fbpx
Tudo do Miami Heat: os títulos da NBA, maiores jogadores e técnicos, recordes da franquia, arena, donos e quem jogará em 2019/2020

Nos últimos anos, a NBA foi tomada por superequipes, com craques se reunindo em um mesmo time. Você sabia que o Miami Heat foi um dos pioneiros dessa prática?

Em 2010, LeBron James deixou o Cleveland Cavaliers e Chris Bosh encerrou sua passagem pelo Toronto Raptors. Livres no mercado, eles se juntaram a Dwyane Wade em Miami, para formar um dos maiores trios da história da NBA.

Quer saber quantos títulos as três estrelas conquistaram pelo Heat? E quantas vezes a franquia da Flórida já havia sido campeã?

Fique com a gente para saber essas respostas e conhecer todos os detalhes da história do Miami Heat!

Quando foi criado o Miami Heat?

O Miami Heat foi criado em 1988, como uma franquia de expansão da NBA. Além do Heat, também foram criados Orlando Magic, Charlotte Hornets e Minnesota Timberwolves.

A estreia do Miami Heat na NBA aconteceu na temporada 1988-1989. 

Qual a cidade e o estado do Miami Heat?

O Miami Heat é uma franquia da NBA da cidade de Miami, no estado da Flórida.

Nos esportes, além de ser a casa dos Dolphins, Miami é a cidade do Miami Dolphins, time da National Football League (NFL), e do Miami Marlins, time da Major League Baseball (MLB).

 Qual o nome da arena do Miami Heat?

American Airlines Arena
American Airlines Arena ostenta referências aos títulos do Miami Heat na NBA

O Miami Heat disputa seus jogos em casa na NBA na American Airlines Arena.

Inaugurada em 31 de dezembro de 1999, a arena do Heat custou US$ 213 milhões e tem capacidade para 19.600 pessoas.

Qual conferência disputa o Miami Heat?

O Miami Heat disputa a Conferência Leste da NBA. A franquia está na Divisão Sudeste, ao lado de Atlanta Hawks, Charlotte Hornets, Orlando Magic e Washington Wizards.

Você ama outros esportes além do Basquete? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Quem é o dono do Miami Heat?

O dono do Miami Heat é Micky Arison, um empresário nascido em Israel e presidente da Carnival Corporation, a maior operadora de cruzeiros do mundo.

Micky Arison é filho de Ted Arison, um dos fundadores do Miami Heat. Ele é o proprietário da franquia da NBA desde 1995. 

Quantos títulos de conferência tem o Miami Heat?

  • 2006
  • 2011
  • 2012
  • 2013
  • 2014

O Miami Heat tem 5 títulos de conferência em sua história. A franquia da Flórida foi campeã do Leste em 2006 e durante quatro anos consecutivos entre 2011 e 2014.

Antes de ser campeão da Conferência Leste pela primeira vez, o Miami Heat havia perdido duas finais. Em 1997, foi superado pelo Chicago Bulls de Michael Jordan. Já em 2005, foi eliminado pelo Detroit Pistons

Já em 2006, o Heat deu o troco nos Pistons e conquistou seu primeiro título de conferência. 

Comandada por Pat Riley, aquela equipe de Miami contava com Dwyane Wade e Shaquille O’Neal como suas principais estrelas, em um elenco que tinha ainda os veteranos Gary Payton e Alonzo Mourning. 

Depois de seu primeiro título no Leste, o Miami Heat voltou a ser campeão quando reuniu três das principais estrelas da NBA. Além de manter Dwyane Wade, a franquia recebeu LeBron James e Chris Bosh.

Com o trio formado, o Heat dominou o Leste entre 2011 e 2014, vencendo a conferência por quatro anos seguidos. Chicago Bulls, Boston Celtics e Indiana Pacers, por duas vezes, foram os adversários derrotados na disputa por uma vaga na final da NBA. 

Confira, a seguir, os placares de todas as finais de conferência disputadas pelo Miami Heat!

Todas as finais de conferência do Miami Heat

AnoCampeãoSérieVice-campeão
1997Chicago Bulls4–1Miami Heat
2005Detroit Pistons4–3Miami Heat
2006Miami Heat4–2Detroit Pistons
2011Miami Heat4–1Chicago Bulls
2012Miami Heat4–3Boston Celtics
2013Miami Heat4–3Indiana Pacers
2014Miami Heat4–2Indiana Pacers

Quantos títulos da NBA tem o Miami Heat?

  • 2006
  • 2012
  • 2013

O Miami Heat tem três títulos da NBA em sua história. A franquia da Flórida foi campeã em 2006, 2012 e 2013.

Primeiro título da NBA do Miami Heat

Miami Heat campeão da NBA 2006
Miami Heat, de Pat Riley, Dwyane Wade e Shaquille O’Neal, foi campeão em 2006

Em 2006, a franquia conquistou seu primeiro título, liderada por Dwyane Wade e Shaquille O’Neal. Na final, o adversário foi o Dallas Mavericks, de Dirk Nowitzki. 

Depois de os Mavericks vencerem os dois primeiros jogos, Dwyane Wade foi o cestinha dos quatro jogos seguintes e liderou a virada da equipe de Miami para 4 a 2. Consequentemente, ele foi eleito o MVP das Finais.

O Heat ainda disputou todas as quatro finais da NBA entre 2011 e 2014, quando contava com o trio formado por Wade, LeBron James e Chris Bosh. 

Foram dois títulos, diante de Oklahoma City Thunder e San Antonio Spurs (2012 e 2013), e duas derrotas, para Dallas Mavericks e San Antonio Spurs (2010 e 2014, respectivamente).

Segundo título da NBA do Miami Heat

Miami Heat campeão da NBA 2012
Trio formado por Dwyane Wade, LeBron James e Chris Bosh conquistou seu primeiro título em 2012

Em 2011, os Mavericks frustraram os planos de LeBron, Wade e Bosh. Com Nowitzki tendo a companhia de Jason Kidd, a franquia do Texas foi campeã vencendo a série por 4 a 2.

No ano seguinte, o trio do Miami Heat, enfim, conseguiu seu primeiro título.

Eleito o MVP da NBA em 2012, LeBron James foi também o melhor jogador das finais, liderando sua equipe a uma vitória por 4 a 1 sobre o OKC de Russell Westbrook e Kevin Durant, além de James Harden vindo do banco de reservas.

Tricampeonato da NBA do Miami Heat

Miami Heat campeão da NBA em 2013
Miami Heat campeão da NBA em 2013 contou novamente com Dwyane Wade, LeBron e Chris Bosh

Em seu terceiro título na NBA, o Miami Heat conseguiu uma virada memorável sobre o San Antonio Spurs. 

No sexto jogo, o time texano estava à frente do placar nos segundos finais e muito próximo de ser campeão, mas uma incrível cesta de 3 convertida por Ray Allen levou o jogo para prorrogação. O Miami Heat venceu aquela partida, empatou a série e conquistou o título no sétimo jogo.

LeBron James, mais uma vez, foi eleito o MVP das Finais.

Já no ano seguinte, os Spurs não vacilaram e venceram o Heat por 4 a 1, com um sistema de jogo de rápida troca de passes arquitetado por Gregg Popovich.  

No time de Tony Parker, Manu Ginóbili e Tim Duncan,  a grande estrela da série decisiva foi Kawhi Leonard, eleito o MVP das Finais.

Todas as finais da NBA do Miami Heat

AnoCampeãoPlacar da sérieVice-campeão
2006Miami Heat4 x 2Dallas Mavericks
2011Dallas Mavericks4 x 2Miami Heat
2012Miami Heat4 x 1Oklahoma City Thunder
2013Miami Heat4 x 3San Antonio Spurs
2014San Antonio Spurs4 x 1Miami Heat

Maiores jogadores da história do Miami Heat

  • Alonzo Mourning
  • Tim Hardaway
  • Dwyane Wade
  • Shaquille O’Neal
  • LeBron James
  • Chris Bosh

Em sua trajetória na NBA, o Miami Heat contou com grandes estrelas da liga. O armador Dwyane Wade foi um dos líderes da franquia em seus três títulos. No primeiro deles, teve a parceria do pivô Shaquille O’Neal. Nos outros dois, formou um trio de craques com LeBron James e Chris Bosh.

Porém, a lista de maiores jogadores da história do Miami Heat começou a ser formada quando a franquia contratou Alonzo Mourning e Tim Hardaway na década de 1990.

Confira, a seguir, um pouco mais dos maiores jogadores da história do Heat!

Alonzo Mourning

Alonzo Mourning
Alonzo Mourning foi estrela do Miami Heat nos anos 1990 e campeão em 2006

Alonzo Mourning chegou ao Miami Heat em 1995 e foi a primeira grande estrela da franquia. O pivô foi eleito duas vezes o melhor jogador de defesa da NBA e esteve uma vez no time ideal da liga. 

Zo, como foi apelidado, teve duas passagens pelo Miami Heat. A primeira foi até 2002. Depois de uma breve passagem pelo New Jersey Nets, ele voltou à Flórida em 2005, onde permaneceu até 2008.

A volta de Alonzo Mourning aconteceu depois de ele ter sido submetido a um transplante de rim em dezembro de 2003.

Em 2006, ele foi campeão da NBA pelo Miami Heat. Sua camisa 33 foi aposentada pela franquia. 

Em sua carreira na NBA, Alonzo Mourning esteve em sete edições do All-Star Game. Pela seleção dos Estados Unidos, ele recebeu a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000.

Tim Hardaway

Tim Hardaway Miami Heat
Tim Hardaway levou o Miami Heat às finais do Leste em 1997

Tim Hardaway foi contratado pelo Miami Heat em um troca com o Golden State Warriors durante a temporada 1995-1996. No período em que esteve na Flórida, ele participou de duas edições do All-Star Game e esteve uma vez no quinteto ideal da NBA.

As atuações de Hardaway em 1997 foram determinantes para o Miami Heat chegar até a final da Conferência Leste. A equipe, entretanto, não resistiu à força do Chicago Bulls de Michael Jordan.

Em toda a sua carreira, o armador esteve em cinco Jogos das Estrelas e conquistou uma medalha de ouro nas Olimpíadas, na edição de Sydney, em 2000.

A camisa 10 de Hardaway foi aposentada pelo Heat. 

Curiosamente, o Miami Heat aposentou também a camisa 23, em homenagem a Michael Jordan. 

Embora o maior jogador de todos os tempos nunca tenha defendido a franquia da Flórida, o então presidente do Heat, Pat Riley, decidiu homenageá-lo antes de seu último jogo em Miami na temporada 2002-2003, como um tributo por sua carreira.

Dwyane Wade

Dwyane Wade Miami Heat
Dwyane Wade é recordista de pontos, assistências e roubadas de bola do Heat

Dwyane Wade foi tricampeão da NBA pelo Miami Heat. Ele foi o MVP das Finais de 2006 e ainda era um dos alicerces do trio formado com LeBron James e Chris Bosh nos títulos de 2012 e 2013.

O armador foi selecionado pelo Miami Heat na quinta escolha do draft de 2003 e defendeu a franquia até 2016. 

Depois de passagens por Chicago Bulls e Cleveland Cavaliers, Dwyane Wade retornou à Flórida em 2018 para encerrar sua carreira.

Participante de 13 edições do All-Star Game da NBA, Wade é o líder de todos os tempos do Heat em pontos, jogos, assistências e roubadas de bola.

Pela seleção dos Estados Unidos, ele foi campeão dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

Shaquille O’Neal

Shaquille O'Neal Miami Heat
Shaquille O’Neal foi campeão pelo Miami Heat em 2006

Um dos maiores jogadores da história do basquete, Shaquille O’Neal foi contratado pelo Miami Heat depois de ter passagens brilhantes por Orlando Magic e Los Angeles Lakers. No Magic, foi vice-campeão da NBA, enquanto conquistou três títulos pelos Lakers.

No Heat entre 2004 e 2008, o pivô fez parceria com Dwyane Wade no título da NBA em 2006.

Sua camisa 32 foi aposentada pela franquia.

LeBron James

LeBron James Miami Heat
LeBron James foi MVP das Finais em seus dois títulos pelo Miami Heat

Reconhecido como um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos, LeBron James conquistou seus dois primeiros títulos na NBA jogando pelo Miami Heat.

Depois de sete temporadas no Cleveland Cavaliers, ele se tornou free agent antes de chegar à Flórida. O anúncio de sua ida para o Heat foi transmitido pela ESPN em um especial que recebeu o nome de The Decision, em 8 de julho de 2010.

LeBron jogou quatro temporadas no Miami Heat e chegou à final da NBA em todas elas.

Em 2012 e 2013, pelo time de Miami, ele foi eleito o MVP da NBA e também o melhor jogador das finais (ao todo, tem quatro prêmios de MVP da liga e três de MVP das Finais).

Campeão da NBA também pelo Cleveland Cavaliers, LeBron James tenta ampliar suas incríveis marcas no basquete com a camisa do Los Angeles Lakers. Pela seleção dos Estados Unidos, foi bicampeão olímpico, em Pequim e Londres, em 2008 e 2012.

Chris Bosh

Chris Bosh Miami Heat
Chris Bosh foi bicampeão pelo Miami Heat e tecve sua camisa 1 aposentada

Depois de um começo de carreira brilhante no Toronto Raptors, Chris Bosh foi contratado pelo Miami Heat em 2010, para formar um trio de estrelas com LeBron James e Dwyane Wade.

Em sua passagem pela Flórida, Bosh chegou a quatro finais da NBA e conquistou dois títulos.

Infelizmente, problemas de saúde impediram que sua carreira fosse mais longa. Ele se aposentou em 2017, tendo participado de 11 edições do All-Star Game e sendo dono de uma medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

Chris Bosh teve sua camisa 1 aposentada pelo Miami Heat.

Maiores técnicos da história do Miami Heat

  • Pat Riley
  • Erik Spoelstra
Pat Riley Miami Heat
Pat Riley toi o técnico do Miami Heat no primeiro título da franquia, em 2006

Dois técnicos se destacam como os maiores da história do Miami Heat: Pat Riley e Erik Spoelstra. 

Pat Riley foi quem liderou a ascensão da franquia na década de 1990, acumulando também o cargo de presidente. O primeiro título da franquia, em 2006, foi conquistado sob seu comando.

Já Erik Spoelstra foi o comandante do time que chegou a quatro finais da NBA entre 2011 e 2014, com dois títulos.

Recordes do Miami Heat

  • Jogador com mais pontos pelo Miami Heat: Dwyane Wade, com 20.473
  • Jogador com mais rebotes pelo Miami Heat: Udonis Haslem, com 5.711
  • Jogador com mais assistências pelo Miami Heat: Dwyane Wade, com 5.009
  • Jogador com mais tocos pelo Miami Heat: Alonzo Mourning, com 1.625
  • Jogador com mais minutos em quadra pelo Miami Heat: Dwyane Wade, com 31.027
  • Jogador com mais roubadas de bola pelo Miami Heat: Dwyane Wade, com 1.433
  • Jogador com mais cestas de 3 pelo Miami Heat: Tim Hardaway, com 806

Elenco do Miami Heat em 2019/2020

  • Bam Adebayo (Ala-pivô)
  • Kyle Alexander (Ala)
  • Jimmy Butler (Ala-armador)
  • Goran Dragic (Armador)
  • Udonis Haslem (Ala)
  • Tyler Herro (Armador)
  • James Johnson (Ala)
  • Derrick Jones (Ala-armador)
  • Meyers Leonard (Ala-pivô)
  • Jeremiah Martin (Armador)
  • Mychal Mulder (Armador)
  • Kendrick Nunn (Armador)
  • KZ Okpala (Ala)
  • Kelly Olynyk (Ala)
  • Davon Reed (Armador)
  • Duncan Robinson (Ala)
  • Chris Silva (Ala)
  • Dion Waiters (Armador)
  • Justise Winslow (Ala-armador)

Comissão técnica do Miami Heat em 2019/2020

  • Técnico: Erik Spoelstra
  • Assistentes: Dan Craig, Malik Allen, Chris Quinn, Octavio De La Grana e Jay Sabol

Artigos esportivos do Miami Heat

Os torcedores do Miami Heat têm à disposição diversos produtos licenciados pela franquia, desde bonés até kits de churrasco. Assim, eles podem acompanhar os jogos da equipe na NBA usando a marca do time!

Camiseta do Miami Heat

Camiseta do Miami Heat

Os torcedores do Miami Heat podem torcer pelo time usando uma camiseta da franquia.

Compre a camiseta do Heat usando este link!

Boné do Miami Heat

Boné do Miami Heat

O boné remete ao estilo dos grandes fãs da NBA e traz gráficos inspirados em uma das mais populares equipes da liga.

Para comprar seu boné do Miami Heat é só clicar neste link!

Sacola do Miami Heat

Sacola do Miami Heat

Com abertura prática, a sacola esportiva é ideal para carregar os itens essenciais e marcar presença no seu jogo.

Compre a sacola do Heat neste link!

Moletom do Miami Heat

Moletom do Miami Heat

Proteja-se do frio e demonstre sua torcida pelo Miami Heat na NBA.

Compre o moletom do Heat neste link!

Relógio do Miami Heat

Relógio do Miami Heat

Produzido com base em Acrílico Cristal, corte a laser e impressão digital, o relógio é pra quem quer colocar na parede do escritório, do quarto ou da cozinha.

Para comprar seu relógio do Miami Heat basta clicar neste link!

Meia do Miami Heat

Meia do Miami Heat

Torça para o Miami Heat com o pé quente.

Compre a meia da franquia da Flórida neste link!

Chaveiro do Miami Heat

Chaveiro do Miami Heat

É fã do Heat? Que tal usar um chaveiro especial de seu time?

Para ter o chaveiro do Miami Heat, basta usar este link!

Caneca do Miami Heat

Caneca do Miami Heat

Não importa se você prefere uma cerveja ou outra bebida, também estão disponíveis canecas dos times da NBA.

Para ver os jogos do Heat com uma caneca da franquia é só clicar neste link!

Porta Copo do Miami Heat

Porta copo do Miami Heat

Gostou da caneca e quer proteger seus móveis contra manchas?

No melhor estilo, leve também este para acompanhar, os fãs do Miami Heat podem aproveitar porta copos com estamparia digital por sublimação de alta resolução.

O porta copos do Heat está disponível neste link!

Almofada do Miami Heat

Almofada do Miami Heat

A almofada, produzida em tecido 100% poliéster com estamparia digital por sublimação de alta resolução, é outro produto licenciado pela franquia da Flórida para os seus fãs.

Para comprar sua almofada do Miami Heat basta clicar neste link!

Capinha para celular do Miami Heat

Capinha de celular do Miami Heat

Os fãs da franquia também podem personalizar seus celulares. 

Para comprar uma capinha de celular do Miami Heat é só clicar neste link!

Kit Churrasco do Miami Heat

Kit churrasco do Miami Heat

O Miami Heat também licencia produtos para quem gosta de ver os jogos com direito a uma confraternização. O Kit Churrasco acompanha garfo e faca trinchantes.

Para comprar seu Kit Churrasco do Miami Heat, basta clicar neste link!

Bermuda do Miami Heat

Bermuda do Miami Heat

A bermuda de moletom com detalhes do Miami Heat é feita especialmente para os fãs da franquias.

Compre a bermuda do Miami Heat neste link!

Em todos os seus três títulos na NBA, o Miami Heat contou com estrelas da NBA para ser campeão. A equipe agora aposta em Jimmy Butler para liderar a equipe. Ele será capaz de ajudar a franquia a ter mais conquistas?

Enquanto aguarda pelos próximos jogos do Heat, aproveite para saber tudo sobre outras franquias da NBA:

*Última atualização em 22 de setembro de 2019

Ficha Técnica
Título
Miami Heat: elenco, resultados, estatísticas e história
Resumo
Tudo do Miami Heat: os títulos da NBA, maiores jogadores e técnicos, recordes da franquia, arena, donos e quem jogará em 2019/2020
Autor

Comentários

Salvar