Relembre a história da lenda Kobe Bryant, suas conquistas pelo Los Angeles Lakers, premiações, livro, tênis, filme e frases famosas

Um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos, quarto maior cestinha da história da NBA, maior pontuador do Los Angeles Lakers, pentacampeão da principal liga do mundo, bicampeão olímpico… Há várias formas de falar sobre Kobe Bryant. 

Até Oscar, o ex-camisas 8 e 24 dos Lakers ganhou. 

Para os fãs de basquete, o dia 26 de janeiro de 2020 trouxe a triste notícia de que a brilhante história de Kobe Bryant chegou ao fim em um acidente de helicóptero, na Califórnia. 

O genial armador morreu aos 41 anos, mas seu legado será eterno. 

Aqui, relembramos os feitos de Kobe e detalhes de sua carreira. Fique com a gente para manter viva a memória de um dos maiores da história!

Quem é Kobe Bryant?

Frases de Kobe Bryant
Kobe Bryant foi 5 vezes campeão da NBA e é considerado um dos maiores jogadores da história

Kobe Bryant foi um dos maiores jogadores da história do basquete. Ele nasceu em 23 de agosto de 1978, na Filadélfia. Na NBA, defendeu o Los Angeles Lakers entre 1996 e 2016. Nesse período, foi pentacampeão da liga.

O armador foi eleito o MVP da NBA na temporada 2008. Em 2009 e 2010, ele recebeu o prêmio de melhor jogador das finais. 

Por 18 vezes, Kobe Bryant esteve no All-Star Game da NBA. Ele foi o MVP do Jogo das Estrelas em 2002, 2007, 2009 e 2011.

Maior cestinha da história do Los Angeles Lakers, com 33.643 pontos, Kobe Bryant é também o quarto maior pontuador da NBA em todos os tempos — na véspera de sua morte, ele foi ultrapassado por LeBron James, que atualmente defende a tradicional franquia da Califórnia.

Kobe foi o maior cestinha de duas temporadas da NBA: 2006 e 2007.

Não era apenas no ataque que Kobe Bryant se destacava. Ele foi eleito para o time ideal de defesa da NBA em nove temporadas.

Pela seleção dos Estados Unidos, Kobe foi medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e de Londres, em 2012. Foi também campeão mundial, em 2007.

Embora Kobe Bryant tenha passado toda a sua carreira profissional nos Lakers, ele foi recrutado por outra franquia da NBA. Continue conosco para saber qual!

Como Kobe Bryant chegou à NBA?

Kobe Bryant draft Charlotte Hornets
Kobe Bryant foi selecionado pelo Charlotte Hornets antes de ser trocado com o Los Angeles Lakers

Kobe Bryant chegou à NBA em 1996. Ele foi selecionado na 13ª escolha do draft pelo Charlotte Hornets — o armador Allen Iverson foi o primeiro a ser recrutado, pelo Philadelphia 76ers. Na sequência, os Hornets trocaram Kobe com o Los Angeles Lakers pelo pivô Vlade Divac.

Ao contrário da trajetória mais comum dos jogadores de esportes americanos, Kobe Bryant não passou pela universidade antes da NBA. Ele foi diretamente para o draft depois de se destacar pela Lower Merion High School. 

Kobe foi o principal destaque da campanha do título estadual dos Aces, na Pensilvânia, depois de 53 anos sem conquistas. Ele encerrou sua trajetória no high school com 2.883 pontos, superando recordes de Wilt Chamberlain e Lionel Simmons.

O desempenho excepcional rendeu a ele o prêmio Naismith High School Player of the Year e chamou a atenção das principais universidades dos Estados Unidos.

Entretanto, aos 17 anos, Kobe Bryant decidiu não jogar no basquete universitário. Ele foi o sexto jogador a ir diretamente do high school para o draft da NBA.

Antes do draft, o Los Angeles Lakers chegou a um acordo com o Charlotte Hornets, indicou que a franquia selecionasse Kobe Bryant e fez a troca por Vlade Divac.

Kobe Bryant assinou um contrato de calouro com a franquia da Califórnia de 3 anos por US$ 3,5 milhões, naquele que foi o início da história de um dos maiores ídolos da história dos Lakers.

Relembre as trajetórias de outros grandes ídolos do esporte:

Quais foram os times de Kobe Bryant?

Kobe Bryant Minneapolis Lakers
Los Angeles Lakers, com Kobe Bryant, homenageou o Minneapolis Lakers usando seu uniforme

Kobe Bryant jogou toda a sua carreira como profissional pelo Los Angeles Lakers. Ele defendeu a franquia entre 1996 e 2016 e conquistou 5 títulos da NBA (2000, 2001, 2002, 2009 e 2010).

Ao fim de sua carreira, Kobe foi homenageado pelos Lakers com a aposentadoria das camisas 8 e 24, que vestiu em sua trajetória na liga. Ele é o único jogador que teve dois números aposentados por uma franquia da NBA.

O armador é o maior cestinha da história dos Lakers, com 33.643 pontos. Em 22 de janeiro de 2006, Kobe marcou 81 pontos em jogo contra o Toronto Raptors.

Relembre, a seguir, as conquistas de Kobe no time californiano!

Quantas vezes Kobe Bryant foi campeão da NBA?

Títulos de Kobe Bryant na NBA
Kobe Bryant conquistou os títulos da NBA em 2000, 2001, 2002, 2009 e 2010

Kobe Bryant foi campeão da NBA por 5 vezes, em 2000, 2001, 2002, 2009 e 2010. Nos anos dos dois últimos títulos, ele foi eleito o MVP das Finais.

O armador foi a principal estrela de uma nova era de glórias do time californiano. Depois da aposentadoria de Magic Johnson, em 1991, os Lakers só voltaram a brigar por títulos quando contrataram o pivô Shaquille O’Neal e trocaram o também pivô Vlade Divac pelo então calouro Kobe Bryant, logo após o draft de 1996.

Com a dupla formada por Shaquille O’Neal e Kobe Bryant, e sob o comando do técnico Phil Jackson —  que havia sido hexacampeão no Chicago Bulls de Michael Jordan —, os Lakers conquistaram três títulos consecutivos da NBA entre 2000 e 2002.

Em 2004, O’Neal deixou a equipe rumo ao Miami Heat. Sem o pivô, coube a Kobe Bryant comandar os Lakers em mais duas conquistas.

Após a perda da final para o Boston Celtics em 2008, o camisa 24, apoiado por Derek Fisher e Pau Gasol, foi a grande estrela dos títulos em 2009 e 2010.

Recordes e prêmios de Kobe Bryant

Quem é Kobe Bryant
Muito competitivo, Kobe Bryant se tornou um grande líder no basquete
  • Quarto maior cestinha da história da NBA, com 33.643 pontos
  • Maior pontuador da história do Los Angeles Lakers
  • Pentacampeão da NBA
  • MVP da NBA em 2008
  • MVP das Finais da NBA em 2009 e 2010
  • Cestinha da NBA nas temporadas 2006 e 2007
  • Eleito por 11 vezes para o time ideal da NBA
  • Eleito por 9 vezes para o time ideal de defesa da NBA
  • Eleito por 18 vezes para o All-Star Game da NBA
  • Campeão do torneio de enterradas no All-Star Game da NBA de 1997
  • Eleito para o time ideal de calouros da NBA em 1997
  • 4 vezes MVP do All-Star Game da NBA
  • Números 8 e 24 aposentados pelos Los Angeles Lakers
  • Bicampeão das Olimpíadas, em Pequim 2008 e Londres 2012
  • Campeão mundial pelos Estados Unidos em 2007

Relembre como foi o título de Kobe no campeonato de enterradas do All-Star Game:

Estatísticas de Kobe Bryant na NBA

  • Pontos por jogo: 25,6
  • Assistências por jogo: 4,7
  • Rebotes por jogo: 5,1
  • Roubos por jogo: 1,4
  • Percentual de cestas de 3 pontos: 33,1%
  • Pontos na NBA: 33.643 (quarta maior marca da história)

Kobe Bryant vencedor do Oscar

Kobe Bryant vencedor do Oscar
Kobe Bryant venceu o Oscar pelo curta-metragem baseado em sua carta de despedida

O sucesso de Kobe Bryant não se restringe às quadras. Em 2018, o ex-jogador venceu o Oscar pelo curta-metragem Dear Basketball: The Legend of Kobe.

Com menos de 4 minutos, Dear Basketball, dirigido por Glen Keane, é baseado na carta de aposentadoria de Kobe Bryant. A narração é seguida por vídeos de exemplo de peças de sua carreira. “5 segundos no relógio, bola na mão. 5, 4, 3, 2, 1 …”.

São menos de 4 minutos para você assistir a um vencedor do Oscar, com a narração de Kobe Bryant.

Além de Dear Basketball, uma outra obra dos cinemas mostra o quanto Kobe era genial. Do diretor Spike Lee, Kobe Doin’ Work é um documentário que acompanha Kobe Bryant durante um dia e também durante um jogo contra o San Antonio Spurs

É possível ouvir todas as conversas do astro do Los Angeles Lakers com companheiros, as provocações com adversários e reclamações com arbitragem.

É fã de cinema? Confira a lista completa dos melhores filmes de basquete!

Livros de Kobe Bryant

Depois que deixou as quadras, Kobe Bryant já conquistou um Oscar pelo curta-metragem Dear Basketball. Bem-sucedido também no cinema, o ídolo do Los Angeles Lakers teve sua trajetória na literatura com The Mamba Mentality.

Em um dos melhores livros de basquete, Kobe decidiu compartilhar seu vasto conhecimento e compreensão do jogo. Ele leva os leitores a uma jornada sem precedentes até a mente de um dos jogadores de basquete mais inteligentes, analíticos e criativos de todos os tempos.

Pela primeira vez, e em suas próprias palavras, Bryant revela como se preparou mental e fisicamente para não apenas ter sucesso no jogo, mas para se destacar. Os leitores vão aprender como o astro dos Lakers estudava um adversário e como ele canalizava sua paixão pelo jogo, com direito a análises das principais jogadas e partidas de toda a sua carreira.

Os textos são acompanhados pelas fotografias impressionantes de Andrew D. Bernstein, o fotógrafo oficial do Los Angeles Lakers e da NBA.

Para comprar o livro The Mamba Mentality basta clicar aqui!

Frases famosas de Kobe Bryant

Frase de Kobe Bryant sobre Michael Jordan

Quando Michael Jordan se aposentou, os fãs de basquete e, principalmente, a imprensa passaram a buscar um novo grande astro, o craque que assumiria o papel de maior protagonista da NBA.

Escolhido no draft direto do High School pelo Los Angeles Lakers, Kobe Bryant passou a ser apontado como o sucessor de Michael Jordan, uma comparação que ele não aprovava. Mas fato é que Kobe se tornou um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos.

Confira, a seguir, algumas das principais frases de Kobe Bryant.

  • “Eu não quero ser o próximo Michael Jordan, quero ser Kobe Bryant”
  • “Não diria que sou fominha… Só arremesso bem”
  • “A partida? Está apenas começando. Este é o lugar onde começa a diversão”
  • “Estes jovens estão jogando damas. Eu estou lá fora, jogando xadrez”
  • “Eu não posso me relacionar com pessoas preguiçosas. Nós não falamos a mesma língua. Eu não te entendo. Eu não quero te entender”
  • “Eu não mexo com abelhas, cara. Mas fora isso, não tenho medo de nada”
  • “Vou fazer o que for preciso para ganhar, seja sentado no banco acenando com uma toalha ou entregando um copo de água para um companheiro”
  • “Todas as coisas negativas… Pressão, desafios… Todas são oportunidades para eu crescer”
  • “Tenho feito tudo o que posso, e Deus vai me levar o resto do caminho. Então estou muito confortável com isso”
  • “Vaias não bloqueiam enterradas”
  • “Todos nós somos homens… Não preciso ficar caindo no chão para mostrar que jogo bem”
  • “Se você marcar 138 pontos num jogo, você pode mandar todo mundo para o inferno”
  • “Às vezes me pergunto o que a faculdade teria sido, mas tomei a minha decisão”
  • “Estou jogando contra os melhores do mundo. A competição é o que eu sempre quis”
  • “O que estou fazendo agora? Estou perseguindo a perfeição”
  • “Eu tenho dúvidas. Eu tenho insegurança. Eu tenho medo do fracasso. Tenho noites quando eu apareço na arena e fico tipo, ‘minhas costas doem, meus pés doem, meus joelhos doem’. Eu só quero relaxar. Todos nós temos dúvidas. Você não nega isso, mas também não se submete a isso. Você aceita”
  • “Se você me vir numa briga com um urso, reze para o urso”
  • “O cara disse que os jogadores da NBA eram um em um milhão… Eu disse ‘olha, vou ser um em um milhão’”
  • “Os esportes são um ótimo professor. Eu penso em tudo que eles me ensinaram: camaradagem, humildade, como resolver diferenças”
  • “Você tem sempre de estar no limite. Você sempre tem de tomar os treinos, a cada jogo, como se fosse o último”
  • “O mais importante é tentar inspirar as pessoas para que elas sejam ótimas em qualquer coisa que queiram fazer”
  • “O negócio de Michael Jordan me irrita às vezes, porque as pessoas nunca param de falar. Ele é careca, eu tenho cabelo. Ele tem quase 40 anos, eu tenho 22. Falando sério, eu gostaria que as pessoas parassem com isso e me deixassem ser o Kobe”

Tênis de Kobe Bryant

Tênis Kobe Mamba Nike

Não importa se você torce pelo Los Angeles Lakers ou é um grande fã de Kobe Bryant, eis a chance de usar um tênis de basquete inspirado em um dos maiores jogadores de todos os tempos.

Mamba é o nome dado a uma serpente e também é o apelido recebido por Kobe Bryant. A Nike decidiu então fazer um tênis de basquete em uma linha do ex-jogador dos Lakers.

O tênis Mamba Focus simboliza o seu sucesso dentro das quadras de basquete, um cabedal confeccionado em tecido com relevo, inspirado na metamorfose de uma cobra.

Entressola com espuma resiliente Zoom Air para amortecer as aterrissagens, e solado de baixo em borracha e frisos proporcionando tração e controle multidirecional das passadas durante todas as jogadas.

O solado de baixo perfil mantém você próximo da quadra, enquanto otimiza a sua capacidade de dar um passo para trás, cria espaço e eleva — um dos movimentos mais devastadores de Kobe.

Para comprar seu Nike Mamba Focus basta clicar neste link!

Curiosidades sobre Kobe Bryant

Kobe Bryant e a filha Gianna morreram em uma acidente de helicóptero
Kobe Bryant e a filha Gianna morreram em uma acidente de helicóptero
  • Kobe Bryant era filho de Joe Bryant, ex-jogador da NBA. Enquanto seu pai jogou na Itália, Kobe conheceu Oscar Schmidt e se tornou fã do brasileiro.
  • Kobe tinha 1,98m de altura.
  • O armador vestiu as camisas 8 e 24 ao longo de sua carreira na NBA. Ambas foram aposentadas pelo Los Angeles Lakers.
  • Kobe Bryant era casado com Vanessa Laine. Eles tiveram 4 filhas, Natalia, Gianna, Bianka e Capri.

Considerada uma atleta de basquete bastante promissora, Gianna, infelizmente, também estava no helicóptero que sofreu um acidente e resultou na morte de Kobe Bryant em 26 de janeiro de 2020. A garota tinha 13 anos.

Kobe Bryant não estará mais nas cadeiras do Staples Center para acompanhar os jogos dos Lakers. Mas, certamente, estará nos corações de todos os torcedores da franquia e também dos fãs de basquete.

Aproveite para conhecer mais detalhes sobre a trajetória de outros grandes atletas do basquete:

*Última atualização em 26 de janeiro de 2020

Remessa Online

Comentários

Salvar