Considerado uma das franquias mais populares da National Basketball Association (NBA), o Los Angeles Lakers foi fundado em 1947 como Minneapolis Lakers.

A mudança para o nome atual só ocorreu alguns anos depois em 1960. Já a popularidade dos Lakers começou a crescer no início da década de 80, quando a equipe conquistou alguns títulos importantes.

Nós vamos destacar os jogadores que irão compor o elenco na próxima temporada, frisar quem são os maiores ídolos, os recordes e todos títulos conquistados desde 1947.

Quer saber todos os detalhes da história do Los Angeles Lakers, como a franquia chegou a 17 títulos e quais foram seus grandes jogadores? Continue com a gente!

História do Los Angeles Lakers

Fundado em 1947 após Morris Chalfen e Ben Berger comprarem a franquia por 15 mil dólares, os Lakers iniciaram a sua jornada na NBL (principal torneio de basquete dos Estados Unidos que existia antes da NBA) na temporada 1947/48.

A equipe ainda se chamava Minneapolis Lakers quando anunciou a sua primeira estrela, o pivô George Mikan. O início dos Lakers na NBA foi avassalador.

Entre 1949 e 1954, a franquia conquistou o título em cinco oportunidades diferentes, mostrando a sua força. Somente em 1960, a equipe acabou se mudando para Los Angeles, recebendo o nome atual. Para a alegria dos torcedores, o não mudou foi o desempenho nas quadras.

Mantendo a sua trajetória de vitórias, a equipe conquistou mais 12 títulos da NBA, totalizando 17 conquistas até o momento, sendo um dos maiores campeões da história da National Basketball Association.

Recentemente, na temporada 2018/2019, com o objetivo de encerrar o jejum de títulos na NBA, o Los Angeles Lakers contatou a estrela LeBron James. Após batalhar bastante durante a competição, em 2019/20 o astro norte-americano ajudou a equipe a vencer o torneio, empatando o número de títulos com o Boston Celtics.

Quando foi criado o Los Angeles Lakers?

O Los Angeles Lakers nasceu como o Minneapolis Lakers em 1947. O nome Lakers vem de sua sede de origem, já que Minneapolis é conhecida como “a cidade dos lagos”, com mais de 10 mil — lake significa lago.

Na sua antiga sede, no estado de Minnesota, os Lakers foram campeões da NBA 5 vezes em seis anos, entre 1949 e 1954. A equipe se mudou para Los Angeles em 1960 e manteve sua trajetória de vitórias, levando mais 12 campeonatos.

Com 17 conquistas ao todo, os Lakers igualaram o recorde do Boston Celtics e se tornaram o time com mais títulos da NBA. Além disso, é de longe a franquia com mais aparições na final da NBA, com 32 participações — são 15 vice-campeonatos. Conheça, a seguir, o palco onde desfilam as estrelas dos Lakers desde o fim do século passado.

Qual o nome da arena do Los Angeles Lakers?

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por The Los Angeles Sparks (@la_sparks)

A Crypto.com Arena, em Los Angeles, foi inaugurada em 1999 e era chamada de Staples Center. Em 2021, a Crypto.com comprou os direitos de nome por 700 milhões de dólares.

A arena custou 375 milhões de dólares para ser construída e é a casa dos Los Angeles Lakers, Clippers, Sparks, os três no basquete, além do Los Angeles Kings, na NHL.

A capacidade é de 18.997 pessoas para jogos de basquete, 18.118 para hóquei no gelo e futebol americano de arena, e 20.000 para shows e outros eventos.

Quem é o dono do Los Angeles Lakers?

Tudo sobre Los Angeles Lakers: história, títulos, elenco e recordes
Reprodução (beverlyhillscourier.com)

Filha do executivo Jerry Buss, que morreu em 2013, Jeanie Marie Buss é, atualmente, a proprietária e presidente do Los Angeles Lakers. Aos 19 anos, Jeanie Buss começou no negócio da família como gerente geral da equipe de tênis profissional Los Angeles Strings. Mais tarde, ela se tornou a dona da equipe profissional de hóquei em patins de Los Angeles Blades.

Depois que o pai de Buss morreu em 2013, a posse dos Lakers passou para seus seis filhos por meio de um fundo de família, com cada irmão recebendo um voto igual. Coube a Jeanie Buss assumir como presidente de equipe e representar os Lakers no Conselho de Administração da NBA.

A Buss Family Trust é acionista majoritária do Los Angeles Lakers, mas há diversos outros grandes grupos que têm ações da franquia. Entre eles está o Anschutz Entertainment Group (AEG), considerado o maior proprietário do mundo de equipes esportivas e eventos esportivos.

Criado por Philip Anschutz e sediado em Los Angeles, o Anschutz Entertainment Group é um grupo multinacional de esporte e entretenimento, proprietário de cerca de 120 arenas ao redor do mundo. Entre elas, está o Staples Center, casa do Los Angeles Lakers.

Além de ser acionista dos Lakers, o AEG Sports controla equipes de outros esportes, como Los Angeles Kings, da NHL, Los Angeles Galaxy, da MLS, e Eisbären Berlin, equipe profissional de hóquei no gelo de Berlim, na Alemanha.

Quantos títulos da NBA tem o Los Angeles Lakers?

Tudo sobre Los Angeles Lakers: história, títulos, elenco e recordes

Com 17 títulos, o Los Angeles Lakers é o segundo time com mais conquistas na NBA, atrás apenas do Boston Celtics, detentor de 18 títulos da competição.

As primeiras 5 conquistas foram alcançadas quando a franquia ainda estava no estado de Minnesota, com o nome de Minne apolis Lakers. Já os outros 12 títulos vieram após a mudança para Los Angeles, em 1960.

Os primeiros títulos dos Lakers vieram ainda nos primeiros anos da história da NBA. Em Minneapolis, a equipe foi bicampeã em 1949 e 1950, em finais contra Washington Capitols e Syracuse Nationals.

 Depois de ficar fora da decisão em 1951, o Minneapolis Lakers conquistou mais três títulos, em 1952 e 1953, em finais contra o New York Knicks, e em 1954, novamente derrotando o Syracuse Nationals. Com 5 títulos em 6 anos, era estabelecida a primeira grande dinastia da NBA.

 

Sequência de vice-campeonatos e início da rivalidade com os Celtics

Depois de conquistar os seus primeiros 5 títulos da NBA, os Lakers voltaram à final liga em 1959. Naquela temporada, foi iniciada uma série de vice-campeonatos em finais contra o Boston Celtics. Foram 7 derrotas na final para a franquia de Massachusetts (1959, 1962, 1963, 1965, 1966, 1968 e 1969).

Os Lakers ainda perderam a decisão da NBA de 1970, mas em confronto com o New York Knicks. O primeiro desses vices foi ainda em Minneapolis, enquanto todos os demais acontecem já em Los Angeles.

Nove finais dos Lakers na NBA em 12 anos

A primeira grande era de conquistas da franquia na Califórnia foi iniciada em 1980. Entre aquela temporada e 1991, o Los Angeles Lakers disputou 9 finais em 12 anos, com 5 títulos (1980, 1982, 1985, 1987 e 1988).

Aquela era de vitórias dos Lakers aconteceu no período em que a franquia contou com algumas das principais estrelas de sua história, como Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar, e sob o comando do lendário técnico Pat Riley. Aquela era ficou marcada pelos duelos entre o Boston Celtics de Larry Bird e os Lakers de Magic.

Larry Bird e Magic Johnson em Celtics x Lakers
Larry Bird e Magic Johnson foram os grandes protagonistas da rivalidade entre Celtics e Lakers

Nova era de conquistas com Phil Jackson e Kobe Bryant

Depois da aposentadoria de Magic Johnson, em 1991, os Lakers só voltaram a brigar por títulos quando contrataram o pivô Shaquille O’Neal e trocaram o também pivô Vlade Divac pelo então calouro Kobe Bryant, logo após o draft de 1996.

Com a dupla formada por Shaquille O’Neal e Kobe Bryant, e sob o comando do técnico Phil Jackson —  que havia sido hexacampeão no Chicago Bulls de Michael Jordan —, os Lakers conquistaram três títulos consecutivos da NBA entre 2000 e 2002.

Shaquille O'Neal e Kobe Bryant Los Angeles Lakers
Shaquille O'Neal e Kobe Bryant conquistaram 3 títulos juntos no Los Angeles Lakers

Em 2004, O’Neal deixou a equipe rumo ao Miami Heat. Sem o pivô, coube a Kobe Bryant comandar os Lakers em mais duas conquistas. Após a perda da final para o Boston Celtics em 2008, o camisa 24, apoiado por Derek Fisher e Pau Gasol, foi a grande estrela dos títulos em 2009 e 2010.

Recorde de títulos da NBA sob a liderança de LeBron James

maiores jogadores de basquete de todos os tempos lebron james
LeBron foi o grande responsável pelo Los Angeles Lakers encerrar um jejum de 10 anos

Na temporada 2018/2019, o Los Angeles Lakers contratou LeBron James com o objetivo de encerrar seu jejum na NBA. Na primeira temporada, a franquia não chegou aos playoffs. Já em 2019/2020, foi a vez de igualar o recorde de títulos do Boston Celtics.

Sob a liderança de LeBron James e contando com Anthony Davis, os Lakers venceram uma temporada atípica após a pandemia de Covid-19 paralisar a disputa. Na volta, numa bolha na Disney, a equipe californiana conquistou o seu 17º título ao vencer o Miami Heat nas finais por 4 x 2.

Quais foram os maiores jogadores do Los Angeles Lakers?

Em sua história, o Los Angeles Lakers contou com alguns dos maiores nomes jogadores de todos tempos do basquete, como Jerry West, Wilt Chamberlain, Kareem Abdul-Jabbar, Magic Johnson, Shaquille O’Neal e Kobe Bryant.

Em 2018, a franquia contratou LeBron James, mantendo seu histórico de craques. Enquanto o camisa 23 ainda tenta escrever mais uma página gloriosa na história dos Lakers, confira quem são os maiores jogadores do time em todos os tempos.

Veja abaixo um pouco da trajetória de cada atleta:

Jerry West

Jerry West Los Angeles Lakers Jerry West é a “marca da NBA”. Não entendeu? A gente te explica. A silhueta do ex-jogador dos Lakers foi utilizada no logotipo da liga. Sua trajetória na NBA começou em 1960, quando o Minneapolis Lakers utilizou a segunda escolha do draft da NBA para recrutá-lo. Ele seguiu na franquia até 1974.

Nesse período, conquistou o título de 1972. Jerry West é o único jogador na história da NBA a ser eleito MVP das finais mesmo sem ter conquistado o título.

Esse feito aconteceu em 1969, após a derrota para o Boston Celtics. A camisa 44 de West foi um dos números aposentados pelo Los Angeles Lakers. Jerry West faleceu no dia 12 de junho, em Los Angeles aos 86 anos. 

Wilt Chamberlain

Wilt Chamberlain Los Angeles Lakers Em 9 de julho de 1968, os Lakers fizeram uma troca com o Philadelphia 76ers e receberam Wilt Chamberlain. A transação ajudou a equipe a se fortalecer e conquistar o título de 1972.

Naquele ano, Chamberlain foi eleito o MVP das finais. Ele já havia sido eleito o MVP da NBA em quatro temporadas. Com 31.419 pontos, Wilt Chamberlain é o sétimo maior pontuador da história da NBA. Sua camisa 13 foi aposentada pelos Lakers, pelo Golden State Warriors e pelo Philadelphia 76ers.

Kareem Abdul-Jabbar

Kareem Abdul-Jabbar, do Los Angeles Lakers, maior MVP da NBA Nenhum jogador na história foi escolhido o MVP da NBA tantas vezes quanto Kareem Abdul-Jabbar.

Ele foi o jogador mais valioso da liga em 6 temporadas. Kareem Abdul-Jabbar defendeu o Los Angeles Lakers entre 1975 e 1989 e conquistou 5 títulos (1980, 1982, 1985, 1987 e 1988).

Ele já havia sido campeão em 1971 pelo Milwaukee Bucks. Com 38.387 pontos, Kareem Abdul-Jabbar é o segundo maior pontuador da história da NBA.

Magic Johnson

Magic Johnson Los Angeles Lakers Em um time tão vitorioso quanto o Los Angeles Lakers é difícil apontar um jogador que se identifique mais com a equipe. No caso dos Lakers, se podemos falar isso de alguma estrela, ela é Magic Johnson. Earvin “Magic” Johnson foi selecionado pelos Los Angeles Lakers na primeira escolha do draft de 1979.

O armador, portador do síndrome HIV, jogou até 1991. A revelação sobre o vírus é retratada no documentário The Announcement. Durante o longo período em que defendeu os Lakers, Magic Johnson travou longas batalhas com Larry Bird, do Boston Celtics, também já retratadas em documentário.

O antigo camisa 32 foi pentacampeão da NBA, em 1980, 1982, 1985, 1987 e 1988. O jogador é a principal estrela da série produzida pela HBO, chamada de Winning Time: The Rise of the Lakers Dynasty.

Magic Johnson ainda foi presidente do Los Angeles Lakers, mas renunciou ao cargo após a equipe de LeBron James não chegar aos playoffs da temporada 2018/2019.

Shaquille O’Neal

Shaquille O'Neal Los Angeles Lakers Um dos pivôs mais dominantes da NBA, Shaquille O’Neal iniciou sua carreira na NBA no Orlando Magic.

Em 1996, ele se transferiu para o Los Angeles Lakers, onde conquistou três títulos ao lado de Kobe Bryant e sob o comando de Phil Jackson.

Depois de ser campeão pelos Lakers em 2000, 2001 e 2002, ele ainda conquistou um anel pelo Miami Heat, em 2006. Shaquille O’Neal é o oitavo maior cestinha da história da NBA, com 28.596 pontos.

Kobe Bryant

Frases de Kobe Bryant Depois da aposentadoria de Magic Johnson, a torcida do Los Angeles Lakers encontrou um novo ídolo quando Kobe Bryant foi contratado.

Em 1996, vindo direto do high school, Kobe foi selecionado na 13ª escolha do draft pelo Charlotte Hornets. Logo depois, foi trocado com os Lakers pelo pivô Vlade Divac, em transação conduzida por Jerry West.

Em uma trajetória de 21 temporadas como jogador do Los Angeles Lakers, Kobe Bryant conquistou 5 títulos (2000, 2001, 2002, 2009 e 2010). Ele foi homenageado pelos Lakers com a aposentadoria tanto do número 8 quanto do 24.

Kobe é o único jogador da história da NBA a ter dois números aposentados pela mesma franquia. MVP em 2008, Kobe é o terceiro maior pontuador da história da NBA, com 33.643 pontos.

Quer ver de perto como Kobe Bryant se comportava em quadra? O documentário “Kobe Doin’ Work”, dirigido por Spike Lee, acompanha uma atuação do craque contra o San Antonio Spurs. Nos cinemas, Kobe Bryant ainda conquistou o Oscar pelo curta-metragem “Dear Basketball”.

Quem foram os maiores técnicos do Los Angeles Lakers?

Para conquistar 16 títulos, não basta contar com grandes estrelas. Alguns dos maiores técnicos da história da NBA comandaram o Los Angeles Lakers. Veja abaixo um resumo de cada um deles: 

John Kundla

Entre 1949 e 1954, o Minneapolis Lakers venceu a NBA 5 vezes em 6 anos. Todos os títulos foram conquistados sob o comando de John Kundla.   Ele já havia vencido a National Basketball League (NBL), em 1948. John Kundal foi incluído no Naismith Memorial Basketball Hall of Fame em 1995.

Bill Sharman

Bill Sharman foi treinador do Los Angeles Lakers entre 1971 e 1976. Foi sob o comando dele que a franquia conquistou seu sexto título, em 1972. Posteriormente, como executivo dos Lakers, ele ainda foi campeão mais cinco vezes: 1980, 1982, 1985, 1987 e 1988. Bill Sharman está no Hall da Fama do basquete tanto como jogador quanto como técnico.

Pat Riley

Como jogador, Pat Riley foi campeão da NBA pelo Los Angeles Lakers em 1972. Já como treinador da franquia, ele conquistou os títulos de 1982, 1985, 1987 e 1988. Uma quinta conquista como técnico veio em 2006, à frente do Miami Heat. O time dos Lakers comandado por Pat Riley na década de 1980, com Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar, é considerado um dos melhores de todos os tempos da NBA.

Phil Jackson

Phil Jackson conquistou 11 títulos da NBA como treinador. Depois de ser hexacampeão pelo Chicago Bulls de Michael Jordan na década de 1990, ele conquistou 5 anéis pelo Los Angeles Lakers. Foi sob o comando de Phil Jackson que Kobe Bryant e companhia venceram a liga em 2000, 2001, 2002, 2009 e 2010.

Como já havia vencido a NBA como jogador do New York Knicks em 1970 e 1973, Phil Jackson tem 13 anéis da NBA. Agora, sem um treinador do peso de Phil Jackson, o Los Angeles Lakers aposta no talento de LeBron James para voltar a ser campeão da NBA. Será possível? 

Elenco do Los Angeles Lakers em 2024/2025

LeBron James e Anthony Davis no Los Angeles Lakers
LeBron James e Anthony Davis formaram parceria no Los Angeles Lakers a partir da temporada 2019/2020

Buscando reforçar o elenco para a temporada 2024/25, o Los Angeles Lakers continua sendo uma das grandes potências para a próxima jornada da NBA. Fazendo um bom trabalho no mercado, o time conseguiu contratar atletas jovens e promissores.

A primeira mudança do Los Angeles Lakers aconteceu no banco de reservas, com a demissão do treinador Darvin Ham. Em seu lugar, a diretoria contratou Jonathan Clay “J. J.” Redick, de 40 anos, para comandar a equipe.

No Draft desta temporada, os Lakers fizeram uma escolha muito aguardada pelos fãs da NBA: Bronny James, filho da lenda do Lakers LeBron James, foi escolhido como a 55ª seleção e reforçará a franquia.

Tudo sobre Los Angeles Lakers: história, títulos, elenco e recordes
Bronny em atuação pelo Lakers na Summer League – Icon Sport
 

Comissão técnica do Los Angeles Lakers em 2024/2025

  • Técnico: Jonathan Clay “J. J.” Redick

Artigos esportivos do Los Angeles Lakers

Boné do Los Angeles Lakers

Boné dos Lakers O boné remete ao estilo dos grandes fãs da NBA e traz gráficos inspirados em uma das mais tradicionais equipes da liga.

Kit Churrasco do Los Angeles Lakers

Kit Churrasco Lakers O Los Angeles Lakers também licencia produtos para quem gosta de ver os jogos com direito a uma confraternização. O Kit Churrasco acompanha garfo e faca trinchantes.

  •  

Capinha para celular do Los Angeles Lakers

Capinha de celular Lakers Os fãs da franquia também podem personalizar seus celulares. 

  •  

Caneca do Los Angeles Lakers

Caneca do Los Angeles Lakers Não importa se você prefere uma cerveja ou outra bebida, também estão disponíveis canecas dos times da NBA.

Porta Copo do Los Angeles Lakers

Porta copos Lakers Gostou da caneca e quer proteger seus móveis contra manchas? No melhor estilo, leve também este para acompanhar, os fãs dos Lakers podem aproveitar porta copos com estamparia digital por sublimação de alta resolução.

Relógio do Los Angeles Lakers

Relógio Lakers Produzido com base em Acrílico Cristal, corte a laser e impressão digital, o relógio é pra quem quer colocar na parede do escritório, do quarto ou da cozinha.

Almofada do Los Angeles Lakers

Almofada do Los Angeles Lakers A almofada, produzida em tecido 100% poliéster com estamparia digital por sublimação de alta resolução, é outro produto licenciado pela franquia de LA para os seus fãs.

Chinelo do Los Angeles Lakers

chinelo Lakers  O chinelo do Los Angeles Lakers é a escolha perfeita para os torcedores do time e admiradores da NBA.

Camiseta do Los Angeles Lakers

Os torcedores do Los Angeles Lakers podem torcer pelo time usando uma camiseta da franquia.

 

Chaveiro do Los Angeles Lakers

Chaveiro do Lakers É fã dos Lakers? Que tal usar um chaveiro especial de seu time?

Meia do Los Angeles Lakers

Meia do Los Angeles Lakers Quem é fã dos Lakers pode ser pé quente nos jogos do time na NBA com as meias nas cores da franquia.

Mochila do Los Angeles Lakers

Mochila do Los Angeles Lakers Prática, a mochila do Los Angeles Lakers está com você na correria do dia a dia!

Moletom do Los Angeles Lakers

Moletom do Los Angeles Lakers Para proteger do frio e ainda usar as cores do time de LeBron James, a melhor alternativa é o moletom dos Lakers!

Jaqueta do Los Angeles Lakers

Jaqueta dos Lakers A jaqueta dos Bulls é uma ótima alternativa para se manter aquecido e seguir na torcida pela equipe de LA.

Regata do Los Angeles Lakers

Regata do Los Angeles Lakers A regata do Los Angeles Lakers é a pedida certa para quem gosta do estilo dos uniformes de basquete e é fã do time em que vários ídolos do basquete fizeram história! Agora que você já sabe tudo sobre a história do Los Angeles Lakers, conheça também outros times da NBA: