Saiba tudo sobre Stephen Curry, astro do Golden State Warriors: prêmios de MVP, grandes conquistas e sua história na NBA

Apelidado de “bonequinho assassino” durante transmissões da NBA na televisão brasileira, Stephen Curry leva essa alcunha justamente por conta de sua letalidade dentro das quadras.

O armador do Golden State Warriors é um dos melhores jogadores do atual momento da NBA e principal jogador de uma das grandes franquias da atualidade.

Para conhecer mais sobre esse grande astro do basquete, é só conferir o conteúdo a seguir! Aqui falaremos de sua história, títulos, sua importância para o basquete atual, curiosidade e muito mais!

Quem é Stephen Curry?

Stephen Curry sorrindo
Stephen Curry, armador do GSW

Wardell Stephen Curry II, ou apenas Stephen Curry, é um jogador profissional de basquete, e atualmente joga como armador do Golden State Warriors. Nascido em Akro, cidade localizada no condado de Ohio, em 14 de março de 1988, o armador atingiu o status de uma das principais estrelas da NBA.

Stephen Curry defende as cores do Golden State Warriors desde seu início como jogador profissional da NBA, em 2009. Desde então, já foram três títulos conquistados, em cinco finais de campeonato disputadas, o que o torna um dos jogadores mais vencedores da Franquia. 

Como Stephen Curry começou no basquete

Stephen Curry em Davidson
Stephen Curry jogando pelo Davidson College

Buscando seguir os passos do pai, Wardell Stephen Curry I ou Dell curry, como é conhecido, que foi jogador da NBA durante 16 anos, entre o final da década de 80 até o começo da década de 2000, Stephen Curry sempre teve o sonho de se tornar jogador de basquete profissional.

Para isso, Stephen Curry deu seus primeiros passos no basquete em pequenas instituições. No colégio, frequentava a Charlotte Christian School, escola particular localizada em Charlotte na Carolina do Norte. A escola disputa a NCISAA e tem 3 títulos conquistados, nenhum com o astro norte-americano. 

Já na universidade, Curry disputou durante 3 anos, de 2006 até 2009, a NCCA, principal liga universitária de basquete norte-americano. A equipe escolhida foi a Davidson Wildcats, representando o Davidson College.

O astro, que já utilizava a camisa 30 de Davidson, passou a chamar a atenção principalmente no último ano de disputa, quando liderou a equipe até as quartas de finais do torneio, se destacando pela sua pontuação e pelo acerto nos arremessos da linha de três pontos.

Como começou a história de Stephen Curry na NBA

Stephen Curry começando
Stephen Curry no ínicio da sua carreira na NBA

Stephen Curry foi draftado pelo Golden State Warriors como a sétima escolha do draft de 2009, seleção que foi marcada também pelo início da carreira de grandes astros como Blake Griffin (1ª), James Harden (3ª) e DeMar DeRozan (9ª). 

Em seu primeiro ano como jogador profissional já era possível perceber que uma grande promessa estava surgindo. Na época, com 21 anos, Stephen Curry participou de 80 jogos da temporada regular, marcando 1.399 pontos no total e dando 472 assistências, números bastante relevantes para um calouro da NBA. 

A grande temporada fez com que Stephen Curry fosse vice-campeão da disputa de novato do ano, vencido por Tyreke Evans. Na temporada de estreia, Stephen Curry pôde mostrar seu talento e revelar uma das suas principais características, o arremesso de 3 pontos

Apesar da qualidade individual do jovem talento, a franquia de Golden State não tinha grande relevância na época. Stephen Curry continuou aprimorando seu jogo e se destacando individualmente nas temporadas seguintes, mas a franquia demorou a engrenar. 

Times e temporadas de Stephen Curry

Stephen Curry Warriors
Curry atuou apenas pelo Golden State Warriors na NBA

Draftado para jogar a temporada de 2009-2010 pelo Golden State Warriors, time californiano, o astro norte-americano se mantém fiel a equipe até os dias de hoje. Dessa forma, Stephen Curry terminou sua 11ª temporada pela equipe e se consolidou como um dos maiores nomes da franquia.

Após um começo difícil e sem muito estrelato, principalmente por conta da falta de companheiros à altura, a carreira de Stephen Curry no time de San Francisco decolou juntamente com a chegada de seus principais companheiros durante sua trajetória na equipe.

Em 2011, o ala-armador Klay Thompson foi draftado e se tornou o principal parceiro de Stephen Curry, e os dois receberam o apelido de “Splash Brothers”, referência ao som da bola quando ela entra diretamente na cesta, característica marcante da dupla.

No ano seguinte, em 2012, Draymond Green foi draftado pela franquia, formando um dos principais trios da história da NBA. A partir disso, a equipe começou a ganhar mais destaque e força e, já nesta temporada, voltou a frequentar os playoffs após 7 anos de ausênciaa, avançando até a segunda rodada quando foi eliminada pelo San Antonio Spurs.

Na temporada 2013-2014, com os calouros Green e Thompson mais rodados, e Stephen Curry obtendo sua maior média de pontos até então, 24,0 pontos por jogo, o Golden State Warriors mostrava seu potencial, e fez jogo duríssimo contra os Los Angeles Clippers na primeira rodada dos playoffs, quando foi eliminado no sétimo jogo. 

Foi a partir da temporada 2014-2015 que o time liderado por Stephen Curry se tornou uma grande potência da atualidade, disputando 5 finais seguidas da principal competição de basquete do mundo e conquistando 3 troféus.

A seguir, detalharemos mais a fundo as conquistas de Stephen Curry no time de San Francisco, fato que torna Stephen Curry um dos jogadores mais vencedores da história da NBA. 

Quais os títulos de Stephen Curry na NBA?

Depois de alguns anos de evolução, Stephen Curry e a franquia do Golden State Warriors finalmente conseguiram se colocar entre os melhores do basquete e se sagraram campeões da NBA na temporada 2014-2015. Depois disso, foram mais 4 finais seguidas e mais dois títulos conquistados, nas temporadas 2016-2017 e 2017-2018.

Primeiro título de Stephen Curry

Stephen Curry Campeão da NBA
Primeiro título conquistado por Stephen Curry pelos Warriors

A primeira conquista de Stephen Curry veio na sua quinta temporada como jogador profissional de basquete. Junto de Klay Thompson e Draymond Green como principais jogadores da campanha, e com a chegada de Andre Iguodala, a equipe foi dominante. 

O time da Califórnia foi o primeiro colocado da Divisão Oeste durante a temporada regular, com 67 vitórias e 15 derrotas. Stephen Curry foi o principal pontuador da equipe, com média de 23,8 pontos por jogo, comandando a equipe para o título da divisão e com o astro sendo eleito MVP da temporada. 

Nos playoffs, a equipe se mostrou ainda mais consolidada. Passou por cima das franquias do New Orleans Pelicans, Memphis Grizzlies e Houston Rockets nos confrontos da conferência, chegando para disputar seu segundo título diante do Cleveland Cavaliers, que contava com a volta do astro Lebron James.

Na final, o jogo coletivo e as grandes atuações de Stephen Curry e de Andre Iguodala, que se consagrou MVP das finais, foram determinantes para a conquista do segundo título da NBA da equipe californiana e o primeiro de Stephen Curry. 

Na pós-temporada, Stephen Curry teve números ainda melhores do que na temporada regular, mantendo uma média de 28,3 pontos por jogo em 21 partidas disputadas, sendo essa a sua maior média de pontos em playoffs de toda a sua carreira.

Segundo título de Stephen Curry

Segundo titulo de Curry
Stephen Curry beijando seu segundo troféu da NBA

O primeiro título conquistado, na temporada 2014-2015, deu início a uma série de 4 temporadas seguidas de disputa das finais entre Golden State e Cavaliers, e Stephen Curry x Lebron James. 

Na temporada 2015-2016, a equipe de Cleveland se saiu melhor, vencendo o time de Curry no jogo 7, mesmo depois de estar perdendo por 3 a 1. 

Na temporada seguinte, o Golden State Warriors contava com a chegada do astro Kevin Durant, que buscava seu primeiro título da NBA. A contratação tornou o time ainda mais dominante, com números impressionantes nas bolas de três pontos, marca da equipe na temporada.

Na temporada regular, mais uma campanha avassaladora, repetindo os números do título conquistado na temporada retrasada, com 67 vitórias e 15 derrotas. Curry manteve uma média de 25,3 pontos por partida, em 79 jogos disputados, sendo essa a maior média da equipe.

Na pós-temporada, uma campanha devastadora. A equipe venceu no jogo 4 nos três confrontos, contra Portland Trail Blazers, Utah Jazz e San Antonio Spurs na final da conferência.

Na decisão, a equipe encantou o mundo com o quarteto mágico da equipe, comandado pelo astro Stephen Curry. A franquia se sagrou tricampeã, vencendo a série por 4 a 1, sendo esse o segundo título de Curry na carreira.

Terceiro título de Stephen Curry

Terceiro título Stephen Curry
Curry e os seus companheiros comemorando mais uma conquista

O último título conquistado pelo melhor armador da década veio na temporada seguinte, em 2018.  A equipe recebeu o reforço de DeMarcus Cousins e conseguiu montar um quinteto titular só com jogadores que haviam participado do All-Star Game da NBA.

Apontada como favorita unânime para o título, a equipe não obteve o mesmo sucesso dos últimos anos na temporada regular, terminando em segundo lugar, atrás do Houston Rockets, comandado pela extraordinária temporada de James Harden.

Nos playoffs, obteve vitória tranquila nos dois primeiros jogos, vencendo Spurs e Pelicans, ambos no jogo 5. Na disputa pelo título da conferência, o Golden State Warriors teve dificuldades, mas bateu a equipe de Houston no jogo 7, com Stephen Curry e Kevin Durant combinando para 61 pontos.

Na disputa pelo quarto título da franquia e o segundo consecutivo, a equipe comandada por Stephen Curry, que foi o maior pontuador do time em 3 jogos, não teve dificuldades e varreu o Cleveland Cavaliers de Lebron James, com placar de 4 a 0.

Esse foi o último título de Curry até o momento e também do Golden State Warriors. Na temporada 2018-2019, a equipe chegou até a final novamente, mas foi derrotada pelo elenco do Toronto Raptors, liderado pelo monstruoso Kawhi Leonard.

Finais de Stephen Curry na NBA

Ano Campeão Placar da série Vice Campeão
2015-2016 Golden State Warriors 4×2 Cleveland Cavaliers
2016-2017 Cleveland Cavaliers 4×3 Golden State Warriors
2017-2018 Golden State Warriors 4×1 Cleveland Cavaliers
2018-2019 Golden State Warriors 4×0 Cleveland Cavaliers
2014-2015 Toronto Raptors 4×2 Golden State Warriors

Títulos de Stephen Curry na NBA

  • 2015, pelo Golden State Warriors
  • 2017, pelo Golden State Warriors
  • 2018, pelo Golden State Warriors

Títulos de Stephen Curry pela Seleção dos Estados Unidos

  • Ouro com a seleção norte-americana – Mundial de 2010 na Turquia
  • Ouro com a seleção norte-americana – Mundial de 2014 na Espanha 

Veja conteúdos além do basquete! Confira também:

Prêmios de Stephen Curry

  • Três vezes campeão da NBA: 2015, 2017 e 2018;
  • MVP da temporada 2015 e 2016;
  • Maior cestinha da temporada 2015;
  • 6 vezes escolhido para o All Star Game da NBA: 2014, 2015, 2016, 2017, 2018;
  • Líder em bolas de 3 em 5 temporadas da NBA: 2013, 2014, 2015, 2016, 2017;
  • Líder em roubadas de bola na temporada de 2016
  • Campeão do torneio de 3 pontos do NBA All-Star Weekend em 2015.

Estatísticas e números de Stephen Curry

Temporada Regular

Ano Pontos  Assistências Rebotes
2009-2010 17,5 5,9 4,5
2010-2011 18,6 5,8 3,9
2011-2012 14,7 5,3 3,4
2012-2013 22,9 6,9 4,0
2013-2014 24,0 8,5 4,3
2014-2015 23,8 7,7 4,3
2015-2016 30,1 6,7 5,4
2016-2017 25,3 6,6 4,5
2017-2018 26,4 5,2 5,3
2018-2019 27,3 5,2 5,3
2019-2020 20,8 6,6 5,2

Pós-temporada

Ano Pontos Assistências Rebotes
2012-2013 23,4 8,1 3,8
2013-2014 23,0 8,4 3,6
2014-2015 28,3 6,4 5,0
2015-2016 25,1 5,2 5,5
2016-2017 28,1 6,7 6,2
2017-2018 25,5 5,4 6,1
2018-2019 28,2 5,7 6,0

Você pode conferir as estatísticas completas e aprofundadas de Stephen Curry no site oficial da NBA.

Recordes de Stephen Curry

  • Maior número de bolas de três convertidas em playoffs: 470
  • Maior número de bolas de três convertidas em uma temporada regular: 402
  • Maior pontuação em uma prorrogação: 17 pontos
  • Maior número de bolas de três convertidas em uma final: 9
  • Maior sequência de jogos na temporada regular com ao menos uma bola de três convertida: 157
  • Maior sequência de jogos consecutivos em  playoffs acertando convertendo uma bola de três: 90
  • Maior pontuador em arremessos de três pontos da história do Golden State Warriors:  2.883

Qual o salário de Stephen Curry?

Stephen-Curry
Em 2017, Curry assinou o maior contrato da história da NBA

Assim como os dos grandes astros do basquete norte-americano, o salário de Stephen Curry é astronômico. Os valores já eram consideráveis até 2017, mas ficaram ainda maiores quando ele assinou o maior contrato da história da NBA, 201 milhões de dólares por cinco anos.

Confira a tabela dos salários por temporada:

Ano Equipe Salário
2009-2010 Golden State Warriors US$ 2.710.560
2010-2011 Golden State Warriors US$ 2.913.840
2011-2012 Golden State Warriors US$ 3.117.120
2012-2013 Golden State Warriors US$ 3.958.742
2013-2014 Golden State Warriors US$ 9.887.642
2014-2015 Golden State Warriors US$ 10.629.213
2015-2016 Golden State Warriors US$ 11.370.786
2016-2017 Golden State Warriors US$ 12.112.359
2017-2018 Golden State Warriors US$ 34.682.550
2018-2019 Golden State Warriors US$ 37.457.154
2019-2020 Golden State Warriors US$ 40.231.758
2020-2021 Golden State Warriors US$ 43.006.362
2021-2022 Golden State Warriors US$ 45.780.966

Biografia e Curiosidades de Stephen Curry

  • Nome Completo: Wardell Stephen Curry II
  • Data de Nascimento: 14 de março de 1988
  • Local de Nascimento: Akron, Ohio, EUA
  • Altura: 1,91 m 
  • Peso: 84 kg

Curiosidades de Stephen Curry

Todo astro ou celebridade tem alguma curiosidade, seja na sua vida pessoal ou na sua carreira. Conheça algumas das curiosidades sobre a vida e a carreira de Stephen Curry!

Conterrâneo de LeBron James

Curry e Lebron
Rivais nas quadras, Curry e LeBron tiveram caminhos semelhantes

Talvez os dois principais jogadores de basquete da atualidade são conterrâneos. Stephen Curry e LeBron James, astro do Los Angeles Lakers, nasceram na mesma cidade. E pasmem: eles nasceram exatamente no mesmo hospital.

Outra curiosidade relacionada aos dois é que LeBron James foi assistir a um dos jogos de Stephen Curry quando ele ainda jogava por Davidson. Há pouco tempo o astro fez a seguinte revelação em seu twitter:  “Não era apenas um garoto pra mim. Eu sabia que ele era especial, e foi por isso eu fui ve-lo de perto e pessoalmente”.

Religiosidade

Tenis Stephen Curry
Frase religiosa estampada nos calçados de Curry

Stephen Curry é uma pessoa bastante religiosa. Em seus tênis, que ele utiliza durante as partidas, está grafado o número “4:13”, que representa sua passagem favorita da Bíblia. Filipenses 4:13, “Tudo posso naquele que me fortalece”.

Família de jogadores

Irmãos Curry e seu pai
Stephen Curry com o irmão Seth Curry e o pai Dell Curry

Muitos de nós tentamos seguir os passos de nossos pais, principalmente nas carreiras. Com Stephen Curry e com o seu irmão Seth Curry, isso não foi diferente.

O pai dos irmãos Curry, Dell Curry, foi jogador profissional de basquete durante 16 anos. O ala-armador atuou no fim da década de 80 até o começo da dos anos 2000, passando por Utah Jazz, Cleveland Cavaliers, Charlotte Hornets, Milwaukee Bucks e Toronto Raptors.

Os filhos de Dell Curry, Seth Curry e Stephen Curry, conseguiram seguir os passos do pai. Enquanto Stephen é o grande destaque do Golden State Warriors, o irmão já rodou por diversos times e atualmente joga no Dallas Mavericks. Eles nunca atuaram juntos na NBA. 

A curiosidade é que ambos seguiram também o estilo do pai, que se destacava pelos arremessos certeiros da linha de 3 pontos. Stephen Curry coleciona recordes nesse tipo de arremesso e tem seu pai como a principal referência.

Bom, será que o astro vai conseguir levar o Golden State Warriors para conquistas de títulos novamente? Deixe seu comentário!

E venha conferir mais histórias sobre os astros da NBA:

*Última atualização em 14 de outubro de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin