fbpx
Conheça toda a história do New Orleans Pelicans, os maiores jogadores e técnicos da história e o draft de Zion Williamson

Você conhece Zion Williamson? O calouro mais aguardado dos últimos anos da NBA defenderá as cores do New Orleans Pelicans a partir da temporada 2019/2020!

amazon

Sem Anthony Davis, que jogará ao lado de LeBron James no Los Angeles Lakers, Zion Williamson é a nova esperança dos Pelicans para brigar por uma vaga nos playoffs.

Será que o calouro conseguirá liderar a equipe? Até aqui, nem craques como Chris Paul e Anthony Davis conseguiram levar a franquia a uma tão sonhada final de NBA.

Mas a história do New Orleans Pelicans não é tão longa assim. Ela é apenas um pouco confusa, envolve mudanças de cidades e de nomes.

Quer saber tudo sobre os Pelicans? Então fique com a gente!

Infográfico: história e curiosidades do New Orleans Pelicans

Infográfico do New Orleans Pelicans na NBA

História do New Orleans Pelicans

A história do New Orleans Pelicans envolve ao menos três cidades e três franquias da NBA. Pode parecer confuso, mas nós vamos te ajudar a entender.

O primeiro passo é saber como surgiu a franquia de Louisiana!

Você ama outros esportes além do Basquete? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Quando foi criado o New Orleans Pelicans?

Em 2002, o então proprietário do Charlotte Hornets, George Shinn, decidiu deixar a antiga sede da franquia e buscar uma nova casa. A escolha foi por Nova Orleans. E, assim, nasceu o New Orleans Hornets.

Foi a primeira vez que a cidade de Nova Orleans passou a contar com uma franquia da NBA desde a mudança do New Orleans Jazz para Utah em 1979 — curiosamente, o primeiro jogo do New Orleans Hornets, em 31 de outubro de 2002, foi justamente contra o Utah Jazz.

Até como forma de mostrar sua identificação com o estado de Louisiana, o New Orleans Hornets decidiu aposentar a camisa de Pete Maravich, que jogou tanto na Universidade do Estado da Louisiana quanto pelo New Orleans Jazz.

Aposentar a camisa de um jogador que defendeu outra franquia simplesmente pelo fato de que isso aconteceu em um período na sua cidade pode parecer estranho, mas foi justamente isso que fez o New Orleans Hornets.

New Orleans/Oklahoma City Hornets

Depois de passar por Charlotte e se transferir para Nova Orleans, os Hornets tiveram uma terceira cidade em sua história entre 2005 e 2007.

Em função dos fortes estragos causados pelo furacão Katrina em Nova Orleans, a franquia da NBA se transferiu, temporariamente, para Oklahoma City em 2005. 

Durante duas temporadas, o time adotou o nome New Orleans/Oklahoma City Hornets.

amazon

Com a recuperação de Nova Orleans, a franquia retornou à sua casa para a temporada 2007/2008.

Mudança de nome para New Orleans Pelicans

Depois de tantas mudanças, você deve estar se perguntando: quando, realmente, o time passou a ser o New Orleans Pelicans? A mudança de nome para o que é usado atualmente aconteceu em 2013. 

A franquia foi rebatizada como New Orleans Pelicans, em uma homenagem ao pássaro oficial do estado de Louisiana, o pelicano.

Ressurgimento do Charlotte Hornets

Outra dúvida que você pode ter é: e o Charlotte Hornets que disputa a NBA atualmente? De onde surgiu?

Quando o empresário George Shinn decidiu levar sua franquia para Nova Orleans, a NBA concedeu autorização para que Charlotte tivesse um novo time. Assim, nasceu o Charlotte Bobcats.

Já quando o New Orleans Hornets mudou de nome e passou a se chamar New Orleans Pelicans, isso gerou uma mudança de nome também para o Charlotte Bobcats, de propriedade do astro Michael Jordan.

Jordan e sua franquia solicitaram à NBA que os Bobcats passassem a adotar o nome Charlotte Hornets. O pedido foi aceito e a franquia herdou, além do nome, as cores e todas as estatísticas do antigo Charlotte Hornets.

Por isso, hoje temos o New Orleans Pelicans, originário do antigo Charlotte Hornets, e um novo Charlotte Hornets.

Qual a cidade e o estado do New Orleans Pelicans?

Com duas mudanças de cidade na história da franquia, não tenha dúvidas. O New Orleans Pelicans é de Nova Orleans, a cidade mais populosa do estado americano da Luisiana.

Betway Brazil Sports Banners

Em 2010, a cidade que superou o furacão Katrina e é mundialmente conhecida como a capital do Jazz, tinha 343.829 habitantes.

Qual conferência disputa o New Orleans Pelicans?

Sediado no estado de Luisiana, na região Sul dos Estados Unidos, o New Orleans Pelicans disputa a Conferência Oeste da NBA.

A franquia é uma das cinco que estão na Divisão Sudoeste, ao lado de Dallas Mavericks, Houston Rockets, Memphis Grizzlies e San Antonio Spurs.

Qual o nome da arena do New Orleans Pelicans?

O New Orleans disputa seus jogos em casa na NBA no Smoothie King Center, antiga New Orleans Arena.

Smoothie King Center

O Smoothie King Center tem capacidade máxima de mais de 19 mil espectadores em shows, mas também de 18.500 pessoas nas partidas dos Pelicans na NBA.

Construída em 1999, a arena teve custo de US$ 114 milhões.

Quem é o dono do New Orleans Pelicans?

O New Orleans Pelicans é propriedade de Gayle Benson, uma empresária bilionária, que herdou a franquia quando seu marido, Tom Benson, morreu em 2018.

Gayle Benson é dona também do New Orleans Saints, uma das 32 franquias da NFL.

amazon

Quantos títulos da NBA tem o New Orleans Pelicans?

Embora já tenha contado com craques como Chris Paul e Anthony Davis em seu elenco, o New Orleans Pelicans jamais chegou à final da NBA.

A equipe ainda persegue seu primeiro título de conferência e, consequentemente, seu primeiro título da liga. Por enquanto, os Pelicans têm apenas um título da Divisão Sudoeste.

Maiores jogadores da história do New Orleans Pelicans

  • Chris Paul
  • Anthony Davis
  • DeMarcus Cousins
  • Rajon Rondo

Em toda a sua história, iniciada em 2002, o New Orleans Pelicans aposentou apenas um número de camisa. E, curiosamente, o jogador homenageado nem sequer defendeu os Pelicans.

A franquia aposentou o número 7, em homenagem a Pete Maravich, conhecido como Pistol Pete.

Seu número foi aposentado no dia do primeiro jogo da franquia em Nova Orleans, em 31 de outubro de 2002. A iniciativa foi uma forma de a equipe demonstrar sua identificação com o estado de Luisiana.

Pete Maravich jogou tanto na Universidade do Estado da Luisiana quanto pelo New Orleans Jazz, atual Utah Jazz. Ele foi All-Star em 5 temporadas (1973, 1974, 1977, 1978 e 1979) e cestinha da NBA na temporada 1976/1977.

Se Pete Maravich não chegou a jogar pelo New Orleans Pelicans, outros craques já vestiram a camisa da franquia. Vamos a alguns deles!

Chris Paul

Chris Paul New Orleans

A trajetória de Chris Paul na NBA começou em 2005, quando ele foi selecionado na quarta escolha do draft pelo New Orleans Hornets. Na sua primeira temporada, ele foi escolhido o novato do ano.

O CP3 defendeu a franquia até 2011, quando se transferiu para o Los Angeles Clippers. Curiosamente, ele chegou a ser trocado com o Los Angeles Lakers, mas a NBA vetou a troca. 

Depois de permanecer nos Clippers até 2017, Chris Paul se transferiu para o Houston Rockets e jogou lá até o final da temporada 2018/2019 até ser trocado por Russell Westbrook do Oklahoma City Thunder.

O armador foi All-Star 9 vezes entre 2008 e 2016, sendo o MVP do All-Star Game em 2013.

Anthony Davis

Anthony Davis no New Orleans Pelicans

Depois de perder Chris Paul para o Los Angeles Clippers, o New Orleans Pelicans achou sua nova estrela. Em 2012, a franquia recrutou o pivô Anthony Davis como a primeira escolha geral do draft da NBA.

Campeão olímpico pelos Estados Unidos em 2012, Davis é um dos principais jogadores de garrafão da NBA.

O Monocelha, como é apelidado, sempre esteve no All-Star Game desde 2014. Inclusive, ele foi o MVP do Jogo das Estrelas em 2017.

Sua trajetória no New Orleans Pelicans foi encerrada em 2019, quando foi anunciada uma troca com o Los Angeles Lakers, equipe que ele defenderá ao lado de LeBron James.

Davis foi trocado pelos Pelicans com os Lakers por Brandon Ingram, Josh Hart e Lonzo Ball, além de múltiplas futuras escolhas de primeira rodada de draft. 

Zion Williamson

Zion Williamson no draft da NBA

Sem Anthony Davis, as esperanças do New Orleans Pelicans recaem sobre um novo pivô recrutado na primeira escolha do draft: Zion Williamson.

O camisa 1 chega à NBA com o status de ter sido, em números, o maior calouro da história do College.

Ele disputou apenas uma temporada por Duke, mas foi o suficiente para mostrar que tem totais condições de ser um grande astro da NBA. 

Conhecido por sua força e poder de enterradas, Zion alcançou 68% de aproveitamento nos arremessos, maior marca da história de um calouro na história da Divisão I da NCAA.

Além disso, ele é um dos três jogadores da história a serem os únicos calouros a vencerem o prêmio de melhor jogador universitário. O trio conta ainda com Kevin Durant e Anthony Davis.

Em sua primeira temporada na NBA, Zion Williamson poderia ter a companhia de um brasileiro no New Orleans Pelicans. Sabe quem é?

Draft do brasileiro Didi pelo New Orleans Pelicans

Didi draftado pelo New Orleans Pelicans

Para os brasileiros, o draft da NBA de 2019 foi muito além da escolha de Zion Williamson pelo New Orleans Pelicans. A franquia ainda recrutou o brasileiro Didi, após troca com o Atlanta Hawks.

Jogador do Sesi/Franca Basquete, Didi foi escolhido pelo Atlanta Hawks como 35ª escolha do draft e, em seguida, trocado com o New Orleans Pelicans. 

Didi fez o Brasil interromper um jejum de 5 anos no draft da NBA. Desde Bruno Caboclo, que foi a 20ª escolha de 2014 pelo Toronto Raptors, nenhum jogador brasileiro era recrutado no draft.

Porém, em 2019/2020, Didi jogará na Austrália. O brasileiro foi cedido ao Sydney Kings, para ganhar experiência antes de, efetivamente, ser aproveitado pelos Pelicans na NBA.

Ele faz parte do programa NBL Next Star, que permite a ida de jogadores draftados na NBA para a liga australiana.

Enquanto aguardamos a chegada de Didi à NBA, quer torcer por Zion Williamson com a camisa do New Orleans Pelicans ou outros artigos da franquia? Vamos te ajudar!

Vá além do mundo do Basquete! Confira também nossos outros conteúdos:

Artigos esportivos do New Orleans Pelicans

Para alimentar os fãs do New Orleans Pelicans, a franquia licencia diversos produtos, desde bonés até kits de churrasco. Assim, os torcedores podem acompanhar os jogos da equipe na NBA usando a marca do time!

Confira, abaixo, alguns dos produtos licenciados do New Orleans Pelicans.

Boné do New Orleans Pelicans

Boné New Orleans Pelicans

O boné remete ao estilo dos grandes fãs da NBA e traz gráficos inspirados na franquia.

Para comprar seu boné dos Pelicans é só clicar neste link!

Kit Churrasco do New Orleans Pelicans

Kit Churrasco New Orleans Pelicans

Os Pelicans também licenciam produtos para quem gosta de ver os jogos com direito a uma confraternização. O Kit Churrasco acompanha garfo e faca trinchantes.

Para comprar seu kit churrasco do Pelicans basta clicar neste link!

Capinha para celular do New Orleans Pelicans

Capinha de celular do New Orleans Pelicans

Os fãs da franquia também podem personalizar seus celulares.

Para comprar sua capinha de celular do New Orleans Pelicans é só clicar neste link!

Porta Copo do New Orleans Pelicans

Porta Copos New Orleans Pelicans

Gostou da caneca e quer proteger seus móveis contra manchas?

No melhor estilo, leve também este para acompanhar, os fãs dos Pelicans podem aproveitar porta copos com estamparia digital por sublimação de alta resolução.

Para comprar seu porta copos do Pelicans clique aqui!

Relógio do New Orleans Pelicans

Relógio New Orleans Pelicans

Produzido com base em Acrílico Cristal, corte a laser e impressão digital, o relógio é pra quem quer colocar na parede do escritório, do quarto ou da cozinha.

Para comprar seu relógio do New Orleans Pelicans basta clicar neste link!

Almofada do New Orleans Pelicans

Almofada New Orleans Pelicans

A almofada, produzida em tecido 100% poliéster com estamparia digital por sublimação de alta resolução, é outro produto licenciado pelos Pelicans para os fãs da franquia.

Para comprar sua almofada dos Pelicans basta clicar neste link!

Chaveiro do New Orleans Pelicans

Chaveiro New Orleans Hornets

Os 30 times da NBA têm chaveiros com sua marca para os torcedores.

Para ter o seu chaveiro do New Orleans Pelicans clique neste link!

A partir da temporada 2019/2020, veremos se Zion Williamson é capaz de levar o New Orleans a briga por boas campanhas nos playoffs da NBA. Será que o camisa 1 corresponderá às expectativas?

Agora que você já sabe tudo sobre a história do New Orleans Pelicans, conheça também outros times da NBA:

* Última atualização em 02/08/2019

amazon
Ficha Técnica
Título
New Orleans Pelicans: história, jogadores e curiosidades
Resumo
Conheça toda a história do New Orleans Pelicans, os maiores jogadores e técnicos da história e o draft de Zion Williamson
Autor

Comentários

Salvar