superada por onze anos (até Ivory Crockett correr 9,0 segundos em 1974).

No mesmo ano, Hayes estabeleceu o melhor tempo mundial para os 200 metros (20,5 segundos, embora o tempo nunca tenha sido ratificado) e correu as 220 jardas em 20,6 segundos (contra um vento de 8 mph). Bob Hayes foi selecionado para representar os Estados Unidos nas Olimpíadas de Verão de 1964 em Tóquio.

Hayes foi campeão das 100 jardas da AAU por três anos consecutivos, de 1962 a 1964, e em 1964 foi campeão da NCAA nos 200 metros. Bob Hayes perdeu parte de seu último ano universitário devido à sua participação na Olimpíada.

Olimpíadas de 1964

Divulgação
Divulgação

Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1964, em Tóquio, Hayes venceu a prova dos 100 metros rasos, igualando o recorde mundial da época com um tempo de 10,06 segundos. Esse feito foi ainda mais impressionante, pois Bob Hayes correu na raia 1, que havia sido utilizada no dia anterior para a prova de marcha atlética de 20 km, o que danificou consideravelmente a pista de cinzas.

Além disso, Hayes correu com sapatos emprestados, pois um de seus sapatos havia sido chutado para debaixo da cama enquanto ele brincava com alguns amigos e Bob Hayes só percebeu quando já estava no local da prova.

Em seguida, Bob Hayes ganhou uma segunda medalha de ouro no revezamento 4×100 metros, estabelecendo um novo recorde mundial com um tempo de 39,06 segundos.

A corrida foi também a última de Hayes como atleta de atletismo, pois Bob mudou-se definitivamente para o futebol americano aos 21 anos.

Pioneiro nas provas abaixo dos 10s

Em algumas das primeiras competições cronometradas com o sistema de cronometragem totalmente automática, Hayes foi o primeiro homem a correr 100 metros abaixo de dez segundos, embora com uma ajuda do vento de 5,3 m/s nas semifinais das Olimpíadas de 1964. Seu tempo foi registrado em 9,91 segundos.

Jim Hines oficialmente quebrou a barreira dos dez segundos na altitude da Cidade do México em 1968 (e em uma pista sintética) com um tempo de 9,95 segundos, que permaneceu como recorde mundial por quase 15 anos.

O próximo a superar Hayes em uma Olimpíada em baixa altitude foi Carl Lewis em 1984, com um tempo de 9,99 segundos, vinte anos depois (embora Hasely Crawford igualasse o tempo em 1976).

Como eram medidos os tempos das provas de atletismo?

Até as Olimpíadas de Tóquio, os recordes mundiais eram medidos por oficiais com cronômetros, arredondados ao décimo de segundo mais próximo.

Embora a cronometragem totalmente automática fosse usada em Tóquio, os tempos eram apresentados como se fossem manuais, adicionando-se 0,05 segundos ao tempo automático e arredondando-se ao décimo de segundo mais próximo, o que fez o tempo de Hayes de 10,06 segundos ser registrado como 10,0 segundos, apesar dos cronômetros manuais terem marcado 9,9 segundos.

Essa metodologia única impediu que Hayes fosse oficialmente reconhecido como o primeiro a registrar 9,9 segundos nos 100 metros. Os primeiros tempos oficiais de 9,9 segundos foram registrados na “Noite da Velocidade” em 1968.

Carreira no futebol americano profissional: Dallas Cowboys

Divulgação
Divulgação

Os Dallas Cowboys selecionaram Hayes na sétima rodada (88ª escolha geral) do draft da NFL de 1964, com uma escolha futura, permitindo que a equipe o escolhesse antes de sua elegibilidade universitária terminar, apostando que o velocista olímpico com habilidades de futebol não refinadas poderia se destacar como wide receiver.

Bob Hayes também foi selecionado pelos Denver Broncos na 14ª rodada (105ª escolha geral) do draft da AFL de 1964, com uma escolha futura. Hayes é creditado por muitos com a força de desenvolver a defesa em zona e a técnica “bump and run” na NFL para tentar contê-lo.

As duas primeiras temporadas de Hayes foram as mais bem-sucedidas, liderando a NFL em touchdowns recebidos com 12 e 13 touchdowns, respectivamente. A velocidade de Hayes forçou outras equipes a adotarem a defesa em zona, pois nenhum jogador sozinho conseguia acompanhá-lo.

Espalhar a defesa na tentativa de conter Hayes permitiu que o talentoso jogo terrestre dos Cowboys prosperasse, com corredores como Don Perkins, Calvin Hill, Walt Garrison e Duane Thomas aproveitando a cobertura reduzida na linha de scrimmage.

Bob Hayes ajudou Dallas a ganhar cinco títulos da Conferência Leste, dois títulos da NFC, jogou em dois Super Bowls e foi fundamental na primeira vitória do Super Bowl de Dallas após a temporada de 1971, fazendo de Hayes a única pessoa a ganhar uma medalha de ouro olímpica e um anel de Super Bowl.

San Francisco 49ers

Em 1975, com o San Francisco 49ers, Hayes formou dupla com Gene Washington na formação titular. Em 23 de outubro, Bob Hayes foi dispensado após não jogar conforme o esperado, para abrir espaço para o wide receiver Terry Beasley.

Você ama esportes? Confira alguns que o Esportelândia cobre:

  1. Surf
  2. Fisiculturismo
  3. Automobilismo
  4. Artes marciais
  5. Atletismo
  6. Basquete
  7. Tênis
  8. Vôlei

Introdução ao Hall da Fama em 2009

Divulgação
Divulgação

Em 27 de agosto de 2008, Hayes foi nomeado como um dos dois candidatos seniores para a eleição ao Hall da Fama de 2009. No sábado, 31 de janeiro de 2009, Bob Hayes foi selecionado como membro da Classe de 2009 do Hall da Fama do Futebol Americano Profissional.

No dia seguinte, Lucille Hester, que afirmava ser irmã de Hayes, divulgou uma carta que disse ter sido escrita por Bob Hayes três anos antes de sua morte, em 29 de outubro de 1999, caso Bob não vivesse para ver sua introdução. O texto completo dizia:

Eu não sei se estarei por aí se entrar no Hall da Fama do Futebol Americano Profissional, então você deve ler isso por mim. Não sei, acho que estou me sentindo triste por mim mesmo neste momento, mas você deve lembrar tudo o que quero que você faça e diga. Mãe disse que você faria o que eu quero porque você sempre fez. Então, leia isso por mim.

Gostaria de agradecer a todos que me apoiaram para entrar no Hall da Fama da NFL, à organização Dallas Cowboys, a todos os meus companheiros de equipe e a todos que jogaram pelos Cowboys, (agradeça aos San Francisco 49ers também). Agradeça aos fãs de todo o país e do mundo, ao comitê que votou em mim e também aos que não votaram, à Mãe e à minha família, a Roger Staubach e diga a todos os meus companheiros de equipe que os amo muito.

Agradeça ao Hall da Fama do Futebol Americano Profissional, a todas as equipes e jogadores da NFL, à Universidade Florida A&M, a todos que estudaram na Mathew Gilbert High School, a todos em Jacksonville e na Flórida e, especialmente, ao East Side de Jacksonville. Agradeça a todos na cidade de Dallas e no Texas e agradeça a todos no mundo inteiro.

Eu amo todos vocês.

Em 18 de setembro de 2002, Bob Hayes faleceu em sua cidade natal, Jacksonville, devido a falência renal, após lutar contra o câncer de próstata e problemas no fígado.

Títulos

  • Campeão do Super Bowl (VI – 1972)
  • 2 vezes selecionado para o First-team All-Pro (1966, 1968)
  • Selecionado para o Second-team All-Pro (1967)
  • 3 vezes selecionado para o Pro Bowl (1965-1967)
  • 2 vezes líder em touchdowns recebidos na NFL (1965, 1966)
  • Medalha do Ring of Honor dos Dallas Cowboys

Medalhas representando os Estados Unidos

  • Jogos Olímpicos de 1964: ouro nos 100 m e ouro revezamento 4×100 m

Que tal se aprofundar no mundo esportivo e ir além? Confira aqui no Esportelândia: