O basquete norte-americano está repleto de times que nunca ganharam a NBA. Mas que nem por isso são desprestigiados.

Na verdade, algumas dessas franquias estão entre as favoritas do público geral da liga, seja por seus grandes jogadores, por grandes equipes que formaram na história ou mesmo pela identidade visual, pela “personalidade” que têm.

Confira, então, todos os times que nunca ganharam a NBA e quando (ou se) chegaram perto de sair da fila e levantar o Troféu Larry O'Brien.

Times que nunca ganharam a NBA

  • Brooklyn Nets
  • Charlotte Hornets
  • Denver Nuggets
  • Indiana Pacers
  • Los Angeles Clippers
  • Memphis Grizzlies
  • Minnesota Timberwolves
  • New Orleans Pelicans
  • Orlando Magic
  • Phoenix Suns
  • Utah Jazz

Brooklyn Nets

O Brooklyn Nets é um dos times que nunca ganharam a NBA. Até quando?
Jason Kidd era a grande estrela dos Nets nos títulos de conferência

Abrimos a lista dos times que nunca ganharam a NBA com justamente aquele que deve sair mais rápido dela, o Brooklyn Nets. Com Kevin Durant, Kyrie Irving e James Harden, o título pode ser só questão de tempo.

Falando em tempo, se somada a época do New Jersey Nets, são mais de 40 anos em busca do Larry O'Brien. O mais perto que a franquia chegou foi no biênio 2002-2003. Na ocasião, Jason Kidd e Diktembe Mutombo lideraram a equipe à duas finais, perdidas para Lakers e Spurs, respectivamente.

Confira mais sobre a história do Brooklyn Nets aqui!

Charlotte Hornets

O Charlotte Hornets é um dos times que nunca ganharam a NBA
Se antes os anéis de Jordan contassem para a franquia…

Antes os títulos do dono contassem para a franquia. Assim, o Charlotte Hornets teria os seis conquistados por Michael Jordan. Sonhos à parte, a equipe da Carolina do Norte é um dos times que nunca ganharam a NBA e, sinceramente, ainda parecem longe da conquista.

O time chegou a montar um elenco competitivo nos anos 1990, bem quando Jordan dominava a Liga com o Bulls. O núcleo atual, porém, formado ao redor de LaMelo Ball parece ser mais promissor. Paciência, torcedor.

Saiba mais da história do Charlotte Hornets aqui!

Denver Nuggets

Denver Nuggets, um dos times que nunca ganharam a NBA
Carmelo Anthony foi a grande esperança de título do Nuggets

Seguindo a ordem alfabética dos times que nunca ganharam a NBA, temos o Denver Nuggets, na busca do Larry O'Brien há mais de 40 anos. A franquia sequer chegou à NBA Finals mas sempre se mostrou competente para formar elencos competitivos.

O núcleo formado por Nikola Jokic, Jamal Murray e Aaron Gordon é possivelmente mais forte que o de Carmelo Anthony e Chauncey Billups nos anos 2000. Estes, assim, como em 2020, perderam a final do Oeste para o Lakers.

Quer saber mais do Denver Nuggets? Confira aqui!

Indiana Pacers

Reggie Miller e Larry Bird no Indiana Pacers
Larry Bird foi o comandante dos Pacers de Reggie Miller vice-campeão da NBA em 2000

Ninguém do Indiana Pacers podia imaginar que, depois de mais de 40 anos de existência, seria uma das franquias que nunca ganharam a NBA.

A equipe, afinal, dominava a extinta American Basketball Association. Se juntando à National Basketball Association, o mesmo sucesso não foi repetido — nem mesmo quando Reggie Miller levou o time às finais de 2000, a melhor campanha da sua história, que parou no Los Angeles Lakers. Sempre eles.

Mais da história do Indiana Pacers aqui!

Los Angeles Clippers

Camisa do Los Angeles Clippers 2019/2020

Não que fosse uma unanimidade, mas depois da chegada de Kawhi Leonard e Paul George, era de se imaginar que o Los Angeles Clippers se livrasse da pecha de um dos times que nunca ganharam a NBA.

Surpreendente mesmo foi a equipe ainda não conseguir chegar às finais da conferência Oeste. E olha que, além de Kawhi e PG, a franquia já chegou a ter Chris Paul e Blake Griffin em seus auges físicos.

Saiba mais do Los Angeles Clippers aqui!

Memphis Grizzlies

Memphis Grizzlies, um dos times que nunca ganharam a NBA
Tony Allen foi um dos ícones do Grit-n-grind

O Memphis Grizzlies é outro dos times que nunca ganharam a NBA. Ao menos é uma equipe mais nova, fundada nos anos 1990.

O interessante é que a franquia soube tratar o fato de maneira inteligente, incorporando o lema “Grit-n-grind” — expressão com o significado aproximado de batalha, correria — positivamente à sua identidade.

O lema até fez o time se fortalecer e ser uma pedra no sapato de adversários mais tradicionais, mas não o fez chegar muito longe. Quem sabe agora com Ja Morant

Confira aqui mais da história do Memphis Grizzlies!

Minnesota Timberwolves

Minnessota Timberwolves, um dos times que nunca ganharam a NBA
Nem com Kevin Garnett “on fire” o Timberwolves conseguiu o título

Não é exatamente uma surpresa que o Minnesota Timberwolves é um dos times que nunca ganharam a NBA.

A franquia parece estar permanentemente em reconstrução desde que Kevin Garnett, um dos maiores reboteiros da NBA — e que liderou a equipe em sua melhor campanha, nas finais do Oeste de 2004 — saiu para o Boston Celtics.

Há mais do Minnesota Timberwolves neste texto aqui!

New Orleans Pelicans

Anthony Davis no New Orleans Pelicans

O New Orleans Pelicans é outro que não surpreende como um dos times que nunca ganharam a NBA. São menos de 20 temporadas na Liga, afinal de contas. Até porque talentos nunca faltaram.

Primeiro foi Chris Paul, depois Anthony Davis e hoje Zion Williamson. Talvez seja uma questão de tempo. Quanto? Bom, essa lista mostra que é difícil de dizer.

Saiba mais sobre os talentos do New Orleans Pelicans aqui!

Orlando Magic

Camisa do Orlando Magic

O Orlando Magic é, entre os times da NBA que nunca foram campeões, um dos que chegaram mais perto. Isso porque a equipe chegou em duas finais em momento bastante oportunos.

O primeiro foi em 1995, quando Michael Jordan ainda estava voltando do beisebol e deixou o Bulls vulneráveis. O segundo foi em 2009, quando eliminou o Celtics, campeão de 2008, ainda nas semis do Leste. Perdeu para Houston Rockets e Lakers, respectivamente.

Aprenda mais sobre esses momentos do Orlando Magic aqui!

Phoenix Suns

Camisa do Phoenix Suns

O Phoenix Suns é o mais antigo dos times da NBA que nunca foram campeões. Já são mais de 50 anos em busca do título da temporada. Mesmo assim, a franquia se manteve relevante. Formou, afinal, equipes muito legais de se acompanhar e assistir.

O grupo de 1993, que tinha Charles Barkley, foi o que chegou mais perto do sonho, perdendo a final para ele, o Chicago Bulls de Michael Jordan. Depois foi a vez de Steve Nash e Amar'e Stoudemire comandarem o show em Phoenix nos anos 1990/2000, mas sem o mesmo sucesso.

O time atual, de Chris Paul e Devin Booker, é o próximo candidato a encantar na NBA. Título? Vamos com calma.

Confira os shows do Phoenix Suns aqui!

Utah Jazz

Jordan Chicago Bulls x Utah Jazz
Última cesta de Michael Jordan em finais da NBA é uma das imagens mais marcantes do basquete

De todas as torcidas de times que nunca ganharam a NBA, a do Utah Jazz é a que deve ter maior dificuldade para aceitar o fato.

Isso porque a franquia montou um grupo quase perfeito, mais pronto para ser campeão impossível. O Jazz teve simplesmente John Stockton, um dos maiores assistentes da NBA, e Karl Malone, um dos maiores cestinhas, entrosados por mais de dez anos e com os braços preparados para erguer o Larry O'Brien.

faltou combinar com Michael Jordan e o Bulls, que venceram duas finais seguidas contra o time de Utah — magistralmente registrados em The Last Dance, disponível na Netflix — em 1997 e em 1998.

Franquias reformuladas que nunca ganharam a NBA

Além das franquias acima, existem outras que “meio que” nunca ganharam a NBA. A situação é simples: com a atual identidade, não levantaram a taça, mas já o fizeram em outros momentos de suas histórias. São elas:

  • Oklahoma City Thunder (Venceu como Seattle Supersonics em 1979)
  • Washington Wizards (Venceu como Washington Bullets em 1978)
  • Atlanta Hawks (Venceu como St Louis Hawks em 1958)
  • Sacramento Kings (Venceu como Rochester Roylas em 1951)

Agora que você conhece todos os times que nunca ganharam a NBA, que tal conferir mais listas sobre basquete? Acesse:

*Última atualização em 20 de maio de 2021