Veja as listas de maiores torcidas de futebol do mundo e do Brasil e tire suas dúvidas sobre quem tem mais fãs no planeta!

Qual time tem a maior torcida de futebol do mundo? Essa pergunta costuma ser polêmica e gerar grandes debates.

Mais ricos e com os melhores jogadores do planeta, os clubes europeus têm conquistado torcedores em outros continentes. Mas isso é suficiente para superar as torcidas de países com populações maiores, como é o caso do Brasil?

Uma resposta definitiva para essa questão não é simples de ser alcançada. Vamos te ajudar a tirar as próprias conclusões analisando números de torcedores divulgados por diferentes fontes. E, claro, vamos mostrar qual é a maior torcida de futebol do Brasil!

Não perca tempo e confira!

Qual é a maior torcida de futebol do mundo?

Real Madrid maior torcida de futebol do mundo
Real Madrid é clube com mais torcedores em todo o mundo em redes sociais

Não há dúvidas de que Real Madrid, Barcelona e Manchester United conquistam mais fãs na Ásia do que qualquer time brasileiro. Assim, ele podem se vangloriar de estar entre as maiores torcidas do mundo. Porém, há listas que indicam o Flamengo como o dono da maior torcida de futebol do mundo. 

No Brasil, os institutos de pesquisa, há muitos anos, indicam que o Flamengo tem a maior torcida, aproximando-se dos 40 milhões de rubro-negros por aqui. Será que somente o número de torcedores no país já assegura ao Flamengo a maior torcida do mundo?

A indicação do clube com mais torcedores no mundo está diretamente atrelada ao critério a ser adotado. Alguns levantamentos utilizam o engajamento em redes sociais como um indicativo do tamanho da torcida dos clubes. Já outras análises defendem que times com percentual grande de torcedores em países muito populosos são aqueles que têm mais fãs ao redor do mundo.

A seguir, indicamos algumas das listas de maiores torcidas de futebol do mundo e quais critérios foram utilizados. Confira!

Maiores torcidas de futebol do mundo de acordo com a Superinteressante

  1. Flamengo (Brasil)
  2. Chivas (México)
  3. Boca Juniors (Argentina)
  4. Juventus (Itália)
  5. Real Madrid (Espanha)
  6. Kashima Antlers (Japão)
  7. Bayern de Munique (Alemanha)
  8. Olympique de Marseille (França)
  9. Ajax (Holanda)
  10. Manchester United (Inglaterra)
  11. Benfica (Portugal)

Para definir quais são as maiores torcidas de futebol do mundo, a Superinteressante se baseou em pesquisas feitas em diferentes países. Ao comparar o tamanho das maiores torcidas em cada um desses países, o levantamento chegou à conclusão que o Flamengo tem mais torcedores do que qualquer outro time no mundo.

Essa análise focou nos times com mais torcida em seus respectivos países e, por isso, não conta com mais de uma equipe por país. 

É importante esclarecer também que esse levantamento não considerou os clubes que têm muitos fãs fora de seus países, como o Manchester United, que carrega uma legião de torcedores na China, por exemplo. 

Maiores torcidas de futebol do mundo de acordo com a Digital Sports Media

  1. Real Madrid
  2. Barcelona
  3. Manchester United
  4. Chelsea
  5. Bayern de Munique
  6. Arsenal
  7. Manchester City
  8. Juventus
  9. Liverpool
  10. PSG

O estudo Global Digital Football Benchmark, produzido pela Digital Sports Media, analisou o número de fãs dos clubes para definir qual é a maior torcida de futebol do mundo. Nesse estudo, o Real Madrid é o time com mais torcedores no planeta, totalizando 242 milhões de seguidores em diferentes canais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube).

Segundo colocado nessa análise, o Barcelona tem 2 milhões de fãs a menos que o Real Madrid, totalizando 240 milhões de torcedores no mundo.

Foram analisados 150 clubes no mundo para a definição da lista das maiores torcidas de futebol no mundo. Os brasileiros mais bem colocados são o Corinthians, em 15º, e o Flamengo, em 16º. A análise das redes sociais não confirma os resultados dos institutos de pesquisa do Brasil que apontam o clube carioca como o dono da maior torcida no país.

Você ama outros esportes além do Futebol? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Qual a maior torcida de futebol no Brasil?

Flamengo maior torcida do mundo
Institutos de pesquisa indicam que torcida do Flamengo passa de mais de 36 milhões no Brasil

A maior torcida de futebol no Brasil é a do Flamengo. Segundo pesquisas do Datafolha e do Ibope, divulgadas em 2018, o clube rubro-negro tem mais de 36 milhões de torcedores espalhados pelo país. 

Logo atrás do Flamengo vem o Corinthians. Por conta da margem de erro, o clube paulista pode se considerar empatado em percentual de torcedores no Brasil com o clube carioca. Contudo, em números absolutos, as projeções das pesquisas divulgadas em 2018 indicam que são cerca de 30 milhões de corintianos no país.

De acordo com a pesquisa do Datafolha, o Flamengo tem a maior torcida em duas regiões brasileiras: Norte e Nordeste. Já o Corinthians tem a maior torcida das regiões Sudeste e Centro-Oeste. No Sul, o Grêmio é o clube brasileiro que tem mais torcedores.

As pesquisas mais recentes indicam que o São Paulo tem a terceira maior torcida de futebol no Brasil, seguido de perto pelo Palmeiras.

De acordo com o Ibope, o Vasco tem a quarta maior torcida do país, com Grêmio, Santos e Cruzeiro vindo em sequência. Já a pesquisa do Datafolha indica que o percentual de cruzeirenses no país é o mesmo de vascaínos.

É importante destacar que as duas pesquisas têm margem de erro de dois pontos para baixo ou para cima. Tanto Datafolha quanto Ibope ouviram pessoas com mais de 16 anos. Portanto, não são consideradas as preferências das crianças nos dados divulgados.

Em geral, as posições dos clubes no ranking de maiores torcidas de futebol do Brasil são similares nas duas pesquisas. Uma diferença importante está no recorte feito. Enquanto o Ibope leva em consideração somente os entrevistados que torcem por algum time, o Datafolha indica que 22% dos entrevistados não torcem para nenhuma equipe — percentual maior que a torcida do Flamengo.

Confira, a seguir, os resultados das pesquisas de maior torcida de futebol no Brasil tanto do Datafolha quanto do Ibope. 

Maiores torcidas do Brasil segundo o Datafolha

  • Flamengo – 18%
  • Corinthians – 14%
  • São Paulo – 8% 
  • Palmeiras – 6%
  • Vasco – 4%
  • Cruzeiro – 4%
  • Grêmio – 3%
  • Santos – 3%
  • Internacional – 3%
  • Atlético Mineiro – 3%
  • Botafogo-RJ – 1%
  • Fluminense – 1%
  • Bahia – 1%
  • Vitória – 1%

A pesquisa do Datafolha fez 2.826 entrevistas presenciais com pessoas de mais de 16 anos em 174 municípios brasileiros. Com margem de erro máxima de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, tem nível de confiança de 95%. Ou seja, a cada 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

Entre os entrevistados pelo Datafolha, 22% disseram não torcer para nenhum time.

Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos do Datafolha, há um empate técnico entre Flamengo e Corinthians como a maior torcida de futebol do Brasil. 

No Sudeste, a maior torcida, é a do Corinthians, com 19%. Há 14% de torcedores do Flamengo na região. O clube carioca domina no Norte e Nordeste, com 37% de rubro-negros contra 8% de corintianos no Norte e 23% contra 9% no Nordeste.

No Sul, a maior torcida é a do Grêmio, com 20%. O Tricolor é seguido pelo rival Internacional, com 18%. Já no Centro-Oeste, o Flamengo tem 23% dos torcedores, enquanto o Corinthians tem 15%.

Confira também nossos outros conteúdos:

Maiores torcidas do Brasil segundo o Ibope

  • Flamengo – 23% 
  • Corinthians – 19%
  • São Paulo – 10%
  • Palmeiras – 9%
  • Vasco – 6%
  • Grêmio – 4%
  • Santos – 4%
  • Cruzeiro – 4%
  • Internacional – 3%
  • Atlético-MG – 3%
  • Sport – 2%
  • Fluminense – 2%
  • Bahia – 2%
  • Botafogo – 2%
  • Vitória – 1%
  • Ceará – 1%
  • Santa Cruz – 1%
  • Atlhetico-PR – 1%
  • Paysandu – 0,5%
  • Fortaleza – 0,5%

A pesquisa do Ibope ouviu 30 mil pessoas, em 6 mil domicílios de todos os estados, entre junho e agosto de 2017. O Ibope não incluiu nos dados as pessoas sem time, ao contrário do levantamento do Datafolha mostrado acima. Dessa forma, os números das duas pesquisas apresentam diferenças por causa do recorte de cada uma delas.

Além de indicar o Flamengo com a maior torcida do Brasil, o Ibope que Grêmio e Cruzeiro estão empatados entre os clubes fora do eixo Rio-São Paulo com mais torcedores. 

O estudo ainda indica que o Sport é o clube do Nordeste com a maior torcida no Brasil, enquanto o Datafolha aponta Bahia e Vitória como os times nordestinos com mais torcedores no país.

Tamanho das maiores torcidas de futebol no Brasil

  1. Flamengo – 37,1 milhões
  2. Corinthians – 29,6 milhões
  3. São Paulo – 16,3 milhões
  4. Palmeiras – 13,4 milhões
  5. Vasco – 8,9 milhões
  6. Cruzeiro – 7,3 milhões
  7. Grêmio e Santos – 6,3 milhões
  8. Internacional – 5,5 milhões
  9. Atlético Mineiro – 4,4 milhões
  10. Bahia, Botafogo e Fluminense – 2,6 milhões
  11. Vitória – 1,8 milhões

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), há no Brasil  208.494.900 pessoas, distribuídas entre 5.570 municípios no país. 

Assim, considerando a população brasileira e os estudos realizados por Datafolha e Ibope, seria possível apontar que as maiores torcidas dos times brasileiros têm, aproximadamente, os tamanhos indicados acima.

E, na sua opinião, qual critério deveria ser adotado para indicar a maior de futebol do mundo e o time que tem mais torcedores no Brasil?

As listas que definem os “maiores” costumam ser carregadas de polêmicas. Aproveite para conferir também a relação dos melhores tenistas de todos os tempos e os maiores pilotos da história da Fórmula 1!

Comentários

Salvar
181 Compart.
Compartilhar169
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin12