Jerry Rice, Joe Montana, Steve Young e mais sete: veja o top 10 dos maiores jogadores do San Francisco 49ers em todos os tempos

Uma das franquias mais tradicionais e vitoriosas da NFL, o San Francisco 49ers pode se orgulhar de ter grandes ídolos em sua história. Mas, afinal, quem são os maiores jogadores dos Niners em todos os tempos?

É claro que Jerry Rice e Joe Montana estarão nessa lista. Nós avaliamos diversos grandes jogadores do passado do time californiano e decidimos completar o top 10.

Como toda lista, pode haver polêmicas e você sentir falta de algum nome ou discordar de um outro atleta. Se isso acontecer, deixe seu protesto nos comentários.

Não perca mais tempo e confira quem são os 10 maiores jogadores do San Francisco 49ers em todos os tempos!

Maiores jogadores da história do San Francisco 49ers

  1. Jerry Rice
  2. Joe Montana
  3. Ronnie Lott
  4. Steve Young
  5. Charles Haley
  6. Roger Craig
  7. Jimmy Johnson 
  8. Bryant Young
  9. Terrell Owens 
  10. Frank Gore

Frank Gore (10º lugar)

Frank Gore maiores jogadores do San Francisco 49ers
Frank Gore é um dos maiores jogadores dos 49ers neste século
  • Posição: Running back
  • Período no San Francisco 49ers: 2005-2014

Em 10 anos como jogador do San Francisco 49ers, Frank Gore foi a cinco edições do Pro Bowl. Entre os seus feitos, também está ter sido eleito para a equipe ideal da liga dos anos 2010.

No período em que ele esteve na Califórnia, Gore participou de uma disputa de Super Bowl, mas não levou o troféu Vince Lombardi

Ele é o recordista de jardas terrestres na história do San Francisco 49ers e o terceiro nesse quesito na NFL em todos os tempos. 

Terrell Owens (9º lugar)

Terrell Owens maiores jogadores do San Francisco 49ers
O estrelismo de Terrell Owens impediu que ele tivesse carreira mais longa em San Francisco
  • Posição: Wide receiver
  • Período no San Francisco 49ers: 1996-2003

Terrell Owens é uma figura polêmica. Quando foi eleito para o Hall da Fama, ele não foi à cerimônia e organizou sua própria celebração. Mas é inegável que foi um dos grandes wide receivers da história. 

T.O. foi o terceiro maior da história em jardas recebidas e recepções para touchdown na NFL. Embora não tenha chegado ao Super Bowl com os Niners, ajudou a franquia a ir aos playoffs por sete vezes.

O líder da NFL em TDs recebidos por três temporadas e selecionado por seis vezes para o Pro Bowl, Terrell Owens poderia ter ido ainda mais longe se não fosse o seu ego extremamente elevado.

Bryant Young (8º lugar)

Bryant Young maiores jogadores do San Francisco 49ers
Bryant Young é um dos grandes defensores da história do San Francisco 49ers
  • Posição: Defensive tackle e defensive end
  • Período no San Francisco 49ers: 1994-2007

Não há dúvidas que o melhor jogador de defesa da história dos 49ers foi Ronnie Lott, mas Bryant Young pode ser orgulhar de também ter se destacado parando os ataques adversários durante 14 anos.

Em sua carreira, Young acumulou 89,5 sacks. Surpreendentemente, ele foi para apenas quatro edições do Pro Bowl e indicado quatro vezes como All-Pro. Mas a NFL recompensou seus esforços nomeando-o para a equipe da liga da década de 1990.

Jimmy Johnson (7º lugar)

Jimmy Johnson maiores jogadores do San Francisco 49ers
Jimmy Johnson era extremamente versátil, mas se destacou como cornerback
  • Posição: Cornerback, safety e wide receiver
  • Período no San Francisco 49ers: 1961-1976

Jimmy Johnson defendeu o San Francisco 49ers por 15 temporadas e, desde 1994, ele é membro do Hall da Fama.

Um jogador extremamente versátil, Johnson jogou como cornerback, safety e wide receiver. No entanto, seu período de maior brilho foi como cornerback.

Ele encerrou a carreira com 47 interceptações retornadas para 615 jardas. Esteve em cinco edições do Pro Bowl e foi eleito para o time ideal da NFL da década de 1970.

Roger Craig (6º lugar)

Roger Carig maiores jogadores do San Francisco 49ers
Roger Craig é um dos grandes running backs da história do San Francisco 49ers
  • Posição: Running Back
  • Período no San Francisco 49ers: 1983-1990

Tricampeão do Super Bowl pelo San Francisco 49ers, Roger Craig foi o primeiro jogador da história a superar a marca de 1.000 jardas aéreas e terrestres numa mesma temporada. O feito aconteceu em 1985. 

No entanto, foi em 1988 que Roger Craig recebeu o prêmio de melhor jogador de ataque da NFL. Naquele ano, ele estabeleceu o recorde da franquia de 1.502 jardas terrestres. 

No Super Bowl XIX, Craig correu para 58 jardas e pegou sete passes para um total de 77 jardas. Ele também se tornou o primeiro jogador a marcar três touchdowns em um Super Bowl.

Vá além do Futebol Americano! Confira também:

Charles Haley (5º lugar)

Charles Haley maiores jogadores do San Francisco 49ers
Charles Haley venceu cinco Super Bowls, sendo dois deles pelos 49ers
  • Posição: Outside linebacker e defensive end
  • Período no San Francisco 49ers: 1986-1991 e 1998-1999

Charles Haley era um pesadelo para os coordenadores ofensivos do San Francisco 49ers. Apenas em sua temporada de estreia na NFL, ele alcançou 12 sacks.

Porém, sua melhor temporada foi sem dúvida em 1990, quando ele teve 58 tackles, 16 sacks e nove passes defendidos.

Haley foi um dos primeiros exemplos de um defensor híbrido entre outside linebacker e defensive end. Ao longo de sua carreira, ele acumulou 100,5 sacks.

Para a tristeza dos torcedores dos 49ers, Charles Haley passou apenas oito de temporadas na franquia. Durante esse período, ele conquistou dois Super Bowls.

O defensor conquistou mais três anéis jogando pelo Dallas Cowboys entre 1992 e 1996.

Membro do Hall da Fama desde 2015, Charles Haley participou de cinco edições do Pro Bowl e foi por duas vezes All-Pro.

Steve Young (4º lugar)

Steve Young melhores quarterbacks da história
Steve Young é um dos quarterbacks canhotos de maior destaque na história
  • Posição: Quarterback
  • Período no San Francisco 49ers: 1987-1999

Steve Young é o segundo melhor quarterback do San Francisco 49ers em todos os tempos. O lançador assumiu a titularidade após a saída de Joe Montana e deu sequência à boa fase da equipe entre o final dos anos 80 e começo da década de 90.

Foi eleito MVP da temporada regular duas vezes, esteve no First-Team All Pro em três ocasiões e liderou a liga no quesito “passer rating” em seis das 13 edições de NFL que disputou na carreira – atual recorde da NFL junto com Sammy Baugh.

Na franquia californiana, é o segundo quarterback que mais lançou passes para touchdown na história (221). Só perde, claro, para Joe Montana.

Ronnie Lott (3º lugar)

Ronnie Lott
Ronnie Lott foi eleito por 8 vezes para o time ideal da NFL
  • Posição: Cornerback e safety
  • Período no San Francisco 49ers: 1981-1990 e 1995

Ronnie Lott foi eleito para o time ideal da NFL logo na sua primeira temporada, indicando que seria um dos grandes defensores de todos os tempos. Ao todo, foram 8 indicações para o First Team All-Pro.

Ele começou como cornerback e foi a quatro edições do Pro Bowl. Depois que passou a jogar como safety, voltou a ser escolhido para o jogo das estrelas por seis temporadas consecutivas.

Em duas temporadas, liderou as estatísticas de interceptações da NFL. Não à toa, é considerado um dos maiores jogadores de defesa da história da NFL.

Pelo San Francisco 49ers, Ronnie Lott conquistou 4 títulos do Super Bowl. Também defendeu Raiders, Jets e Chiefs.

Joe Montana (2º lugar)

Joe Montana quarterback do San Francisco 49ers
O quarterback Joe Montana é um dos mais lendários jogadores dos 49ers
  • Posição: Quarterback
  • Período no San Francisco 49ers: 1979–1992

Joe Montana defendeu o San Francisco 49ers por 14 temporadas, disputou e venceu 4 edições do Super Bowl e foi o primeiro jogador da história a ser nomeado MVP do Super Bowl por 3 vezes.

O ex-quarterback dos 49ers foi ainda o MVP da NFL em 1989 e 1990.

Até a ascensão de Tom Brady, Joe Montana era considerado por muitos como melhor quarterback da história da NFL.

Na franquia californiana, ninguém conquistou mais jardas (35.124), completou passes (2.929) e lançou mais touchdowns (244) do que Joe Cool até hoje. O craque, lenda e mito de San Francisco reina soberano nas estatísticas mesmo 30 anos após a aposentadoria.

Ficou conhecido como “Comeback Kid” por sempre se manter calmo nos momentos difíceis e comandar viradas impressionantes em decisões importantes. Foi o autor da famosa jogada “The Catch”, uma das mais icônicas da história da NFL. Confira abaixo:

Jerry Rice (1º lugar)

Jerry Rice maior jogador de futebol americano de todos os tempos
Desconsiderados os quarterbacks, Jerry Rice é quase uma unanimidade como o maior atleta da história
  • Posição: Wide receiver
  • Período no San Francisco 49ers: 1985–2000

Em 2010, quando Tom Brady havia vencido “apenas” três Super Bowls, a NFL realizou uma eleição dos 100 melhores jogadores de futebol americano de todos os tempos. Jerry Rice, lendário ex-wide receiver do San Francisco 49ers, foi escolhido como o maior da história.

Considerados os jogadores que não são quarterbacks, é praticamente um consenso de que Rice foi o melhor de todos os tempos.

O wide receiver tem várias marcas expressivas no currículo:

  • Recordista em touchdowns na história da NFL, com 208;
  • 22.895 jardas conquistadas na carreira (média de 1.144,75 jardas por temporada);
  • Média de 14,8 jardas conquistadas por recepção.
  • Melhor jogador ofensivo em 1987 e 1993.

Jerry Rice foi tricampeão do Super Bowl com o San Francisco 49ers, selecionado para o Pro Bowl por 13 vezes e nomeado All-Pro em 12 oportunidades em 20 temporadas na NFL. Foi também o MVP do Super Bowl XXIII.

Com o melhor wide receiver de todos os tempos, encerramos o top 10 dos maiores jogadores da história do San Francisco 49ers. Deixamos aqui uma menção honrosa para Dwight Clark, o receptor da famosa “The Catch”.

Sentiu falta de algum outro grande jogador da história dos Niners na nossa relação? Deixe sua opinião no espaço dos comentários!

Aproveite também para alimentar a paixão por futebol americano com mais conteúdos:

*Última atualização em 8 de julho de 2020

Comentários

Salvar
22 Compart.
Compartilhar22
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin