Poucas equipes na NBA podem se orgulhar de ter reunido tantos talentos em sua trajetória quanto o Los Angeles Lakers. Mas, quem são os maiores jogadores de todos os tempos da franquia californiana?
Com ícones como Kobe Bryant, Magic Johnson e outros grandes nomes, montamos uma lista com os 10 maiores atletas da história dos Lakers. A tarefa foi difícil, tanto que lendas como Jamaal Wilkes e Pau Gasol acabaram ficando de fora do top 10.
LeBron James também não aparece na lista por enquanto, mas, com suas impressionantes atuações recentes, não é difícil imaginar que ele possa garantir um lugar entre os maiores em breve! Sem mais espera, confira agora quem são os maiores jogadores da história dos Lakers!
Maiores jogadores da história do Los Angeles Lakers
10º lugar – Gail Goodrich
Gail Goodrich teve sua camisa 25 aposentada pelo Los Angeles Lakers em novembro de 1996. Mesmo mais de quatro décadas após encerrar sua carreira, ele continua entre os líderes da franquia em categorias como pontos, assistências e partidas disputadas.
Goodrich atuou em duas passagens pelos Lakers, de 1966 a 1968 e depois de 1970 a 1976, período em que integrou o elenco campeão da temporada 1971/72.
Como armador, liderou a equipe em pontuação por quatro temporadas consecutivas, feito compartilhado apenas com lendas como Jerry West e Kareem Abdul-Jabbar. Em 1996, Goodrich foi oficialmente incluído no Hall da Fama do basquete.
9º lugar – George Mikan
Conhecido como “Mr. Basketball”, George Mikan foi responsável por criar a primeira dinastia da NBA, atuando pelo Minneapolis Lakers.
Entre 1949 e 1954, o pivô conquistou cinco títulos, tornando-se um dos maiores vencedores da história da liga. Ele foi o cestinha da NBA em três temporadas e liderou em rebotes em uma delas.
Sua dominância foi tão impressionante que a NBA precisou alterar regras para equilibrar o jogo, como dobrar a largura do garrafão. Além disso, a regra dos 24 segundos de posse de bola foi introduzida após uma partida em que os Pistons seguraram a bola para evitar que Mikan jogasse.
Mikan também participou de quatro All-Star Games, sendo eleito MVP do Jogo das Estrelas em 1953, solidificando sua posição como um dos grandes ícones da história do basquete.
8º lugar – James Worthy
James Worthy venceu três títulos, foi convocado sete vezes para o All-Star Game e marcou época nos anos 80.
Integrante do Showtime Lakers — histórico time de Los Angeles que também contava com Magic Johnson — Worthy foi um ala extremamente eficiente. Em suas oito primeiras temporadas na NBA, nunca acumulou médias de acerto menores que 53%.
Tricampeão da NBA, em 1985, 1987 e 1988, Worthy foi o MVP das Finais da NBA em 1988 e esteve em sete edições do All-Star Game.
7º lugar – Elgin Baylor
Elgin Baylor é amplamente reconhecido como um dos maiores jogadores da história do basquete, apesar de ser subestimado, por nunca ter conquistado um título da NBA ou o prêmio de MVP da liga.
Conhecido por sua habilidade acrobática nas finalizações e por seu talento como reboteiro, Baylor se destacou em uma era dominada por lendas como Wilt Chamberlain, Oscar Robertson e Bill Russell, o que muitas vezes ofuscou suas próprias conquistas.
Seu arremesso em suspensão, o famoso “jump shot”, tornou-se uma marca registrada de seu estilo de jogo.
Durante suas 14 temporadas jogando pelos Lakers, entre o final dos anos 1950 e o início dos anos 1970, Baylor foi escolhido 11 vezes para o All-Star Game. Em 1959, ele coroou sua participação ao ser eleito MVP do Jogo das Estrelas, consolidando ainda mais seu legado no esporte.
6º Lugar – Wilt Chamberlain
Em 9 de julho de 1968, os Los Angeles Lakers realizaram uma troca histórica com o Philadelphia 76ers, adquirindo Wilt Chamberlain, um dos jogadores mais dominantes da história da NBA. Essa negociação foi crucial para fortalecer os Lakers, culminando na conquista do título da NBA em 1972.
Naquela temporada, Chamberlain foi nomeado MVP das finais, consolidando ainda mais sua reputação. Antes disso, ele já havia sido eleito MVP da NBA em quatro ocasiões.
Com 31.419 pontos ao longo de sua carreira, Chamberlain é o sexto maior pontuador da história da liga. Em reconhecimento ao seu legado, o número 13 foi aposentado por três franquias: Lakers, Golden State Warriors e Philadelphia 76ers.
5º Lugar – Shaquille O’Neal
Shaquille O’Neal, um dos pivôs mais dominantes da história da NBA, começou sua trajetória na liga com o Orlando Magic.
Em 1996, ele se transferiu para o Los Angeles Lakers, onde formou uma parceria lendária com Kobe Bryant e, sob a direção do técnico Phil Jackson, conquistou três títulos consecutivos.
Entre 2000 e 2002, O’Neal liderou os Lakers à glória, sendo eleito MVP das Finais em todas essas conquistas. Ele também foi reconhecido como o Most Valuable Player (MVP) da temporada 1999/2000.
Além de seu sucesso em Los Angeles, Shaq ainda faturou mais um anel de campeão em 2006, jogando pelo Miami Heat. Com 28.596 pontos ao longo de sua carreira, Shaquille O’Neal é o oitavo maior pontuador da história da NBA.
4º Lugar – Jerry West
Jerry West, também conhecido como “The Logo”, é a figura por trás da icônica silhueta utilizada no logotipo da NBA. Sua carreira começou em 1960, quando foi escolhido na segunda posição do draft pelo Minneapolis Lakers, que se tornaria o Los Angeles Lakers.
West jogou por toda sua carreira na franquia, até sua aposentadoria em 1974, conquistando o título da NBA em 1972.
Um dos feitos mais impressionantes de sua carreira é ser o único jogador na história da NBA a receber o prêmio de MVP das Finais sem ter vencido o campeonato, uma honra que conquistou em 1969, apesar da derrota para o Boston Celtics.
Jerry West teve sua camisa número 44 aposentada pelo Los Angeles Lakers, solidificando ainda mais seu legado na história do basquete.
3º Lugar – Kareem Abdul-Jabbar
Nenhum jogador na história da NBA recebeu o prêmio de MVP tantas vezes quanto Kareem Abdul-Jabbar, que foi eleito o jogador mais valioso da liga em seis temporadas.
Kareem defendeu o Los Angeles Lakers de 1975 a 1989, período em que conquistou cinco títulos da NBA (1980, 1982, 1985, 1987 e 1988). Antes de se juntar aos Lakers, ele já havia sido campeão em 1971, quando jogava pelo Milwaukee Bucks.
Sua carreira é marcada pela longevidade, consistência e domínio nas quadras, consolidando Kareem como um dos maiores de todos os tempos no esporte.
2º Lugar – Magic Johnson
Em uma franquia tão vitoriosa quanto o Los Angeles Lakers, é difícil destacar um jogador que personifique tanto o time quanto Magic Johnson.
Earvin “Magic” Johnson foi selecionado na primeira escolha do draft de 1979 e rapidamente se tornou a face dos Lakers. O armador, diagnosticado com o vírus HIV, jogou até 1991, uma revelação retratada no documentário The Announcement.
Ao longo de sua carreira, Magic Johnson protagonizou lendárias rivalidades, especialmente com Larry Bird, do Boston Celtics, uma história também abordada em documentário. Com a camisa 32, Magic conquistou cinco títulos da NBA: em 1980, 1982, 1985, 1987 e 1988.
Após sua aposentadoria das quadras, Magic Johnson assumiu a presidência dos Lakers, mas deixou o cargo após a equipe de LeBron James não se classificar para os playoffs na temporada 2018/2019.
1º Lugar – Kobe Bryant
Após a aposentadoria de Magic Johnson, a torcida do Los Angeles Lakers encontrou um novo ícone em Kobe Bryant.
Em 1996, Kobe foi selecionado na 13ª escolha do draft pelo Charlotte Hornets, vindo diretamente do ensino médio. Pouco depois, ele foi trocado pelos Lakers em uma negociação que envolveu o pivô Vlade Divac, uma transação liderada por Jerry West.
Durante suas 20 temporadas como jogador do Los Angeles Lakers, Kobe Bryant conquistou cinco títulos (2000, 2001, 2002, 2009 e 2010). Ele é o atleta com mais tempo na franquia, tanto em temporadas quanto em jogos.
Ver essa foto no Instagram
Os Lakers homenagearam Kobe ao aposentar tanto o número 8 quanto o 24, tornando-o o único jogador da história da NBA a ter dois números aposentados pela mesma equipe.
Ele foi eleito MVP em 2008 e ocupa a quarta posição entre os maiores pontuadores da NBA, com 33.643 pontos. Kobe foi ultrapassado por LeBron James em 2020, pouco antes de sua trágica morte em um acidente de helicóptero.
Se você quer ver como Kobe se comportava em quadra, o documentário Kobe Doin’ Work, dirigido por Spike Lee, mostra uma de suas atuações contra o San Antonio Spurs.
Além disso, Kobe também ganhou um Oscar pelo curta-metragem Dear Basketball.
Com Kobe encerrando a lista, completamos o top 10 dos maiores jogadores do Los Angeles Lakers de todos os tempos. Sentiu falta de alguém? Deixe sua opinião nos comentários!
E quem sabe, em breve, LeBron James não mereça um lugar nesta lista também!
Aproveite para alimentar sua paixão por basquete:
- Como os Clippers conseguiram Kawhi e peitam os Lakers na NBA
- Os 10 maiores treinadores da NBA em todos os tempos
- Quiz: Adivinhe todos os brasileiros que jogaram a NBA
- Como foi a passagem de Michael Jordan no Washington Wizards
- Os 10 maiores jogadores da história do Golden State Warriors