Os mascotes da NBA são um show à parte. Alguns podem até ser esquisitos, outros um tanto aleatórios, mas todos são carismáticos e fazem de tudo (tudo mesmo) para animar a torcida.
Esses personagens deram tão certo que é até difícil de entender que existem franquias que nunca os adotaram e outras que demoraram décadas para tê-los em seus ginásios.
No texto a seguir, você confere todos os mascotes da NBA junto com seus nomes, datas de estreias, fotos e algumas informações e comentários.
Mascotes da NBA
- Mascote do Atlanta Hawks
- Mascote do Boston Celtics
- Mascote do Charlotte Hornets
- Mascote do Chicago Bulls
- Mascote do Cleveland Cavaliers
- Mascote do Dallas Mavericks
- Mascote do Denver Nuggets
- Mascote do Detroit Pistons
- Mascote do Houston Rockets
- Mascote do Indiana Pacers
- Mascote do Los Angeles Clippers
- Mascote do Memphis Grizzlies
- Mascote do Miami Heat
- Mascote do Milwaukee Bucks
- Mascote do Minnesota Timberwolves
- Mascote do New Orleans Pelicans
- Mascote do Oklahoma City Thunder
- Mascote do Orlando Magic
- Mascote do Philadelphia 76ers
- Mascote do Phoenix Suns
- Mascote do Portland Trail Blazers
- Mascote do Sacramento Kings
- Mascote do San Antonio Spurs
- Mascote do Toronto Raptors
- Mascote do Utah Jazz
- Mascote do Washington Wizards
Mascote do Atlanta Hawks
- Nome: Harry The Red Bird (Harry, o Pássaro Vermelho)
- Desde: 1986
Famoso por suas danças, Harry é um dos mais antigos mascotes da NBA, surgindo quando os bonecos ainda eram novidade. Bastante requisitado pela região de Atlanta, o mascote chega a fazer de 200 a 300 aparições por ano fora das quadras!
Mascote do Boston Celtics
- Nome: Lucky The Leprechaun
- Desde: 2003
Lucky é um dos únicos mascotes “humanos” da NBA. Quer dizer, o quão humano um leprechaum (um duenda da mitologia irlandesa) pode ser. Saído diretamente do logo do Celtics, o mascote faz sucesso principalmente por sua habilidade com a bola.
Mascote do Charlotte Hornets
- Nome: Hugo The Hornet
- Desde: 1988
Desenhado por Cheryl Hanson — filha de Jim Hanson, o criador e manipulador dos Muppets — Hugo teve suas idas e vindas junto da identidade da franquia, que entre 2002 e 2014 foi o Charlotte Bobcats do mascote Rufus D.Lynx. De 2014 em diante, o time voltou a ser o Hornets, assim como Hugo voltou ao posto de mascote.
Mascote do Chicago Bulls
- Nome: Benny The Bull (“Benny”, o Touro)
- Desde: 1969
Benny The Bull não é somente um dos melhores mascotes da NBA. É o primeiro deles!
Muito popular, ganhou “familiares” ao longo dos anos e hoje é praticamente uma marca. Dá para dizer que Benny definiu o conceito atual de mascote na liga, um showman completo.
Mascote do Cleveland Cavaliers
- Nome: Moondog e Sir CC
- Desde: 2003 e 2010
O Cavaliers é uma das franquias com mais mascotes. Antes da dupla atual, teve outros dois mascotes, o cachorro Whammer e o Mago The Wizard. Hoje em dia, Moondog e Sir CC parecem se completar. O cavaleiro tem a referência óbvia do time, enquanto o simpático cachorro tem o nome em homenagem a um famoso DJ de rádio da cidade, Alan Freed, que se chamava de “Moondog” nas transmissões.
Mascote do Dallas Mavericks
- Nome: Champ e MavsMan
- Desde:
Champ e Mavs Man fazem a dupla dinâmica de mascotes do Mavericks. Enquanto o primeiro faz referência à identidade da franquia texana, o segundo, bom, “homenageia” o nome. Champ, o cavalo, é quem tira mais fotos, faz sucesso com a criançada. Mavs, quando não está assustando ninguém, faz as tradicionais enterradas com ajuda de um trampolim.
Mascote do Denver Nuggets
- Nome: Rocky The Mountain Lion
- Desde: 1995
Esguio e bem vestido, Rocky é um dos melhores mascotes da NBA. Fazendo referências às montanhas de Denver, o mascote é de longe um dos mais divertidos. Faz pegadinhas com os jogadores, mexe com os torcedores e é um belo de um pé de valsa.
Mascote do Detroit Pistons
- Nome: Hooper
- Desde: 1996
Se os Pistons (pistões) são parte dos motores de carro, então geram cavalos de força e por isso, amigos, que Hooper, o mascote da franquia de Detroit é um cavalo. Ele pode e o seu cabelo podem ser um pouco forçados, mas pelo menos são bastante carismáticos.
Mascote do Houston Rockets
- Nome: Clutch The Bear (“Clutch”, o Urso)
- Desde: 1995
Para quem não está acostumado com o vocabulário dos esportes norte-americanos, clutch é o sinônimo para decisivo, podendo um jogador ou uma jogada serem clutches.
O urso gordo e sorridente não parece ter a frieza de um Hakeem Olajuwon ou mesmo muita relação com a identidade da franquia, mas que ele é divertido, é.
Mascote do Indiana Pacers
- Nome: Boomer The Panter (“Boomer”, a Pantera)
- Desde: 2010
Mirando na Pantera Cor-de-Rosa mas encontrando um Tigre Tony psicodélico, Boomer surgiu quando os mascotes da NBA já entravam em outro nível de entretenimento. A pantera vira e mexe se pendura e, sempre que possível, está voando em trampolins para enterrar. Ou quase isso.
Mascote do Los Angeles Clippers
- Nome: Chuck The Condor
- Desde: 2016
Chuck é um dos mais recentes mascotes da NBA. Segue mais a linha simpática, o que até faz sentido, com essa cara de bicho de pelúcia japonês. O que não o impede de ter um pouco daquele estilo de Los Angeles, com seu All-Star vermelho e um bom swing na hora da dança.
Mascote do Memphis Grizzlies
- Nome: Grizz
- Desde: 1995
Grizz é um dos mascotes da NBA que mais casam com a identidade de suas franquias. Além de ser de fato um urso — o nome Grizzlies vem Grizzlie Bear, o urso pardo —, Grizz é “rústico” como a equipe se diz ser, especialmente com o seu lema de trabalho duro (“grit-n-grind”). Não à toa, entretém os torcedores desde 1995, quando eles ainda torciam para o Vancouver Grizzlies.
Vá além do basquete! Confira outros conteúdos Esportelândia:
- Como escolher prancha de surf: os tipos e melhores modelos
- O melhor jogador de tênis de mesa do mundo e os maiores da história
- Dicionário do skate: as 30 principais gírias de skatistas
- Filmes de hóquei no gelo: lista dos 30 melhores já lançados
Mascote do Miami Heat
- Nome: Burnie
- Desde:
Então chegamos no Burnie, de longe o mais esquisito dos mascotes da NBA. Descrito como uma “representação antropomórfica de uma bola de basquete em chamas” é, supostamente, o logo do Miami Heat ganhando vida — mas perdendo processos judiciais.
Mascote do Milwaukee Bucks
- Nome: Bango The Buck
- Desde: 1977
O lema do Milwaukee Bucks diz “Fear The Deer” (“Tema o Veado”), mas não tem jeito, todo mundo ama o Bango. Simpático e de fato identificado com a franquia, o mascote tem até uma divertida sonoridade em seu nome. Ganhou até um filhote, Brandon, porque não estava dando conta de todo amor.
Mascote do Minnesota Timberwolves
- Nome: Crunch the Wolf (Crunch, o Lobo)
- Desde: 2004
Crunch, o Lobo, é um dos mascotes da NBA que tem o storytelling mais caprichado. O site oficial dos Timberwolves descreve como Crunch saiu do norte do estado e como vive em algum lugar dentro do estádio da franquia. A parte mais legal é o uivo da torcida no Target Center para chamá-lo.
Mascote do New Orleans Pelicans
- Nome: Pierre the Pelican (Pierre, o Pelicano)
- Desde: 2013
Pierre, o Pelicano, é um grande case para o sucesso de um rebranding. Não da franquia em si, mas dele mesmo: quando estreou, em 2013, parecia mais um palhaço de filme de terror do que qualquer outra coisa. Hoje é um simpático e colorido pássaro, pelo bem dos pequenos torcedores do Pelicans.
Mascote do Oklahoma City Thunder
- Nome: Rumble The Bison (“Rumble”, o Bisão)
- Desde: 2009
Você pode se perguntar o porque do mascote do OKC não ser um trovão. Responderemos para voltar um pouco o texto e dar uma olhada no Burnie, do Heat.
Mas esqueça a aparência de Rumble (cujo nome, aliás, é para ser uma referência ao som que faz um trovão). O bisão toca todos os tipos de tambores, dá carinho aos torcedores e faz aparições em diversos eventos beneficientes.
Mascote do Orlando Magic
- Nome: Stuff The Magic Dragon (“Stuff”, o Dragão Mágico)
- Desde: 1989
Um dos mais populares mascotes da NBA, Stuff pode parecer meio aleatório, mas pense bem, quem melhor para acompanhar o Magic do que um Dragão? O nome tem uma explicação plausível, já que stuff é uma das gírias em inglês para “enterrada”.
Mascote do Philadelphia 76ers
- Nome: Franklin the Dog (Franklin, o Cachorro)
- Desde: 2015
Com o peso de substituir o bem-sucedido coelho “Hip-Hop”, o cachorro Franklin tem trilhado seu caminho com muitas aparições publicitárias e grande energia na quadra durante as partidas. E é um cachorro né? Todo mundo gosta de cachorros.
Mascote do Phoenix Suns
- Nome: Go the Gorilla (Go, o Gorila)
- Desde: 1980
Por onze anos, niguém fazia nenhuma macacada no ginásio do Phoenix Suns. Até que um rapaz que, por algum motivo, foi entregar uma mensagem em serenata vestido de gorila.
Entregue a mensagem, o rapaz foi convencido pelos seguranças a fazer uma bagunça na quadra, ver no que dava. Deu bem certo. “Go” é hoje um dos mais populares mascotes da NBA — e um dos mais engraçados também.
Mascote do Portland Trail Blazers
- Nome: Blaze the Trail Cat (Blaze
- Desde: 2002
O Portland Trail Blazers ficou por 32 anos sem um mascote. Então surgiu com o Blaze, um Leão da Montanha chegado em acrobacias, em palhaçadas diversas e, principalmente, lugares altos — é um gato, afinal de contas.
Mascote do Sacramento Kings
- Nome: Slamson the Lion (“Slamson”, o Leão)
- Desde: 1996
Slamson pode não ter a simpatia cartunesca de seus pares, mas tem um carisma que dura mais de 25 anos e um storytelling caprichado. Segundo o site oficial do Kings na NBA, o leão é um sul-africano filho de Slamet e Slam (“son” quer dizer “filho” em inglês, portanto ele é o filho de Slam) que foi contratado enquanto tirava uma soneca no parque e que hoje gera mais de 12 milhões de sorrisos por ano.
Mascote do San Antonio Spurs
- Nome: The Coyote
- Desde: 1983
Uma das mais vitoriosas franquias tem também um dos mais tradicionais mascotes da NBA. Agitando os torcedores de San Antonio “O Coiote” tem um visual um pouco assustador, mas uma coleção de momentos engraçados em quadra.
Mascote do Toronto Raptors
- Nome: The Raptor
- Desde: 1995
Poucos mascotes da NBA são tão queridos quanto “The Raptor”, que é literalmente o logo da franquia que ganhou vida. Saindo de um ovo de dinossauro na primeiríssima partida da equipe na NBA, o mascote é quase um show a parte no Air Canada Centre.
Mascote do Utah Jazz
- Nome: Jazz Bear
- Desde: 1994
Imagina a moral de um mascote que, em comemoração aos seus vinte anos de serviço, ganha um dia só para ele na cidade. Foi o que aconteceu em 2014 com o Jazz Bear, o mascote que não tem o mais criativo dos nomes, mas uma faixinha de cabeça que só ele consegue usar nos dias de hoje.
Mascote do Washington Wizards
- Nome: G-Wiz
- Desde: 1997
Para os Washington Wizards, não bastava que o seu mascote fosse um mago, mas toda uma criatura mística (e um tanto engraçada). Da mesma maneira, G-Wiz não se contenta em apenas animar a torcida. Ele é chegado em fazer algumas pegadinhas, especialmente contra jogadores adversários.
Times da NBA sem mascote
- Brooklyn Nets
- Golden State Warriors
- Los Angeles Lakers
- New York Knicks
Agora que você já sabe tudo sobre os mascotes da NBA, se especialize ainda mais em basquete com nossos outros conteúdos:
- Os 10 melhores times da NBA de todos os tempos
- Copa do Mundo de Basquete Masculino: resultados e estatísticas
- Filmes de Basquete: Os 35 melhores da história [atualizado em 2019]
- Os 25 melhores livros de basquete: leia histórias incríveis!
- Os melhores tênis para jogar basquete em 2019, escolha o seu!
* Última atualização em 29 de abril de 2021
Jornalista formado pela UNESP, foi repórter da Revista PLACAR. Cobriu NBB, Superliga de Vôlei, A1 (Feminino), A2 e A3 (Masculino) do Campeonato Paulista e outras competições de base na cidade de São Paulo. Fanático por esportes e pelas histórias que neles acontecem, dos atletas aos torcedores.