Real Madrid, Barcelona e mais cinco: confira as lista das 7 maiores torcidas da Espanha e seus números

O Campeonato Espanhol é a liga das estrelas, mas também da paixão. Se as primeiras brilham dentro de campo, esta segunda está nas arquibancadas maiores, em larga escala nas maiores torcidas da Espanha.

A grande constelação de La Liga você conhece muito bem. Chegou a hora de olhar para os torcedores, que vivem intensamente cada drible de Messi, cada gol de Benzema e cada grito de Simeone.

Confira, então, as 7 maiores torcidas da Espanha. O número pode parecer estranho, mas são os estatisticamente relevantes e, sinceramente, os disponíveis em pesquisas de referência como a da AIMC e do Statista.

Qual é a maior torcida da Espanha?

A maior torcida da Espanha é a do Real Madrid. Os números entre pesquisas divergem um pouco, mas ficam na faixa entre 7 e 8 milhões de torcedores, cerca de 30% da “população torcedora” do país.

Maiores torcidas da Espanha

  1. Real Madrid
  2. Barcelona
  3. Atlético de Madrid
  4. Valencia
  5. Athletic Bilbao
  6. Real Betis
  7. Sevilla

Sevilla (7º)

O Sevilla tem uma das maiores torcidas da Espanha
(Divulgação)

Abrimos a lista das maiores torcidas da Espanha coma do Sevilla, que já de cara ajuda a dimensionar como são as arquibancadas no país ibérico.

Simplesmente o maior campeão da Liga Europa e que desde meados dos anos 2010 vem se consolidando como uma quarta força, o Sevilla tem apenas 3% dos torcedores espanhóis, ou 750 mil pessoas.

Ajuda a explicar o fato que o sucesso do clube é relativamente novo. E a existência da próxima torcida da lista.

Real Bétis (6º)

O Real Bétis tem uma das maiores torcidas da Espanha

A lista das maiores torcidas da Espanha segue na Andaluzia com a do Real Bétis. Estatisticamente falando, a diferença para a do rival não é relevante, estando também na casa dos 3% dos torcedores.

Pesa aqui o fato do clube ter a maioria na cidade de Sevilha, com 40% dos torcedores contra 35% do rival. O que é curioso, já que mesmo antes da fase moderna e vitoriosa do vizinho, o Bétis tinha menos conquistas.

Athletic Bilbao (5º)

O Athletic Bilbao tem uma das maiores torcidas da Espanha
(Foto: Divulgação/Athletic)

Na quinta colocação do ranking das maiores torcidas da Espanha, toda a tradição do Athletic Bilbao.

Famoso pelo elenco exclusivamente basco (no máximo descendentes ou formados na base desde a infância), o clube tem por volta e 1 milhão de torcedores, ou 5% dos aficcionados do país.

A parcela tem muito a ver com a representatividade do País Basco, mas não dá para ignorar o tamanho do time no futebol espanhol, o terceiro maior campeão de La Liga e um dos únicos três clubes nunca rebaixados, junto de ninguém menos que Real e Barcelona.

Valencia (4º)

O Valencia tem uma das maiores torcidas da Espanha
(Sergio Perez/Reuters)

Não há exatamente uma metade em uma lista com sete itens, mas o Valencia representa um meio termo entre as maiores torcidas da Espanha.

Isso porque, com um pouco mais de 1 milhão de torcedores, já tem uma maior projeção nacional, turbinada especialmente após o sucesso nos experimentado nos anos 2000. Mas o número ainda é muito baseado na região metropolitana de Valencia, a terceira mais populosa do país.

Vá além do futebol! Confira outros conteúdos da Esportelândia:

Atlético de Madrid (3º)

O Atletico de Madrid tem uma das maiores torcidas da Espaha

O que o Valencia ameaçou fazer nos anos 2000 é praticamente a identidade do Atlético de Madrid. Ser uma terceira via entre Real e Barça fez o Atleti chegar ao patamar de 2 milhões de torcedores.

Orgulhosos de sua posição no futebol espanhol, os colchoneros vêm enfrentando um certo dilema com o crescimento de seu clube do coração, que segue como uma terceira via, mas mostrando grande poderio, especialmente financeiro, nos últimos anos. O novo estádio, o Wanda Metropolitano, talvez seja o grande estandarte dessa transformação.

Barcelona (2º)

politica barcelona real madrid

Claro que teríamos um El Classico pelo topo da lista das maiores torcidas da Espanha. E, para a tristeza blaugrana, o Barcelona que ficou em segundo.

Não que os 6 milhões de barcelonistas sofram com o fato. Talvez ele até reforce a narrativa de resistência que o clube faz questão de carregar, por conta de toda a questão da Catalunha, que inclusive alimenta a rivalidade.

É só não contar que a maior torcida do Real fora de Madri está justamente em Barcelona…

Real Madrid (1º)

Real Madrid maior torcida de futebol do mundo
Real Madrid é clube com mais torcedores em todo o mundo em redes sociais

Seria de fato muito difícil os madridistas não estarem no topo do ranking das maiores torcidas da Espanha.

O Real, afinal, é o maior campeão de La Liga, da Liga dos Campeões, é discutivelmente o maior time do mundo e ainda por cima situa-se na capital do país, que por acaso é também a mais populosa.

Mas os 7,5 milhões de torcedores são formados por muito mais que Madri. Há até uma parcela em Barcelona. Natural para um time que nem espanhol é direito; é mundial.

Agora que você conhece as 10 maiores torcidas da Espanha, que tal conferir outros conteúdos de futebol? Acesse:

*Última atualização em 11 de maio de 2021

Salvar