Conheça a trajetória de Kevin Durant: biografia, principais títulos da carreira, prêmios, recordes, estatísticas e curiosidades

Atuando na NBA desde de 2007, Kevin Durant é um dos principais nomes do basquete norte-americano deste século.

O ala-pivô tem todos os requisitos necessários para se destacar no basquete moderno: físico impecável, capacidade de infiltração, força e excelente precisão nos arremessos de quadra, inclusive nas bolas de 3 pontos.

Com essa qualidade invejável, atrelada ao desejo de vencer, Kevin Durant já se sagrou campeão duas vezes na NBA e segue em busca de novas conquistas.

Venha conferir a história desse grande astro da principal competição de basquete do mundo. Aqui falaremos de sua trajetória, estatísticas, títulos conquistados, curiosidades e muito mais. Confira!

Quem é Kevin Durant?

Kevin Durant, jogador profissional de basquete

Kevin Wayne Durant, ou apenas Kevin Durant, é um jogador profissional de basquete que disputa a principal liga do esporte, a NBA.

Nascido em 29 de setembro de 1998,  Kevin Durant foi criado pela mãe e pela avó materna, já que que seu pai abandonou a família quando ele tinha apenas 8 anos, retornando 5 anos depois.

Durant estreou na NBA na temporada 2007-2008, defendendo as cores do Seattle Supersonics (atual Oklahoma City Thunder). Desde então, coleciona recordes, títulos e prêmios individuais na Liga Americana de Basquete. Atualmente, Kevin Durant é um dos principais nomes da liga, jogando na posição de ala ou ala-pivô.

Como Kevin Durant começou no basquete?

Kevin Durant, jogador profissional de basquete

Kevin Durant já era apontado como uma das grandes promessas do basquete desde muito cedo, quando ainda atuava no colegial.

Jogando pelo PG Jaguars, importante time das ligas colegiais de basquete dos Estados Unidos, Durant despontava como a principal revelação da equipe, que colecionava títulos na categoria juvenil.

Kevin Durant no basquete universitário

Kevin Durant, jogador profissional de basquete

Em 2006, Kevin Durant entrou para a Universidade do Texas e, logo em seu primeiro ano jogando pelo time universitário, fez uma temporada espetacular.

O calouro atuou como titular em todos os jogos da equipe na principal liga universitária, a NCAA. Nessa temporada, obteve números bastante relevantes: média de 25,8 pontos por partida e 11,1 rebotes.

Na sua passagem pelo time texano, Durant recebeu prêmios importantes, como o título de Jogador Universitário do Ano pela Associated Press, foi eleito o Jogador do Ano da Divisão 1 da National Association of Basketball Coaches (NABC), e recebeu os prêmios Oscar Robertson e Adolph F. Rupp, primeiro calouro a conseguir tais conquistas tão importantes.

Já naquela época, Kevin Durant utilizava a camisa de número 35, em homenagem ao seu principal mentor durante a adolescência, que morreu quando tinha 35 anos.

O impacto de Kevin Durant para a Universidade de Texas foi tão grande que a instituição decidiu aposentar o número que o astro utilizava. 

 Como Kevin Durant chegou à NBA?

Kevin Durant, jogador profissional de basquete

Após a temporada espetacular que fez em sua estreia na Liga Universitária, Kevin Durant se inscreveu no draft da NBA no ano de 2007. Na cerimônia, Durant foi escolhido com o segundo pick pela saudosa franquia do Seattle Supersonics, que se tornaria o Oklahoma City Thunder.

 

Logo no seu ano de estreia pela equipe de Seattle, Kevin Durant se tornou titular absoluto. Mesmo sendo calouro, Durant teve média de 20,3 pontos por jogo, quebrando o recorde de Bob Rule com a camisa do Supersonics, que já durava 40 anos.

Nessa temporada, o jogador foi eleito o calouro do mês em 5 oportunidades: novembro (2007), dezembro (2007), janeiro (2008), março (2008) e abril (2008).

Além disso, foi consagrado como o calouro da temporada, vencendo o prêmio de “Rookie of The Year”, principal premiação para os jogadores ingressantes na NBA.

Times de Kevin Durant 

Depois da temporada de estreia vestindo a camisa verde e amarela do Seattle Supersonics, Kevin Durant já teve contrato assinado com outras duas franquias, o Golden State Warriors e o Brooklyn Nets.

Para não confundir você, leitor, é preciso explicar que o Oklahoma City Thunder, time em que Kevin Durant passou a ganhar destaque, é a mesma franquia do Seattle Supersonics, mas com outro nome e localizado em outra cidade.

Após imbróglio do dono da franquia com congressistas da cidade de Seattle, a franquia teve que se mudar para outro local e, consequentemente, precisou alterar seu nome. A cidade escolhida foi Oklahoma City, onde o time sedia seus jogos desde 2008.  

Confira a lista completa dos times de Kevin Durant:

  • Seattle Supersonics, 2007-2008
  • Oklahoma City Thunder, 2008-2016
  • Golden State Warriors, 2016-2019
  • Brooklyn Nets, 2019-atual

Seattle Supersonics (2007-2008)

Kevin Durant, jogador profissional de basquete

Kevin Durant foi draftado pelo Seattle Supersonics em 2007. Disputou apenas uma temporada pela equipe, pois no ano seguinte de sua estreia a franquia mudou-se de nome e local.

Como calouro do Seattle Supersonics, em 2007, fez uma temporada bastante digna, com média de 20,3 pontos por partida e prêmio de Rookie of the Year. Apesar disso, não conseguiu a classificação do grupo para os playoffs da NBA.

Oklahoma City Thunder (2008-2016)

Kevin Durant, jogador profissional de basquete

Em 2008, a franquia do Seattle Supersonics se tornou Oklahoma City Thunder. Logo no primeiro ano, a equipe se fortaleceu com o draft do astro Russell Westbrook, mas não foi o suficiente para se classificar para os playoffs da competição.

Sua primeira oportunidade em playoffs foi em 2009-2010, quando a equipe se classificou na 8ª colocação da Conferência Oeste.

Já na temporada 2010-2011, o Thunder contava com o trio formado pelos futuros MVPs Kevin Durant, Russell Westbrook e James Harden.

A formação com três atletas extremamente habilidosos levou o time até as finais da conferência, em que acabaram sendo eliminados pelos futuros campeões Dallas Mavericks.

A melhor temporada de Kevin Durant com a camisa do Oklahoma foi justamente no ano seguinte, quando o Thunder chegou pela primeira vez à final da competição desde sua mudança de Seattle.

Nessa oportunidade, a equipe acabou perdendo o título no jogo 5 para o Miami Heat, do craque LeBron James

Depois de mais algumas temporadas pelo OKC, Kevin Durant disse adeus à franquia em 2016, quando se transferiu para a potência do momento, Golden State Warriors.

Golden State Warriors (2016-2019)

Kevin Durant, jogador profissional de basquete

A transferência de Kevin Durant para o Warriors foi bastante polêmica. O time era o mais forte da liga e tinha alcançado a final da competição nos dois últimos anos. Muitos torcedores do OKC acusaram Durant de traição, justamente por “abandonar” o clube para se transferir para uma equipe que estava em alta no momento.

Apesar de toda a polêmica, a transferência deu muito certo, como já era de se esperar. Kevin Durant se juntou aos astros Klay Thompson, Draymond Green e Stephen Curry, formando um dos melhores times da história da NBA.

O resultado não poderia ser diferente. Nas três temporadas em que Kevin Durant atuou no Warriors (2016-2017, 2017-2018 e 2018-2019), chegou às três finais, conquistando o título nas duas primeiras.

Durante as finais da temporada 2018-2019, diante do Toronto Raptors, Durant sofreu uma séria lesão no jogo 5 da disputa e ficou fora do confronto decisivo que deu o título para Toronto.

 

Depois da derrota e da perda do título, Durant se transferiu para o Brooklyn Nets, com um contrato de quatro temporadas.

Brooklyn Nets (desde 2019)

Kevin Durant, jogador profissional de basquete

Kevin Durant assinou um contrato com a franquia de Nova York no final de 2019. Mas, por conta da grave lesão que sofreu durante as finais da temporada 2018-2019, não conseguiu atuar no seu primeiro ano de contrato.

Mesmo com a pausa forçada da NBA por conta da pandemia da Covid-19, que possibilitaria a recuperação e atuação de Durant na competição, o astro norte-americano preferiu não estrear nessa temporada e não ficou confinado com o time na famosa “bolha da Disney”.

Portanto, Kevin Durant prepara sua estreia com a camisa do Brooklyn Nets para a temporada 2020-2021, quando poderemos ver o astro atuando ao lado de outra grande estrela, Kyrie Irving. 

Quantas vezes Kevin Durant foi campeão da NBA?

No total, Kevin Durant foi campeão duas vezes da NBA. As conquistas foram obtidas enquanto era jogador do Golden State Warriors, nas temporadas 2016-2017 e 2017-2018.

Nos dois títulos, Durant foi um dos principais destaques da equipe, tendo sito eleito MVP nas duas finais, ambas diante do Cleveland Cavaliers

Títulos de Kevin Durant na NBA

  • Golden State Warriors, 2016-2017
  • Golden State Warriors, 2017-2018

Temporada 2016-2017

Kevin Durant, jogador profissional de basquete

Desde sua temporada de estreia, em 2007, Kevin Durant é um dos principais jogadores da liga, apontado por muitos, inclusive, como o segundo melhor, atrás apenas de LeBron James.

Apesar desse posto, Kevin Durant demorou para conquistar seu primeiro título, que aconteceu apenas na temporada 2016-2017, nove anos depois de seu ingresso na NBA.

Depois de vestir por tanto tempo a camisa da franquia do Seattle Supersonics/Oklahoma City Thunder, Durant decidiu mudar os ares em busca de seu primeiro título.

No ano de 2016, assinou contrato com o Golden State Warriors, que era uma das principais franquias do momento. 

Logo na temporada de estreia, Kevin Durant pôde perceber que a escolha não foi em vão.  

Atuando ao lado de astros como Stephen Curry e Klay Thompson, Durant teve participação fundamental na conquista do título da temporada 2016-2017, batendo na final o Cleveland Cavaliers de LeBron James. 

Nessa conquista, Kevin Durant foi eleito o MVP nas finais da NBA, prêmio entregue para o melhor jogador dos confrontos decisivos da competição. 

Temporada 2017-2018

Kevin Durant, jogador profissional de basquete

Na temporada seguinte, Kevin Durant voltou a ser decisivo na conquista de mais um título do Golden State Warriors, o 6º da franquia.

Na temporada regular, os Warriors venceram 58 partidas e se classificaram para os playoffs com a segunda colocação na Conferência Oeste. 

Na pós-temporada, a equipe passou por San Antonio Spurs, New Orleans Pelicans e Houston Rockets

Nas finais da NBA, o Golden State Warriors venceu novamente o Cleveland Cavaliers de LeBron James, pelo placar de 4 a 0.

Kevin Durant teve novamente atuações decisivas, com grandes pontuações, principalmente no 3° jogo, em que foi o principal cestinha da partida com incríveis 43 pontos anotados.

 

Após mais uma sequência de confrontos com grandes atuações individuais, Kevin Durant recebeu pela segunda vez o prêmio de MVP das finais da NBA.

Não fique só no basquete! Venha conferir conteúdos de outros esportes que preparamos para você!

Quantas vezes Kevin Durant foi MVP da NBA?

Kevin Durant foi eleito MVP da temporada da NBA em apenas uma oportunidade, em 2013-2014. Naquela edição, Durant conduziu o Oklahoma City Thunder para a segunda colocação da Conferência Oeste, com a franquia alcançando a marca de 59 vitórias na temporada regular.

O prêmio foi dado ao astro norte-americano principalmente pelas suas grandes atuações individuais. Kevin Durant obteve uma média de 32 pontos, sendo o cestinha da competição.

Além dessa conquista de MVP da temporada regular, o astro também foi eleito MVP de duas finais da NBA.

Ele conquistou a premiação justamente nos dois títulos que conquistou na sua carreira, nas temporadas 2016-2017 e 2017-2018, mostrando toda a sua capacidade de decisão em grandes partidas.

Por fim, Kevin Durant também foi eleito MVP de duas edições do All-Star Game, em 2012 e 2019, além de conquistar o mesmo título no duelo de calouros do Jogo das Estrelas de 2009.

Principais prêmios de Kevin Durant 

  • 2x Campeão da NBA: 2017 e 2018
  • 2x MVP das Finais: 2017 e 2018
  • MVP da temporada regular: 2013-14
  • 2x NBA All-Star Game MVP: 2012 e 2019
  • 10 vezes NBA All-Star: 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019
  • 4 vezes cestinha da temporada da NBA: 2010, 2011, 2012, 2014
  • 9 vezes All-NBA Team
    • Primeiro Time: 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2018
    • Segundo Time: 2016, 2017, 2019
  • MVP do Duelo de Calouros: 2009
  • NBA Rookie of the Year: 2008
  • NBA All-Rookie Team: 2008

Estatísticas e números de Kevin Durant

Temporada Regular – Principais médias

  • Seattle Supersonics, 2007-2008: 20,3 pontos, 2,4 assistências, 4,4 rebotes;
  • Oklahoma City Thunder, 2008-2009: 25,3 pontos, 2,8 assistências, 6,5 rebotes;
  • Oklahoma City Thunder, 2009-2010: 30,1 pontos, 2,8 assistências, 7,6 rebotes;
  • Oklahoma City Thunder, 2010-2011: 27,7 pontos, 2,7 assistências, 6,8 rebotes;
  • Oklahoma City Thunder, 2011-2012: 28,0 pontos, 3,5 assistências, 8,0 rebotes;
  • Oklahoma City Thunder, 2012-2013: 28,1 pontos, 4,6 assistências, 7,9 rebotes;
  • Oklahoma City Thunder, 2013-2014: 32,0 pontos, 5,5 assistências, 7,4 rebotes;
  • Oklahoma City Thunder, 2014-2015: 25,4 pontos, 4,1 assistências, 6,6 rebotes;
  • Oklahoma City Thunder, 2015-2016: 28,2 pontos, 5,0 assistências, 8,2 rebotes;
  • Golden State Warriors, 2016-2017: 25,1 pontos, 4,8 assistências, 8,3 rebotes;
  • Golden State Warriors, 2017-2018: 26,4 pontos, 5,4 assistências, 6,8 rebotes;
  • Golden State Warriors, 2018-2019: 26,0 pontos, 5,9 assistências, 6,4 rebotes;

Playoffs – Principais médias

  • Oklahoma City Thunder, 2009-2010: 25,0 pontos, 2,3 assistências, 7,8 rebotes;
  • Oklahoma City Thunder, 2010-2011: 28,6 pontos, 2,8 assistências, 8,2 rebotes;
  • Oklahoma City Thunder, 2011-2012: 28,5 pontos, 3,7 assistências, 7,4 rebotes;
  • Oklahoma City Thunder, 2012-2013: 30,8 pontos, 6,3 assistências, 9,0 rebotes;
  • Oklahoma City Thunder, 2013-2014: 29,6 pontos, 3,9 assistências, 8,9 rebotes;
  • Oklahoma City Thunder, 2015-2016: 28,4 pontos, 3,3 assistências, 7,1 rebotes;
  • Golden State Warriors, 2016-2017: 28,5 pontos, 4,3 assistências, 7,9 rebotes;
  • Golden State Warriors, 2017-2018: 29,0 pontos, 4,7 assistências, 7,8 rebotes;
  • Golden State Warriors, 2018-2019: 32,3 pontos, 4,5 assistências, 4,9 rebotes;

Principais recordes pessoais de Kevin Durant 

  • Maior pontuação em um jogo: 54 (2014)
  • Cestas convertidas em um jogo: 19 (2012 e 2014)
  • Lances livres convertidos: 24 (2019)
  • Cestas de três convertidas: 7 (5 oportunidades)
  • Rebotes ofensivos: 4 (11 oportunidades)
  • Rebotes defensivos: 17 (2016, 2016 e 2010)
  • Assistências: 14 (2018)

Qual o salário de Kevin Durant ?

Kevin Durant recebe um dos maiores salários da liga. Seu último contrato assinado, com a equipe do Brooklyn Nets, prevê que o ala-pivô irá receber US$ 164 milhões diluídos em quatro temporadas.

Confira o salário recebido de Kevin Durant em todas as suas temporadas na NBA:

Ano Clube Valores
2007/08 Oklahoma City Thunder US$ 4.171.200,00 
2008/09 Oklahoma City Thunder US$ 4.484.040,00 
2009/10 Oklahoma City Thunder US$ 4.796.880,00 
2010/11 Oklahoma City Thunder US$ 6.053.663,00 
2011/12 Oklahoma City Thunder US$ 15.506.632,00 
2012/13 Oklahoma City Thunder US$ 17.548.838,00
2013/14 Oklahoma City Thunder US$ 18.773.176,00
2014/15 Oklahoma City Thunder US$ 19.997.513,00
2015/16 Oklahoma City Thunder US$ 21.971.850,00
2016/17 Golden State Warriors US$ 26.540.100,00
2017/18 Golden State Warriors US$ 25.000.000,00
2018/19 Golden State Warriors US$ 30.000.000,00
2019/20 Brooklyn Nets US$ 37.199.000,00

Kevin Durant na Seleção dos Estados Unidos

Kevin Durant, jogador profissional de basquete

Assim como a grande maioria dos principais astros norte-americanos da NBA, Kevin Durant também já teve seus momentos vestindo a camisa da seleção de seu país.

No primeiro torneio importante que disputou, no Mundial de 2010, Kevin Durant conduziu a seleção para o título que não vinha desde 1994. Nessa competição, ele foi eleito MVP do torneio, tendo médias de 22,8 pontos por partida.

Além do título Mundial, Kevin Durant também tem duas medalhas de ouro olímpica. A primeira foi conquistada em 2012, nos Jogos Olímpicos de Londres. 

Na competição, sediada na Inglaterra, Durant obteve o recorde de pontos em um torneio de basquete em Olimpíadas. Além disso, foi o cestinha da final, com 30 pontos anotados e o primeiro título garantido.

O destaque principal dessa Olimpíada é que os Estados Unidos convocaram seus principais jogadores do momento, formando um novo “Dream Team”.

Kevin Durant atuou ao lado de grandes nomes do basquete dos EUA, como Kobe Bryant, LeBron James, Anthony Davis, James Harden e Chris Paul.

Em 2016, a Seleção Norte-Americana voltou a conquistar a medalha de ouro das Olimpíadas, dessa vez no Rio de Janeiro.

O astro Kevin Durant foi encarregado de comandar o time para a conquista, já que outros grandes astros do basquete, como LeBron James, Stephen Curry e Kawhi Leonard, não participaram da competição. 

Biografia de Kevin Durant

  • Nome completo: Kevin Wayne Durant
  • Data de nascimento: 29 de setembro de 1988
  • Local de nascimento: Washington, D.C., Estados Unidos
  • Altura: 2,08 m
  • Peso: 109 kg

Curiosidades sobre Kevin Durant

Filmes

Além de brilhar nas quadras da NBA, Durant já teve seu brilho no cinema, tanto na produção como na atuação. 

Em 2012, Kevin Durant participou do filme ThunderStruck, que conta a vida de um garoto que “rouba” o talento do basquete do astro norte-americano.

Além dessa produção, Kevin Durant participou dos documentários Jumpshot, em que ele faz parte do elenco, e do filme Q Ball, que ele ajudou a produzir. 

Por fim, o filme Still KD é mais uma produção que conta com a presença de Kevin Durant. Mas, diferente das outras, essa é uma presença obrigatória, já que o filme, lançado em 2017, conta a trajetória da estrela do basquete da NBA.

Trabalhos filantrópicos

Outra curiosidade interessante sobre o astro norte-americano é que Kevin Durant é atuante na filantropia. O ala-pivô é bastante ativo em fundações que ajudam pessoas em diversas áreas, principalmente crianças.

Seu principal alicerce nessa ajuda é exatamente o basquete, tanto que o astro já inaugurou diversas quadras comunitárias para que crianças possam praticar gratuitamente o esporte e ocupar o seu tempo de maneira produtiva, se mantendo longe de coisas prejudiciais. 

Agora que você conhece a história de Kevin Durant, venha ver a biografia de outros astros do basquete norte-americano:

*Última atualização em 26 de novembro de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin