Conheça as origens, as estatísticas e as principais curiosidades de Barcelona x Real Madrid, um dos maiores clássicos do futebol!

Barcelona x Real Madrid é um dos maiores clássicos do futebol mundial. De um lado: os Merengues da capital espanhola. Do outro: os Culés da Catalunha. Somados, os clubes possuem 186 títulos oficiais reconhecidos pela FIFA.

O confronto entre os maiores rivais do país é realizado desde 1916. De lá pra cá, tivemos a honra de assistir duelos marcantes, jogadores extraordinários e, claro, muita polêmica. Portanto, que tal ficar por dentro das principais informações do El Clásico?

Reunimos as origens, as estatísticas, os recordes, os artilheiros e os principais jogos do dérbi. Absolutamente tudo o que você precisa para entender melhor a rivalidade!

História do clássico Barcelona x Real Madrid

historia barcelona x real madrid
Times se enfrentaram pela primeira vez em 1916

O Barcelona foi fundado em 1899. Já o Real Madrid, em 1902. A primeira partida entre ambos, entretanto, só seria realizada em 1916, quando os clubes mediram forças numa histórica semifinal de Copa do Rei.

Naquela época, não havia critério por número de gols marcados. Só se classificava para a etapa seguinte quem ganhasse dois confrontos, independente do placar. Sendo assim, a série foi levada para um quarto jogo, pois Real Madrid e Barcelona venceram um duelo cada, além de empatarem um terceiro encontro.

A quarta e derradeira partida foi regada a polêmicas. Os Merengues estavam ganhando por 4 a 2 na prorrogação quando, insatisfeitos com a arbitragem e questões extracampo, os Catalães abandonaram o gramado. O Real avançou à final, mas foi derrotado pelo Athletic Bilbao. Nascia ali uma das maiores rivalidades do planeta!

Questões políticas entre Barcelona x Real Madrid

politica barcelona real madrid
Barcelona x Real Madrid vai além dos gramados

O clássico Barcelona x Real Madrid vai além do futebol propriamente dito. Isso porque os clubes também são rivais ferrenhos em questões ideológicas, culturais e geopolíticas.

Os ânimos entre os times se acirraram durante a Ditadura Militar de Francisco Franco (1939-1975), quando o general venceu a Guerra Civil Espanhola e ascendeu ao poder. Durante o período, o chefe de estado usou o Real Madrid com símbolo nacionalista.

Do outro lado tínhamos o Barcelona, fundado na região da Catalunha, e que era claramente contra a centralização do poder na capital do país. A população daquele local não se identificava como parte da Espanha – e frequentemente lutava por ideais separatistas – sentimento que perdura até os dias atuais.

O clássico ganhou cada vez mais mais “temperos políticos” naquele período, principalmente após as intervenções realizadas por Franco. O escudo do Barcelona, por exemplo, assim com o seu nome oficial, foram deliberadamente alterados pelo ditador, que queria extinguir elementos culturais que aumentassem a força da identidade Catalã.

O brasão, em 1941, perdeu duas listras vermelhas, pois a combinação de cores no fundo amarelo representava a bandeira Catalã. Já o nome oficial em Catalão, Futbol Club Barcelona, passou a ser escrito em espanhol: Club de Fútbol Barcelona.

Quem tem mais vitórias no clássico Barcelona x Real Madrid

Quem tem mais vitórias no clássico Barcelona x Real Madrid
Barcelona x Real Madrid está empatado em vitórias

Levando em consideração apenas partidas competitivas válidas por torneios oficiais, Barcelona e Real Madrid estão igualados com 96 vitórias cada. Os rivais espanhóis também chegaram a empatar 52 compromissos, totalizando, assim, 244 confrontos.

A contagem inclui campeonatos profissionais como La Liga, Champions League, Copa do Rei, Copa da Liga Espanhola e Supercopa da Espanha. O retrospecto exclui, portanto, jogos de exibição como amistosos e duelos comemorativos.

Leia mais conteúdos sobre futebol:

Quem é o maior artilheiro de Barcelona x Real Madrid

Melhores jogadores do Fifa 21
Messi é o maior artilheiro do El Clásico

O maior artilheiro de Barcelona x Real Madrid é Lionel Messi, com 26 gols. Os tentos estão divididos em 18 (La Liga), 6 (Supercopa da Espanha) e 2 (Champions League). O argentino, ídolo máximo do clube Catalão, disputou 43 clássicos até o momento.

Abaixo dele estão dois jogadores do time Merengue empatados com 18 gols: Cristiano Ronaldo, que atuou entre 2009-2018, e Alfredo Di Stéfano, entre 1953-1964. Ambos fazem parte do hall de atletas mais importantes da história do Real.

Maiores artilheiros de Barcelona x Real Madrid

  1. Lionel Messi (Barcelona) – 26 gols
  2. Alfredo Di Stéfano (Real Madrid) – 18 gols
  3. Cristiano Ronaldo (Real Madrid) – 18 gols
  4. Raúl (Real Madrid) – 15 gols
  5. César (Barcelona) – 14 gols
  6. Francisco Gento (Real Madrid) – 14 gols
  7. Ferenc Puskás (Real Madrid) – 14 gols
  8. Santillana (Real Madrid) – 12 gols
  9. Luis Suárez (Barcelona) – 11 gols
  10. Hugo Sánchez (Real Madrid) – 10 gols
  11. Juanito (Real Madrid) – 10 gols
  12. Josep Samitier (Barça/Real) – 10

Quem disputou mais clássicos Barcelona x Real Madrid

melhor zagueiro do mundo sergio ramos
Sergio Ramos é quem disputou mais clássicos até hoje

O atleta que mais disputou clássicos Barcelona x Real Madrid é Sergio Ramos, com 44 partidas. O atual capitão dos Merengues está no clube desde 2005, o que explica a sua posição no topo do ranking. Ele chegou a jogar tanto como lateral quanto zagueiro.

Na segunda posição temos Lionel Messi, com 43 jogos. O craque do Barcelona chegou ao time em 2004 e, assim como Ramos, também ficou a carreira inteira em solo espanhol.

Recordistas de jogos em Barcelona x Real Madrid

  1. Sergio Ramos (Real Madrid) – 44 jogos
  2. Lionel Messi (Barcelona) – 43 jogos
  3. Manuel Sanchís (Real Madrid) – 42 jogos
  4. Francisco Gento (Real Madrid) – 42 jogos
  5. Xavi (Barcelona) – 42 jogos
  6. Andrés Iniesta (Barcelona) – 38 jogos
  7. Sergio Busquets (Barcelona) – 38 jogos
  8. Fernando Hierro (Real Madrid) – 37 jogos
  9. Raúl (Real Madrid) – 37 jogos
  10. Iker Casillas (Real Madrid) – 37 jogos

Maiores goleadas de Barcelona x Real Madrid

Maiores goleadas de Barcelona x Real Madrid
Maiores goleadas do El Clásico foram aplicadas pelo Real

O Real Madrid detém as duas maiores goleadas da história do dérbi. Em junho de 1943, os Merengues derrotaram os rivais por 11 a 1 em partida válida pelas semifinais da Copa do Rei, no estádio Chamartín.

A segunda maior goleada ocorreu alguns anos antes, em fevereiro de 1935. Desta vez, os times se enfrentaram pelo Campeonato Espanhol, com vitória do Real Madrid por 8 a 2, novamente no estádio Chamartín.

Lista de goleadas Barcelona x Real Madrid

  • Real Madrid 11×1 Barcelona (1943) – 10 gols de diferença
  • Real Madrid 8×2 Barcelona (1935) – 6 gols de diferença
  • Barcelona 7×2 Real Madrid (1950) – 5 gols de diferença
  • Barcelona 6×1 Real Madrid (1957) – 5 gols de diferença
  • Real Madrid 6×1 Barcelona (1949) – 5 gols de diferença
  • Barcelona 5×0 Real Madrid (1935) – 5 gols de diferença
  • Barcelona 5×0 Real Madrid (1945) – 5 gols de diferença
  • Real Madrid 5×0 Barcelona (1953) – 5 gols de diferença
  • Real Madrid 0x5 Barcelona (1974) – 5 gols de diferença
  • Barcelona 5×0 Real Madrid (1994) – 5 gols de diferença
  • Real Madrid 5×0 Barcelona (1995) – 5 gols de diferença
  • Barcelona 5×0 Real Madrid (2010) – 5 gols de diferença

Quem tem mais títulos, Real Madrid ou Barcelona?

Quem tem mais títulos, Real Madrid ou Barcelona
Barcelona lidera o ranking de títulos com 94 taças

O Barcelona é o time do El Clásico com mais títulos conquistados na história. São 94 troféus oficiais contra 92 do Real Madrid. A contagem leva em consideração torneios oficiais vigentes e extintos reconhecidos pela FIFA.

Os Catalães lideram o ranking na maioria das competições domésticas como Copa do Rei, Supercopa da Espanha, Copa da Liga Espanhola e Copa Eva Duarte. Já os Merengues estão à frente nos principais torneios do futebol, tais como La Liga, Champions League e Mundial.

Barcelona Torneio Real Madrid
26 La Liga 34
30 Copa do Rei 19
13 Supercopa da Espanha 11
3 Copa Eva Duarte 1
2 Copa da Liga 1
5 Champions League 13
4 Recopa Europeia
Europa League 2
5 Supercopa da EUFA 4
3 Copa das Feiras
Copa Intercontinental 3
3 Mundial de Clubes 4
94 Agregado 92

Jogos históricos de Barcelona x Real Madrid

Jogos históricos de Barcelona x Real Madrid
Gaúcho foi aplaudido pelos rivais no Barcelona x Real Madrid de 2005

Clássico das Garrafas (1968) – Naquele ano, Barcelona e Real Madrid se enfrentaram na grande final da Copa do Rei, com vitória dos Catalães por 1 a 0 em pleno Santiago Bernabéu. A torcida Merengue ficou insatisfeita com a não marcação de um pênalti na partida e arremessou garrafas de vidro em campo. A confusão levou à proibição de venda de garrafas em todos os estádios da Espanha.

Dream Team (1994) – No início da década de 90, o Barcelona reuniu uma série de craques como Romário, Michael Laudrup, Ronald Koeman e Hristo Stoichkov. A barca comandada pelo técnico Johan Cruyff ficou conhecida como “Time dos Sonhos”. O clássico mais marcante daquela geração foi uma goleada por 5 a 0 no Camp Nou, com direito a hat-trick e uma assistência de Baixinho.

Retorno do Judas (2000) – No final dos anos 90, Luís Figo marcou época no Barcelona e ganhou status de ídolo no clube Catalão. Em 2000, entretanto, o português chocou o mundo ao se transferir diretamente para o Real Madrid. O primeiro encontro do jogador com a torcida no Camp Nou, já defendendo os Merengues, proporcionou uma das maiores vaias da história. Na ocasião, os Culés venceram por 2 a 0.

Quem disputou mais clássicos Barcelona x Real Madrid
Zidane em ação pelo Real Madrid em 2002

Quebra do Tabu (2002) – O Real Madrid conseguiu quebrar um jejum de 19 anos sem vencer no Camp Nou. E a partida não poderia ter sido mais especial: semifinal de Champions League! Os Blancos derrotaram o Barcelona na primeira partida por 2 a 0 com gols de Zinedine Zidane e Steve McManaman. Na volta, em casa, um empate carimbou a vaga na finalíssima, que culminou em título contra o Bayern de Munique.

Clássico dos Aplausos (2005) – Neste clássico, o Barcelona venceu o Real Madrid no Santiago Bernabéu com uma das atuações individuais mais espetaculares de todos os tempos. Ronaldinho Gaúcho, que viria a ser eleito o melhor do mundo naquela temporada, marcou dois golaços e foi aplaudido de pé pelo torcedor Merengue.

Bale decide (2014) – Na final da Copa do Rei, mesmo sem a presença do craque Cristiano Ronaldo, o Real Madrid contou com jogada decisiva de Gareth Bale e derrotou os rivais para faturar o título. O jogo estava empatado em 1 a 1 quando, aos 85 minutos, o galês disparou pela esquerda, atravessou metade do campo e balançou as redes.

Recordes de Barcelona x Real Madrid

  • Mais vitórias seguidas – Real Madrid (7)
  • Maior invencibilidade – Real Madrid (8)
  • Mais jogos seguidos sem levar gol – Barcelona (5)
  • Time com mais jogos seguidos marcando gols – Barcelona (24)
  • Jogador com mais jogos seguidos marcando gols – Cristiano Ronaldo (6)
  • Mais hat-tricks – Lazcano, Bernabéu, Alcántara, Messi e Puskás (2)
  • Mais assistências – Lionel Messi (14)

Jogadores que atuaram por Barcelona e Real Madrid

Camisa do Barcelona Azul
Ronaldo vestiu ambas as camisas na carreira

Alguns jogadores conhecidos ficaram marcados por virar a casaca. A lista é encabeçada pelo português Luís Figo, talvez o atleta que tenha causado mais rebuliço na história.

Também estão presentes na relação: Ricardo Zamora (Espanha), Bernd Schuster (Alemanha), Michael Laudrup (Dinamarca), Luís Enrique (Espanha), Gheorghe Hagi (Romênia), Samuel Eto’o (Camarões) e Javier Saviola (Argentina).

O Brasil também está na lista com dois nomes: Evaristo de Macedo, que atuou pelo Barcelona entre 1957-1962 e Real Madrid entre 1962-1965, e Ronaldo, um raro exemplo de jogador que conquistou o respeito de ambas as torcidas. Fenômeno vestiu a camisa Catalã entre 1996-1997 e a camisa Merengue entre 2002-2007.

Agora que você sabe tudo sobre o clássico Barcelona x Real Madrid, que tal dar uma olhadinha em outros textos? Falamos sobre vários esportes!

*Última atualização feita em 21 de outubro de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin