Saiba como foi formado o time de Curry, Klay Thompson, Draymond Green e Kevin Durant, além de curiosidades e toda a história da franquia!

O time mais dominante da NBA, campeão em três das últimas quatro temporadas e recheado de algumas das maiores estrelas do basquete mundial. Esse é o Golden State Warriors.

A equipe da Califórnia contou com o talento de Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green, além da chegada de Kevin Durant, para vencer três títulos desde 2015.

Mas para quem acha que a sala de troféus começou a ser montada agora, não se engane! A equipe já contava com outros três troféus em sua galeria.

Que  tal conhecer todos detalhes da história do Golden State Warriors e algumas de suas curiosidades?

Para começar, vamos te contar que esse não foi o primeiro nome da franquia. Ela nem sequer começou na Califórnia!

Fique com a gente e entenda melhor!

Infográfico: a história do Golden State Warriors

Infográfico do Golden State Warriors

Quer compartilhar essa imagem no seu site ou blog? Basta copiar o código abaixo:

Quando foi criado o Golden State Warriors?

O time da NBA que hoje ostenta o nome de Golden State começou no estado da Pensilvânia. Fundada em 1946, como Philadelphia Warriors, a franquia chegou à Califórnia em 1962, quando adotou o nome San Francisco Warriors. A mudança para Golden State aconteceu somente em 1971.

O nome Golden State, ou “estado dourado”, é uma referência à Califórnia. Já Warriors nada mais é que “guerreiros”. Ou seja, são os Guerreiros do Estado Dourado.

Quando chegaram à Califórnia, os Warriors já haviam sido campeões duas vezes. Por sinal, eles ostentarão para sempre o título de primeiro campeão da história da NBA.

O título da liga em 1947 foi o primeiro de 6 conquistados pela franquia, o que faz dos Warriors o terceiro maior campeão da NBA ao lado do Chicago Bulls, com seis títulos. Além disso, é também o terceiro time que mais vezes chegou à decisão da liga, com 10 participações.

A seguir, vamos te contar detalhes de todos os 6 títulos já conquistados pelo Golden State Warriors. Quem sabe não vem mais por aí?

Quantos títulos da NBA tem o Golden State Warriors?

O Golden State Warriors já foi campeão da NBA em 6 temporadas. Os dois primeiros títulos, em 1947 e 1956, foram ainda como Philadelphia Warriors. O seu terceiro título veio em 1975, já como Golden State Warriors.

Nos últimos anos, o Golden State Warriors tem se consolidado como uma grande potência, graças a Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green, além de Kevin Durant. Foram quatro finais entre 2015 e 2018, com três títulos.

Stephen Curry NBA

Um sinal claro da força da franquia nos últimos anos veio em 2016. Naquela temporada, o Golden State Warriors estabeleceu um recorde histórico na NBA, com 73 vitórias nos 82 jogos da temporada regular — uma vitória a mais que a marca que havia sido estabelecida pelo Chicago Bulls de Michael Jordan.

Todos os títulos do Golden State Warriors e vices

AnoCampeãoPlacar da sérieVice-campeão
1947Philadelphia Warriors4 x 1Chicago Stags
1948Baltimore Bullets4 x 2Philadelphia Warriors
1956Philadelphia Warriors4 x 1Fort Wayne Pistons
1964Boston Celtics4 x 1San Francisco Warriors
1967Philadelphia 76ers4 x 2San Francisco Warriors
1975Golden State Warriors4 x 0Washington Bullets
2015Golden State Warriors4 x 2Cleveland Cavaliers
2016Cleveland Cavaliers4 x 3Golden State Warriors
2017Golden State Warriors4 x 1Cleveland Cavaliers
2018Golden State Warriors4 x 0Cleveland Cavaliers

Quer saber detalhes de como foram conquistados os 6 títulos do Golden State Warriors? A gente te conta!

Primeiro campeão da história da NBA

A NBA foi fundada em 1946. Em sua primeira versão, a liga era chamada Basketball Association of America (BAA) e contava com 11 times: Boston Celtics, Chicago Stags, Cleveland Rebels, Detroit Falcons, New York Knickerbockers, Philadelphia Warriors, Pittsburgh Ironmen, Providence Steamrollers, St Louis Bombers, Toronto Huskies e Washington Capitols.

Primeiro campeão da liga, o Philadelphia Warriors chegou ao título com vitória sobre o Chicago Stags por 4 a 1 na série decisiva. A equipe era liderada por Joe Fulks, que assim como Stephen Curry, se destacava pelos arremessos de 3 pontos.

No ano seguinte, os Warriors chegaram à final novamente, mas perderam a série por 4 a 2 para o Baltimore Bullets, já extinto — posteriormente, um time com o mesmo nome foi criado, quando o atual Washington Wizards passou por lá.

Segundo título dos Warriors na NBA

Ainda como Philadelphia Warriors, a franquia conquistou seu segundo título em 1946, ao vencer a série final por 4 a 1. Quem foi o adversário? O Fort Wayne Pistons, atual Detroit Pistons.

O trio formado pelos membros do hall da fama, Paul Arizin, Tom Gola e Neil Johnston, liderava o Philadelphia Warriors naquela ocasião.

Terceiro título já na Califórnia

Quando se mudaram para a Califórnia, os Warriors adotaram o nome de San Francisco Warriors. Foi assim que eles foram vice-campeões em 1964 e 1967, perdendo as finais para Boston Celtics e Philadelphia 76ers. O terceiro título da franquia já foi como Golden State Warriors.

Em 1975, os Warriors varreram o Washington Bullets (atual Washington Wizards). A vitória por 4 a 0 é considerada uma das mais surpreendentes da história da NBA. E os principais responsáveis por ela foram os jogadores Rick Barry e Jamaal Wilkes e o técnico Al Attles.

Tetracampeonato com os “Splash Brothers”

Foram 40 anos de espera da torcida do Golden State Warriors até o retorno à final da NBA. Depois de recrutar Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green em diferentes edições do draft, a franquia já tinha uma equipe mais sólida e competitiva.

Stephen Curry e Klay Thompson se destacaram pelo excelente aproveitamento de 3 pontos e, por isso, foram apelidados de “Splash Brothers”. Com os arremessos de longe como principal arma, o Golden State Warriors, sob o comando de Steve Kerr, enfrentou o Cleveland Cavaliers de LeBron James na série decisiva e foi campeão com 4 a 2.

O grande destaque daquela série decisiva foi Andre Iguodala, eleito o MVP das finais. Já Curry havia sido o MVP da temporada regular. E o elenco contava também com o brasileiro Leandrinho.

Golden State Warriors campões da NBA em 2015 com Leandrinho

No ano seguinte, os Warriors voltaram a encontrar os Cavaliers na final. Depois de abrir 3 a 1 na série decisiva, a franquia da Califórnia viu o time de LeBron James alcançar uma virada espetacular — foi a primeira vez na história que uma equipe perdeu a final após estar com vantagem de 3 a 1.

É válido lembrar que o Golden State Warriors havia chegado ao recorde de vitórias na temporada regular. Foram 73 triunfos e 9 derrotas nos 82 jogos.

Quinto título do Golden State Warriors na NBA

Após perder a final da temporada anterior, o Golden State Warriors fez a revanche com o Cleveland Cavaliers na decisão de 2017. Daquela vez, a equipe já havia contratado Kevin Durant, que deixou o Oklahoma City Thunder.

Com Durant ao lado de Curry, Thompson e Green, a equipe de Steve Kerr fez 4 a 1 contra os Cavaliers na série decisiva.

Sexto título

Em 2018, o Golden State Warriors foi campeão da NBA pela sexta vez e se igualou ao Chicago Bulls como terceiro time da liga com mais títulos, atrás de Boston Celtics e Los Angeles Lakers.

Pela quarta vez consecutiva, a final da NBA foi disputada entre Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers. Desta vez, o time da Califórnia demonstrou toda sua supremacia com 4 a 0 na série, ou seja, a famosa “varrida”.

Golden State Warriors campeão da NBA

Com os três títulos em quatro anos, o Golden State Warriors estabeleceu uma nova dinastia na NBA. A equipe já é decacampeã de Conferência. Veja, a seguir, quando foram os títulos no Oeste.

Quantos títulos de conferência em o Golden State Warriors?

O Golden State Warriors disputa a Conferência Oeste da NBA, na decisão do Pacífico. Além dos 6 títulos da NBA, a franquia soma 4 vice-campeonatos. Ou seja, são 10 títulos de conferência para os Warriors em sua história: 1947, 1948, 1956, 1964, 1967, 1975, 2015, 2016, 2017 e 2018.

E no que depender dos investimentos dos proprietários da franquia, os Warriors continuarão dominando a Conferência Oeste. Quer saber quem são os donos do time? Continue com a gente!

Quem é o dono do Golden State Warriors?

Joe Lacob é o acionista majoritário do Golden State Warriors. Em 15 de julho de 2010, ele e seu parceiro Peter Guber, do grupo Mandalay Entertainment, pagaram US$ 450 milhões a Chris Cohan, para se tornarem donos da franquia da Califórnia.

Lacob é um investidor de risco bilionário da Kleiner Perkins, enquanto o co-proprietário Peter Guber é um famoso produtor de Hollywood e diretor executivo da Mandalay Entertainment.

Tanto Lacob quanto Guber foram responsáveis pelo dinheiro utilizado na construção da nova arena do Golden State Warriors, que será utilizada a partir da temporada 2019/2020.

Qual é o nome da arena do Golden State Warriors?

Em 7 de abril de 2019, o Golden State Warriors fez seu último jogo de temporada regular como mandante na Oracle Arena, em Oakland. A partir da temporada 2019/2020, a franquia terá uma nova casa: a arena Chase Center, em San Francisco.

Chase Center, nova arenda do Golden State Warriors

A nova casa será propriedade da franquia, enquanto a Oracle Arena era alugada e pertence ao município de Oakland. Para comprar os naming rights por 20 anos, o Chase Bank pagou US$ 300 milhões.

O Chase Center terá capacidade para 18 mil pessoas nos jogos do Golden State Warriors, além de um grande espaço para shows e uma área que pode receber entre 2 mil e 5 mil espectadores para shows menores.

Inicialmente, os Warriors colocaram à venda 14 mil pacotes de ingressos para a temporada. Além de cumprir essa meta, a franquia tem 44 mil pessoas na lista de espera.

O novo ginásio custou bilhões de dólares aos proprietários da franquia, que esperam fazer da nova arena uma referência na NBA. “O Chase Center deve ser um lar adequado para o melhor time de basquete do planeta, e queremos que todos os esportistas de classe mundial pensem que o currículo não está completo até que eles joguem aqui”, Rick Welts, chefe de operações da Warriors.

Se a expectativa dos dirigentes se confirmar, mais grandes jogadores se juntarão ao rol de grandes estrelas que defenderam o Golden State Warriors. Quer saber quem foram os principais nomes da história da franquia? A gente te conta!

Quem são os maiores jogadores da história do Golden State Warriors?

Stephen Curry, Klay Thompson, Draymond Green, Kevin Durant… Algumas das principais estrelas da NBA ajudaram a construir a dinastia do Golden State Warriors nos últimos anos. Mas outros craques já haviam defendido a franquia e eternizado seus nomes no Hall da Fama. Esse é o caso, por exemplo, de Wilt Chamberlain.

Wilt Chamberlain

Wilt Chamberlain marcou 100 pontos em um jogo da NBA

Em 1959, o então Philadelphia Warriors draftou Wilt Chamberlain, que não demorou para demonstrar que seria um dos maiores jogadores da história da NBA. Em 2 de março de 1962, em um jogo disputado em Hershey, na Pensilvânia, Chamberlain marcou 100 pontos contra o New York Knicks.

Porém, Wilt Chamberlain não chegou a ser campão da NBA pelos Warriors. Na temporada 1964-1965, a franquia o trocou com o Philadelphia 76ers por Connie Dierking, Lee Shaffer, Paul Neumann e US$ 150.000. Naquela edição, os Warriors venceram apenas 17 jogos.

Nos 76ers e, posteriormente, no Los Angeles Lakers, Wilt Chamberlain  continuou fazendo história. Com 31.419 pontos, ele é o sexto maior pontuador da história da NBA. Além disso, alcançou a marca de 50,4 pontos por jogo em uma única temporada (1961-62) e é o jogador que mais pegou rebotes em um jogo: 55. Por quatro vezes, foi eleito o MVP da NBA.

A camisa 13 usada por Wilt Chamberlain é um dos números aposentados pelo Golden State Warriors e que jamais serão usados por outros jogadores. Esse é o caso também de Chris Mullin.

Chris Mullin

Chris Mullin no Golden State Warriors

Em 1985, o Golden State Warriors draftou Chris Mullin na sétima escolha da primeira rodada. O antigo camisa 17 defendeu a franquia até 1997, quando foi para o Indiana Pacers.

Como uma estrela dos Warriors, Mullin não conseguiu levar o time a títulos da NBA, mas ele conquistou marcas importantes. Por cinco temporadas consecutivas, de 1988 até 1993, marcou em média 25 ou mais pontos e 5 rebotes.

Em 1992, ele fez parte do Dream Team, que levou os Estados Unidos à conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona.

Rick Barry

Rick Barry no Golden State Warriors

Selecionado oito vezes para o All-star Game e cinco vezes para o time ideal da temporada da NBA, Rick Barry foi campeão com o Golden State Warriors na temporada 1974/75 e ainda teve sua camisa número 24 aposentada pela franquia.

Em 1975, Rick Barry foi o MVP das finais e, em 1987, foi incluído no Naismith Memorial Basketball Hall of Fame.

Nate Thurmond

Nate Thurmond Golden State Warriors

Nate Thurmond defendeu o Golden State Warriors entre 1963 e 1974 e teve sua camisa 42 aposentada pela franquia — o mesmo foi feito pelo Cleveland Cavaliers, time que ele defendeu no fim da carreira.

Considerado um dos melhores alas-pivôs da NBA nas décadas de 60 e 70, Thurmond foi introduzido no Hall da Fama do Basquetebol em 1985.

Stephen Curry

Stephen Curry em lance entre Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers na NBA

Stephen Curry foi o primeiro dos grandes jogadores da dinastia construída pelo Golden State Warriors a se juntar à franquia. Ele foi escolhido como a sétima escolha geral do draft de 2009 da NBA.

Depois de sofrer com muitas lesões em suas primeiras temporadas na NBA, o camisa 30 se consolidou como uma das principais estrelas da liga, principalmente pela sua gigantesca capacidade de acertar bolas de 3 de praticamente qualquer lugar da quadra. Ele já é o jogador com mais cestas de 3 na história dos playoffs.

Em 2016, Stephen Curry foi o primeiro MVP unânime da história da NBA. Seu rendimento de arremessos de longa distância era tão absurdo que alguns membros da liga chegaram a cogitar mudanças nas regras do basquete, colocando a linha de 3 pontos mais afastada ou criando uma cesta de 4 pontos.

O camisa 30 já havia sido escolhido o melhor jogador da temporada anterior.

Klay Thompson

Klay Thompson

Quando Klay Thompson foi selecionado na 11ª escolha no Draft de 2011, o Golden State Warriors ganhou outro exímio arremessador de 3 para jogar ao lado de Curry. Logo, eles foram apelidados de “Splash Brothers”.

O camisa 11 se tornou uma das referências dos Warriors, passou a ser lembrado frequentemente para o All-Star Game, foi campeão mundial e olímpico pelos Estados Unidos e foi tricampeão da NBA. Por enquanto!

Draymond Green

Draymond Green Golden State Warriors

Draymond Green é uma daquelas escolhas no draft para uma franquia se orgulhar. Ele foi apenas o 35º jogador selecionado no draft de 2012 e se tornou outro pilar da franquia da Califórnia.

Reconhecido pelo alto poder de marcação, ele foi escolhido o melhor jogador de defesa da NBA em 2017. Green é ainda capaz de jogar em várias posições e ajudou a Seleção dos Estados Unidos a ganhar a medalha de ouro no torneio de basquete nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

Kevin Durant

Kevin Durant Golden State Warriors

O Golden State Warriors já era uma das principais potências dos últimos anos quando assinou com Kevin Durant. O MVP da temporada 2013/2014 preferiu seguir para a Califórnia e desfazer a dupla com Russell Westbrook no OKC.

Durant chegou aos Warriors em 2016 e, desde então, conquistou dois anéis de campeão da NBA. Ele ainda mostrou seu poder de decisão ao ser o MVP das finais tanto em 2017 quanto em 2018.

Pelos Estados Unidos, além de um mundial, Kevin Durant tem duas medalhas de ouro em Jogos Olímpicos.

Além de Durant, o Golden State Warriors fez mais uma aquisição de peso na temporada 2018/2019, com a chegada do pivô DeMarcus Cousins. A contratação com um vínculo de um ano fez o time alcançar algo que jamais sido feito na NBA: a reunião de 5 jogadores All-Star!

Dono da melhor campanha do Oeste na temporada regular em 2018/2019, os Warriors são os grandes favoritos ao título, mais uma vez. Não é à toa que o Golden State Warriors é o time mais popular do Brasil para muitos que acompanham a NBA.

Você é um fã da franquia da Califórnia ou torce pelo fim dessa dinastia? Seja qual for a sua resposta, não perca tempo e saiba tudo sobre os 30 times da NBA!

Ficha Técnica
Título
Golden State Warriors: história, recordes e títulos
Resumo
O time da NBA que hoje ostenta o nome de Golden State começou no estado da Pensilvânia. Fundada em 1946, como Philadelphia Warriors, a franquia chegou à Califórnia em 1962, quando adotou o nome San Francisco Warriors. A mudança para Golden State aconteceu somente em 1971.
Autor

Comentários

Salvar