A história do Charlotte Hornets ainda não é repleta de títulos, mas é uma das mais curiosas de toda a NBA.

Fique com a gente para saber todos os detalhes da franquia!

Quando foi criado o Charlotte Hornets?

O Charlotte Hornets foi criado em 1988, mas a sua história envolve o surgimento de outra franquia e uma mudança de sede.

Em 2002, o então dono dos Hornets, George Shinn, decidiu deixar a antiga sede da franquia e buscar uma nova casa. A escolha foi por Nova Orleans. E, assim, nasceu o New Orleans Hornets.

Quando Shinn decidiu levar sua franquia para Nova Orleans, a NBA concedeu autorização para que Charlotte tivesse um novo time. O Charlotte Bobcats foi criado e passou a disputar a liga em 2004.

Já em 2013, o New Orleans Hornets mudou de nome, adotando New Orleans Pelicans em homenagem ao pássaro oficial do estado de Louisiana, o pelicano.

Foi a partir dessa mudança de nome da equipe de Nova Orleans que ressurgiu o Charlotte Hornets.

Quando o New Orleans Hornets mudou de nome e passou a se chamar New Orleans Pelicans, o astro Michael Jordan, dono do Charlotte Bobcats, solicitou à NBA que os Bobcats passassem a adotar o nome Charlotte Hornets. 

O pedido foi aceito e a franquia herdou, além do nome, as cores e todas as estatísticas do antigo Charlotte Hornets.

Por isso, hoje temos o New Orleans Pelicans, originário do antigo Charlotte Hornets, e um novo Charlotte Hornets, que foi o Charlotte Bobcats entre 2004 e 2014.

Em 2023, Michael Jordan decidiu por vender o clube por cerca de 3 bilhões de dólares. Atualmente, o ex-jogador seguirá as atividades na franquia, mas agora como sócio minoritário.

O Charlotte Hornets agora pertence a Gabe Plotkin e Rick Schnall, o primeiro já é sócio minoritário da equipe, enquanto que o segundo vai se juntar agora ao Hornets.

Qual a cidade e o estado do Charlotte Hornets?

O Charlotte Hornets é uma franquia de Charlotte, a cidade mais populosa do estado da Carolina do Norte.

Entre as principais ligas esportivas dos Estados Unidos, além dos Hornets na NBA, Charlotte tem o Carolina Panthers na NFL.

Qual o nome da arena do Charlotte Hornets?

Spectrum Center
Spectrum Center é a casa do Charlotte Hornets na NBA

A arena que recebe os jogos do Charlotte Hornets em casa na NBA é o Spectrum Center. Inaugurada em outubro de 2005, custou US$ 260 milhões e tem capacidade para 19 mil pessoas.

Qual conferência disputa o Charlotte Hornets?

O Charlotte Hornets disputa a Conferência Leste da NBA. A franquia está na Divisão Sudeste, ao lado de Atlanta Hawks, Miami Heat, Orlando Magic e Washington Wizards.

Você ama outros esportes além do Basquete? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Quem é o dono do Charlotte Hornets?

O Charlotte Hornets deixou de ser do astro Michael Jordan para agora passar para Gabe Plotkin e Rick Schnall. Plotkin já era membro minoritário da equipe, enquanto que o Schnall era membro do Atlanta Hawks.

Ao todo, MJ ficou no comando da equipe por 13 anos e vai receber um lucro estimado de  2,7 bilhões de dólares (R$ 13 bilhões). O astro do Chicago Bulls ainda vai continuar na equipe, mas agora como sócio minoritário.

Enquanto esteve à frente da administração do time, o Charlotte Hornets chegou a apenas duas vezes nos playoffs da NBA, mas não conseguiu vencer nenhuma série.

Quantos títulos da NBA tem o Charlotte Hornets?

O Charlotte Hornets não tem títulos da NBA em sua história. A franquia ainda busca sua primeira participação na decisão do campeão da liga.

Somente 6 franquias ainda não disputaram a final da NBA. Além de Hornets, Pelicans e Clippers, que não estiveram em finais de conferência até 2019, Denver Nuggets, Minnesota Timberwolves e Memphis Grizzlies não chegaram à disputa do título da liga.

Maiores jogadores da história do Charlotte Hornets

  • Larry Johnson
  • Glen Rice
  • Alonzo Mourning
  • Dell Curry
  • Kemba Walker

O Charlotte Hornets jamais chegou à final da NBA, mas grandes jogadores defenderam a franquia ao longo de sua história. No draft, a franquia recrutou Larry Johnson, Alonzo Mourning e Kemba Walker. Já Glen Rice e Dell Curry foram contratados em trocas e também se destacaram.

Larry Johnson

Larry Johnson Charlotte Hornets
Larry Johnson foi selecionado pelo Charlotte Hornets no draft de 1991

Larry Johnson foi a primeira escolha geral do draft de 1991. Em sua primeira temporada, ele foi escolhido o melhor novato da NBA. O ala-pivô esteve em duas edições do All-Star Game.

Alonzo Mourning

Alonzo Mourning Charlotte Hornets
Alonzo Mourning iniciou sua trajetória na NBA no Charlotte Hornets

Um ano depois de draftar Larry Johnson, os Hornets recrutaram Alonzo Mourning na segunda escolha de 1992. Ele permaneceu na franquia até 1995, trocado com o Miami Heat, onde se tornou ídolo e foi campeão da NBA em 2006.

Glen Rice

Na troca que enviou Mourning para o Miami Heat, a franquia de Charlotte recebeu Glen Rice. Em sua passagem pelos Hornets, ele esteve em três edições do All-Star Game e foi o MVP do Jogo das Estrelas de 1997.

Dell Curry

Dell Curry
Dell Curry é o segundo maior cestinha da história do Charlotte Hornets

Dell Curry chegou ao Charlotte Hornets em 1988 e permaneceu na franquia até 1998. Mais conhecido atualmente por ser o pai de Stephen Curry, astro do Golden State Warriors, ele se aposentou como o maior pontuador da história dos Hornets, com 9.839 pontos.

Kemba Walker

Kemba Walker Charlotte Hornets
Kemba Walker deixou os Hornets em 2019 como recordista de pontos da história da franquia

O recorde de pontos de Dellu Curry foi superado por Kemba Walker. O armador foi recrutado na nona escolha do draft de 2011 e foi três vezes All-Star. Maior cestinha dos Hornets, deixou a franquia em 2019, para defender o Boston Celtics.

Curiosidades do Charlotte Hornets

Kobe Bryant draft Charlotte Hornets
Kobe Bryant foi selecionado pelo Charlotte Hornets antes de ser trocado com o Los Angeles Lakers

Você sabia que Kobe Bryant, pentacampeão da NBA pelo Los Angeles Lakers, foi recrutado pelo Charlotte Hornets?

Em 2006, os Hornets escolheram Kobe Bryant na 13ª escolha do draft da NBA. Porém, logo em seguida, a franquia fez uma troca com os Lakers e recebeu o pivô sérvio Vlade Divac.

Divac jogou apenas duas temporadas pelo time de Charlotte.

Outra curiosidade sobre o Charlotte Hornets está atrelada a um triste episódio. 

Em toda a sua história, a franquia aposentou apenas uma camisa, no número 13 que era utilizado pelo armador Bobby Phills.

O Charlotte Hornets aposentou o número de Phills em 9 de fevereiro de 2000, depois de ele morrer em um acidente de carro em Charlotte. 

Vá além do mundo do Basquete! Confira também nossos outros conteúdos:

Recordes do Charlotte Hornets

Elenco do Charlotte Hornets em 2023/2024

Comissão técnica do Charlotte Hornets em 2022/2023

  • Técnico: Steve Clifford 
  • Assistentes: Marlon Garnett, Norm Richardson, Jay Hernandez, Nick Friedman, Bruce Kreutzer, Ty Corbin, Bob Beyer, Rex Walters.

Uniformes do Charlotte Hornets

Artigos esportivos do Charlotte Hornets

Os torcedores do Charlotte Hornets têm à disposição diversos produtos licenciados pela franquia, desde bonés até kits de churrasco. Assim, eles podem acompanhar os jogos da equipe na NBA usando a marca do time!

Camiseta do Charlotte Hornets

Camiseta do Charlotte Hornets

Se você torce para o time de Charlotte, eis sua chance de ter uma camiseta com as cores da franquia!

Boné do Charlotte Hornets

Boné do Charlotte Hornets

O boné remete ao estilo dos grandes fãs da NBA e traz gráficos inspirados em uma das mais tradicionais equipes da liga.

Chaveiro do Charlotte Hornets

Chaveiro do Charlotte Hornets

É fã dos Hornets? Que tal usar um chaveiro especial de seu time?

Jaqueta do Charlotte Hornets

Jaqueta do Charlotte Hornets

Os torcedores dos Hornets podem se proteger do frio e ainda vestirem as cores do time de Charlotte.

Relógio do Charlotte Hornets

Relóogio do Charlotte Hornets

Produzido com base em Acrílico Cristal, corte a laser e impressão digital, o relógio é pra quem quer colocar na parede do escritório, do quarto ou da cozinha.

Caneca do Charlotte Hornets

Caneca do Charlotte Hornets

Não importa se você prefere uma cerveja ou outra bebida, também estão disponíveis canecas dos times da NBA.

Porta Copo do Charlotte Hornets

Porat copo do Charlotte Hornets

Gostou da caneca e quer proteger seus móveis contra manchas?

No melhor estilo, leve também este para acompanhar, os fãs dos Hornets podem aproveitar porta copos com estamparia digital por sublimação de alta resolução.

Almofada do Charlotte Hornets

Almofada do Charlotte Hornets

A almofada, produzida em tecido 100% poliéster com estamparia digital por sublimação de alta resolução, é outro produto licenciado pela franquia da Carolina do Norte para os seus fãs.

Capinha para celular do Charlotte Hornets

Capinha de celular do Charlotte Hornets

Os fãs da franquia também podem personalizar seus celulares. 

Kit churrasco do Charlotte Hornets

Kit churrasco do Charlotte Hornets

O Charlotte Hornets também licencia produtos para quem gosta de ver os jogos com direito a uma confraternização. O Kit Churrasco acompanha garfo e faca trinchantes.

Melhor de todos os tempos como jogador, Michael Jordan tenta agora se tornar um dirigente vitorioso. A história do Charlotte Hornets carece de conquistas. Será que vai demorar muito para vermos os primeiros títulos?

Enquanto aguarda pelos próximos jogos do Charlotte Hornets, aproveite para conferir mais sobre outras franquias da NBA:

*Última atualização em 04 de outubro de 2023