fbpx
Tudo sobre o Cleveland Cavaliers: resultados históricos do time que draftou LeBron James, donos, arena e maiores jogadores

LeBron James é, sem dúvidas, um dos maiores jogadores da história do basquete. E graças a ele, o Cleveland Cavaliers atingiu um novo patamar na NBA.

Com King James no elenco, os Cavs se acostumaram a brigar pelo título e a colocar medo nos adversários. Foi também na “era LeBron James” que o time de Ohio conquistou muitos fãs no Brasil e ao redor do mundo.

Pensando em todos esses torcedores, fizemos um relato com todos os detalhes dos Cavs.

Fique com a gente e sabia tudo sobre a história do Cleveland Cavaliers!

O que você vai conferir neste post:

Quando foi criado o Cleveland Cavaliers?

O Cleveland Cavaliers foi criado em 1970, como uma das três franquias de expansão da NBA naquele ano. Além dos Cavs, surgiram o Portland Trail Blazers e o Buffalo Braves, atual Los Angeles Clippers.

A estreia do Cleveland Cavaliers na NBA aconteceu em 1970/1971. A franquia teve cinco temporadas de mais derrotas do que vitórias, até ser campeã de divisão em 1976.

Confira, a seguir, todos os detalhes dos Cavs e seus títulos!

Qual a cidade e o estado do Cleveland Cavaliers?

O Cleveland Cavaliers é uma franquia da NBA da cidade de Cleveland, no estado de Ohio.

Entre as principais ligas esportivas dos Estados Unidos, além dos Cavs na NBA, Cleveland conta com o Cleveland Indians na Major League Baseball (MLB) e o Cleveland Browns na NFL. 

Qual o nome da arena do Cleveland Cavaliers?

Rocket Mortgage FieldHouse
Rocket Mortgage FieldHouse é casa do Cleveland Cavaliers na NBA

A arena do Cleveland Cavaliers é a Rocket Mortgage FieldHouse. Inaugurada em outubro de 1994, custou US$ 100 milhões e tem capacidade para 19.400 pessoas nas partidas de basquete.

A Rocket Mortgage FieldHouse recebe jogos também do Cleveland Monsters na American Hockey League e do Cleveland Gladiators na Arena Football League.

Qual conferência disputa o Cleveland Cavaliers?

O Cleveland Cavaliers disputa a Conferência Leste da NBA. A franquia está na Divisão Central, ao lado de Chicago Bulls, Detroit Pistons, Indiana Pacers e Milwaukee Bucks.

Você ama outros esportes além do Basquete? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Quem é o dono do Cleveland Cavaliers?

Dan Gilbert e Usher donos do Cleveland Cavaliers
Dan Gilbert (centro) e o cantor Usher (à direita) se uniram para comprar o Cleveland Cavaliers

O dono do Cleveland Cavaliers é Dan Gilbert. Em 2005, ele comprou a franquia da NBA de Gordon Gund, que passou a ser acionista minoritário.

Outro acionista minoritário dos Cavs é o cantor Usher. Ele fez parte do grupo de Dan Gilbert que comprou a franquia em 2005 por US$ 375 milhões.

Quantos títulos de conferência tem o Cleveland Cavaliers?

  • 2007
  • 2015
  • 2016
  • 2017
  • 2018

O Cleveland Cavaliers tem 5 títulos de conferência em sua história, todos conquistados tendo LeBron James como a grande estrela da franquia. Os Cavs foram campeões do Leste em 2007 e entre 2015 e 2018.

Em seu primeiro título de conferência, em 2007, o Cleveland Cavaliers derrotou o Detroit Pistons, que fez seis finais do Leste entre 2003 e 2008.

Já nos quatro títulos consecutivos da Conferência Leste, entre 2015 e 2018, os Cavs derrotaram Atlanta Hawks, Toronto Raptors e, por duas vezes, o Boston Celtics.

Além dos 5 títulos do Leste, o Cleveland Cavaliers tem três vice-campeonatos de conferência. 

Na sua primeira final de conferência, em 1976, o time de Ohio caiu diante do Boston Celtics. Em 1992, perdeu para o Chicago Bulls de Michael Jordan. Já em 2009, foi eliminado pelo Orlando Magic.

Confira, a seguir, como foram todas as participações do Cleveland Cavaliers em finais de conferência!

Todas as finais de conferência do Cleveland Cavaliers

AnoCampeãoSérieVice-campeão
1976Boston Celtics4–2Cleveland Cavaliers
1992Chicago Bulls4–2Cleveland Cavaliers
2007Cleveland Cavaliers4–2Detroit Pistons
2009Orlando Magic4–2Cleveland Cavaliers
2015Cleveland Cavaliers4–0Atlanta Hawks
2016Cleveland Cavaliers4–2Toronto Raptors
2017Cleveland Cavaliers4–1Boston Celtics
2018Cleveland Cavaliers4–3Boston Celtics

Quantos títulos da NBA tem o Cleveland Cavaliers?

  • 2016
Cleveland Cavaliers campeão da NBA em 2016
Liderado por LeBron James, Cleveland Cavaliers foi campeão da NBA em 2016

O Cleveland Cavaliers tem um título da NBA em sua história. A franquia foi campeã em 2016, com vitória sobre o Golden State Warriors em sete jogos. Os Cavs foram a primeira equipe da história a virar uma série final da liga depois de sair perdendo por 3 a 1.

LeBron James foi o MVP das Finais de 2016. A franquia contava ainda com os All-Stars Kyrie Irving e Kevin Love.

Esse mesmo trio disputou outras três finais da NBA pelos Cavs, todas contra o Golden State Warriors. A franquia da Califórnia foi campeã nos duelos em 2015, 2017 e 2018.

Sob a liderança de LeBron James, o Cleveland Cavaliers já havia sido vice-campeão em 2007, quando perdeu a final da NBA para o San Antonio Spurs por 4 a 0.

Veja, a seguir, como foram as participações dos Cavs em finais da NBA!

Todas as finais da NBA do Cleveland Cavaliers

AnoCampeãoPlacar da sérieVice-campeão
2007San Antonio Spurs4 x 0Cleveland Cavaliers
2015Golden State Warriors4 x 2Cleveland Cavaliers
2016Cleveland Cavaliers4 x 3Golden State Warriors
2017Golden State Warriors4 x 1Cleveland Cavaliers
2018Golden State Warriors4 x 0Cleveland Cavaliers

Maiores jogadores da história do Cleveland Cavaliers

  • LeBron James
  • Kyrie Irving
  • Kevin Love
  • Zydrunas Ilgauskas

Não há dúvidas de que LeBron James é o maior jogador da história do Cleveland Cavaliers. A chegada de King James à franquia de Ohio mudou seu patamar e permitiu que os Cavs disputassem títulos.

Porém, como o basquete é um esporte coletivo, outros jogadores também foram importantes nessa caminhada. Kyrie Irving foi decisivo para o título em 2016, enquanto Kevin Love foi a outra grande estrela da franquia na sequência de quatro finais consecutivas da NBA.

Antes deles, outros jogadores já tinham marcado seus nomes na história do Cleveland Cavaliers. Confira, a seguir, mais sobre cada um deles!

LeBron James

LeBron James Cleveland Cavaliers
LeBron James é o maior jogador da história do Cleveland Cavaliers

Maior jogador da história dos Cavs e um dos maiores do basquete em todos os tempos, LeBron James foi recrutado pela franquia na primeira escolha geral do draft da NBA de 2003. 

Em sua primeira passagem pelo time de Cleveland, o camisa 23 liderou o time até a final da NBA de 2007. Porém, os Cavs não suportaram a força do San Antonio Spurs e foram varridos por 4 a 0.

Em 2010, LeBron James se tornou agente livre e decidiu mudar de franquia. Em um programa especial da ESPN, ele anunciou sua ida para o Miami Heat, formando um trio com as estrelas Dwyane Wade e Chris Bosh.

Depois de disputar quatro finais da NBA e conquistar dois títulos pelo Heat, LeBron voltou para Cleveland. E, enfim, ele conseguiu dar um título para a franquia de Ohio.

Foram quatro finais consecutivas da NBA, entre 2015 e 2018, com a conquista de 2016. 

Após a perda do título para o Golden State Warriors em 2018, LeBron James deixou os Cavs novamente e partiu para o Los Angeles Lakers.

Nas suas duas passagens pelo Cleveland Cavaliers, LeBron James disputou 5 finais da NBA, conquistou um título, foi novato do ano em 2004, o MVP da liga em 2009 e 2010, MVP das Finais em 2016, 8 vezes eleito para o quinteto ideal da NBA e titular em 10 edições do All-Star Game.

Kyrie Irving

Kyrie Irving Cleveland Cavaliers
Kyrie Irving foi selecionado pelo Cleveland Cavaliers na primeira escolha do draft de 2011

Em 2011, o Cleveland Cavaliers usou sua primeira escolha geral do draft para selecionar o armador Kyrie Irving. Cinco anos depois, ele foi o principal parceiro de LeBron James em quadra na conquista do título da NBA.

Kyrie defendeu os Cavs até 2017. Em sua trajetória pela franquia, disputou 4 finais da NBA, conquistou um título, foi eleito o melhor novato da liga em 2012 e participou de quatro edições do All-Star Game.

Entre 2017 e 2019, Kyrie Irving defendeu o Boston Celtics. Em 2019, ele se transferiu para o Brooklyn Nets, formando uma parceria com o superastro Kevin Durant.

Kevin Love

Kevin Love Cleveland Cavaliers
Kevin Love seguiu nos Cavs mesmo após saídas de LeBron e Kyie Irving

Kevin Love foi contratado pelo Cleveland Cavaliers em 2014, depois de ter se destacado com a camisa do Minnesota Timberwolves e participado de três edições do All-Star Game.

Nos Cavs, ele se tornou a principal referência de garrafão no time que era liderado por LeBron James e Kyrie Irving. O trio disputou quatro finais consecutivas entre 2015 e 2018 e levou o título de 2016.

Após as saídas de LeBron e Kyrie, Kevin Love seguiu nos Cavs, assumindo o papel de principal estrela da franquia. Ele esteve no All-Star Game em 2017 e 2018.

Zydrunas Ilgauskas

Zydrunas Ilgauskas
Zydrunas Ilgauskas é o segundo maior cestinha da história dos Cavs

Nascido na Lituânia, o pivô Zydrunas Ilgauskas defendeu o Cleveland Cavaliers entre 1996 e 2010. Ele é um dos 7 ex-jogadores da franquia que foram eleitos para os “Cavs Legends”, uma premiação concedida pelo time de Ohio.

Ilgauskas é o segundo jogador com mais minutos em quadra, pontos e rebotes na história do Cleveland Cavaliers, atrás apenas de LeBron James. É também o recordista de tocos da franquia.

Enquanto defendeu os Cavs, ele disputou duas edições do All-Star Game. 

Além de Zydrunas Ilgauskas, fazem parte dos “Cavs Legends”:

  • Bob “Bingo” Smith, ala-armador entre os anos de 1970 e 1979
  • Larry Nance, ala-pivô entre 1988 e 1994
  • Mark Price, armador entre 1986 e 1995
  • Austin Carr, armador entre 1971 e 1980
  • Nate Thurmond, armador entre 1975 e 1977
  • Brad Daugherty, pivô entre 1986 e 1994

Maiores técnicos da história do Cleveland Cavaliers

  • Tyronn Lue

Embora seja muito contestado, Tyronn Lue tem seu nome marcado entre os maiores técnicos da história do Cleveland Cavaliers. Afinal, sob seu comando, a franquia disputou três finais consecutivas da NBA, entre 2016 e 2018, conquistado seu único título em 2016.

Outro treinador que conseguiu levar os Cavs à final da NBA foi David Blatt, derrotado na decisão de 2015.

Vá além do mundo do Basquete! Confira também nossos outros conteúdos:

Recordes do Cleveland Cavaliers

  • Jogador com mais pontos pelo Cleveland Cavaliers: LeBron James, com 23.119 pontos
  • Jogador com mais rebotes pelo Cleveland Cavaliers: LeBron James, com 6.190
  • Jogador com mais assistências pelo Cleveland Cavaliers: LeBron James, com 6.228
  • Jogador com mais tocos pelo Cleveland Cavaliers: Zydrunas Ilgauskas, com 1.269
  • Jogador com mais minutos em quadra pelo Cleveland Cavaliers: LeBron James, com 33.130
  • Jogador com mais roubadas de bola pelo Cleveland Cavaliers: LeBron James, com 1.376
  • Jogador com mais cestas de 3 pelo Cleveland Cavaliers: LeBron James, com 1.251

Elenco do Cleveland Cavaliers em 2019/2020 

  • Jordan Clarkson (Armador)
  • Matthew Dellavedova (Armador)
  • Darius Garland (Armador)
  • John Henson (Ala-pivô)
  • Brandon Knight (Armador)
  • Kevin Love (Ala-pivô)
  • Larry Nance Jr. (Ala)
  • Cedi Osman (Ala)
  • Kevin Porter Jr. (Armador)
  • Collin Sexton (Armador)
  • Tristan Thompson (Ala-pivô)
  • Dean Wade (Ala)
  • Dylan Windler (Ala-armador)
  • Ante Zizic (Pivô)

Comissão técnica do Cleveland Cavaliers em 2019/2020

  • Técnico: John Beilein
  • Assistentes: John-Blair Bickerstaff, Antonio Lang, Dan Geriot, e Lindsay Gottlieb

Artigos esportivos do Cleveland Cavaliers

Os torcedores do Cleveland Cavaliers têm à disposição diversos produtos licenciados pela franquia, desde bonés até kits de churrasco. Assim, eles podem acompanhar os jogos da equipe na NBA usando a marca do time!

Moletom do Cleveland Cavaliers

Moletom do Cleveland Cavaliers

Para proteger do frio e ainda usar as cores do time em que LeBron James fez história, a melhor alternativa é o moletom dos Cavs!

Compre o seu moletom usando este link!

Jaqueta do Cleveland Cavaliers

Jaqueta do Cleveland Cavaliers

A jaqueta dos Cavaliers é uma ótima alternativa para se manter aquecido e seguir na torcida pela equipe de Ohio.

Compre sua jaqueta do Cleveland Cavaliers neste link!

Camiseta do Cleveland Cavaliers

Camiseta do Cleveland Cavaliers

Os torcedores do Cleveland Cavaliers podem demonstrar toda sua paixão pelo time com uma camiseta da franquia.

Compre a camiseta dos Cavs usando este link!

Regata do Cleveland Cavaliers

Regata do Cleveland Cavaliers

A regata do Cleveland Cavaliers é a pedida certa para quem gosta do estilo dos uniformes de basquete e é fã do time em que LeBron James fez história!

Compre a regata dos Cavs neste link!

Meia do Cleveland Cavaliers

Meia do Cleveland Cavaliers

Quem é fã dos Cavs pode ser pé quente nos jogos do time na NBA com as meias nas cores da franquia.

Compre as meias do Cleveland Cavaliers usando este link!

Mochila do Cleveland Cavaliers

Mochila do Cleveland Cavaliers

Prática, a mochila do Cleveland Cavaliers está com você na correria do dia a dia!

Para comprar a mochila dos Cavs, é só usar este link!

Sacola do Cleveland Cavaliers

Sacola do Cleveland Cavaliers

Com abertura prática, a sacola esportiva é ideal para carregar os itens essenciais e marcar presença no seu jogo.

Compre a sacola dos Cavs neste link!

Caneca do Cleveland Cavaliers

Caneca do Cleveland Cavaliers

Não importa se você prefere uma cerveja ou outra bebida, também estão disponíveis canecas dos times da NBA.

Para ver os jogos dos Cavaliers com uma caneca da franquia é só clicar neste link!

Boné do Cleveland Cavaliers

Boné do Cleveland Cavaliers

O boné remete ao estilo dos grandes fãs da NBA e traz gráficos inspirados em uma das mais tradicionais equipes da liga.

Para comprar seu boné do Cleveland Cavaliers é só clicar neste link!

Almofada do Cleveland Cavaliers

Almofada do Cleveland Cavaliers

A almofada, produzida em tecido 100% poliéster com estamparia digital por sublimação de alta resolução, é outro produto licenciado pela franquia de Ohio para os seus fãs.

Para comprar sua almofada do Cleveland Cavaliers basta clicar neste link!

Relógio do Cleveland Cavaliers

 

Relógio do Cleveland Cavaliers

Produzido com base em Acrílico Cristal, corte a laser e impressão digital, o relógio é pra quem quer colocar na parede do escritório, do quarto ou da cozinha.

Para comprar seu relógio do Cleveland Cavaliers, basta clicar neste link!

Bola de Basquete do Cleveland Cavaliers

Bola do Cleveland Cavaliers

Você pode jogar basquete com seus amigos com a bola nas cores do Cleveland Cavaliers.

Para comprar a bola dos Cavs, basta usar este link!

Chaveiro do Cleveland Cavaliers

Chaveiro do Cleveland Cavaliers

É fã dos Cavaliers? Que tal usar um chaveiro especial de seu time?

Para ter o chaveiro dos Cavs, basta usar este link!

Kit Churrasco do Cleveland Cavaliers

Kit churrasco do Cleveland Cavaliers

O Cleveland Cavaliers também licencia produtos para quem gosta de ver os jogos com direito a uma confraternização. O Kit Churrasco acompanha garfo e faca trinchantes.

Para comprar seu Kit Churrasco do Cleveland Cavaliers, basta clicar neste link!

Capinha para celular do Cleveland Cavaliers

Capinha de celular do Cleveland Cavaliers

Os fãs da franquia também podem personalizar seus celulares. 

Para comprar uma capinha de celular do Cleveland Cavaliers é só clicar neste link!

Estojo do Cleveland Cavaliers

Estojo do Cleveland Cavaliers

Você pode se preparar para seus estudos e ainda demonstrar sua torcida pelos Cavs.

Compre o estojo do Cleveland Cavaliers neste link!

Porta Copo do Cleveland Cavaliers

Porta copo do Cleveland Cavaliers

Gostou da caneca e quer proteger seus móveis contra manchas?

No melhor estilo, leve também este para acompanhar, os fãs dos Cavaliers podem aproveitar porta copos com estamparia digital por sublimação de alta resolução.

O porta copos do Cavaliers está disponível neste link!

Bermuda do Cleveland Cavaliers

Bermuda do Cleveland Cavaliers

O calção NBA do Cleveland Cavaliers, modelo Game, é a opção que faltava nos treinos do dia a dia.

Para ter o seu, basta usar este link!

Chinelo do Cleveland Cavaliers

Chinelo do Cleveland Cavaliers

O chinelo do Cleveland Cavaliers é a escolha perfeita para os torcedores do time e admiradores da NBA.

Compre o chinelo dos Cavs neste link!

Sem a estrela de LeBron James, o Cleveland Cavaliers tenta se manter entre as principais forças da NBA. Será que o time de Ohio conseguirá brigar de igual para igual com os grandes favoritos ao título?

Enquanto aguarda pelo próximo jogo dos Cavs, não perca tempo e saiba tudo sobre outras franquias da NBA:

*Última atualização em 29 de setembro de 2019

Ficha Técnica
Título
Cleveland Cavaliers: títulos, estatísticas, recordes e elenco
Resumo
Tudo sobre o Cleveland Cavaliers: resultados históricos do time que draftou LeBron James, donos, arena e maiores jogadores
Autor

Comentários

Salvar