O Boston Celtics é a equipe com mais títulos na história da NBA, tendo conquistado na última temporada seu 18º troféu. A equipe celta, conquistou 11 desses títulos em apenas 13 temporadas, sendo oito de forma consecutiva.
O Los Angeles Lakers alcançou o Boston Celtics em títulos, na temporada 2020, quando empataram em 17 conquistas, mas o time de Boston desempatou e chegou a 18 conquistas na última temporada.
Acompanhe esse texto para conhecer as conquistas, ídolos e toda a história do Boston Celtics e para descobrir como foi a trajetória para se tornar a franquia mais vitoriosa da NBA em todos os tempos.
Quando foi criado o Boston Celtics?
O Celtics foi criado em 6 de junho de 1946. Inicialmente, a franquia fazia parte da Basketball Association of America (BAA), que passou a adotar o nome de National Basketball Association (NBA) em 1949, após a fusão com a National Basketball League (NBL).
Celtics e New York Knicks são os dois únicos times originais da NBA que seguem na mesma cidade.
Qual a cidade e o estado do Boston Celtics?
O Celtics é uma franquia da NBA que fica localizada na cidade de Boston, que é a capital do estado de Massachusetts. Outras equipes da região de Boston fazem parte de grandes ligas dos Estados Unidos, confira essas equipes:
- New England Patriots, na NFL;
- Boston Red Sox, na Major League Baseball (MLB);
- Boston Bruins, na National Hockey League (NHL);
- New England Revolution, na Major League Soccer (MLS).
Qual o nome da arena do Boston Celtics?
O TD Garden, localizado em 100 Legends Way, Boston, Massachusetts, foi inaugurado em 30 de setembro de 1995, com um custo de construção de aproximadamente US$ 160 milhões.
A arena tem uma capacidade de cerca de 19.580 espectadores para jogos de basquete dos Boston Celtics e 17.850 para jogos de hóquei dos Boston Bruins. Para concertos e eventos variados, pode acomodar até 20.000 pessoas, dependendo do layout.
O TD Garden substituiu o Boston Garden e é conhecido por suas modernas instalações, incluindo um sistema de vídeo HD central suspenso, suítes de luxo, o The Legends Club, e o Garden View Restaurant. A arena passou por várias renovações ao longo dos anos para manter-se atualizada.
Além de ser a casa dos Celtics e dos Bruins, o TD Garden sediou eventos importantes como o NBA All-Star Game, o NHL All-Star Game e torneios da NCAA.
Qual conferência disputa o Boston Celtics?
O Celtics disputa a Conferência Leste da NBA. A franquia está na Divisão do Atlântico, ao lado de Brooklyn Nets, New York Knicks, Philadelphia 76ers e Toronto Raptors.
Quem é o dono do Boston Celtics?
O dono do Celtics é o Boston Basketball Partners L.L.C., um grupo de investimento privado formado em 2002 para adquirir a franquia da NBA, por US$ 360 milhões.
O comitê executivo é composto pelos quatro membros do conselho de administração: Wyc Grousbeck, H. Irving Grousbeck, Stephen Pagliuca e The Abbey Group, representados por Robert Epstein, com as adições de Paul Edgerley, Glenn Hutchins, James Pallotta e Matt Levin. Wyc Grousbeck é o CEO do Boston Basketball Partners.
Quantos títulos da NBA tem o Boston Celtics?
O Celtics é o maior vencedor da história da NBA isolado, com 18 títulos. A franquia construiu sua trajetória vitoriosa com gênios do basquete com Larry Bird e Bill Russell e dominou a liga nos anos 50 e 60. Foram 11 títulos entre 1957 e 1969.
Nos anos 1970 e 1980, vieram mais 5 títulos. A última conquista dos Celtics na NBA havia sido em 2008, quando derrotaram o arquirrival Los Angeles Lakers no duelo de maiores campeões da NBA. Em 2024, se isolaram como maiores campeões.
A rivalidade com os Lakers é retratada pelo documentário Celtics/Lakers: Best of Enemies. Os dois times se enfrentaram em 12 finais, com oito vitórias da equipe de Boston.
Além de 18 títulos, o Celtics tem quatro vice-campeonatos na NBA — ou seja, em mais de 80% das vezes em que chegou à final, a franquia foi campeã.
Ver essa foto no Instagram
Maiores jogadores da história do Boston Celtics
- Bill Russell
- Larry Bird
- John Havlicek
- Kevin McHale
- Dave Cowens
- Paul Pierce
- Bob Cousy
- Robert Parish
- Sam Jones
O Boston Celtics contou com alguns dos maiores jogadores da história do basquete, como Bill Russell e Larry Bird. Porém, eles são apenas dois dos geniais atletas que levaram a franquia a 17 títulos da NBA.
No hall da fama do basquete, estão 45 jogadores que defenderam os Celtics em algum momento de suas carreiras. A franquia aposentou 22 números de ex-atletas, um recorde em qualquer liga esportiva dos Estados Unidos.
A seguir, apresentamos uma lista de alguns dos maiores jogadores da história do Boston Celtics. É válido destacar que outros craques, como Kevin Garnett, Ray Allen, Jo Jo White, Tom Heinsohn e Dennis Johnson também viveram momentos de glória na equipe de Massachusetts!
Bill Russell
Bill Russell é o maior campeão da história da NBA. Em 13 temporadas na liga, entre 1956 e 1969, ele ajudou o Boston Celtics a conquistar 11 títulos.
Um dos melhores pivôs de todos os tempos, foi eleito o MVP da NBA em 5 temporadas: 1958, 1961, 1962, 1963 e 1965.
Ele ainda participou de 12 edições do All-Star Game, tendo sido escolhido como o melhor jogador em 1963.
É um dos únicos dois jogadores da história da NBA a pegar mais de 50 rebotes em um único jogo — o outro é Wilt Chamberlain.
Membro do hall da fama do basquete, Bill Russell ainda foi campeão olímpico pelos Estados Unidos em 1956.
No fim de sua carreira como atleta, ele acumulou as funções de jogador e técnico do Boston Celtics, conquistando os títulos da NBA de 1968 e 1969.
A camisa 6, utilizada por Bill Russell, foi aposentada pelos Celtics.
Larry Bird
Reconhecido como um dos maiores jogadores de todos os tempos, Larry Bird foi selecionado pelo Boston Celtics na sexta escolha do draft da NBA de 1978 e defendeu a franquia por 13 temporadas.
Como ala dos Celtics, Larry Bird foi tricampeão da NBA e escolhido como o MVP da liga três vezes consecutivas, entre 1984 e 1986. Ele ainda foi MVP das Finais por duas vezes e esteve em 12 edições do All-Star Game.
Membro do hall da fama do basquete desde 1998, fez parte do Dream Team que conquistou a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, e encantou o mundo.
Larry Bird é o maior ídolo de Oscar Schmidt e foi homenageado pelo Mão Santa em seu discurso de entrada no hall da fama.
John Havlicek
John Havlicek disputou 16 temporadas da NBA e conquistou 8 títulos pelo Boston Celtics, sem jamais ter perdido uma final. Ele é recordista de minutos em quadra pela franquia e maior pontuador da história dos Celtics.
Membro do hall da fama desde 1984, Havlicek foi o MVP das Finais de 1974 e participou de 13 edições do All-Star Game. Em quatro temporadas, ele esteve na equipe ideal da NBA. Sua camisa 17 foi aposentada pelo Boston Celtics.
Kevin McHale
Kevin McHale foi selecionado pelo Boston Celtics na terceira escolha do draft de 1980 e defendeu a franquia até 1993. Nesse período, o ala-pivô conquistou três títulos da NBA e passou a ser considerado um dos melhores jogadores de sua posição em toda a história.
Escolhido sete vezes para o All-Star Game, McHale teve o número 32 aposentado pelos Celtics.
Dave Cowens
Dave Cowens jogou pelos Boston Celtics de 1970 a 1978. Ele ajudou a equipe a conquistar dois títulos da NBA (1974, 1976) e foi eleito MVP da NBA em 1973. Cowens foi selecionado para o All-Star Game 9 vezes e teve seu número 18 aposentado pelos Celtics.
Ele é lembrado por sua energia e habilidades em rebotes e pontos, sendo uma peça-chave na dinastia dos Celtics durante a década de 1970.
Paul Pierce
Apelidado de “The Truth”, ou “A Verdade”, Paul Pierce foi selecionado pelos Celtics no draft de 1998 e defendeu a franquia até 2013. Ele é o recordista de cestas de 3 da história do time de Boston. Paul Pierce foi campeão da NBA em 2008 e eleito o MVP das Finais.
Ele esteve em 10 edições do All-Star Game e teve o número 34 aposentado pelo Boston Celtics.
Bob Cousy
Bob Cousy nasceu em 9 de agosto de 1928 em Nova York e faleceu em 25 de março de 2023 em Sarasota, Flórida. Ele jogou pelo Boston Celtics de 1950 a 1963 e depois pelo Cincinnati Royals de 1969 a 1970.
Cousy foi um dos melhores armadores da NBA, conhecido por seu estilo de jogo criativo e passes impressionantes. Ele conquistou 6 títulos da NBA com os Celtics, foi eleito MVP da NBA em 1957 e participou do All-Star Game 13 vezes.
Seu número 14 foi aposentado pelos Celtics e ele foi induzido ao Hall da Fama do Basquete em 1971. Após se aposentar, trabalhou como treinador e comentarista.
Robert Parish
Robert Parish, nascido em 30 de agosto de 1948 em Shreveport, Louisiana, foi um pivô destacado na NBA. Jogou pelo Boston Celtics de 1976 a 1996, pelo Charlotte Hornets em 1996-1997 e pelos Chicago Bulls em 1997-1998.
Parish conquistou 4 títulos da NBA (1981, 1984, 1986 com os Celtics e 1997 com os Bulls) e foi selecionado para o All-Star Game 9 vezes. Ele é conhecido por sua presença no garrafão e habilidades defensivas.
Seu número 00 foi aposentado pelos Celtics, e ele foi induzido ao Hall da Fama do Basquete em 2003. Após se aposentar, Parish trabalhou em funções administrativas e de coaching.
Sam Jones
Sam Jones jogou pelos Boston Celtics de 1957 a 1969. Ele ganhou 10 campeonatos da NBA com a equipe e foi escolhido para o All-Star Game cinco vezes (1959, 1961, 1962, 1963, 1965).
Jones era conhecido por fazer pontos importantes em momentos decisivos. A camisa número 24 dele foi aposentada pelos Celtics em reconhecimento ao seu grande impacto.
Ele foi incluído no Hall da Fama do Basquete em 1984 e é lembrado como um dos maiores jogadores da história da NBA.
Maiores técnicos da história do Boston Celtics
- Red Auerbach
- Tom Heinsohn
- Bill Ficth
- K. C. Jones
- Doc Rivers
Red Auerbach (1950–1966)
- Feitos: Considerado um dos maiores técnicos da história da NBA, Red Auerbach transformou o Boston Celtics em uma dinastia. Ele levou o time a nove títulos da NBA em 10 anos, incluindo oito consecutivos entre 1959 e 1966, um recorde inigualável na liga.
- Legado: Além de seu sucesso como técnico, Auerbach foi pioneiro em diversas frentes, como a integração racial na NBA, sendo o primeiro a selecionar um jogador afro-americano no draft (Chuck Cooper) e a escalar a primeira formação inicial totalmente negra. Depois de se aposentar como treinador, ele continuou a ser uma figura importante como general manager do Celtics, onde também teve grande sucesso.
Tom Heinsohn (1969–1978)
- Feitos: Heinsohn, que também foi um jogador lendário do Celtics, venceu dois títulos como treinador (1974 e 1976). Ele implementou um estilo de jogo rápido e dinâmico, explorando as capacidades atléticas dos jogadores, o que se provou muito eficaz durante os anos 70.
- Legado: Heinsohn é uma das poucas pessoas a vencer títulos da NBA tanto como jogador quanto como técnico, somando-se a sua carreira multifacetada como comentarista e profundo conhecedor do jogo. Seu estilo carismático fez dele uma figura muito querida entre os fãs dos Celtics.
Bill Fitch (1979–1983)
- Feitos: Fitch chegou ao Celtics após uma passagem de sucesso com o Cleveland Cavaliers e imediatamente revitalizou a franquia. Ele foi responsável por levar o Celtics ao título da NBA em 1981, guiando a equipe que tinha Larry Bird, em apenas sua segunda temporada, como principal jogador.
- Legado: Fitch ficou conhecido por seu rigor e disciplina, o que ajudou a transformar o Celtics em um time novamente competitivo, abrindo caminho para o domínio da equipe nos anos 80, sob o comando de Bird e outros astros.
K. C. Jones (1983–1988)
- Feitos: Jones assumiu o Celtics em um período de grande talento e conquistou dois títulos da NBA (1984 e 1986). Sob sua direção, a equipe atingiu as finais quatro vezes consecutivas entre 1984 e 1987, sendo o ponto alto o título de 1986, considerado por muitos como uma das melhores equipes da história da NBA.
- Legado: Jones era conhecido por seu estilo de liderança calmo e pela confiança que depositava em seus jogadores. Sua abordagem equilibrada e seu respeito dentro do vestiário ajudaram a moldar o Celtics em um time coeso e de elite.
Doc Rivers (2004–2013)
- Feitos: Rivers levou o Celtics ao título da NBA em 2008, com a ajuda do famoso “Big Three” formado por Paul Pierce, Kevin Garnett e Ray Allen. O Celtics venceu os Lakers em seis jogos nas finais daquele ano. Ele também guiou a equipe a uma nova final em 2010, embora tenham sido derrotados pelos Lakers.
- Legado: Rivers foi um dos arquitetos da reviravolta da franquia no final dos anos 2000, recuperando o prestígio do time após anos de dificuldades. Seu estilo de liderança inspirador e habilidade em criar uma defesa sólida foram cruciais para o sucesso do Celtics durante seu comando.
Recordes do Boston Celtics
Elenco do Boston Celtics em 2024/2025
Comissão técnica do Boston Celtics em 2024/2025
- Técnico: Joe Mazzulla
- Assistentes: Sam Cassell; Tony Dobbins; DJ MacLeay; Amile Jefferson; Matt Reynolds; Ross McMains; Tyler Lashbrook e Craig Luschenat
Uniformes do Boston Celtics
Artigos esportivos do Boston Celtics
Os torcedores do Boston Celtics têm à disposição diversos produtos licenciados pela franquia, desde bonés até kits de churrasco. Assim, eles podem acompanhar os jogos da equipe na NBA usando a marca do time!
Camiseta do Boston Celtics
Os torcedores do Boston Celtics podem torcer pelo time usando uma camiseta da franquia.
Mochila do Boston Celtics
Prática, a mochila do Boston Celtics está com você na correria do dia a dia!
Regata do Boston Celtics
A regata do Boston Celtics é a pedida certa para quem gosta do estilo dos uniformes de basquete e é fã do time em que Larry Bird fez história!
Caneca do Boston Celtics
Não importa se você prefere uma cerveja ou outra bebida, também estão disponíveis canecas dos times da NBA.
Porta Copo do Boston Celtics
Gostou da caneca e quer proteger seus móveis contra manchas?
No melhor estilo, leve também este para acompanhar, os fãs dos Celtics podem aproveitar porta copos com estamparia digital por sublimação de alta resolução.
Chaveiro do Boston Celtics
É fã dos Celtics? Que tal usar um chaveiro especial de seu time?
Boné do Boston Celtics
O boné remete ao estilo dos grandes fãs da NBA e traz gráficos inspirados em uma das mais tradicionais equipes da liga.
Bermuda do Boston Celtics
A bermuda de moletom com detalhes do Boston Celtics é feita especialmente para os fãs da franquias.
Almofada do Boston Celtics
A almofada, produzida em tecido 100% poliéster com estamparia digital por sublimação de alta resolução, é outro produto licenciado pela franquia de Boston para os seus fãs.
Bola de Basquete do Boston Celtics
Você pode jogar basquete com seus amigos com a bola nas cores do Boston Celtics.
Relógio do Boston Celtics
Produzido com base em Acrílico Cristal, corte a laser e impressão digital, o relógio é pra quem quer colocar na parede do escritório, do quarto ou da cozinha.
Capinha para celular do Boston Celtics
Os fãs da franquia também podem personalizar seus celulares.
Kit Churrasco do Boston Celtics
O Boston Celtics também licencia produtos para quem gosta de ver os jogos com direito a uma confraternização. O Kit Churrasco acompanha garfo e faca trinchantes.
Estojo do Boston Celtics
Você pode se preparar para seus estudos e ainda demonstrar sua torcida pelos Celtics.
Sacola do Boston Celtics
Com abertura prática, a sacola esportiva é ideal para carregar os itens essenciais e marcar presença no seu jogo.
Maior campeão da história da NBA ao lados dos Lakers, o Boston Celtics já está há mais de 10 anos sem títulos. Será que o fim do jejum virá nesta temporada temporada?
Enquanto aguarda pelos próximos jogos dos Celtics, saiba tudo sobre outras franquias da NBA:
Repórter da Web Rádio Bate Fundo Esportivo, que conta com mais de 700 mil inscritos no YouTube. Com experiência em veículos como Futebol na Veia, SPFC 24 Horas, PL Brasil e Minha Torcida. Colabora com Lakers Brasil e Esportelândia desde 2023.