Kobe Bryant, Magic Johnson e mais 8: veja quem são os maiores jogadores do Los Angeles Lakers em todos os tempos e os seus feitos

Poucas franquias da NBA podem se orgulhar de ter contado com tantos craques em sua história quanto o Los Angeles Lakers. Mas, afinal, quem são os maiores do time californiano em todos os tempos?

Com Kobe Bryant, Magic Johnson e cia, listamos os 10 maiores jogadores da história dos Lakers. A missão não é fácil e craques como Jamaal Wilkes e Pau Gasol não entraram no top 10.

Quem também não figura na lista é o craque LeBron James. Mas, com as grandes atuações recentes do camisa 23, nada impede que ele conquiste seu espaço por aqui num futuro próximo!

Sem mais delongas, confira agora mesmo quem são os maiores jogadores dos Lakers em todos os tempos!

Maiores jogadores da história do Los Angeles Lakers

  1. Kobe Bryant
  2. Magic Johnson
  3. Kareem Abdull-Jabbar
  4. Jerry West
  5. Shaquille O’Neal
  6. Wilt Chamberlain
  7. Elgin Baylor
  8. James Worthy
  9. George Mikan
  10. Gail Goodrich

Gail Goodrich (10º lugar)

Gail Goodrich maiores jogadores da história do Los Angeles Lakers
Gail Goodrich foi o maior cestinha dos Lakers em quatro temporadas seguidas

Gail Goodrich teve o número 25 aposentado pelo Los Angeles Lakers em novembro de 1996. 

Mais de 40 anos após o fim de sua carreira como atleta, ele ainda figura entre os recordistas da franquia em várias categorias, como pontos, assistências e jogos disputados. 

Com duas passagens pelos Lakers, entre 1966 e 1968 e, posteriormente, entre 1970 e 1976, Gail Goodrich fez parte do time campeão da temporada 1971/72. 

O armador foi o maior cestinha dos Lakers em quatro temporadas consecutivas, juntando-se a Jerry West e Kareem Abdul-Jabbar como únicos jogadores a atingir esse feito. 

Goodrich se tornou membro do Hall da Fama em 1996.

George Mikan (9º lugar)

george mikan nba
Mikan foi o primeiro Big-Man da história da NBA

Conhecido como Mr. Basketball, George Mikan instituiu a primeira dinastia da história da liga quando atuou pelo Minneapolis Lakers nos primórdios da NBA. O pivô conquistou cinco títulos entre 1949 e 1954. Por três vezes, foi o cestinha da liga e líder de rebotes em uma temporada.

Tamanha era a sua dominância em quadra que a NBA precisou mudar algumas regras do jogo, como dobrar a largura do garrafão. 

Outra alteração foi a criação dos 24 segundos de posse de bola, pois, em uma partida contra os Pistons, os adversários prenderam a bola de propósito para que Mikan ficasse fora de combate.

George Mikan este em quatro edições do All-Star Game e foi o MVP do Jogo das Estrelas em 1953.

James Worthy (8º lugar)

melhores alas da nba James Worthy
Worthy foi três vezes campeão com o Lakers

James Worthy venceu três títulos, foi convocado sete vezes para o All-Star Game e marcou época nos anos 80.

Integrante do Showtime Lakers — histórico time de Los Angeles que também contava com Magic Johnson — Worthy foi um ala extremamente eficiente. Em suas oito primeiras temporadas na NBA, nunca acumulou médias de acerto menores que 53%.

Tricampeão da NBA, em 1985, 1987 e 1988, Worthy foi o MVP das Finais da NBA em 1988 e esteve em sete edições do All-Star Game.

Elgin Baylor (7º lugar)

Elgin Baylor
Baylor é um dos jogadores mais subestimados da NBA na história

Elgin Baylor é um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos, porém muito subestimado por nunca ter vencido um título ou recebido o prêmio de MVP.

Acrobata nas finalizações e reboteiro nato, o atleta foi ofuscado pelas atuações de colegas contemporâneos como Wilt Chamberlain, Oscar Robertson e Bill Russell. Ficou conhecido por seus jump shots famosos.

Ao longo de 14 temporadas nos Lakers, entre o fim dos anos 1950 e início dos anos 1970, Elgin Baylor foi eleito 11 vezes para o All-Star Game. Em 1959, ele levou o prêmio de MVP do Jogo das Estrelas.

Wilt Chamberlain (6º lugar)

Wilt Chamberlain Los Angeles Lakers
Wilt Chamberlain tem a melhor média de rebotes por jogo da história do Lakers

Em 9 de julho de 1968, os Lakers fizeram uma troca com o Philadelphia 76ers e receberam Wilt Chamberlain. A transação ajudou a equipe a se fortalecer e conquistar o título de 1972.

Naquele ano, Chamberlain foi eleito o MVP das finais. Ele já havia sido eleito o MVP da NBA em quatro temporadas.

Com 31.419 pontos, Wilt Chamberlain é o sexto maior pontuador da história da NBA. Sua camisa 13 foi aposentada pelos Lakers, pelo Golden State Warriors e pelo Philadelphia 76ers.

Vá além do Basquete! Confira também:

Shaquille O’Neal (5º lugar)

Shaquille O'Neal Los Angeles Lakers
Shaquille O’Neal foi tricampeão da NBA pelos Lakers e MVP das Finais nos três títulos

Um dos pivôs mais dominantes da NBA, Shaquille O’Neal iniciou sua carreira na NBA no Orlando Magic. Em 1996, ele se transferiu para o Los Angeles Lakers, onde conquistou três títulos ao lado de Kobe Bryant e sob o comando de Phil Jackson.

Depois de ser campeão pelos Lakers em 2000, 2001 e 2002, ele ainda conquistou um anel pelo Miami Heat, em 2006.

O pivô foi eleito o MVP das Finais em todos os seus três títulos pelos Lakers, além de ter sido o Most Valuable Player da temporada 1999/2000.

Shaquille O’Neal é o oitavo maior cestinha da história da NBA, com 28.596 pontos.

Jerry West (4º lugar)

Jerry West Los Angeles Lakers
Jerry West liderou o os Lakers a mais um título da NBA em 1971-1972

Jerry West é a “marca da NBA”. Não entendeu? A gente te explica. A silhueta do ex-jogador dos Lakers foi utilizada no logotipo da liga.

Sua trajetória na NBA começou em 1960, quando o Minneapolis Lakers utilizou a segunda escolha do draft da NBA para recrutá-lo. Ele seguiu na franquia até 1974. Nesse período, conquistou o título de 1972.

Jerry West é o único jogador na história da NBA a ser eleito MVP das finais mesmo sem ter conquistado o título. Esse feito aconteceu em 1969, após a derrota para o Boston Celtics.

A camisa 44 de West foi um dos números aposentados pelo Los Angeles Lakers.

Kareem Abdull-Jabbar (3º lugar)

Kareem Abdul-Jabbar, do Los Angeles Lakers, maior MVP da NBA
Seis vezes campeão da liga, Kareem Abdul-Jabbar é o jogador que mais vezes foi MVP da NBA

Nenhum jogador na história foi escolhido o MVP da NBA tantas vezes quanto Kareem Abdul-Jabbar. Ele foi o jogador mais valioso da liga em 6 temporadas.

Kareem Abdul-Jabbar defendeu o Los Angeles Lakers entre 1975 e 1989 e conquistou 5 títulos (1980, 1982, 1985, 1987 e 1988). Ele já havia sido campeão em 1971 pelo Milwaukee Bucks.

Com 38.387 pontos, Kareem Abdul-Jabbar é o maior pontuador da história da NBA.

Magic Johnson (2º lugar)

Camisa do Los Angeles Lakers
Magic Jonhson foi o MVP das Finais em 1980, 1982 e 1987

Em um time tão vitorioso quanto o Los Angeles Lakers é difícil apontar um jogador que se identifique mais com a equipe. No caso dos Lakers, se podemos falar isso de alguma estrela, ela é Magic Johnson. 

Earvin “Magic” Johnson foi selecionado pelos Los Angeles Lakers na primeira escolha do draft de 1979. O armador, portador do síndrome HIV, jogou até 1991. A revelação sobre o vírus é retratada no documentário The Announcement.

Durante o longo período em que defendeu os Lakers, Magic Johnson travou longas batalhas com Larry Bird, do Boston Celtics, também já retratadas em documentário. O antigo camisa 32 foi pentacampeão da NBA, em 1980, 1982, 1985, 1987 e 1988.

Magic Johnson ainda foi presidente do Los Angeles Lakers, mas renunciou ao cargo após a equipe de LeBron James não chegar aos playoffs da temporada 2018/2019.

Kobe Bryant (1º lugar)

maiores jogadores de basquete de todos os tempos kobe bryant
Kobe Bryant foi pentacampeão da NBA pelo Los Angeles Lakers

Depois da aposentadoria de Magic Johnson, a torcida do Los Angeles Lakers encontrou um novo ídolo quando Kobe Bryant foi contratado.

Em 1996, vindo direto do high school, Kobe foi selecionado na 13ª escolha do draft pelo Charlotte Hornets. Logo depois, foi trocado com os Lakers pelo pivô Vlade Divac, em transação conduzida por Jerry West.

Em uma trajetória de 20 temporadas como jogador do Los Angeles Lakers, Kobe Bryant conquistou 5 títulos (2000, 2001, 2002, 2009 e 2010). O armador é o atleta que mais defendeu a franquia tanto em número de temporadas quanto em jogos.

Ele foi homenageado pelos Lakers com a aposentadoria tanto do número 8 quanto do 24. Kobe é o único jogador da história da NBA a ter dois números aposentados pela mesma franquia.

MVP em 2008, Kobe é o quarto maior pontuador da história da NBA, com 33.643 pontos. Ele foi ultrapassado por LeBron James em 2020, pouco antes de sua morte em um acidente aéreo. 

Quer ver de perto como Kobe Bryant se comportava em quadra? O documentário “Kobe Doin’ Work”, dirigido por Spike Lee, acompanha uma atuação do craque contra o San Antonio Spurs.

Nos cinemas, Kobe Bryant ainda conquistou o Oscar pelo curta-metragem “Dear Basketball”.

Com Kobe no topo da lista, finalizamos o top 10 dos maiores jogadores do Los Angeles Lakers em todos os tempos. Sentiu falta de alguém por aqui? Deixe sua opinião nos comentários!

Quem sabe, em breve, LeBron James não mostre que merece figurar nesta lista?!

Aproveite para alimentar sua paixão por basquete:

Última atualização em 30 de julho de 2020

Comentários

Salvar
12 Compart.
Compartilhar12
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin