Tudo do Houston Rockets: maiores jogadores e técnicos, recordes, resultados históricos, arena, donos e as conquistas na NBA!

Você gostaria de ver dois dos últimos três MVPs da NBA jogando juntos no seu time? Isso acontecerá com o Houston Rockets na temporada 2019/2020!

A franquia do Texas fez uma troca com o Oklahoma City Thunder e recebeu Russell Westbrook, o melhor jogador da liga em 2017.

O camisa 0 se juntará em Houston a James Harden, o MVP da NBA de 2018.

Com o Barba e Westbrook juntos, a franquia espera reviver seus grandes momentos de glória.

Você sabe quantos títulos o time texano já conquistou? Quais são seus ídolos do passado?

Fique com a gente e conheça todos os detalhes da história do Houston Rockets!

Quando foi criado o Houston Rockets?

Os Rockets foram criados em San Diego, em 1967, com uma franquia de expansão da NBA. A mudança para Houston aconteceu em 1971, quando a equipe adotou definitivamente o nome de Houston Rockets. 

O nome Rockets, ou Foguetes, pode ser entendido como um menção à Nasa, que fica em Houston, mas a franquia já usava Rockets quando jogava em San Diego.

Qual a cidade e o estado do Houston Rockets?

O Houston Rockets é uma franquia da NBA sediada na cidade de Houston, a mais populosa do estado do Texas.

Entre as grandes ligas esportivas dos Estados Unidos, além dos Rockets na NBA, Houston conta com: 

Qual o nome da arena do Houston Rockets?

Toyota Center
Toyota Center é a casa do Houston Rockets na NBA

A arena do Houston Rockets é o Toyota Center. Inaugurada em outubro de 2003, ela custou US$ 235 milhões e tem capacidade para 18.055 pessoas.

Qual conferência disputa o Houston Rockets?

O Houston Rockets disputa a Conferência Oeste da NBA. A franquia do Texas está na Divisão Sudoeste, ao lado de Dallas Mavericks, San Antonio Spurs, Memphis Grizzlies e New Orleans Pelicans.

Você ama outros esportes além do Basquete? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Quem é o dono do Houston Rockets?

Tilman Fertitta dono do Houston Rockets
Tilman Fertitta é o dono do Houston Rockets desde 2017

O dono do Houston Rockets é Tilman Fertitta, empresário proprietário da Landry’s, Inc., uma das maiores redes de restaurantes dos Estados Unidos.

Em 2017, Fertitta comprou o Houston Rockets de seu antigo proprietário Leslie Alexander por US$ 2,2 bilhões, um recorde na NBA.

Tilman Fertitta tinha a concorrência da cantora Beyoncé Knowles, interessada em adquirir a franquia de sua terra natal e pela qual ela torce na NBA.

Quantos títulos de conferência tem o Houston Rockets?

  • 1981
  • 1986
  • 1994
  • 1995

O Houston Rockets tem 4 títulos de conferência em sua história. A franquia foi campeã do Oeste em 1981, 1986, 1994 e 1995.

Em 1981, os Rockets venceram o Kansas City Kings, atual Sacramento Kings. Naquela temporada, Moses Malone era a principal estrela da equipe de Houston.

Cinco anos depois, o Houston Rockets já havia recrutado Hakeem Olajuwon e contou com o talento do pivô nigeriano para derrotar o Los Angeles Lakers na final da Conferência Oeste.

Olajuwon foi o MVP da NBA em 1994, quando a franquia foi campeã de conferência ao derrotar o Utah Jazz na final do Oeste.

No ano seguinte, os Rockets contaram ainda com a chegada de Clyde Drexler para passar pelo San Antonio Spurs na decisão da conferência.

O Houston Rockets tem ainda 4 vice-campeonatos de conferência, sendo primeiro deles no Leste e os demais quando já havia passado a disputar a Conferência Oeste.

Confira, a seguir, todas as participações dos Rockets em finais de conferência na NBA!

Todas as finais de conferência do Houston Rockets

AnoConferênciaCampeãoSérieVice-campeão
1977LestePhiladelphia 76ers4–2Houston Rockets
1981OesteHouston Rockets4–1Kansas City Kings
1986OesteHouston Rockets4–1Los Angeles Lakers
1994OesteHouston Rockets4–1Utah Jazz
1995OesteHouston Rockets4–2San Antonio Spurs
1997OesteUtah Jazz4–2Houston Rockets
2015OesteGolden State Warriors4–1Houston Rockets
2018OesteGolden State Warriors4–3Houston Rockets

Quantos títulos da NBA tem o Houston Rockets?

  • 1994
  • 1995
Houston Rockets bicampeão da NBA
Houston Rockets, de Hakeem Olajuwon, foi bicampeão da NBA em 1994 e 1995

O Houston Rockets tem dois títulos da NBA, conquistados em 1994 e 1995. A franquia texana foi bicampeã da liga em um período em que o pivô Hakeem Olajuwon era sua grande estrela.

Em seu primeiro título na NBA, o Houston Rockets teve uma série apertada contra o New York Knicks e foi campeão com 4 a 3. 

Enquanto os Rockets contavam com Hakeem Olajuwon, os Knicks depositavam suas esperanças em Patrick Ewing. No duelo de pivôs, o de Houston se sobressaiu e foi o maior pontuador de todos os sete jogos da série.

Olajuwon, que foi eleito o MVP da NBA naquela temporada, levou também o prêmio de MVP das Finais.

Já nas finais da NBA de 1995, os Rockets varreram o Orlando Magic com 4 a 0. Aquela série ficou marcada por mais um confronto entre pivôs, com Olajuwon levando a melhor sobre Shaquille O’Neal.

Hakeem Olajuwon foi o cestinha de todos os quatro jogos e, novamente, recebeu o prêmio de MVP das Finais.

Antes de ser bicampeão da NBA, o Houston Rockets já havia disputado duas finais da NBA. Tanto em 1981 quanto em 1986, foi derrotado pelo Boston Celtics, por 4 a 2. 

Finais da NBA do Houston Rockets

AnoCampeãoPlacar da sérieVice-campeão
1981Boston Celtics4 x 2Houston Rockets
1986Boston Celtics4 x 2Houston Rockets
1994Houston Rockets4 x 3New York Knicks
1995Houston Rockets4 x 0Orlando Magic

Vá além do mundo do Basquete! Confira também nossos outros conteúdos:

Maiores jogadores da história do Houston Rockets

  • Hakeem Olajuwon
  • Clyde Drexler
  • Calvin Murphy
  • Moses Malone
  • Rudy Tomjanovich
  • Yao Ming
  • Elvin Hayes
  • James Harden

Entre os maiores jogadores da história do Houston Rockets, não há dúvidas que Hakeem Olajuwon é o primeiro colocado da lista. A seguir, apresentamos todos os feitos do pivô, mas sem esquecer de outros craques que fizeram história na franquia. 

Hakeem Olajuwon

Hakeem Olajuwon
Hakeem Olajuwon é o maios pontuador, reboteiro e recordista de tocos e roubadas de bola do Houston Rockets

O pivô Hakeem Olajuwon, nascido na Nigéria e naturalizado norte-americano, é o maior jogador da história do Houston Rockets. Ele liderou a franquia a seus dois títulos da NBA, em 1994 e 1995, e foi incluído no hall da fama do basquete.

Olajuwon foi recrutado pelos Rockets na primeira escolha do draft de 1984, enquanto Michael Jordan foi selecionado na terceira escolha pelo Chicago Bulls — o segundo draftado foi Sam Bowie, pelo Portland Trail Blazers.

A trajetória do pivô nascido na Nigéria pelos Rockets foi até 2001. Nesse período, além de dois títulos, ele foi eleito o MVP da NBA em 1994, levou o prêmio de melhor jogador das finais em 1994 e 1995, esteve 6 vezes no quinteto ideal da liga e foi escolhido para 12 edições do All-Star Game. 

Na temporada 1993-1994, o pivô se tornou o primeiro atleta da história a ser eleito o melhor jogador de defesa e receber os prêmios de MVP da liga e das finais.

Hakeem Olajuwon encerrou sua carreira como recordista de tocos na NBA, com 3.830 bloqueios, além de ter sido campeão dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, pelos Estados Unidos.

O número 34 utilizado por Olajuwon está entre os sete que foram aposentados pelo Houston Rockets.

Clyde Drexler

Clyde Drexler
Clyde Drexler foi um dos principais jogadores no segundo título do Houston Rockets

Clyde Drexler chegou ao Houston Rockets logo depois de a franquia conquistar seu primeiro título da NBA. Em 1995, ele formou parceria com Hakeem Olajuwon para levar a franquia ao bicampeonato. 

Membro do Dream Team dos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, Drexler disputou 10 edições do All-Star Game e foi eleito para o time ideal da NBA também naquele ano.

Sua camisa 22 foi aposentada tanto pelo Houston Rockets quanto pelo Portland Trail Blazers.

Calvin Murphy

Calvin Murphy Houston Rockets
O baixinho Calvin Murphy é um dos maiores jogadores da história do Houston Rockets

Com apenas 1,75m de altura, o armador Calvin Murphy foi o jogador mais baixo da história a ser incluído no hall da fama do basquete.

Ele defendeu os Rockets entre 1970 e 1983, abrangendo o período em que a franquia nasceu em San Diego e se mudou para Houston.

Calvin Murphy foi escolhido para o All-Star Game de 1979 e teve seu número 23 aposentados pelos Rockets.

Moses Malone

Moses Malone
Moses Malone foi MVP da NBA por três vezes, duas delas jogando pelos Rockets

Moses Malone foi o MVP da NBA por três vezes. As duas primeiras eleições, em 1979 e 1982, aconteceram quando ele era jogador do Houston Rockets — na terceira, em 1983, ele já havia se transferido para o Philadelphia 76ers.

O pivô foi escolhido para 12 edições do All-Star Game e esteve por quatro vezes no quinteto ideal da NBA.

Malone teve o número 24 aposentado pelo Houston Rockets e o 2 aposentado pelos 76ers.

Rudy Tomjanovich

Rudy Tomjanovich foi selecionado pelos Rockets na segunda escolha geral do draft de 1970 e defendeu a franquia até 1981.

Nesse período, ele foi selecionado 5 vezes para o All-Star Game.

Sua camisa 45 foi aposentada pelo Houston Rockets, franquia pela qual ele se destacou como técnico. Mas isso nós contaremos em mais detalhes quando mencionarmos os maiores treinadores da história do time texano.

Yao Ming

Yao Ming
O gigante chinês Yao Ming se tornou um dos principais jogadores da NBA

Com 2,29m de altura, o chinês Yao Ming é um dos mais altos jogadores da história da NBA. Mas não é apenas isso que o fez um dos grandes atletas do Houston Rockets.

Yao Ming foi selecionado pelos Rockets na primeira escolha do draft de 2002. Em sua primeira temporada, foi eleito para a equipe ideal de calouros.

O chinês participou de 8 edições do All-Star Game e teve a camisa 11 aposentada pelo Houston Rockets.

Elvin Hayes

Elvin Hayes foi recrutado pelo San Diego Rockets na primeira escolha do draft de 1968 e seguiu na franquia até 1972. Posteriormente, teve uma segunda passagem, entre 1981 e 1984.

Em toda a sua trajetória na NBA, Elvin Hayes esteve em 12 edições do All-Star Game, foi o maior reboteiro em duas temporadas e por três vezes escolhido para o quinteto ideal da liga.

Seu período de mais destaque foi enquanto defendeu o Washington Bullets, atual Washington Wizards. A franquia aposentou seu número 11.

James Harden

James Harden no Houston Rockets
James Harden saiu do Oklahoma City Thunder para se tornar ídolo em Houston

James Harden ainda está construindo sua trajetória no Houston Rockets, mas já tem espaço entre os maiores jogadores da história da franquia.

Entre sua chegada aos Rockets em 2013 e a temporada de 2019, ele participou de todas as sete edições do All-Star Game e, por cinco vezes, esteve no quinteto ideal da liga.

Em 2018 e 2019, James Harden foi o cestinha da NBA. Na temporada 2018, foi também o MVP da NBA. 

Lembrando que todas essas estatísticas são até 2019. Muito mais está por vir!

Maiores técnicos da história do Houston Rockets

  • Rudy Tomjanovich
Rudy Tomjanovich
Rudy Tomjanovich foi o técnico do Houston Rockets nos dois títulos da franquia

Entre os maiores técnicos da história do Houston Rockets, há um espaço especial para Rudy Tomjanovich. Ex-jogador da franquia, com direito a ter o número 45 aposentado, ele foi o treinador dos Rockets em seus dois título da NBA, em 1994 e 1995.

Tomjanovich foi também treinador da seleção dos Estados Unidos. Nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, conduziu a equipe até a medalha de ouro. 

Recordes do Houston Rockets

  • Jogador com mais pontos pelo Houston Rockets: Hakeem Olajuwon, com 26.511 pontos
  • Jogador com mais rebotes pelo Houston Rockets: Hakeem Olajuwon, com 13.382
  • Jogador com mais assistências pelo Houston Rockets: Calvin Murphy, com 4.402
  • Jogador com mais tocos pelo Houston Rockets: Hakeem Olajuwon, com 3.740
  • Jogador com mais minutos em quadra pelo Houston Rockets: Hakeem Olajuwon, com 42.844
  • Jogador com mais roubadas de bola pelo Houston Rockets: Hakeem Olajuwon, com 2.088

Elenco do Houston Rockets em 2019/2020

James Harden e Russell westbrook no Houston Rockets
James Harden e Russell Westbrook formam uma dupla de MVPs no Houston Rockets
  • Anthony Bennett (Ala)
  • Clint Capela (Pivô)
  • Tyson Chandler (Pivô)
  • Gary Clark (Ala)
  • Chris Clemons (Ala)
  • Michael Frazier (Armador)
  • Eric Gordon (Armador)
  • Gerald Green (Ala-armador)
  • James Harden (Armador)
  • Isaiah Hartenstein (Ala-pivô)
  • Danuel House (Ala-armador)
  • William McDowell-White (Armador)
  • Ben McLemore (Armador)
  • Nenê (Ala-pivô)
  • Shamorie Ponds (Armador)
  • Austin Rivers (Armador)
  • P. J. Tucker (Ala)
  • Russell Westbrook (Armador)

Comissão técnica do Houston Rockets em 2019/2020

  • Técnico: Mike D’Antoni
  • Assistentes: Elston Turner, Brett Gunning, Matt Brase, John Lucas e Jason Biles

Artigos esportivos do Houston Rockets

Os torcedores do Houston Rockets têm à disposição diversos produtos licenciados pela franquia, desde bonés até kits de churrasco. Assim, eles podem acompanhar os jogos da equipe na NBA usando a marca do time!

Boné do Houston Rockets

Boné do Houston Rockets

O boné remete ao estilo dos grandes fãs da NBA e traz gráficos inspirados em uma das mais tradicionais equipes da liga.

Para comprar seu boné do Houston Rockets é só clicar neste link!

Kit Churrasco do Houston Rockets

Kit churrasco do Houston Rockets

O Houston Rockets também licencia produtos para quem gosta de ver os jogos com direito a uma confraternização. O Kit Churrasco acompanha garfo e faca trinchantes.

Para comprar seu Kit Churrasco dos Rockets, basta clicar neste link!

Capinha para celular do Houston Rockets

Capinha de celular do Houston Rockets

Os fãs da franquia também podem personalizar seus celulares. 

Para comprar uma capinha de celular do Houston Rockets é só clicar neste link!

Caneca do Houston Rockets

Caneca do Houston Rockets

Não importa se você prefere uma cerveja ou outra bebida, também estão disponíveis canecas dos times da NBA.

Para ver os jogos dos Rockets com uma caneca da franquia é só clicar neste link!

Porta Copo do Houston Rockets

Porta copo do Houston Rockets

Gostou da caneca e quer proteger seus móveis contra manchas?

No melhor estilo, leve também este para acompanhar, os fãs dos Rockets podem aproveitar porta copos com estamparia digital por sublimação de alta resolução.

O porta copos do Houston Rockets está disponível neste link!

Relógio do Houston Rockets

Relógio do Houston Rockets

 

Produzido com base em Acrílico Cristal, corte a laser e impressão digital, o relógio é pra quem quer colocar na parede do escritório, do quarto ou da cozinha.

Para comprar seu relógio do Houston Rockets basta clicar neste link!

Almofada do Houston Rockets

Almofada do Houston Rockets

A almofada, produzida em tecido 100% poliéster com estamparia digital por sublimação de alta resolução, é outro produto licenciado pela franquia do Texas para os seus fãs.

Para comprar sua almofada do Houston Rockets basta clicar neste link!

Camiseta do Houston Rockets

Camiseta do Houston Rockets

Os torcedores do Houston Rockets podem torcer pelo time usando uma camiseta da franquia.

Compre a camiseta dos Rockets usando este link!

Chaveiro do Houston Rockets

Chaveiro do Houston Rockets

É fã dos Rockets? Que tal usar um chaveiro especial de seu time?

Para ter o chaveiro dos Rockets, basta usar este link!

Meia do Houston Rockets

Meia do Houston Rockets

Quem é fã dos Rockets pode ser pé quente nos jogos do time na NBA com as meias nas cores da franquia.

Compre as meias do Houston Rockets usando este link!

Sacola (Bolsa) do Houston Rockets

Sacola do Houston Rockets

Prática, a sacola do Houston Rockets está com você na correria do dia a dia!

Para comprar a mochila dos Rockets, é só usar este link!

Sem conquistar um título da NBA há mais de 20 anos, o Houston Rockets aposta na parceria entre James Harden e Russell Westbrook para voltar a ser campeão. Será que essa dupla conseguirá conduzir o time do Texas ao seu tricampeonato?

Enquanto aguarda pelos próximos jogos dos Rockets, aproveite para saber tudo sobre outras franquias da NBA:

*Última atualização em 20 de setembro de 2019

Ficha Técnica
Título
Houston Rockets: elenco, estatísticas, títulos e história
Resumo
Tudo do Houston Rockets: maiores jogadores e técnicos, recordes, resultados históricos, arena, donos e as conquistas na NBA!
Autor

Comentários

Salvar