O Campeonato Espanhol alcançou seu ponto máximo com a intensa rivalidade entre Lionel Messi no Barcelona, Cristiano Ronaldo no Real Madrid e Diego Simeone equilibrando as forças no Atlético de Madrid.
Confira as maiores torcidas da Espanha. Embora os números possam parecer inusitados, eles são estatisticamente significativos e baseados em pesquisas de referência, como as da AIMC e Statista.
Qual é a maior torcida da Espanha?
A maior torcida da Espanha pertence ao Real Madrid. Embora os números variem ligeiramente entre diferentes pesquisas, a estimativa fica entre 7 e 8 milhões de torcedores, representando cerca de 30% da “população torcedora” do país.
Maiores torcidas da Espanha
- Real Madrid
- Barcelona
- Atlético de Madrid
- Valencia
- Athletic Bilbao
- Real Betis
- Sevilla
Sevilla (7º)
Iniciamos a lista das maiores torcidas da Espanha com a do Sevilla, que já nos dá uma noção de como são as arquibancadas no país ibérico.
Apesar de ser o maior campeão da Liga Europa e de ter se consolidado como a quarta força desde meados dos anos 2010, o Sevilla conta com apenas 3% dos torcedores espanhóis, ou cerca de 750 mil pessoas.
Esse número pode ser explicado pelo fato de o sucesso do clube ser relativamente recente, além da presença da próxima torcida na lista.
Real Bétis (6º)
A lista das maiores torcidas da Espanha continua na Andaluzia, agora com a do Real Bétis. Estatisticamente, a diferença em relação ao rival Sevilla não é significativa, com ambas as torcidas representando cerca de 3% dos torcedores no país.
Um fator interessante é que o Bétis possui a maioria dos torcedores na cidade de Sevilha, com 40% contra 35% do rival. Isso é curioso, considerando que, mesmo antes da fase moderna e vitoriosa do vizinho, o Bétis já tinha menos conquistas.
Redes sociais
- Instagram: 1,8 milhão
- Twitter: 1 milhão
- Facebook: 5,3 milhões
- YouTube: 514 mil
- Tiktok: 7,3 milhões
Athletic Bilbao (5º)
Na quinta colocação do ranking das maiores torcidas da Espanha, está toda a tradição do Athletic Bilbao.
Conhecido por seu elenco composto exclusivamente por jogadores bascos (ou descendentes, ou formados na base desde a infância), o clube conta com cerca de 1 milhão de torcedores, representando 5% dos aficionados no país.
Essa parcela está fortemente ligada à representatividade do País Basco, mas também reflete a grandeza do time no futebol espanhol. O Athletic Bilbao é o terceiro maior campeão de La Liga e um dos únicos três clubes que nunca foram rebaixados, ao lado de ninguém menos que Real Madrid e Barcelona.
Redes sociais
- Instagram: 1 milhão
- Twitter: 1 milhão
- Facebook: 2,8 milhões
- YouTube: 145 mil
- Tiktok: 5,9 milhões
Valencia (4º)
Embora uma lista com sete itens não tenha exatamente um ponto médio, o Valencia ocupa um meio-termo entre as maiores torcidas da Espanha.
Com pouco mais de 1 milhão de torcedores, o clube já alcança uma projeção nacional mais significativa, impulsionada especialmente pelo sucesso experimentado nos anos 2000. No entanto, esse número ainda está fortemente concentrado na região metropolitana de Valencia, a terceira mais populosa do país.
Redes sociais
- Instagram: 1,2 milhão
- Twitter: 1,3 milhão
- Facebook: 4,7 milhões
- YouTube: 135 mil
- Tiktok: 5,8 milhões
Atlético de Madrid (3º)
O que o Valencia ameaçou realizar nos anos 2000 é, na verdade, parte da própria identidade do Atlético de Madrid. Ser uma terceira via entre Real Madrid e Barcelona elevou o Atleti ao patamar de 2 milhões de torcedores.
Os colchoneros, orgulhosos de sua posição no futebol espanhol, estão enfrentando um dilema com o crescimento do clube, que continua como uma alternativa aos gigantes, mas agora demonstra um poderio significativo, especialmente financeiro, nos últimos anos. O novo estádio, o Wanda Metropolitano, é talvez o símbolo mais marcante dessa transformação.
Redes sociais
- Instagram: 17 milhões
- Twitter: 5,4 milhões
- Facebook: 18 milhões
- YouTube: 482 mil
- Tiktok: 18 milhões
Barcelona (2º)
Claro que teríamos um El Classico pelo topo da lista das maiores torcidas da Espanha. E, para a tristeza blaugrana, o Barcelona que ficou em segundo.
Não que os 6 milhões de barcelonistas sofram com o fato. Talvez ele até reforce a narrativa de resistência que o clube faz questão de carregar, por conta de toda a questão da Catalunha, que inclusive alimenta a rivalidade.
É só não contar que a maior torcida do Real fora de Madri está justamente em Barcelona…
Redes sociais
- Instagram: 127 milhões
- Twitter: 48,7 milhões
- Facebook: 114 milhões
- YouTube: 17 milhões
- Tiktok: 34,2 milhões
Real Madrid (1º)
Seria realmente surpreendente se os madridistas não estivessem no topo do ranking das maiores torcidas da Espanha.
O Real Madrid é, afinal, o maior campeão de La Liga e da Liga dos Campeões, e é discutivelmente o maior time do mundo. Além disso, está localizado na capital do país, que é também a mais populosa.
Os 7,5 milhões de torcedores do Real Madrid não se limitam a Madri. Há até uma parcela significativa em Barcelona. Isso é natural para um time que não é apenas espanhol, mas mundial.
Redes sociais
- Instagram: 158 milhões
- Twitter: 50,5 milhões
- Facebook: 123 milhões
- YouTube: 13,3 milhões
- Tiktok: 43,1 milhões
Agora que você conhece as 10 maiores torcidas da Espanha, que tal conferir outros conteúdos de futebol? Acesse:
- As 10 maiores torcidas da Argentina
- As 10 maiores rivalidades do futebol mundial
- Diego Maradona: história, títulos, gols e principais polêmicas
- Campeonato Italiano: campeões, artilheiros e estatísticas
- Melhores meias da Itália: o top 10 atual e da história
Marcelo Cartaxo é jornalista, redator e repórter no Esportelandia, um dos maiores sites olímpicos do Brasil. Com passagens por Futebol na Veia, Premier League Brasil, Minha Torcida, Quinto Quarto e ShaftScore, adquiriu experiências que hoje somam na equipe de redação do site.