Robert Lee Hayes (20 de dezembro de 1942 – 18 de setembro de 2002), apelidado de “Bullet Bob”, foi um velocista e jogador de futebol americano. Após ganhar medalhas de ouro nas Olimpíadas de Verão de 1964, ele jogou como wide receiver na Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) pelo Dallas Cowboys durante 11 temporadas. Bob Hayes é o único atleta a conquistar tanto uma medalha de ouro olímpica quanto um anel de Super Bowl.
Primeiros anos de Bob Hayes
Bob Hayes frequentou a Matthew Gilbert High School em Jacksonville, onde era um meio-campista reserva no time de futebol americano.
Em 1958, os Panthers de Gilbert High terminaram a temporada com 12 vitórias e nenhuma derrota, vencendo o campeonato estadual de escolas negras da Associação Atlética de Escolas Secundárias da Flórida (FHSAA) com uma vitória de 14-7 sobre a Dillard High School de Fort Lauderdale, diante de mais de 11.000 espectadores.
Durante a época das leis de segregação racial, essa conquista passou praticamente despercebida, sendo reconhecida 50 anos depois como uma das melhores equipes da história da FHSAA.
Carreira universitária
Bob Hayes foi um atleta altamente recrutado e aceitou uma bolsa de estudos de futebol americano da Universidade Florida A&M, uma faculdade historicamente negra, onde também se destacou no atletismo.
Bob nunca perdeu uma corrida de 100 jardas ou 100 metros, mas as principais escolas da região não o convidavam para suas competições oficiais.
Em 1962, a Universidade de Miami o convidou para uma competição em seu campus, onde Bob igualou o recorde mundial de 9,2 segundos nas 100 jardas, estabelecido por Frank Budd da Universidade Villanova no ano anterior.
Bob Hayes também foi o primeiro a quebrar a barreira dos seis segundos nas 60 jardas com seu recorde mundial indoor de 5,9 segundos.
Recordes desde sempre
Em 1963, embora nunca usasse uma forma tradicional de velocista, Bob Hayes quebrou o recorde das 100 jardas com um tempo de 9,1 segundos, marca que não seria superada por onze anos (até Ivory Crockett correr 9,0 segundos em 1974).
No mesmo ano, Hayes estabeleceu o melhor tempo mundial para os 200 metros (20,5 segundos, embora o tempo nunca tenha sido ratificado) e correu as 220 jardas em 20,6 segundos (contra um vento de 8 mph). Bob Hayes foi selecionado para representar os Estados Unidos nas Olimpíadas de Verão de 1964 em Tóquio.
Hayes foi campeão das 100 jardas da AAU por três anos consecutivos, de 1962 a 1964, e em 1964 foi campeão da NCAA nos 200 metros. Bob Hayes perdeu parte de seu último ano universitário devido à sua participação na Olimpíada.
Pioneiro nas provas abaixo dos 10s
Como eram medidos os tempos das provas de atletismo?
Você ama esportes? Confira alguns que o Esportelândia cobre:
Introdução ao Hall da Fama em 2009
Em 27 de agosto de 2008, Hayes foi nomeado como um dos dois candidatos seniores para a eleição ao Hall da Fama de 2009. No sábado, 31 de janeiro de 2009, Bob Hayes foi selecionado como membro da Classe de 2009 do Hall da Fama do Futebol Americano Profissional.
No dia seguinte, Lucille Hester, que afirmava ser irmã de Hayes, divulgou uma carta que disse ter sido escrita por Bob Hayes três anos antes de sua morte, em 29 de outubro de 1999, caso Bob não vivesse para ver sua introdução. O texto completo dizia:
Eu não sei se estarei por aí se entrar no Hall da Fama do Futebol Americano Profissional, então você deve ler isso por mim. Não sei, acho que estou me sentindo triste por mim mesmo neste momento, mas você deve lembrar tudo o que quero que você faça e diga. Mãe disse que você faria o que eu quero porque você sempre fez. Então, leia isso por mim.
Gostaria de agradecer a todos que me apoiaram para entrar no Hall da Fama da NFL, à organização Dallas Cowboys, a todos os meus companheiros de equipe e a todos que jogaram pelos Cowboys, (agradeça aos San Francisco 49ers também). Agradeça aos fãs de todo o país e do mundo, ao comitê que votou em mim e também aos que não votaram, à Mãe e à minha família, a Roger Staubach e diga a todos os meus companheiros de equipe que os amo muito.
Agradeça ao Hall da Fama do Futebol Americano Profissional, a todas as equipes e jogadores da NFL, à Universidade Florida A&M, a todos que estudaram na Mathew Gilbert High School, a todos em Jacksonville e na Flórida e, especialmente, ao East Side de Jacksonville. Agradeça a todos na cidade de Dallas e no Texas e agradeça a todos no mundo inteiro.
Eu amo todos vocês.
Em 18 de setembro de 2002, Bob Hayes faleceu em sua cidade natal, Jacksonville, devido a falência renal, após lutar contra o câncer de próstata e problemas no fígado.
Títulos
- Campeão do Super Bowl (VI – 1972)
- 2 vezes selecionado para o First-team All-Pro (1966, 1968)
- Selecionado para o Second-team All-Pro (1967)
- 3 vezes selecionado para o Pro Bowl (1965-1967)
- 2 vezes líder em touchdowns recebidos na NFL (1965, 1966)
- Medalha do Ring of Honor dos Dallas Cowboys
Medalhas representando os Estados Unidos
- Jogos Olímpicos de 1964: ouro nos 100 m e ouro revezamento 4×100 m
Que tal se aprofundar no mundo esportivo e ir além? Confira aqui no Esportelândia:
- 5 jogadores que jogaram Corinthians x São Paulo pelos 2 times no basquete
- Craque da Seleção Brasileira fala a verdade sobre invencibilidade na VNL: “Não é suficiente, porque…”
- Invencibilidade da Seleção Brasileira preocupa José Roberto Guimarães: “É motivo de orgulho, mas…”
- Rosamaria revela tática para vencer a Turquia: “O segredo foi…”
- VINGADOR! Lucas Dias admite sentimento de revanche contra o Flamengo na final do NBB 2024
- Mascote e festa de abertura, etapa da WSL em Saquarema terá novidades em 2024
- Entenda por que Filipe Toledo é considerado o rei do Rio em Saquarema
- Sophia Medina se emociona com convite e cita Gabriel: “Meu sonho é competir com…”
- Campeã mundial desiste da etapa de Saquarema e Sophia Medina é convidada
- WSL divulga baterias para Saquarema e Brasil ganha 4 reforços
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.