A principal competição entre clubes do planeta coloca frente à frente grandes equipes, permite ao fã de futebol assistir às principais estrelas do futebol mundial e tem também espaço para resultados surpreendentes. Hoje, é dia de lembrar quais foram as principais zebras da história da Liga dos Campeões da Europa!
Em 2020, a segue sendo o grande responsável por surpreender na Champions League. Até a chegada do Lyon às semifinais, depois de eliminar Juventus e Manchester City, foi inesperada.
Como a atual edição segue em disputa, é difícil indicar qual será o tamanho da zebra da Liga dos Campeões de 2020. Mas você lembra qual resultado da Champions mais te surpreendeu?
A seguir, listamos 10 zebras inesquecíveis da Liga dos Campeões! A ordem que você verá é a cronológica. Fica a seu critério definir qual foi o maior façanha de um azarão da Uefa Champions League!
Maiores zebras da Liga dos Campeões
- Nottingham Forest campeão da Champions League em 1978/1979
- Steaua Bucareste campeão da Champions League em 1985/1986
- Estrela Vermelha campeão da Champions League em 1990/1991
- Dínamo de Kiev nas semifinais da Champions League de 1998/1999
- Bayer Leverkusen na final da Champions League de 2001/2002
- Porto campeão da Champions League em 2003/2004
- Villarreal nas semifinais da Champions League de 2005/2006
- Schalke 04 na semifinal da Champions League de 2010/2011
- Apoel nas quartas de final da Champions de 2011/2012
- Chelsea campeão da Champions de 2011/2012
Nottingham Forest campeão da Champions League em 1978/1979
Campeão da Champions League na edição de 1978/1979, o Nottingham Forest estava na Segunda Divisão do Campeonato Inglês dois anos antes. A ascensão à elite na Inglaterra foi alcançada com a terceira colocação da atual Championship em 1976/1977.
Sob o comando de Brian Clough, o Forest surpreendeu os grandes times ingleses e foi campeão nacional em 1978. No ano seguinte, a equipe voltou a mostrar sua capacidade de realizar façanhas e se sagrou campeã da Liga dos Campeões com vitória na final sobre o Malmo, da Suécia.
No ano seguinte, o Nottingham Forest se sagrou bicampeão europeu, com vitória sobre o Hamburgo.
A história do lendário Brian Clough é contada em Maldito Futebol Clube, um dos melhores filmes de futebol de todos os tempos.
Steaua Bucareste campeão da Champions League em 1985/1986
Na final da Liga dos Campeões de 1985/1986, o Barcelona teve a chance de conquistar seu primeiro título da competição jogando na Espanha. Porém, na decisão no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, em Sevilha, o Barça foi surpreendido pelos romenos do Steaua Bucareste.
O título do Steaua foi conquistado nos pênaltis, depois de um empate sem gols no tempo normal e na prorrogação.
Aquela equipe contava com grandes talentos romenos, como Gheorghe Hagi. No entanto, eles tinham pouca experiência internacional e eram proibidos pelo governo socialista de se transferir para o exterior.
Estrela Vermelha campeão da Champions League em 1990/1991
O segundo e último título de um clube de um país socialista foi conquistado pelo Estrela Vermelha na edição 1990/1991.
Naquele momento, o Milan de era a grande sensação do futebol europeu, sendo bicampeão da Champions. No entanto, o time italiano foi batido nas semifinais pelo Olympique de Marselha, que avançou para encarar o Estrela Vermelha.
O time da antiga Iugoslávia eliminou o Bayern de Munique na semifinal e se sagrou campeão ao vencer os franceses na disputa de pênaltis.
Em seu elenco, o Estrela Vermelha contava com jogadores como Prosinecki e Sinisa Mihajlovic e jogadores que haviam vencido o Mundial sub-20 com a Iugoslávia em 1987.
Dínamo de Kiev nas semifinais da Champions League de 1998/1999
Depois de ser campeão da Liga dos Campeões de 1997/1998, o Real Madrid parou nas quartas de final da temporada seguinte. O responsável pela eliminação do time espanhol foi o Dínamo de Kiev.
Liderado pelo atacante Andriy Shevchenko, o time ucraniano empatou o primeiro jogo com o Real Madrid por 1 a 1 e venceu a volta por 2 a 0.
Na semifinal, o Dínamo de Kiev fez um confronto muito equilibrado com o Bayern de Munique, mas, depois de empatar por 3 a 3, foi eliminado com derrota por 1 a 0.
Na decisão daquela edição da Champions, o Bayern sofreu uma virada incrível para o Manchester United, com dois gols do time inglês nos acréscimos.
Veja todos os gols da campanha do Dínamo de Kiev naquela edição:
Vá além do Futebol! Confira também:
- Maiores salários da NFL: veja os 50 jogadores mais bem pagos
- Os 10 maiores treinadores da NBA em todos os tempos
- Quiz: Quais brasileiros estão no hall da fama do vôlei?
- Lewis Hamilton e a luta por diversidade na Fórmula 1
- Os 10 melhores jogadores em fim de contrato no FIFA 20
Bayer Leverkusen na final da Champions League de 2001/2002
Quem olha a escalação do Bayer Leverkusen entende como o time alemão conseguiu chegar até à final da Liga dos Campeões de 2001/2002. A equipe contava com ótimos jogadores, como Lúcio, Zé Roberto e Ballack. Pesava contra a falta de tradição na competição.
Na segunda fase, ainda disputada no formato de grupos, o Leverkusen passou por Arsenal e Juventus e liderou sua chave. Nas oitavas e nas quartas, os alemães derrubaram os ingleses Liverpool e Manchester United.
Já a final, diante do Real Madrid, ficou marcada pelo espetacular gol de Zinedine Zidane, acertando um chute de canhota depois de um balão de Roberto Carlos. O gol de Zizou decretou a vitória madrilenha por 2 a 1 — Raúl abriu o placar para os espanhóis, enquanto Lúcio fez para o Leverkusen.
Porto campeão da Champions League em 2003/2004
Se o assunto é zebras na Liga dos Campeões, devemos relembrar 2003/2004. Além do campeão Porto, aquela edição teve o Monaco como vice e o Deportivo La Coruña na semifinal.
O Porto, que era liderado em campo por Deco e tinha José Mourinho no início de carreira, eliminou o Manchester United nas oitavas de final, o Lyon nas quartas e o La Coruña nas semifinais.
Curiosamente, o time espanhol chegou às semifinais depois de uma virada espetacular sobre o Milan nas quartas. O time italiano fez 4 a 1 no jogo de ida, mas o Deportivo La Coruña devolveu 4 a 0 na volta.
Outra bela virada foi a do Monaco nas semifinais, diante do Real Madrid. Depois de perder por 4 a 2 na ida, o time do Principado venceu por 3 a 1 na volta e avançou pelos gols marcados fora de casa.
Na grande decisão, Carlos Alberto, Deco e Alenichev fizeram os gols da vitória do Porto por 3 a 0 sobre o Monaco. Com a conquista da Champions League, Mourinho encerrou sua passagem pelo clube português com seis títulos e partiu para a Inglaterra, onde assumiu o comando do Chelsea.
Villarreal nas semifinais da Champions League de 2005/2006
Na temporada 2005/2006, o Villarreal montou um forte time, com Sorín, Marcos Senna, Riquelme e Diego Forlán, e surpreendeu a Europa.
Num grupo com Manchester United, Lille e Benfica, a equipe espanhola passou em primeiro lugar.
Nas oitavas e nas quartas de final, o Villarreal contou com o regulamento e eliminou Rangers e Inter de Milão pelos gols marcados fora de casa.
Já nas semifinais, o time espanhol encarou o Arsenal. Depois de perder por 1 a 0 na Inglaterra, o Villarreal esteve perto de levar o jogo para a prorrogação, mas o pênalti cobrado por Riquelme nos minutos finais foi defendido por Lehmann.
Se avançasse, o Villarreal faria uma final espanhola contra o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho. Na decisão, o brasileiro Belletti fez o gol do título do Barça contra o Arsenal.
Schalke 04 na semifinal da Champions League de 2010/2011
Embora seja um dos times mais tradicionais e dono de uma das maiores torcidas da Alemanha, o Schalke 04 jamais foi campeão da . E também não conquistou a Champions League, mas pode se orgulhar de uma bela campanha em 2010/2011.
Naquela temporada, com um ataque formado pelo holandês Huntelaar e pelo espanhol Raúl, o Schalke 04 foi a grande zebra das semifinais.
Nas oitavas, o time alemão eliminou o Valencia. Já nas quartas, foi a vez de surpreender a Inter de Milão, que defendia o seu título. O Schalke não deu brechas para os italianos e fez 7a 3 no placar agregado (vitórias por 5 a 2 e 2 a 1).
A esperança de título acabou diante do Manchester United nas semifinais, com derrotas por 2 a 0 e 4 a 1.
Apoel nas quartas de final da Champions League de 2011/2012
Você já imaginou ver um time do Chipre nas quartas de final da Liga dos Campeões? Pois isso aconteceu na edição 2011/2012.
E não foi uma campanha qualquer. O Apoel passou por três fases eliminatórias, até chegar à fase de grupos. Na sua chave, o time cipriota enfrentou Zenit, Porto e Shakhtar Donetsk e avançou na primeira colocação, com duas vitórias, três empates e uma derrota.
Nas oitavas de final, foi a vez de o Apoel eliminar o Lyon na disputa de pênaltis depois de uma vitória por 1 a 0 para cada lado.
O sonho do representante do Chipre na Champions League foi interrompido pelo Real Madrid, que venceu por 3 a 0 e 5 a 2 nos dois jogos das quartas de final. Na fase seguinte, os espanhóis foram superados pelo Bayern.
Chelsea campeão da Champions de 2011/2012
Se você é torcedor do Chelsea, não se irrite com a presença do time londrino entre as maiores zebras da Liga dos Campeões, mas fato é que o título em 2011/2012 foi uma grande surpresa.
O Chelsea terminou a Premier League apenas em sexto lugar, a 25 pontos do campeão Manchester United. Os resultados inconsistentes sob o comando do português André Villas Boas levaram à troca de treinador, e Roberto Di Matteo foi o escolhido para encerrar a temporada.
Com Di Matteo, o Chelsea surpreendeu o Barcelona de Guardiola nas semifinais. Depois de uma vitória por 1 a 0 em Londres, os Blues conseguiram o empate por 2 a 2 no Camp Nou e foram à final.
Na grande decisão, foi a vez de enfrentar o Bayern em Munique. Na casa do rival, o Chelsea levou a disputa pela taça para os pênaltis depois de 1 a 1 no tempo normal e se sagrou campeão. Foi o primeiro título de Champions League de uma equipe de Londres.
Com o inesperado título do Chelsea, encerramos a lista das 10 maiores zebras da Liga dos Campeões em todos os tempos. Como menção honrosa, lembramos também da ótima campanha do Ajax em 2018/2019, eliminando o tricampeão Real Madrid e a Juventus de Cristiano Ronaldo, antes de cair nas semifinais diante do Tottenham.
Também podemos destacar o título do Aston Villa em 1982, com vitória na final sobre o Bayern de Munique.
Sentiu falta de alguma zebra da Champions League por aqui? Deixe sua lembrança nos comentários!
Aproveite também para ampliar seu conhecimento sobre futebol:
- Quiz: Escale o Liverpool campeão da Champions 2004-05
- Kevin de Bruyne: como o belga virou um dos melhores do mundo
- CT, jantar e até check-in: como Ceni transformou o Fortaleza
- Como foi o primeiro título Brasileiro do Corinthians em 1990
- Qual o melhor time do Palmeiras na era Parmalat?
*Última atualização em 15 de agosto de 2020
Gustavo Andrade é jornalista, com MBAs em Comunicação e Marketing Digital e Gestão de Negócios. Foi repórter do UOL Esporte e do Superesportes, portal dos Diários Associados. Cobriu a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Fanático por esportes, acredita que informação é fundamental até para um bom debate de boteco!