Magic Johnson foi um dos maiores jogadores da NBA. Aposentado das quadras desde 1996, o ex-armador agora é empresário e comentarista esportivo. O ex-jogador passou toda a sua carreira no Los Angeles Lakers, onde foi campeão cinco vezes.

Biografia de Magic Johnson

Earvin Johnson Jr. nasceu em Lansing, Michigan, no dia 14 de agosto de 1959. Johnson tem nove irmãos, sendo três meio-irmãos por parte de seu pai. Desde cedo, o ex-jogador ajudava seu pai coletando lixo e começou a trabalhar cedo.

O basquete entrou na vida de Johnson quando criança e Bill Russel era seu jogador favorito. Tanto seu pai e sua mãe haviam jogado quando mais novos. No entanto, em uma época muito marcada pelo racismo, teve dificuldades em praticar no ensino médio devido ao preconceito.

Johnson queria ter ido para a Sexton High School, escola com predominância de estudantes pretos. Mas acabou indo para a Everett High School, com estudantes brancos. Ao tentar jogar basquete, no começo, era ignorado pelos companheiros. Mas foi se destacando ao longo dos anos, sendo o principal jogador do time.

Na faculdade, escolheu jogar pela Michigan State University, para ficar perto de casa, apesar de ter sido recrutado por outras grandes faculdades, como Indiana e UCLA. Em 1979, foi campeão da NCAA, enfrentando o Indiana State de Larry Bird. Começando ali uma das maiores rivalidades da NBA.

Draftado pelo Los Angeles Lakers em 1979, Magic Johnson foi um dos protagonistas em alguns dos anos mais vitoriosos da franquia. A sua rivalidade com Bird atraia milhões de telespectadores, com os dois virando amigos apenas em 1987, depois de um comercial juntos.

Johnson se aposentou em 1991, após o anúncio de que havia contraído HIV. No entanto, retornou para jogar no All-Star Game de 1992, com protestos de outros jogadores. Por isso, se aposentou de novo e voltou uma última vez, em 1996, fazendo 32 jogos pelos Lakers até se parar de jogar definitivamente.

Estatísticas de Magic Johnson

Considerado um dos melhores armadores que já passou pela NBA, as estatísticas de Johnson são excelentes. A sua média de assistências na carreira é, até os dias atuais, recorde da NBA, com 11,2. Além disso, em diversas temporadas, o jogador foi o líder em assistências, porcentagem de lance livre ou de roubos de bola.

Em 1983, 1984, 1986 e 1987, foi o líder em assistências na temporada. Em 1981 e 1982, o líder em roubos de bola. Já em 1989, com impressionantes 91%, liderou em lances livres.

 

Recordes de Magic Johnson

Johnson tem seu nome gravado em diversos recordes da NBA. Mais assistências em playoffs, 2.346, mais assistências em finais, 584, mais assistências em um playoff, de 1988 com 303, mais assistências em um jogo de playoffs, 24, maior média de assistências na carreira, 11,2, e mais roubadas de bola em finais, 102 ao todo.

 

Prêmio e títulos de Magic Johnson

Magic Johnson teve uma vitoriosa carreira como jogador na NBA. Foi campeão cinco vezes, em 1980, 1982, 1985, 1987 e 1988, três vezes MVP da liga, em 1987, 1989 e 1990, e três vezes MVP das Finais, em 1980, 1982 e 1987.

Além disso, participou do Als-Star Game 12 vezes, em 1980 e de 1982 até 1992. Foi eleito para o All-NBA First Team nove vezes, de 1983 até 1991. Em seu primeiro ano, também esteve no NBA All-Rookie Team.

 

Salário de Magic Johnson

Os valores pagos aos jogadores não chegam nem perto das quantias absurdas dos dias atuais. Mesmo assim, há certa suposição de que Johnson era um dos mais bem pagos, principalmente em seus últimos anos.

Nos primeiros quatro anos, o armador teve um contrato de 460 mil dólares por ano. Nos anos seguinte, passou a receber 2,5 milhões de dólares. Em 1994/95, o jogador se tornou o primeiro a ter um salária acima de 10 milhões de dólares, ganhando 14,6 milhões naquela temporada.

 

Aproveite para conhecer mais sobre outras estrelas da NBA:

Curiosidade de Magic Johnson

Agora empresário, Magic comprou o time de futebol americano Washington Commanders. Em 2002, foi induzido ao Hall da Fama, com discurso de Larry Bird. Em 2010, o Dream Team, seleção dos Estados Unidos de 1992, também entrou para o Hall da Fama.

Magic Johnson é o maior ídolo dos Lakers?

Para alguns fãs, sim. Os Lakers já contavam com Kareem Abdul-Jabbar quando Johnson chegou, mas o pivô não havia conseguido conquistar nenhum título. Algo que mudou assim que o armador foi draftado pela franquia.

A rivalidade entre Magic Johnson e Larry Bird

Com o começo ainda na final da NCAA, os dois jogadores sempre estiveram presentes em times adversários. Enquanto Johnson foi jogar nos Lakers, Bird foi para os Boston Celtics. As franquia já tinham certa rivalidade, algo que apenas aumentou com a presença de dois grandes astros. Na década de 80, não houve uma final em que não tinha ao menos um dos dois em quadra.

A rivalidade durou por anos, com os atletas admitindo que se comparavam, e atraindo cada vez mais torcedores. No entanto, ao grava um comercial juntos em 1987, os jogadores acabaram virando amigos. O que não diminuiu a rivalidade dentro das quadras. Para alguns jornalistas, a rivalidade entre os dois salvou a NBA da falência.

Qual a altura Magic Johnson?

Johnson tem 2,06 m de altura.

Magic Johnson e ativismo sobre HIV

O ex-jogador se aposentou pela primeira vez em 1991, anunciando que havia contraído o vírus do HIV. Na época, o preconceito sobre o assunto era muito grande e o HIV era sempre mais ligado a dependentes químicos e homossexuais.

Buscando combater o preconceito que o assunto trazia, Earvin criou as Fundações Magic Johnson. Em campanhas, o foco sempre foi a educação das pessoas sobre o assunto.

Magic Johnson foi campeão quantas vezes?

Johnson foi campeão da NBA cinco vezes, em 1980, 1982, 1985, 1987 e 1988.

Estilo de jogo de Magic Johnson

Com um estilo de jogo apelidado de Showtime, Johnson foi quem introduziu o estilo nos Lakers. Um jogo veloz que também era liderado por Kareem Abdul-Jabbar. Juntos, ambos trouxeram uma extravagância hollywoodiana para a liga.

Descrito por muitos como o melhor armador que a NBA já teve, Magic conseguia assistências incríveis dentro da quadra. Michael Cooper, ex-companheiro nos Lakers, chegou a afirmar que parecia que Johnson lançava a bola através de alguém. Algo comum em seu jogo era o fato de passar a bola sem olhar para o companheiro.

Legado de Magic Johnson e influência na NBA

Com um legado imensurável, muitos jornalistas esportivos defenderam que a NBA só foi salva da falência por causa da rivalidade entre Johnson e Bird. Além disso, foi com a sua chegada nos Lakers que a franquia conseguiu ter uma das décadas mais vitoriosas em sua história.

Apesar de ser armador de origem, Magic já jogou em todas as posições dentro das quadras. Conseguindo sucesso em todas, o jogador chamou ainda mais atenção devido à sua versatilidade.

Sendo um dos maiores atletas da NBA, diversos jogadores se inspiraram nele, incluindo grandes astros. Considerado um dos, se não o maior, ídolo dos Lakers, a sua camisa, número 32, foi aposentada pela franquia.

Em 2022, o prêmio de MVP das Finais da Conferência Oeste foi nomeado em homenagem ao jogador.

Vá além do Basquete! Confira também:

*Última atualização em 18 de setembro de 2023