Nascido em 29 de setembro de 1988 em Washington, D.C., Kevin Durant é um dos maiores destaques da história da NBA, desempenhando a posição de ala.
Após algumas temporadas vestindo a camisa do Brooklyn Nets, o jogador se transferiu para o Phoenix Suns em fevereiro deste ano.
Venha conferir a história desse grande astro da principal competição de basquete do mundo. Aqui falaremos de sua trajetória, estatísticas, títulos conquistados, curiosidades e muito mais. Confira!
Quem é Kevin Durant?
Considerado pelos especialistas um dos maiores nomes da NBA na atualidade, Durant nasceu em 29 de setembro de 1988, em Washington, D.C. Desde pequeno sua paixão pelo basquete ficou evidente.
Com um talento natural para o esporte, o jogador começou a se destacar em sua escola secundária, a Montrose Christian School, chamando a atenção dos olheiros universitários.
Durant optou por ingressar na Universidade do Texas, onde teve uma temporada de calouro espetacular e logo se tornou um dos jogadores mais cobiçados para o Draft da NBA.
Em 2007, ele foi a segunda escolha geral do Draft, sendo selecionado pelo Seattle SuperSonics, que, posteriormente, se tornou o Oklahoma City Thunder.
Como Kevin Durant começou no basquete?
Kevin Durant já era apontado como uma das grandes promessas do basquete desde muito cedo, quando ainda atuava no colegial.
Jogando pelo PG Jaguars, importante time das ligas colegiais de basquete dos Estados Unidos, Durant despontava como a principal revelação da equipe, que colecionava títulos na categoria juvenil.
Kevin Durant no basquete universitário
Em 2006, Kevin Durant entrou para a Universidade do Texas e, logo em seu primeiro ano jogando pelo time universitário, fez uma temporada espetacular.
O calouro atuou como titular em todos os jogos da equipe na principal liga universitária, a NCAA. Nessa temporada, obteve números bastante relevantes: média de 25,8 pontos por partida e 11,1 rebotes.
Na sua passagem pelo time texano, Durant recebeu prêmios importantes, como o título de Jogador Universitário do Ano pela Associated Press, foi eleito o Jogador do Ano da Divisão 1 da National Association of Basketball Coaches (NABC), e recebeu os prêmios Oscar Robertson e Adolph F. Rupp, primeiro calouro a conseguir tais conquistas tão importantes.
Já naquela época, Kevin Durant utilizava a camisa de número 35, em homenagem ao seu principal mentor durante a adolescência, que morreu quando tinha 35 anos.
O impacto de Kevin Durant para a Universidade de Texas foi tão grande que a instituição decidiu aposentar o número que o astro utilizava.
Como Kevin Durant chegou à NBA?
Após a temporada espetacular que fez em sua estreia na Liga Universitária, Kevin Durant se inscreveu no draft da NBA no ano de 2007. Na cerimônia, Durant foi escolhido com o segundo pick pela saudosa franquia do Seattle Supersonics, que se tornaria o Oklahoma City Thunder.
Logo no seu ano de estreia pela equipe de Seattle, Kevin Durant se tornou titular absoluto. Mesmo sendo calouro, Durant teve média de 20,3 pontos por jogo, quebrando o recorde de Bob Rule com a camisa do Supersonics, que já durava 40 anos.
Nessa temporada, o jogador foi eleito o calouro do mês em 5 oportunidades: novembro (2007), dezembro (2007), janeiro (2008), março (2008) e abril (2008).
Além disso, foi consagrado como o calouro da temporada, vencendo o prêmio de “Rookie of The Year”, principal premiação para os jogadores ingressantes na NBA.
Times de Kevin Durant
Depois da temporada de estreia vestindo a camisa verde e amarela do Seattle Supersonics, Kevin Durant já teve contrato assinado com outras três franquias, o Golden State Warriors, Brooklyn Nets e mais recentemente o Phoenix Suns.
Para não confundir você, leitor, é preciso explicar que o Oklahoma City Thunder, time em que Kevin Durant passou a ganhar destaque, é a mesma franquia do Seattle Supersonics, mas com outro nome e localizado em outra cidade.
Após imbróglio do dono da franquia com congressistas da cidade de Seattle, a franquia teve que se mudar para outro local e, consequentemente, precisou alterar seu nome. A cidade escolhida foi Oklahoma City, onde o time sedia seus jogos desde 2008.
Confira a lista completa dos times de Kevin Durant:
- Seattle Supersonics, 2007-2008
- Oklahoma City Thunder, 2008-2016
- Golden State Warriors, 2016-2019
- Brooklyn Nets, 2019-2023
- Phoenix Suns, 2023
Seattle Supersonics (2007-2008)
Kevin Durant foi draftado pelo Seattle Supersonics em 2007. Disputou apenas uma temporada pela equipe, pois no ano seguinte de sua estreia a franquia mudou-se de nome e local.
Como calouro do Seattle Supersonics, em 2007, fez uma temporada bastante digna, com média de 20,3 pontos por partida e prêmio de Rookie of the Year. Apesar disso, não conseguiu a classificação do grupo para os playoffs da NBA.
Oklahoma City Thunder (2008-2016)
Em 2008, a franquia do Seattle Supersonics se tornou Oklahoma City Thunder. Logo no primeiro ano, a equipe se fortaleceu com o draft do astro Russell Westbrook, mas não foi o suficiente para se classificar para os playoffs da competição.
Sua primeira oportunidade em playoffs foi em 2009-2010, quando a equipe se classificou na 8ª colocação da Conferência Oeste.
Já na temporada 2010-2011, o Thunder contava com o trio formado pelos futuros MVPs Kevin Durant, Russell Westbrook e James Harden.
A formação com três atletas extremamente habilidosos levou o time até as finais da conferência, em que acabaram sendo eliminados pelos futuros campeões Dallas Mavericks.
A melhor temporada de Kevin Durant com a camisa do Oklahoma foi justamente no ano seguinte, quando o Thunder chegou pela primeira vez à final da competição desde sua mudança de Seattle.
Nessa oportunidade, a equipe acabou perdendo o título no jogo 5 para o Miami Heat, do craque LeBron James.
Depois de mais algumas temporadas pelo OKC, Kevin Durant disse adeus à franquia em 2016, quando se transferiu para a potência do momento, Golden State Warriors.
Golden State Warriors (2016-2019)
A transferência de Kevin Durant para o Warriors foi bastante polêmica. O time era o mais forte da liga e tinha alcançado a final da competição nos dois últimos anos. Muitos torcedores do OKC acusaram Durant de traição, justamente por “abandonar” o clube para se transferir para uma equipe que estava em alta no momento.
Apesar de toda a polêmica, a transferência deu muito certo, como já era de se esperar. Kevin Durant se juntou aos astros Klay Thompson, Draymond Green e Stephen Curry, formando um dos melhores times da história da NBA.
O resultado não poderia ser diferente. Nas três temporadas em que Kevin Durant atuou no Warriors (2016-2017, 2017-2018 e 2018-2019), chegou às três finais, conquistando o título nas duas primeiras.
Durante as finais da temporada 2018-2019, diante do Toronto Raptors, Durant sofreu uma séria lesão no jogo 5 da disputa e ficou fora do confronto decisivo que deu o título para Toronto.
Depois da derrota e da perda do título, Durant se transferiu para o Brooklyn Nets, com um contrato de quatro temporadas.
Brooklyn Nets (2019-2023)
Kevin Durant assinou um contrato com a franquia de Nova York no final de 2019. Mas, por conta da grave lesão que sofreu durante as finais da temporada 2018-2019, não conseguiu atuar no seu primeiro ano de contrato.
Mesmo com a pausa forçada da NBA por conta da pandemia da Covid-19, que possibilitaria a recuperação e atuação de Durant na competição, o astro norte-americano preferiu não estrear nessa temporada e não ficou confinado com o time na famosa “bolha da Disney”.
Dessa forma, a primeira temporada de Kevin Durant com os Nets foi a de 2020/21, contanto com as ajudas de Kyrie Irving e James Harden em um elenco estrelado, Brooklyn acabou caindo na semifinal do Leste, em um jogo histórico.
KD esteve a um passo de vencer o Mikwaukee Bucks e levar os Nets até à final, no entanto, após acertar o arremesso final, foi visto que o astro estava pisando na linha, dessa forma, o chute acabou valendo dois pontos e não três, levando a partida até o tempo extra, que acabou com vitória dos Bucks.
Em 2021/22, parecia ser o ano dos Nets, no entanto, a equipe viveu uma grande crise, principalmente por conta do COVID-19, seguido pela recusa de vacinação de Kyrie Irving e a saída de James Harden da franquia. Após todo esse caos, Brooklyn caiu no primeiro round dos Playoffs diante dos Celtics em uma varrida de 4 x 0.
Por fim, Durant ficou nos Nets até o início de 2023, quando pediu troca e acabou partindo até Phoenix, para jogar com Devin Booker e Chris Paul.
Phoenix Suns (2023-Atualmente)
KD assinou com os Suns em fevereiro de 2023, no entanto, o astro chegou machucado e precisou de um tempo para se recuperar e finalmente estrear.
Quando jogou, Durant mostrou ótimo entrosamento com Devin Booker e os dois carregaram os Suns para uma campanha de recuperação no Oeste, terminando na quarta colocação.
Já nos Playoffs, Phoenix decepcionou em um jogo seis frustrante diante do Denver Nuggets, perdendo por um longo placar, assim como na temporada anterior, contra os Mavericks.
Agora, resta aos Suns de Kevin Durant e Devin Booker, juntar os cacos e voltar na temporada 2023/24.
Quantas vezes Kevin Durant foi campeão da NBA?
No total, Kevin Durant foi campeão duas vezes da NBA. As conquistas foram obtidas enquanto era jogador do Golden State Warriors, nas temporadas 2016-2017 e 2017-2018.
Nos dois títulos, Durant foi um dos principais destaques da equipe, tendo sito eleito MVP nas duas finais, ambas diante do Cleveland Cavaliers.
Títulos de Kevin Durant na NBA
- Golden State Warriors, 2016-2017
- Golden State Warriors, 2017-2018
Temporada 2016-2017
Desde sua temporada de estreia, em 2007, Kevin Durant é um dos principais jogadores da liga, apontado por muitos, inclusive, como o segundo melhor, atrás apenas de LeBron James.
Apesar desse posto, Kevin Durant demorou para conquistar seu primeiro título, que aconteceu apenas na temporada 2016-2017, nove anos depois de seu ingresso na NBA.
Depois de vestir por tanto tempo a camisa da franquia do Seattle Supersonics/Oklahoma City Thunder, Durant decidiu mudar os ares em busca de seu primeiro título.
No ano de 2016, assinou contrato com o Golden State Warriors, que era uma das principais franquias do momento.
Logo na temporada de estreia, Kevin Durant pôde perceber que a escolha não foi em vão.
Atuando ao lado de astros como Stephen Curry e Klay Thompson, Durant teve participação fundamental na conquista do título da temporada 2016-2017, batendo na final o Cleveland Cavaliers de LeBron James.
Nessa conquista, Kevin Durant foi eleito o MVP nas finais da NBA, prêmio entregue para o melhor jogador dos confrontos decisivos da competição.
Temporada 2017-2018
Na temporada seguinte, Kevin Durant voltou a ser decisivo na conquista de mais um título do Golden State Warriors, o 6º da franquia.
Na temporada regular, os Warriors venceram 58 partidas e se classificaram para os playoffs com a segunda colocação na Conferência Oeste.
Na pós-temporada, a equipe passou por San Antonio Spurs, New Orleans Pelicans e Houston Rockets.
Nas finais da NBA, o Golden State Warriors venceu novamente o Cleveland Cavaliers de LeBron James, pelo placar de 4 a 0.
Kevin Durant teve novamente atuações decisivas, com grandes pontuações, principalmente no 3° jogo, em que foi o principal cestinha da partida com incríveis 43 pontos anotados.
Após mais uma sequência de confrontos com grandes atuações individuais, Kevin Durant recebeu pela segunda vez o prêmio de MVP das finais da NBA.
Quantas vezes Kevin Durant foi MVP da NBA?
Kevin Durant foi eleito MVP da temporada da NBA em apenas uma oportunidade, em 2013-2014. Naquela edição, Durant conduziu o Oklahoma City Thunder para a segunda colocação da Conferência Oeste, com a franquia alcançando a marca de 59 vitórias na temporada regular.
O prêmio foi dado ao astro norte-americano principalmente pelas suas grandes atuações individuais. Kevin Durant obteve uma média de 32 pontos, sendo o cestinha da competição.
Além dessa conquista de MVP da temporada regular, o astro também foi eleito MVP de duas finais da NBA.
Ele conquistou a premiação justamente nos dois títulos que conquistou na sua carreira, nas temporadas 2016-2017 e 2017-2018, mostrando toda a sua capacidade de decisão em grandes partidas.
Por fim, Kevin Durant também foi eleito MVP de duas edições do All-Star Game, em 2012 e 2019, além de conquistar o mesmo título no duelo de calouros do Jogo das Estrelas de 2009.
Principais prêmios de Kevin Durant
Seus títulos da NBA, conquistados com o Golden State Warriors em 2017 e 2018, são destaque, com Kevin Durant sendo nomeado MVP das finais em ambas as ocasiões. Esses campeonatos mostraram sua capacidade de brilhar nos momentos decisivos e reforçaram seu legado como um dos maiores jogadores de sua geração.
Além das conquistas na NBA, Durant também brilhou nas Olimpíadas, ganhando três medalhas de ouro com a equipe dos Estados Unidos em 2008, 2012 e 2016. Sua contribuição nas competições olímpicas reforçou sua reputação como um dos jogadores mais talentosos do país.
Em termos de reconhecimento individual, o jogador recebeu o prestigioso prêmio de MVP da NBA em 2014 e acumulou títulos de cestinha da liga em várias temporadas, demonstrando sua consistência como um pontuador extraordinário.
Estatísticas e números de Kevin Durant
Durant é conhecido no mundo do basquete americano por sua capacidade de pontuar e suas estatísticas dentro das quadras não decepcionam. Ao longo de sua carreira, ele mantém uma média impressionante de pontos por jogo.
Com um arsenal ofensivo diversificado, que inclui arremessos de longa distância, jogadas de velocidade e habilidades para passar pela marcação, Durant é uma ameaça constante no ataque.
Principais recordes pessoais de Kevin Durant
Kevin Durant estreou na NBA com o Seattle SuperSonics em 2007 e, apenas três anos depois, em 2010, conquistou o título de campeão de pontos da liga, se tornando o jogador mais jovem a fazê-lo na história da NBA. Esse feito precoce anunciou sua chegada no topo do basquete mundial.
Durant também faz parte do clube dos 50-40-90, seleto grupo reservado para jogadores que alcançaram médias de 50% nos arremessos de quadra, 40% nos arremessos de três pontos e 90% nos lances livres em uma única temporada. Sua precisão notável o coloca entre os melhores arremessadores da história.
Qual o salário de Kevin Durant ?
Kevin Durant recebe um dos maiores salários da liga. Seu último contrato assinado, com a equipe do Brooklyn Nets, prevê que o ala-pivô irá receber US$ 164 milhões diluídos em quatro temporadas, pagos pelo Phoenix Suns, atual franquia de KD.
Confira o salário recebido de Kevin Durant nas últimas temporadas na NBA
Kevin Durant na Seleção dos Estados Unidos
Assim como a grande maioria dos principais astros norte-americanos da NBA, Kevin Durant também já teve seus momentos vestindo a camisa da seleção de seu país.
No primeiro torneio importante que disputou, no Mundial de 2010, Kevin Durant conduziu a seleção para o título que não vinha desde 1994. Nessa competição, ele foi eleito MVP do torneio, tendo médias de 22,8 pontos por partida.
Além do título Mundial, Kevin Durant também tem duas medalhas de ouro olímpica. A primeira foi conquistada em 2012, nos Jogos Olímpicos de Londres.
Na competição, sediada na Inglaterra, Durant obteve o recorde de pontos em um torneio de basquete em Olimpíadas. Além disso, foi o cestinha da final, com 30 pontos anotados e o primeiro título garantido.
O destaque principal dessa Olimpíada é que os Estados Unidos convocaram seus principais jogadores do momento, formando um novo “Dream Team”.
Kevin Durant atuou ao lado de grandes nomes do basquete dos EUA, como Kobe Bryant, LeBron James, Anthony Davis, James Harden e Chris Paul.
Em 2016, a Seleção Norte-Americana voltou a conquistar a medalha de ouro das Olimpíadas, dessa vez no Rio de Janeiro.
O astro Kevin Durant foi encarregado de comandar o time para a conquista, já que outros grandes astros do basquete, como LeBron James, Stephen Curry e Kawhi Leonard, não participaram da competição.
Em 2021, KD foi novamente campeão olímpico com os Estados Unidos, dessa vez acompanhado por astros como Damian Lillard, Jayson Tatum e Devin Booker.
Na Olimpíada de Paris 2024, Kevin Durant se tornou o primeiro atleta a conquistar quatro vezes consecutivas a medalha de ouro em Jogos Olímpicos. Ao lado de Stephen Curry e LeBron James foram os principais nomes da equipe americana.
Curiosidades de Kevin Durant
Além de brilhar nas quadras da NBA, Durant já teve seu brilho no cinema, tanto na produção como na atuação.
Em 2012, Kevin Durant participou do filme ThunderStruck, que conta a vida de um garoto que “rouba” o talento do basquete do astro norte-americano.
Além dessa produção, Kevin Durant participou dos documentários Jumpshot, em que ele faz parte do elenco, e do filme Q Ball, que ele ajudou a produzir.
Por fim, o filme Still KD é mais uma produção que conta com a presença de Kevin Durant. Mas, diferente das outras, essa é uma presença obrigatória, já que o filme, lançado em 2017, conta a trajetória da estrela do basquete da NBA.
Trabalhos filantrópicos
Outra curiosidade interessante sobre o astro norte-americano é que Kevin Durant é atuante na filantropia. O ala-pivô é bastante ativo em fundações que ajudam pessoas em diversas áreas, principalmente crianças.
Seu principal alicerce nessa ajuda é exatamente o basquete, tanto que o astro já inaugurou diversas quadras comunitárias para que crianças possam praticar gratuitamente o esporte e ocupar o seu tempo de maneira produtiva, se mantendo longe de coisas prejudiciais.
Agora que você conhece a história de Kevin Durant, venha ver a biografia de outros astros do basquete norte-americano:
- Zion Williamson: carreira, estatísticas, salários e curiosidades
- Bam Adebayo: biografia, números e como joga o pivô do Heat
- Jimmy Butler: biografia, títulos, prêmios e estatísticas
- Giannis Antetokounmpo: biografia, números e recordes na NBA
- Damian Lillard: biografia, estatísticas e prêmios na NBA
Carioca, formado em geografia e gestão desportiva, Rafael Singelo é apaixonado por esportes em geral e, principalmente, por futebol.