Se a NBA é conhecida mundialmente e o basquete é um dos esportes mais apaixonantes do norte-americano, Bill Russel tem responsabilidade nisso.

A trajetória da lenda do Boston Celtics foi marcada por títulos, recordes e muitos lances espetaculares, sendo referência das gerações posteriores.

Fique conosco para conhecer esses feitos de Bill Russel e saber todos os detalhes da carreira do lendário camisa 6.

Quem foi Bill Russel?

Bill Russel: biografia, recordes, títulos e estatísticas
Divulgação/NBA

Bill Russell nasceu em 1934 em West Monroe, Louisiana. Como quase todas as cidades do sul da época, West Monroe era um lugar muito segregado e os Russells muitas vezes lutavam contra o racismo em suas vidas diárias.

Em seus primeiros anos, Russell lutou para desenvolver suas habilidades como jogador de basquete. Embora Russell fosse um bom corredor e saltador e tivesse mãos grandes, ele simplesmente não entendia o jogo sendo cortado da equipe da escola secundária.

Devido à sua cor de pele, Russell foi ignorado por recrutadores de faculdades e não teve propostas até que o recrutador Hal DeJulio, da Universidade de São Francisco (USF), o assistisse em um jogo do ensino médio. DeJulio não ficou impressionado com a escassa pontuação e os “fundamentos atrozes” de Russell, mas sentiu que o jovem tinha um instinto extraordinário para o jogo. Quando DeJulio ofereceu uma bolsa de estudos a Bill, ele aceitou com entusiasmo.

No Draft da NBA de 1956, o técnico do Boston Celtics, Red Auerbach, queria selecionar Russell, pensando que sua tenacidade defensiva e sua capacidade de rebote eram as peças que os Celtics precisavam.

Durante o mesmo draft, Boston também selecionou K. C. Jones, ex-companheiro de equipe de Russel em USF. Assim, em uma noite, os Celtics conseguiram selecionar três futuros membros do Hall of Fame: Russell, Jones e Heinsohn. A troca de Russell foi mais tarde chamado de um dos negócios mais importantes da história dos esportes norte-americanos.

 

Bill Russel: biografia, recordes, títulos e estatísticas
Divulgação/FTownDown

Quais os títulos de Bill Russel na NBA?

Em 13 temporadas, Bill Russell disputou a final da NBA 12 vezes e conquistou o título em 11 delas, todos jogando pelo Boston Celtics. Foi uma verdadeira dinastia, que durou de 1956 a 1969.

Veja conteúdos além do basquete! Confira também:

Estatísticas e números de Bill Russel

Temporada Regular

Recordes de Bill Russel

Curiosidades de Bill Russel

Todo astro ou celebridade tem alguma curiosidade, seja na sua vida pessoal ou na sua carreira. Conheça algumas das curiosidades sobre a vida e a carreira de Stephen Curry!

Bill Russel: biografia, recordes, títulos e estatísticas
Divulgação/NBA

Personalidade forte

Em uma entrevista, Bill Russell descreveu o estado de espírito que ele sentia antes de entrar em quadra: “Eu tinha que estar quase com raiva. Eu podia ver e ouvir qualquer coisa, mas nada importava. Eu podia antecipar cada movimento que cada jogador fazia.”

Além da personalidade forte, Russell era conhecido por seu distintivo riso agudo de que Auerbach brincou: “Há apenas duas coisas que poderiam me fazer parar de treinar: Minha esposa e a risada de Russell”.

Relação com Wilt Chamberlain

Outra curiosidade sobre a lenda do Celtics foi a relação com a outra referência do basquete norte-americano: Wilt Chamberlain. Ambos foram amigos, mas isso durou até o Jogo 7 das Finais da NBA de 1969, quando Chamberlain lesionou o joelho faltando seis minutos para o final sendo forçado a deixar o jogo.

Durante uma conversa com os alunos, um repórter ouviu Russell descrever Chamberlain como um simulador e acusou-o de “sair” do jogo quando parecia que os Lakers perderiam. Chamberlain viu isso como uma traição. O joelho de Chamberlain foi tão machucado que ele não pôde jogar toda a offseason e ele a rompeu na temporada seguinte.

Como consequência, os dois não se falaram por mais de 20 anos até que Russell finalmente se encontrou com Chamberlain e se desculpou pessoalmente.

 

Bill Russel: biografia, recordes, títulos e estatísticas
Divulgação/NBA

Por fim, venha conferir mais histórias sobre os astros da NBA: