fbpx
Confira biografias de jogadores e treinadores, relatos sobre grandes times e análises de como o basquete se tornou um esporte tão cativante!

Nem todos os esportes conseguem carregar tanta emoção quanto o basquete. E as histórias inesquecíveis sobre ele merecem ser contadas.

Nós já preparamos uma lista dos 35 melhores filmes de basquete, agora é a hora de nos focarmos em que gosta de bons livros.

Entre biografias de jogadores e treinadores e relatos sobre grandes times, fizemos uma lista com os 25 melhores livros de basquete que você não pode deixar de ler. Há tanto alternativas em português quanto versões originais ainda sem tradução.

Prepare-se para descobrir algumas das melhores histórias do esporte!

O que você vai conferir neste post:

Os melhores livros de basquete

Confira, a seguir, quais são os melhores livros de basquete. Vamos começar com um dos treinadores mais vitoriosos de todos os tempos!

Onze anéis: a alma do sucesso

  • Autores: Phil Jackson e Hung Delehanty
  • Tradução: Márcia Frazão (Tradutor)

Na história da NBA, nenhum treinador foi tão vitorioso quanto Phil Jackson. O nome do livro é uma referência aos 11 anéis conquistados pelo ex-técnico de Chicago Bulls e Los Angeles Lakers na maior liga de basquete do mundo — é tradição nos Estados Unidos premiar os campeões com anéis em vez de medalhas.

Phil Jackson foi comandante do Chicago Bulls no período em que Michael Jordan comandava a equipe em quadra e se consolidava como o maior jogador de basquete de todos os tempos. Mais tarde, o treinador foi para a Califórnia, assumir o Los Angeles Lakers, dos astros Kobe Bryant e Shaquille O’Neal.

Onze Anéis é um grande aprendizado para quem busca entender como é formado um grande vencedor e líder do esporte. O livro mostra ainda como um gestor deve se comportar no comando de gigantescos talentos, para que brigas de ego não prejudiquem o ambiente e impeçam o crescimento da equipe.

Nunca deixe de tentar

  • Autor: Michael Jordan

Esse é o primeiro título da coleção Na Vida Como no Esporte. A série é aberta com o depoimento de Michael Jordan sobre sua busca pela excelência e os fundamentos que nortearam sua brilhante carreira.

Jordan ressalta a importância de fixar metas, manter o foco e não se deixar paralisar pelo medo. O maior jogador de basquete de todos os tempos conta como sempre encarou o fracasso como combustível para novas tentativas.

Nunca deixe de tentar serve como inspiração para todos aqueles que desejam atingir seus objetivos e realizar seus sonhos, sem se intimidar com a pressão permanente por resultados em um mundo cada vez mais competitivo.

Liderar com o coração: As palavras-chave para o sucesso de um dos maiores treinadores de basquete do mundo

  • Autor: Mike Krzyzewski

Um dos mais respeitados treinadores da história do basquete, Mike Krzyzewski foi bicampeão com a seleção olímpica de basquete dos Estados Unidos e há mais de 30 anos comanda a equipe da Universidade Duke, a mais vitoriosa do basquete universitário americano nas últimas décadas.

Considerado um importante formador de atletas, o lendário Coach K é capaz de extrair o melhor de cada indivíduo em prol do grupo e de conduzir à vitória, temporada após temporada, equipes jovens e em constante mudança.

Em Liderar com o coração, Krzyzewski apresenta as 40 palavras-chave de sua trajetória que utiliza para motivar seus jogadores e transmitir conceitos que vão muito além do basquete.

Por meio das histórias que viveu nas quadras, ele relembra momentos em que cada uma delas foi fundamental para superar situações difíceis.

The Mamba Mentality: How I Play

  • Autor: Kobe Bryant

Depois que deixou as quadras, Kobe Bryant já conquistou um Oscar pelo curta-metragem Dear Basketball. Bem-sucedido também no cinema, o ídolo do Los Angeles Lakers inicia sua trajetória na literatura com The Mamba Mentality.

Em seu livro, Kobe decidiu compartilhar seu vasto conhecimento e compreensão do jogo. Ele leva os leitores a uma jornada sem precedentes até a mente de um dos jogadores de basquete mais inteligentes, analíticos e criativos de todos os tempos.

Pela primeira vez, e em suas próprias palavras, Bryant revela como se preparou mental e fisicamente para não apenas ter sucesso no jogo, mas para se destacar. Os leitores vão aprender como o astro dos Lakers estudava um adversário e como ele canalizava sua paixão pelo jogo, com direito a análises das principais jogadas e partidas de toda a sua carreira.

Os textos são acompanhados pelas fotografias impressionantes de Andrew D. Bernstein, o fotógrafo oficial do Los Angeles Lakers e da NBA.

The Jordan Rules: The Inside Story of Michael Jordan and the Chicago Bulls

  • Autor: Sam Smith

The Jordan Rules é um explosivo best-seller que mudou a maneira como o mundo via um dos maiores atletas da história. O livro revelou pela primeira vez o implacável desejo de Michael Jordan de ganhar tudo e qualquer coisa, a qualquer custo.

Sam Smith teve acesso ilimitado à equipe do Chicago Bulls e seus jogadores durante a temporada de 1991-92, o que contribuiu para trazer a melhor visão de uma das equipas mais lendárias da história do basquete.

Oscar Schmidt: 14 Motivos Para Viver, Vencer e Ser Feliz

  • Autor: Elias Awad

O livro 14 motivos para viver, vencer e ser feliz mostra cada passo dado para por Oscar Schmidt para alcançar várias conquistas e se tornar o maior cestinha da história do basquete.

Depois de encerrar a carreira como atleta, Oscar foi eleito o melhor palestrante do Brasil em 2013 e ainda superou um câncer. Assim, esta é uma ótima oportunidade para quem quer conhecer mais sobre a mentalidade do maior jogador de basquete brasileiro de todos os tempos, dentro e fora das quadras.

Oscar Schmidt: Conquistando o Sucesso

  • Autor: Oscar Schmidt

Em mais um livro sobre o Mão Santa, este é um relato sob a visão do próprio ídolo do esporte brasileiro.

Aos 13 anos de idade, Oscar Daniel Bezerra Schmidt começava sua trajetória no basquete. Aos 19, já integrava a seleção principal do Brasil. Em toda sua carreira, foi um dos maiores colecionadores de recordes do esporte mundial.

Oscar conquistou a admiração do povo brasileiro por seu brilho defendendo a seleção brasileira de basquete por 20 anos e entrou para o Hall da Fama do basquete.

Oscar Schmidt: Conquistando o Sucesso é um relato dessa trajetória na visão do próprio Mão Santa.

Michael Jordan: a história de um campeão e o mundo que ele criou

  • Autor: David Halberstam

Escrito por David Halberstam, o célebre jornalista norte-americano ganhador do Prêmio Pulitzer, esta biografia traça a trajetória completa do maior jogador de basquete de todos os tempos.

O livro relata desde os primeiros arremessos de Michael Jordan na garagem de casa até os dois tricampeonatos da NBA com o Chicago Bulls nos anos 90.

Mas, além disso, Michael Jordan: a história de um campeão e o mundo que ele criou mostra como a indústria e a mídia se desenvolveram na época, junto com Jordan, para criar um novo mundo do consumo e do entretenimento — e como um jovem atleta, com sua incrível determinação de vencer, tornou-se um verdadeiro mito do esporte.

Return of the King: LeBron James, the Cleveland Cavaliers and the Greatest Comeback in NBA History

  • Autor: Brian Windhorst

O que realmente aconteceu quando LeBron James surpreendeu a NBA deixando uma dinastia em potencial em Miami para voltar para casa e jogar pelo Cleveland Cavaliers? Como a maior virada da história da NBA realmente começou e terminou?

Eis a oportunidade para saber essas respostas.

Return of the King leva o leitor para os aviões particulares, para as conversas no vestiário e para os bastidores de uma das maiores histórias do basquete.

Essa história culminou com a conquista do título da NBA  de 2016 pelo Cleveland Cavaliers, depois de iniciar a série final em desvantagem de 3 a 1 para o Golden State Warriors.

O livro ouve todos os personagens envolvidos: os jogadores, os executivos, os agentes e os proprietários, em histórias nunca antes contadas.

When the Game Was Ours

  • Autores: Larry Bird, Earvin Johnson e Jackie MacMullan

A partir do momento em que Larry Bird e Magic Johnson entraram em quadra em lados opostos, eles se envolveram em uma feroz batalha física e psicológica. Os duelos geraram a rivalidade mais atraente da NBA, com Celtics x Lakers, leste x oeste, Old School x Showtime, e até mesmo brancos x negros.

Juntos, Bird e Johnson conquistaram oito campeonatos da NBA, seis prêmios de MVP e ajudaram a salvar a debilitada NBA em seu momento mais crítico. Quando começaram, eles eram rivais, mas, ao longo do caminho, se tornaram amigos de longa data.

When the Game Was Ours transporta os leitores para esta era elétrica de basquete.

Passamos a entender a obsessão de Larry Bird pela vitória e como seus demônios o levaram à quadra.

Já com Magic Johnson, estamos lá no momento em que ele descobre que contraiu o HIV e ouvimos em suas próprias palavras como essa notícia devastadora impactou seus relacionamentos no basquete e além do esporte.

When the Game Was Ours é também uma viagem divertida pelos melhores tempos do basquetebol profissional.

The Book of Basketball: The NBA According to The Sports Guy

  • Autor: Bill Simmons

Bill Simmons, conhecido como The Sports Guy da ESPN.com, escreveu o livro definitivo sobre o passado, o presente e o futuro da NBA.

Desde a antiga questão de quem realmente venceu a rivalidade entre Bill Russell e Wilt Chamberlain até qual time era verdadeiramente o melhor de todos os tempos, Simmons conclui todos os grandes debates sobre o basquete profissional.

Abrangente, autoritário, controverso e hilário, The Book of Basketball oferece a todos os fãs de basquete uma oportunidade ao lado do melhor, mais divertido e mais feroz cronista do esporte.

Dream Team: How Michael, Magic, Larry, Charles, and the Greatest Team of All Time Conquered the World and Changed the Game of Basketball Forever

  • Autor: Jack McCallum

O aclamado jornalista esportivo Jack McCallum oferece a história não contada da maior equipe já formada: a seleção masculina de basquete dos Estados Unidos da Olimpíada de 1992.

McCallum cobriu a jornada do Dream Team desde o início até a cerimônia de medalha de ouro em Barcelona.

O livro oferece uma visão dos bastidores do controverso processo de seleção de jogadores e nos leva às discussões em que os superstars Michael Jordan, Magic Johnson e Larry Bird debatiam os melhores pontos do basquete.

Dream Team recria vividamente o momento em que um grupo excepcional de atletas se reunia e mudava o futuro dos esportes — algo único na história.

The Soul of Basketball: The Epic Showdown Between LeBron, Kobe, Doc, and Dirk That Saved the NBA

  • Autor: Ian Thomsen

Ian Thomsen retrata a NBA como uma sociedade autocorretiva, na qual o jovem LeBron James é forçado a absorver verdades duras infligidas por seus rivais Kobe Bryant, Doc Rivers e Dirk Nowitzki.

The Soul of Basketball conta a história inspiradora do ano mais solitário de LeBron, quando o seu maior inimigo era um improvável imigrante que renovou os ideais do basquete americano.

O livro retrata como os maiores nomes do basquete são conduzidos por algo mais valioso do que dinheiro e fama — uma busca que abrirá caminho para Stephen Curry, Kevin Durant e futuras gerações prosperar.

Basketball: A Love Story

  • Autores: Jackie MacMullan, Rafe Bartholomew e Dan Klores

Inspirada por uma grande série de filmes da ESPN, esta é uma extraordinária história de basquete contada por meio de conversas francas com os grandes ícones do esporte.

Para contar essa história, os aclamados jornalistas Jackie MacMullan, Rafe Bartholomew e Dan Klores embarcaram em uma missão inovadora para entrevistar uma escalação de grandes lendas do basquete.

Pela primeira vez, Kobe, Lebron, Steph Curry, Magic Johnson, Dr. J e Jerry West falaram comoventemente sobre sua maior paixão.

Treinadores icônicos como Phil Jackson e Coach K se abriram como nunca antes.

Bill Russell, Yao Ming, Cheryl Miller e Lisa Leslie explicaram o que realmente os levou a reivindicar seu lugar no jogo.

Basketball: A Love Story é a história que define como o basquete surgiu e o que significa para aqueles que o amam.

Showtime: Magic, Kareem, Riley, and the Los Angeles Lakers Dynasty of the 1980s

  • Autor: Jeff Pearlman

Começando com a chegada de Earvin “Magic” Johnson como a primeira escolha do draft da NBA de 1979, os Lakers jogaram basquete na década de 1980 com entusiasmo, ressaltando o famoso estilo “Showtime”.

As maiores celebridades de Hollywood se alinhavam na quadra e lindas mulheres se reuniam na arena. O melhor de tudo, a equipe foi extremamente vencedora. Entre 1980 e 1991, os Lakers disputaram 9 finais da NBA, com 5 títulos.

Showtime é um relato fascinante de uma das maiores sagas esportivas dos Estados Unidos, desde a notável ascensão da era Showtime até seu final trágico — marcado pelo anúncio de Magic Johnson, em 1991, de que ele havia contraído o HIV.

Golden Days: West’s Lakers, Steph’s Warriors, and the California Dreamers Who Reinvented Basketball

  • Autor: Jack McCallum

Jerry West é o homem que conecta duas das mais brilhantes histórias de campeões da Califórnia na NBA: o Golden State Warriors e o Los Angeles Lakers.

Ex-jogador dos Lakers, Jerry West se tornou um dirigente igualmente vitorioso nos Warriors.

Esses dois períodos são retratados por Jack McCallum em Golden Days, uma história sobre eras de ouro do basquete californiano.

Boys Among Men: How the Prep-to-Pro Generation Redefined the NBA and Sparked a Basketball Revolution

  • Autor: Jonathan Abrams

Boys Among Men é a história, nunca antes contada, dos prodígios de basquete que, de 1995 a 2005, saltaram diretamente do ensino médio para a NBA.

Quando Kevin Garnett chocou o mundo ao anunciar que não iria à faculdade — como se esperava que os jovens prodígios de basquete fizessem — e entrou na NBA em 1995 vindo diretamente do ensino médio, ele abriu caminho para uma geração de jogadores de basquete.

Essa tendência continuaria até que a NBA instituísse um limite de idade em 2005, exigindo que todos os jogadores frequentassem a faculdade ou outro programa de desenvolvimento por pelo menos um ano.

Durante esse período de mais de uma década, a lista de jogadores que deram aquele salto inclui alguns dos jogadores mais celebrados da era moderna: Garnett, Kobe Bryant, LeBron James, Dwight Howard, Tracy McGrady e várias outras estrelas.

Para melhor ou para pior, o rosto da NBA foi mudado para sempre pela geração prep-to-pro.

Unfinished Business: On and Off the Court with the 1990-91 Boston Celtics

  • Autor: Jack McCallum

Na temporada de basquete de 1990/1991, o Boston Celtics era um time em transição, dentro e fora da quadra. Jack McCallum narrou o planejamento da franquia para recrutar substitutos para Larry Bird, já próximo da aposentadoria.

Unfinished Business revela os laços profundos do vestiário e também fornece uma visão interna de uma liga que estava entrando em sua Era de Ouro.

Jail Blazers: How the Portland Trail Blazers Became the Bad Boys of Basketball

  • Autor: Kerry Eggers

No final dos anos 90 e início dos anos 2000, o Portland Trail Blazers foi um dos times mais quentes da NBA. Por quase uma década, eles venceram 60% de seus jogos, chegando à final da Conferência Oeste duas vezes. No entanto, o que aconteceu fora das quatro linhas foi tão inesquecível quanto o que eles fizeram na quadra.

Quando alguém perguntou ao gerente geral da Blazers, Bob Whitsitt, sobre a química de sua equipe, ele respondeu que “nunca estudou química na faculdade”. E com isso, os Bad Boys nasceram. De fato, muitos consideram o período mais negro da história da franquia.

Naquele período, Rasheed Wallace chegou a declarar: “Nós não vamos nos preocupar com o que diabos os fãs pensam sobre nós. Eles realmente não importam para nós. Eles podem nos vaiar todos os dias, mas ainda vão pedir nossos autógrafos se nos virem na rua. É por isso que eles são fãs, e nós somos jogadores da NBA”.

Em Jail Blazers, Kerry Eggers, que cobriu o Trail Blazers durante esta época controversa, volta a compartilhar as histórias dos jogadores, treinadores daquele período turbulento.

Pistol: A Biography of Pete Maravich

  • Autor: Mark Kriegel

Pistol é mais que a biografia de um jogador, é a história de um menino transformado pelo sonho de seu pai — e o custo desse sonho.

O aclamado autor Mark Kriegel, brilhantemente, capturou a saga de uma família americana: sua ascensão, sua aparente ruína e, finalmente, sua redenção.

Com uma média de 44,2 pontos por jogo na Louisiana State University, Pete Maravich estabeleceu recordes que nunca serão quebrados. Mas ainda mais duradouros que os números era a sensação de êxtase que ele proporcionava.

Com a bola nas mãos, Maravich tinha um poder singular de inspirar admiração e infligir constrangimento.

Golden: The Miraculous Rise of Steph Curry

  • Autor: Marcus Thompson

Golden é o primeiro dos livros de basquete a fornecer uma visão ampla de Stephen Curry e a equipe que constrói uma nova dinastia na NBA.

Com acesso sem precedentes, o autor Marcus Thompson faz entrevistas exclusivas com Curry, sua família, seus colegas de equipe, o treinador Steve Kerr e os proprietários dos Warriors.

O livro relata desde a ascensão em quadra do camisa 30 do Golden State Warriors até a relação com sua família, fortemente baseada na fé.

Furious George: My Forty Years Surviving NBA Divas, Clueless GMs, and Poor Shot Selection

  • Autores: George Karl e Curt Sampson

O treinador mais sincero e combativo da história da NBA — e um dos mais bem sucedidos, acumulando mais de 1.175 vitórias — reflete sobre sua vida, sua carreira e suas batalhas dentro e fora da quadra de basquete.

Homem de profunda paixão e intensidade, George Karl conquistou a reputação de bad boy ao jogar pela Universidade da Carolina do Norte, em fama que continuou durante os cinco anos em que defendeu o San Antonio Spurs.

As noites alegres e as brigas de Karl o seguiram em uma carreira de 35 anos como treinador.

George Karl foi contratado e demitido dezenas de vezes. Contando sua história, ele não esconde nada quando fala sobre o jogo que definiu sua vida, incluindo a ganância e o egoísmo, que ele acredita serem características do jogador moderno da NBA.

Karl também revela como aprendeu a lidar com a pressão e os retrocessos com uma resiliência que adquiriu depois de três episódios de câncer.

Contundente e brutalmente honesto, Furious George é tão emocionante, imprevisível e divertido quanto o jogo que definiu a vida de Karl.

LeBron, Inc.: The Making of a Billion-Dollar Athlete

  • Autor: Brian Windhorst

Com oito participações seguidas nas finais da NBA, LeBron James provou ser um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos.

E como Magic Johnson e Michael Jordan antes dele, LeBron também se tornou uma marca global e um empresário que alterou a forma como os atletas profissionais pensam sobre seu valor e usam sua voz.

LeBron, Inc. conta a história da jornada de James no caminho para se tornar um bilionário ícone esportivo — seus sucessos, seus fracassos e as lições ao longo do caminho.

O livro relata ainda a montanha-russa que foi a última temporada de LeBron em Cleveland e a mudança para o Los Angeles Lakers.

Michael Jordan: A Unique Insight into the Career and Mindset of Michael Jordan (What it Takes to Be Like Mike)

  • Autor: Steve James

Vários livros de basquete já foram escritos sobre Michael Jordan. Neste, Steve James fez um estudo sobre a ascensão do maior jogador de todos os tempos até se tornar uma lenda da NBA.

Michael Jordan: a unique insight into the career and mindset of Michael Jordan é um relato incrível das muitas provações que Jordan superou para que pudesse dominar o basquete.

Esta é uma biografia inspiradora, perfeita para qualquer fã do esporte.

Jogando para vencer: A filosofia de sucesso do maior técnico de basquete de todos os tempos

  • Autores: John Wooden e Steve Jamison

John Wooden é conhecido como o treinador que levou o time de basquetebol da UCLA a 88 vitórias consecutivas e à conquista de 10 campeonatos nacionais, sete deles em sequência.

Mas o que poucos sabem é que o homem que obteve esses resultados impressionantes nunca acreditou que o placar seria a medida de seu sucesso.

Para Wooden, sucesso é “a paz de espírito proveniente da consciência de que você fez o maior esforço possível para se tornar o melhor dentro do seu potencial”. Colocar essa ideia em prática foi seu diferencial.

Jogando para vencer apresenta a filosofia de John Wooden e sua Pirâmide do Sucesso.

Depois de conferir esta relação, ainda sentiu falta de algum livro nesta lista? Conte para a gente nos comentários!

E não perca tempo e confira também quais são os 23 melhores livros de futebol americano, os 15 melhores livros de Fórmula 1, os 23 melhores livros de tênis e os 13 melhores de livros de vôlei!

Ficha Técnica
Título
Os 25 melhores livros de basquete: leia histórias incríveis!
Resumo
Confira biografias de jogadores e treinadores, relatos sobre grandes times e análises de como o basquete se tornou um esporte tão cativante!
Autor

Comentários

Salvar