O Campeonato Espanhol é a liga das estrelas, mas também da paixão. Se as primeiras brilham dentro de campo, esta segunda está nas arquibancadas maiores, em larga escala nas maiores torcidas da Espanha.
A grande constelação de La Liga você conhece muito bem. Chegou a hora de olhar para os torcedores, que vivem intensamente cada drible de Messi, cada gol de Benzema e cada grito de Simeone.
Confira, então, as 7 maiores torcidas da Espanha. O número pode parecer estranho, mas são os estatisticamente relevantes e, sinceramente, os disponíveis em pesquisas de referência como a da AIMC e do Statista.
Qual é a maior torcida da Espanha?
A maior torcida da Espanha é a do Real Madrid. Os números entre pesquisas divergem um pouco, mas ficam na faixa entre 7 e 8 milhões de torcedores, cerca de 30% da “população torcedora” do país.
Maiores torcidas da Espanha
- Real Madrid
- Barcelona
- Atlético de Madrid
- Valencia
- Athletic Bilbao
- Real Betis
- Sevilla
Sevilla (7º)
Abrimos a lista das maiores torcidas da Espanha coma do Sevilla, que já de cara ajuda a dimensionar como são as arquibancadas no país ibérico.
Simplesmente o maior campeão da Liga Europa e que desde meados dos anos 2010 vem se consolidando como uma quarta força, o Sevilla tem apenas 3% dos torcedores espanhóis, ou 750 mil pessoas.
Ajuda a explicar o fato que o sucesso do clube é relativamente novo. E a existência da próxima torcida da lista.
Real Bétis (6º)
A lista das maiores torcidas da Espanha segue na Andaluzia com a do Real Bétis. Estatisticamente falando, a diferença para a do rival não é relevante, estando também na casa dos 3% dos torcedores.
Pesa aqui o fato do clube ter a maioria na cidade de Sevilha, com 40% dos torcedores contra 35% do rival. O que é curioso, já que mesmo antes da fase moderna e vitoriosa do vizinho, o Bétis tinha menos conquistas.
Athletic Bilbao (5º)
Na quinta colocação do ranking das maiores torcidas da Espanha, toda a tradição do Athletic Bilbao.
Famoso pelo elenco exclusivamente basco (no máximo descendentes ou formados na base desde a infância), o clube tem por volta e 1 milhão de torcedores, ou 5% dos aficcionados do país.
A parcela tem muito a ver com a representatividade do País Basco, mas não dá para ignorar o tamanho do time no futebol espanhol, o terceiro maior campeão de La Liga e um dos únicos três clubes nunca rebaixados, junto de ninguém menos que Real e Barcelona.
Valencia (4º)
Não há exatamente uma metade em uma lista com sete itens, mas o Valencia representa um meio termo entre as maiores torcidas da Espanha.
Isso porque, com um pouco mais de 1 milhão de torcedores, já tem uma maior projeção nacional, turbinada especialmente após o sucesso nos experimentado nos anos 2000. Mas o número ainda é muito baseado na região metropolitana de Valencia, a terceira mais populosa do país.
Vá além do futebol! Confira outros conteúdos da Esportelândia:
- Alpine F1: história, títulos, pilotos e recordes da equipe
- LoL MSI: tudo sobre o torneio Mid-Season Invitational
- WSL 2021: calendário, etapas e brasileiros do Mundial de Surf
- Conheça 10 brasileiros famosos que jogam Free Fire
Atlético de Madrid (3º)
O que o Valencia ameaçou fazer nos anos 2000 é praticamente a identidade do Atlético de Madrid. Ser uma terceira via entre Real e Barça fez o Atleti chegar ao patamar de 2 milhões de torcedores.
Orgulhosos de sua posição no futebol espanhol, os colchoneros vêm enfrentando um certo dilema com o crescimento de seu clube do coração, que segue como uma terceira via, mas mostrando grande poderio, especialmente financeiro, nos últimos anos. O novo estádio, o Wanda Metropolitano, talvez seja o grande estandarte dessa transformação.
Barcelona (2º)
Claro que teríamos um El Classico pelo topo da lista das maiores torcidas da Espanha. E, para a tristeza blaugrana, o Barcelona que ficou em segundo.
Não que os 6 milhões de barcelonistas sofram com o fato. Talvez ele até reforce a narrativa de resistência que o clube faz questão de carregar, por conta de toda a questão da Catalunha, que inclusive alimenta a rivalidade.
É só não contar que a maior torcida do Real fora de Madri está justamente em Barcelona…
Real Madrid (1º)
Seria de fato muito difícil os madridistas não estarem no topo do ranking das maiores torcidas da Espanha.
O Real, afinal, é o maior campeão de La Liga, da Liga dos Campeões, é discutivelmente o maior time do mundo e ainda por cima situa-se na capital do país, que por acaso é também a mais populosa.
Mas os 7,5 milhões de torcedores são formados por muito mais que Madri. Há até uma parcela em Barcelona. Natural para um time que nem espanhol é direito; é mundial.
Agora que você conhece as 10 maiores torcidas da Espanha, que tal conferir outros conteúdos de futebol? Acesse:
- As 10 maiores torcidas da Argentina
- As 10 maiores rivalidades do futebol mundial
- Diego Maradona: história, títulos, gols e principais polêmicas
- Campeonato Italiano: campeões, artilheiros e estatísticas
- Melhores meias da Itália: o top 10 atual e da história
*Última atualização em 11 de maio de 2021
Jornalista formado pela UNESP, foi repórter da Revista PLACAR. Cobriu NBB, Superliga de Vôlei, A1 (Feminino), A2 e A3 (Masculino) do Campeonato Paulista e outras competições de base na cidade de São Paulo. Fanático por esportes e pelas histórias que neles acontecem, dos atletas aos torcedores.