LeBron James é, há anos, um dos maiores astros da NBA. Considerado um dos melhores jogadores da história da liga, King James atualmente defende o Los Angeles Lakers. Comparado com Michael Jordan, o atleta tem diversos recordes e já foi campeão quatro vezes. LeBron é um dos jogadores mais populares na NBA.

Biografia de LeBron James

Nascido em Akron, Ohio, em 30 de dezembro de 1984, LeBron James cresceu na cidade enfrentando desafios familiares, já que seu pai não esteve presente durante sua criação e sua mãe enfrentava dificuldades para criá-lo sozinha. Diante dessa situação, quando James tinha apenas nove anos, sua mãe tomou a decisão de permitir que ele fosse morar com Frank Walker, um treinador de futebol americano local.

Foi Walker quem introduziu LeBron ao mundo do futebol americano, e rapidamente o jovem começou a participar de competições mais estruturadas. Em uma liga amadora, sua equipe alcançou sucesso não apenas localmente, mas também nacionalmente.

Durante o ensino médio na St. Vincent-St. Mary High School, uma escola católica com uma maioria de alunos brancos, LeBron continuou a ter grande sucesso. Sua equipe tornou-se a única da Ohio a encerrar uma temporada de forma invicta. Mesmo na adolescência, LeBron já era destaque em revistas especializadas, como a Slam, dedicada ao basquete, onde foi chamado de “melhor jogador de basquete do ensino médio nos Estados Unidos na época”, e na Sports Illustrated.

Sem passar pela carreira universitária, LeBron foi selecionado pelo Cleveland Cavaliers como a primeira escolha do Draft de 2003. James ficou na franquia até 2010, quando foi para o Miami Heat, voltando ao seu primeiro time em 2014. Desde 2018, no entanto, atua pelos Lakers.

Estatísticas de LeBron James

Com números incríveis ao longo das temporadas, James tem estatísticas impressionantes. Além disso, e algo que números não conseguem mostrar, é o fato de ser um jogador decisivo. Em jogos importantes, LeBron costuma crescer, mostrando porque é considerado um dos melhores na história.

Ainda, forte e alto, são poucos atletas que o conseguem parar. Seu aproveitamento, em toda a sua carreira, de arremessos de quadra é de 50%.

 

Recordes de LeBron James

King James é dono de diversos recordes na NBA e nas franquias pela qual passou. Com mais de 38 mil pontos feitos, é o maior cestinha da temporada regular. Mais cestinha dos playoffs, com mais de seis mil pontos.

Também o recordista de mais roubadas de bolas em playoffs, com 454 ao final da temporada 2022/23. E conta com recordes no All-Star Games, de mais minutos, mais pontos e mais jovem a ganhar MVP.

 

Primeiro jogador a marcar 35 pontos em sua 21ª temporada na NBA.

8º jogador com mais roubos de bola da história da NBA em temporada regular.

Prêmios e títulos de LeBron James

Passando por três times ao longo de sua carreira na NBA, LeBron conquistou ao menos um título com cada. Campeão quatro vezes, venceu em 2012 e 2013 com o Miami Heat, em 2016 com o Cleveland Cavaliers e em 2020 com o Los Angeles Lakers. Sendo o MVP de estas finais.

Mas também foi eleito MVP da NBA em 2009, 2010, 2012 e 2013. Enquanto participa de todos os NBA All-Star Games desde 2005, somando 19, sendo o MVP em 2006, 2008 e 2018. Enquanto fez parte do All NBA First Team em 2006, de 2008 até 2018 e em 2020. Como calouro, foi escolhido como o Rookie of the Year, em 2004.

 

Salário de LeBron James

Com um novo contrato de dois anos acertado com os Lakers em agosto de 2022, o valor total é de um pouco mais de 99 milhões de dólares. Na cotação atual, é uma quantia próxima a R$ 482 milhões.

Para 2023/24, irá receber 47,6 milhões, ou seja, cerca de R$ 231,7 milhões. O contrato permite a opção do jogador por mais um ano, para 2024/25. Caso fique, o salário irá ultrapassar 51 milhões.

 

Aproveite para conhecer mais sobre outras estrelas da NBA:

Curiosidades de LeBron James

Em seus primeiros anos de vida, James e sua mãe ficavam mudando de apartamento para apartamento, por ter dificuldades financeiras. O jogador tem um meio-irmão, por parte de seu pai, que também foi abandonado pelo mesmo.

Quanto LeBron James calça?

Na numeração dos Estados Unidos, James calça sapatos tamanho 15. No Brasil, isso fica entre 47 e 48.

Quem são os filhos de LeBron James?

Bronny, Bryce e Zhuri James são os únicos filhos de LeBron. Ambos os filhos jogam basquete também, mas Bronny passou por problemas no coração e ainda não se sabe se pode continuar a carreira.

Qual a idade de LeBron James?

James tem 38 anos e faz aniversário em 30 de dezembro de 1984.

Quem é o pai de LeBron James?

Anthony McClelland é o pai de LeBron James. No entanto, ele não participou da vida do jogador, assim como do meio-irmão de LeBron, Aaron McClelland.

Quantas vezes LeBron James foi campeão?

James foi campeão quatro vezes, pelo Heat, Cavs e Lakers.

Estilo de jogo de LeBron James

Com uma grande versatilidade, James consegue jogar em todas as posições dentro da quadra. É geralmente comparado a Magic Johnson e Michael Jordan, assim como outros grandes nomes do passado da NBA.

Em artigo da Sports Illustrated, King James foi chamado de “fantástico passador”. Sua capacidade de armar jogadas é excelente, usando seu tamanho e visão para conseguir encontrar seus companheiros.

Para Tom Haberstroh, da ESPN, o arremesso de lance livre de LeBron é o seu ponto mais fraco. No entanto, no início de sua carreira, também não ia muito bem defensivamente. Com o tempo, conseguiu melhorar.

Legado de LeBron James e influência na NBA

Indo para a sua 21ª temporada na NBA, LeBron marcou história na liga. Desde o começo, o jogador está entre os melhores da temporada. Com os MVPs e os títulos conquistados, só confirmou seu nome entre os grandes que já passaram pela NBA.

Além de ter feito história na liga americana, King James também ficou marcado em cada uma das franquias pela qual passou. LeBron tem uma longa e estável carreira, não importando qual time defendia.

Vá além do Basquete! Confira também: