Juventus, Inter de Milão e mais sete: confira quais são os 10 clubes com as maiores torcidas da Itália

As maiores torcidas da Itália são conhecidas não só por seus milhões de adeptos mas também pela verdadeira devoção que prestam aos seus times.

É só notar a quantidade de Reis, Imperadores e deuses que por lá passaram. Falcão, Adriano, Maradona, para ficar só em alguns, na verdade, foram mais do que ídolos, foram divindades do Calcio.

Mas os craques já conhecemos. Que tal olhar para os torcedores? Listamos abaixo as 10 maiores torcidas da Itália, segundo dados do portal Statista e dos institutos StageUp e IPSOS. Confira!

Qual é a maior torcida da Itália?

A maior torcida da Itália é a da Juventus, coincidentemente o time com mais títulos do Campeonato Italiano. São cerca de 8,7 milhões de juventinos, ou 14% do total de torcedores de futebol do país.

Maiores torcidas da Itália

  1. Juventus
  2. Inter de Milão
  3. Milan
  4. Napoli
  5. Roma
  6. Fiorentina
  7. Lazio
  8. Cagliari
  9. Torino
  10. Bologna

Bologna (10º)

O Bologna tem uma das maiores torcidas da Itália

Abrimos a lista das maiores torcidas da Itália com a da Bologna. São um pouco mais de 320 mil apaixonados pelo time que dominou o Calcio entre a metade da década de 1920 ao fim da década de 1930. O último título nacional do clube, porém, foi nos anos 1960.

Depois de viver uma gangorra nos anos 1990 e chegar até a beliscar um título internacional com a Taça Intertoto (disputada entre os não classificados nem para a Liga dos Campeões nem para a Liga Europa), mantém o número de torcedores pela relativa estabilidade dentro da Serie A e por cativar boa parcela da região metropolitana da província homônima.

Torino (9º)

A Torino tem uma das maiores torcidas da Itália

Você pode conhecer a Torino como aquele time que o comentarista Walter Casagrande sempre fala, ou mesmo como um dos protagonistas do Derby Della Mole contra a Juventus. Mas também pode conhecer como a dona de uma das maiores torcidas da Itália.

Aproximadamente 460 mil touros topam torcer pelo lado mais fraco da capital de Piemonte, região ao norte com um pouco mais de 4,5 milhões de habitantes.

A paixão já foi mais sofrida, com a gangorra da equipe nos anos 2000. Hoje o time não está nas cabeças, mas goza de certa estabilidade na Serie A e chegou até a vencer o Derby em 2015, depois de 20 anos.

Cagliari (8º)

O Cagliari está entre os times com as maiores torcidas da Itália

Seguindo com a lista das maiores torcidas da Itália, uma representante da Sardenha, a do Cagliari. Clube recentemente centenário (fundado em 1920), é justamente pela representatividade na ilha do Mediterrâneo que acumula os 520 mil torcedores.

Até porque em questão de títulos, o time é pouco tradicional. Tem apenas um título na elite, o da Serie A de 1970. O desempenho está no mesmo patamar, com aparições regulares na segunda divisão italiana.

Lazio (7º)

A Lazio tem uma das maiores torcidas da Itália

Sim, quando o assunto é arquibancada, a Lazio é mais lembrada negativamente. Os Ultras (a torcida “radical”) da equipe entre os mais infames e detestados do futebol mundial, e não sem razão. Para conhecer melhor sobre sua história e motivações, confira o texto abaixo:

Torcidas Ultras da Europa: entre manifestações de amor e ódio

O grupo infelizmente soma-se aos torcedores comuns para formar uma das maiores torcidas da Itália, com um pouco mais que 600 mil pessoas.

Eles estão atrás de um projeto bem-sucedido de clube, que se não é dos maiores do país, está entre uma das forças secundárias. Chegou até a ser protagonista no final dos anos 1990 com um timaço formado por Nesta, Nedved e Verón.

Fiorentina (6º)

A Fiorentina está na sexta posição das maiores torcidas da Itália

Ah, a Toscana…região de ótimos vinhos, lindas montanhas, turismo de primeira e lar de uma das maiores torcidas da Itália, no caso a da Fiorentina.

A região é de fato importante para a Viola, já que os seus cerca de 670 mil torcedores são, ora, um pouco menos que o dobro da população.

Até porque, com apenas dois títulos do Campeonato Italiano em sua história, o time não tem exatamente uma grande projeção nacional. E olha que já teve craques do nível de Sócrates, Rui Costa e Batistuta em sua história.

Vá além do futebol! Confira outros conteúdos da Esportelândia:

Roma (5º)

A Roma tem uma das maiores da Itália

Chegamos ao meio da lista das maiores torcidas da Itália. A partir daqui concentram-se um pouco mais de 80% dos apaixonados pelo Calcio. É tudo na casa dos milhões. A Roma, no caso, tem quase dois deles, 1,8 milhão, para ser mais exato.

O número é o triplo do acumulado pela arquirrival Lazio, ainda que a superioridade não seja traduzida em número de títulos do Campeonato Italiano — são três, até aqui. Sua tradição, no entanto, é bem maior, até para os brasileiros, que viram Aldair, Cafu e Falcão se imortalizarem com a camisa Gialiorrossi (“aurirrubra”).

Napoli (4º)

O Napoli tem uma das maiores torcidas da Itália

O Napoli sempre foi o grande representante do estigmatizado sul italiano. E levou essa resistência à campo em forma de paixão. Tem, portanto, não só uma das maiores torcidas da Itália como uma das mais fanáticas. Basta ver a homenagem que os torcedores fizeram à  Maradona no dia de sua morte.

Os 2,7 milhões de napolitanos ajudam a dimensionar não só a popularidade do time, mas também o seu tamanho dentro do futebol italiano, uma honesta e apaixonada quarta força.

Milan (3º)

Milan tem uma das maiores torcidas da Itála

Com a terceira posição das maiores torcidas da Itália, entramos em território de gigantes. Encontramos de cara o Milan, que com sua projeção nacional (e internacional, apesar de não contar nos cálculos) ultrapassa a população de Milão e chega próximo de bater os 4 milhões de torcedores — 3,8, para ser mais preciso.

O clube fica “apenas” 100 mil torcedores atrás do grande rival, a Inter de Milão. Mas o número flutua muito. É praticamente um empate técnico, de certa forma à altura da rivalidade que divide o San Siro.

Inter de Milão (2º)

A Inter de Milão tem uma das maiores torcidas da Itália

Como falamos, são um pouco mais de 100 mil pessoas que fazer a Inter de Milão ultrapassar o Milan e se posicionar em segundo no ranking das maiores torcidas da Itália. São 3,9 milhões de interistas espalhados pela Bota.

Mas o número pode aumentar com o recente momento Nerazzurri, que quebrou a dinastia da Juventus e pode estabelecer o seu próprio domínio nos próximos anos, como já fez em outros momentos de sua história.

Juventus (1º)

A Juventus tem a maior torcida da Itália
(Divulgação)

A lista das maiores torcidas da Itália expressa bem como funciona o futebol no país da bota. Enquanto Milan e Inter se voltam em sua rivalidade, a Juventus dispara. O clube tem mais que o dobro de cada um dos rivais ou melhor, que ambos somados.

São 8,7 milhões de juventinos, 14% da população boleira italiana e dez mais que a população de Turim. Uma torcida tão grande quando o próprio clube — o maior campeão da Serie A, afinal de contas.

Agora que você conhece as 10 maiores torcidas da Itália, que tal conferir outros conteúdos de futebol? Acesse:

*Última atualização em 10 de maio de 2021

Salvar