fbpx
Conheça quais são os equipamentos para jogar futebol e treinar: chuteiras, caneleiras, camisas, calções e luvas para goleiros

Não é preciso ter tanto talento quanto Cristiano Ronaldo ou Lionel Messi para gostar de bater uma bola com os amigos ou disputar campeonatos. Mas, para se sentir como um jogador profissional e brilhar nas quadras, no gramado sintético ou no campo, é preciso estar com os melhores equipamentos de futebol.

A escolha da melhor chuteira, do meião mais confortável ou da caneleira que protegerá das entradas mais fortes dos adversários deve ser levada a sério. Afinal, o uso correto dos equipamentos de futebol faz parte da regra do esporte.

Por isso, vamos te ajudar a selecionar tudo o que você precisa para brilhar nos gramados e sonhar com um gol do título da Liga dos Campeões!

Equipamentos de futebol

  • Chuteira
  • Camisa
  • Calção
  • Meião
  • Caneleira

Muito antes da chegada dos recursos tecnológicos e da introdução do VAR, as regras do futebol já determinavam quais equipamentos deveriam ser usados pelos jogadores.

Conforme a regra 4 do futebol, o equipamento básico obrigatório de um jogador é composto por:

  • uma camisa de mangas curtas ou longas, numerada às costas;
  • calções;
  • meiões;
  • caneleiras, utilizadas sob os meiões;
  • chuteiras.

Camisas de futebol

Camisa de futebol

Quem ama o esporte mais popular do mundo tem suas preferidas entre as camisas de futebol mais bonitas do mundo. Mas, para um jogador, a beleza não é a única característica que importa em uma camisa.

Com o desenvolvimento do material esportivo, as camisas de futebol passaram a apresentar tecnologias que garantem mais conforto aos jogadores. 

Inicialmente, as camisas de futebol eram feitas de algodão, o que deixava o uniforme mais pesado, principalmente com o suor. A partir da década de 1980, o poliéster passou a ser utilizado, mas não era um material confortável. 

No fim dos anos 90, as camisas de futebol passaram a ter a tecnologia dry fit, que melhora a eliminação do suor e permite que os atletas tenham sensação de frescor mesmo com altas temperaturas.

Os uniformes atuais são cada vez mais leves e evitam que o suor fique retido.

Para comprar a camisa certa para jogar futebol, basta usar este link!

Calções

Calção de futebol

Assim com as camisas, os calções de futebol também evoluíram com o esporte e se tornaram mais leves e confortáveis. 

Uma das características que mais chamam a atenção é a mudança de tamanho dos calções. Enquanto nos anos 70 e 80, os jogadores utilizavam calções mais curtos, hoje é mais comum vermos o comprimento se aproximar do joelho.

Para escolher o calção de futebol ideal para você, use este link!

Meiões

Meião de futebol

Os meiões fazem parte do equipamento de futebol obrigatório para todos os jogadores. Além de ajudarem a cobrir a caneleira, são importantes para garantir o conforto no atrito entre a chuteira e os pés.

Craques do passado, como Renato Gaúcho, tinham o hábito de jogar com os meiões baixos. Porém, a regra determina que eles sejam erguidos até à altura dos joelhos. Neymar, por exemplo, prefere esticá-los até acima dos joelhos.

Quem joga futebol sabe como um bom meião pode fazer muita diferença na hora de bater uma bola.

Compre os melhores meiões de futebol usando este link!

Caneleiras

Caneleira de futebol

Ainda que muitos peladeiros prefiram não utilizá-las, as caneleiras são fundamentais para proteger os jogadores das entradas mais fortes dos adversários.

Desde 1990, a Fifa determinou que o uso da caneleira é obrigatório, já que ela oferece mais segurança ao atleta e proporciona também mais higiene aos machucados sofridos durante os jogos.

Atualmente, as caneleiras são feitas de materiais mais leves e confortáveis. É necessário apenas ter atenção ao tamanho, para garantir que elas cubram toda a canela, assim como os lados da perna.

Não vacile e compre agora mesmo sua caneleira usando este link!

Chuteiras

Nike Mercurial Superfly

Entre as diversas opções de chuteiras de futebol, escolher a ideal pode ser decisivo para uma boa atuação nos gramados, na grama sintética ou nas quadras.

Cada chuteira tem sua vantagem. Você pode encontrar uma que ofereça mais estabilidade ou aquela que dê mais mobilidade. É preciso, portanto, ter atenção para não se frustrar com uma escolha errada.

O primeiro passo é entender qual o piso em que você jogará. Aqui, como estamos falando de futebol de campo, é preciso ter atenção às travas que vão garantir estabilidade no gramado. 

As chuteiras de futebol podem ter travas de alumínio ou de borracha. Lembre-se de conferir se as travas que dão estabilidade em gramados molhados não serão aquelas que travam movimentos em campos secos. 

Aqui na Esportelândia, nós já fizemos uma relação das melhores chuteiras de futebol para campo, society e futsal, com os modelos usados por Neymar, Cristiano Ronaldo e Messi.

Para comprar uma chuteira de campo agora mesmo, basta usar este link!

Você ama outros esportes além do Futebol? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Equipamentos de futebol para goleiros

  • Luvas
  • Camisas de goleiros

Além da caneleira e outros equipamentos obrigatórios para todos os jogadores de futebol, a regra determina apenas que os goleiros tenham uniformes de cores diferentes dos outros jogadores de sua equipe e também do time adversário.

Mas os goleiros têm equipamentos próprios para assegurar que eles vão ter o melhor desempenho na difícil missão de evitar os gols.

Luvas

Luvas de goleiro

As luvas são o equipamento imprescindível para qualquer goleiro. Elas têm diferentes tamanhos, e é importante uma que se encaixem perfeitamente em suas mãos para evitar desconfortos.

Para o futsal, há luvas que vêm com os dedos cortados, o que garante mais controle sobre a bola no momento de lançá-la para um jogador de linha. Já para os goleiros de futebol de campo, é fundamental que a luva proporcione mais segurança e aderência. 

Diversos modelos de luvas possuem acabamento com textura antideslizante em locais estratégicos da luva para ajudar a segurar melhor a bola.

Ao escolher a melhor luva, é importante ter atenção especial ao tamanho, para garantir que ela não ficará folgada em sua mão ou com espaço sobrando nos dedos.

Para não errar no tamanho, use uma fita métrica ou régua e meça da metade do pulso até a extremidade do dedo do meio. As opções até 18 centímetros costumam ser modelos infantis.

Compre a sua luva de goleiro usando este link!

Camisa de goleiro

Camisa de goleiro

Atualmente, as camisas de goleiro, assim como dos demais jogadores, são produzidas em material que não retém suor e ajudam a melhorar a transpiração. Elas são leves e mais confortáveis para a prática de esportes.

Mas as camisas de goleiro têm características especiais. Muitas vêm com proteção nos cotovelos e antebraços, para dar mais segurança no momento das quedas.

Para comprar sua camisa de goleiro, basta usar este link! 

Equipamentos para treino de futebol

  • Prancheta
  • Cones
  • Coletes
  • Bola

Você já sabe quais são os equipamentos de futebol obrigatórios para qualquer jogador. Mas, para se preparar para campeonatos, é preciso contar também com os equipamentos corretos para os treinamentos.

Enquanto as pranchetas são mais usadas pelos treinadores, os demais equipamentos são fundamentais para qualquer jogador que queira aprimorar suas habilidades.

Prancheta tática

Prancheta tática

Na hora de preparar um esquema tático, um bom treinador de futebol não pode se esquecer de sua prancheta. É com a ajuda dela que o posicionamento em campo será indicado para os jogadores.

Com os imãs, o técnico pode demonstrar a movimentação também dos jogadores adversários. Assim, nenhum comandado pode dizer que foi pego de surpresa.

Compre agora sua prancheta tática e se prepara para montar os melhores esquemas!

Cones

Cones

Os cones são um importante equipamento para treinar futebol. Com eles, é possível demarcar áreas menores e determinar movimentos específicos que os jogadores devem fazer em campo.

E não é apenas no treinamento com bola. Os cones podem ser usados em treinamentos físicos, ajudando a melhorar a velocidade e a explosão.

Para comprar cones para seus treinamentos de futebol, basta usar este link!

Coletes

Colete

Durante os treinamentos e até mesmo nas peladas, é comum que os jogadores mudem de time diversas vezes. Assim, a melhor alternativa para não ser necessário trocar de camisas é usar coletes.

Alguns modelos já vêm com duas faces de cores diferentes, permitindo que o jogador apenas inverta o lado, sem a necessidade de trocar com outro atleta.

Para contar com a praticidade dos coletes, compre neste link!

Bola de futebol

Bola de futebol da Champions League

Entre todos os equipamentos para jogar futebol, o mais essencial, obviamente, é a bola.

As principais marcas de artigos esportivos do mundo têm modelos específicos de bolas de futebol. Enquanto a Adidas fornece a bola utilizada na Copa do Mundo e na Liga dos Campeões, a Nike é responsável por produzir o modelo de diversas ligas ao redor do mundo, como o Campeonato Brasileiro.

No Brasil, Penalty, Topper e outras fabricantes também produzem ótimas bolas de futebol.

Tenha atenção para escolher o modelo certo para campo, society ou futsal.

Compre a sua bola de futebol de campo usando este link!

Agora que você já conhece todos os equipamentos de jogadores de futebol e os que também são utilizados em treinamentos, aproveite para  desfrutar sua paixão pelo futebol com outros conteúdos sobre o esporte mais popular do mundo:

*Última atualização em 1º de outubro de 2019

Ficha Técnica
Título
Equipamentos de futebol: melhores uniformes e chuteiras
Resumo
Conheça quais são os equipamentos para jogar futebol e treinar: chuteiras, caneleiras, camisas, calções e luvas para goleiros
Autor

Comentários

Salvar