Manchester United, Liverpool, Arsenal e mais: conheça as 10 maiores torcidas da Inglaterra segundo pesquisa feita pela Roy Morgan

Já parou para pensar quais são as 10 maiores torcidas da Inglaterra? Felizmente fomos atrás de fontes confiáveis e produzimos este texto para tirar sua dúvida!

Ao contrário do Brasil, os ingleses parecem não gostar de escrever sobre o assunto. Encontramos poucos conteúdos atuais, mas achamos uma pesquisa realizada pela Roy Morgan em 2004. A empresa é bastante renomada no campo da estatística.

Mesmo que estejamos em 2021, isto é, muito tempo depois, ainda dá pra ter uma ideia das principais forças do país. Bora ver esse ranking?

Maiores torcidas da Inglaterra

  1. Manchester United
  2. Liverpool
  3. Arsenal
  4. Chelsea
  5. Tottenham
  6. Newcastle
  7. Leeds United
  8. Manchester City
  9. Aston Villa
  10. West Ham

West Ham (10º)

torcida west ham
Torcida do West Ham

Abrimos a lista com o West Ham, para muitos a quinta força de Londres tanto na história quanto na atualidade. A marca registrada da torcida dos Hammers é soltar bolhas de sabão no estádio antes das partidas.

O espetáculo faz parte do hino I'm Forever Blowing Bubbles, cântico que virou uma espécie de mantra no clube. A torcida do West Ham é também mundialmente conhecida graças à rivalidade com o Millwall, uma das mais violentas do mundo.

Aston Villa (9º)

torcida do aston villa
Torcida do Aston Villa

O Aston Villa também possui uma torcida forte na Inglaterra. Estamos falando de um dos times mais tradicionais e vitoriosos do país, vencedor de Campeonato Inglês, Copa da Inglaterra e Champions League.

Oriundos da cidade de Birmingham, os Villans contam com o apoio de torcedores ilustres. São eles príncipe William, o ator Tom Hanks e o próprio capitão da equipe, Jack Grealish.

Manchester City (8º)

manchester city torcida
Torcida do Manchester City

O Manchester City ocupa a oitava colocação do ranking de maiores torcidas da Inglaterra, mas é bom relembrar que a pesquisa da Roy Morgan foi realizada em 2004. De lá pra cá, muita coisa mudou no clube, visto que ele foi comprado pelo bilionário Sheik Mansour quatro anos depois.

Com mais força financeira, títulos e relevância no cenário europeu, é bem provável que os Citizens tenham escalado algumas posições. Essa hipótese pode ser facilmente comprovada através do número de seguidores nas redes sociais. O City, atualmente, é uma das contas mais populares do planeta.

Leeds United (7º)

Maiores torcidas da Inglaterra
Torcida do Leeds United

A sétima maior torcida da Inglaterra é a do Leeds United, lar do brasileiro Raphinha e do técnico Marcelo Bielsa. O time acabou perdendo expressão no começo dos anos 2000, mas é certamente um dos mais relevantes do país.

Antes de cair para a segundona e ficar um bom tempo por lá antes de retornar à elite em 2020, os Whites protagonizaram momentos de bonança, sobretudo, na década de 70. O Leeds foi vice-campeão da Champions e faturou várias taças nacionais.

Newcastle (6º)

Qual é a maior torcida da Inglaterra
Torcida do Newcastle

E por falar em tradição, é hora de continuar o ranking com o Newcastle United. Se você não acompanha o futebol inglês, pode ser que tenha ouvido falar da equipe através do filme Gol – Um Sonho Impossível.

Os Magpies já tiveram seus momentos de glória, mas recentemente estão encontrando bastante dificuldades para se manterem na Premier League. A história, entretanto, não mente: o Newcastle é uma baita agremiação. São quatro títulos de Campeonato Inglês e seis de Copa da Inglaterra no currículo.

Confira mais textos sobre futebol:

Tottenham (5º)

torcida tottenham
Torcida do Tottenham

Prosseguimos a lista de maiores torcidas da Inglaterra com o Tottenham Hotspur. Faz tempo que os londrinos não conquistam algo relevante, mas sempre estão brigando pelas posições de cima da tabela, além de fazerem um clássico eletrizante com o rival Arsenal.

O último título dos Spurs foi a Copa da Liga Inglesa em 2008, mas a seca de troféus nunca comprometeu a paixão da torcida londrina. Antes da pandemia, era comum vermos o Tottenham Hotspur Stadium simplesmente abarrotado de pessoas.

Chelsea (4º)

torcida chelsea
Torcida do Chelsea

Ao contrário do Tottenham, o Chelsea vive grande fase e pode se sagrar bicampeão da Champions League muito em breve. Boa notícia para a torcida dos Blues, que é uma das mais numerosas do país.

Ainda que o levantamento da Roy Morgan tenha ocorrido no início do século, é bem provável que os azuis não tenham subido posições, pois os três clubes que citaremos a seguir são unanimidades. Mas isso não exclui o fato de que o Chelsea é poderosíssimo em quantidade de adeptos.

Arsenal (3º)

maior torcida da inglaterra
Torcida do Arsenal

O terceiro lugar é do Arsenal. A torcida dos Gunners é considerada a terceira maior do país, até porque o time está presente em Londres – cidade mais populosa da Inglaterra. Só que esse não é o único fator que explica tamanha força.

Historicamente, o Arsenal é uma agremiação que sempre esteve presente nos holofotes. Para se ter uma ideia, a equipe não joga a segunda divisão desde 1915. Sem falar das taças, que são diversas e de todos os tipos.

Liverpool (2º)

torcida liverpool
Torcida do Liverpool

O Liverpool está na vice colocação da lista de maiores torcidas da Inglaterra. Conhecidos pelo hino You’ll Never Walk Alone antes das partidas e milagres na Champions League, os Reds podem se orgulhar dos seus milhões de adeptos apaixonados.

O clube da terra dos Beatles é o maior campeão europeu, além de segundo maior vencedor do Campeonato Inglês. Quem torce para o Liverpool sabe: o negócio é mágico e realmente diferenciado. O autor deste texto fala por experiência própria

Manchester United (1º)

torcida man united
Torcida do Manchester United

Qual é a maior torcida da Inglaterra? De acordo com a pesquisa da Roy Morgan, a reposta é: Manchester United. Os torcedores dos Reds Devils fazem maioria na Inglaterra e a primeira colocação no ranking não surpreende ninguém.

O clube é uma das marcas mais valiosas e populares do planeta. Tem torcedor do Manchester United por tudo quanto é canto do mundo! O maior campeão da Inglaterra, além dos diversos títulos conquistados na história, também pode ser orgulhar dessa outra coroa.

Agora que você conhece as maiores torcidas da Inglaterra, que tal dar uma espiadinha em outros conteúdos sobre esportes e games?

*Última atualização feita em 8 de maio de 2021

Salvar