Qual tenista passou mais tempo no topo do ranking da ATP? Quem possui o maior número de títulos na carreira? E qual foi a partida mais longa da história do tênis?
Elencamos os principais recordes do tênis masculino e as marcas mais impressionantes já alcançadas na ATP. Então, não perca tempo e descubra quem são os maiores recordistas do tênis mundial!
Recordes do tênis masculino
Mais títulos da ATP na carreira
O norte-americano Jimmy Connors é o maior vencedor de torneios da ATP, com 109 títulos.
Mais títulos de Grand Slam em simples
O suíço Roger Federer, o espanhol Rafael Nadal e o sérvio Novak Djokovis são os maiores vencedores de Grand Slams entre os homens, com cada um tendo mais de 20 títulos em simples.
Para Federer, são seis conquistas do Australian Open, uma conquista de Roland Garros, oito títulos de Wimbledon e ainda cinco conquistas do US Open.
Já Nadal conquistou 22 Grand Slams, sendo dois Australian Open, 14 Roland Garros, dois títulos de Wimbledon e quatro vezes o US Open.
Novak Djokovic, tem 24 conquistas, sendo 10 no Australian Open, três em Roland Garros, sete em Wimbledon e quatro US Open.
Mais títulos em Wimbledon
Roger Federer é o maior campeão do torneio de simples masculino de Wimbledon, com 8 títulos, um a mais que Pete Sampras e Novak Djokovic.
Mais títulos em Roland Garros
Rafael Nadal é o maior vencedor da história de Roland Garros, com 14 títulos. Atrás dele, estão Max Decugis, com 8 títulos no início do século 20, quando apenas tenistas amadores disputavam o Aberto da França, e o sueco Bjorn Borg, campeão 6 vezes entre 1974 e 1981.
Mais títulos no US Open
No torneio de simples masculino do US Open, os maiores vencedores da história são três norte-americanos que jogaram na era amadora: Richard Sears, William Larned e Bill Tilden. Todos os integrantes desse trio venceram o Aberto dos Estados Unidos 7 vezes.
Na era aberta, três tenistas dividem o posto de maiores campeões do US Open no torneio de simples masculino, todos com 5 títulos: Jimmy Connors, Pete Sampras e Roger Federer.
Mais títulos no Australian Open
O recorde de títulos do torneio de simples masculino do Australian Open é de Novak Djokovic. O sérvio tem 10 títulos do Grand Slam. Logo atrás, estão Roger Federer e Roy Emerson, que venceram o torneio australiano 6 vezes.
Tenistas que venceram todos os torneios de Grand Slam em simples masculino
- Rod Laver
- Andre Agassi
- Roger Federer
- Rafael Nadal
- Novak Djokovic
- Roy Emerson (na era amadora)
- Fred Perry (na era amadora)
- Don Budge (na era amadora)
Mais títulos do ATP Finals
Roger Federer é o maior vencedor do ATP Finals, com 6 títulos, um a mais que Ivan Lendl, Pete Sampras e Novak Djokovic.
Mais tempo como número 1 do mundo no ranking da ATP
Como o ranking da ATP é atualizado semanalmente, o parâmetro para definir quem liderou o ranking por mais tempo é a quantidade de semanas como número 1 do mundo. E nesse critério, o recorde é de Novak Djokovic. Em 8 de março de 2011, o sérvio chegou a 311 semanas na liderança do ranking da ATP, superando a marca que pertencia a Roger Federer.
Mais semanas consecutivas como número 1 da ATP
Roger Federer é recordista de sequência ininterrupta como número 1 do ranking da ATP, com 273 semanas consecutivas.
Mais temporadas encerradas como número 1 da ATP
Pete Sampras é o tenista que encerrou mais temporadas na liderança do ranking da ATP, feito que repetiu por 6 vezes. O norte-americano se manteve como número 1 ao fim de todos os anos entre 1993 e 1998.
Tenista mais jovem a liderar o ranking da ATP
O australiano Lleyton Hewitt foi o tenista mais jovem a liderar o ranking da ATP. Em 2001, ele atingiu a primeira colocação do mundo aos 20 anos e 8 meses.
Tenista mais velho a liderar o ranking da ATP
Em fevereiro de 2018, com 36 anos e meio, Roger Federer se tornou o tenista mais velho a assumir o topo do ranking da ATP. Anteriormente, esse recorde era do norte-americano Andre Agassi.
Mais títulos em Masters 1000
O sérvio Novak Djokovic são os maiores vencedores de torneios Masters 1000, com 36 títulos. Em 2020, ele superou o recorde que pertencia a Rafael Nadal ao ser campeão em Cincinnati e Roma.
Mais títulos de ATP 500
Roger Federer é o recordista de títulos de torneios ATP 500, com 24 conquistas, duas a mais que Jimmy Connors.
Mais títulos de ATP 250
O norte-americano Jimmy Connors é o maior vencedor de torneios ATP 250, com 59 conquistas.
Mais títulos em Copa Davis
Os espanhóis Rafael Nadal e Feliciano Lopez dividem o recorde de mais títulos na Copa Davis. Cada um conquistou 5 títulos.
Mais títulos olímpicos em simples no tênis masculino
O britânico Andy Murray é o recordista de medalhas de ouro em Olimpíadas no tênis na chave de simples masculina. Ele foi campeão olímpico em simples por duas vezes, em Londres, em 2012, quanto no Rio de Janeiro, em 2016.
Mais medalhas olímpicas no tênis masculino
O britânico Reginald Doherty é o recordista de medalhas olímpicas no tênis masculino, considerando tanto os torneios de simples quanto duplas. Ao todo, ele conquistou 4 medalhas, sendo três de ouro (duas delas nos Jogos Olímpicos de 1900 em Paris, em duplas e duplas mistas, jogando ao lado de seu irmão Lawrence Doherty; e uma na Olimpíada de 1908 em Londres, nas duplas). Ele também foi medalhista de bronze em simples em Paris.
Mais títulos em piso duro
Roger Federer é o recordista de títulos em torneios disputado em quadras com piso duro, com 71 conquistas na carreira.
Mais títulos no saibro
Rafael Nadal conquistou 60 títulos em torneios disputados no saibro e é o recordista do tênis masculino nessa superfície.
Mais títulos na grama
Com 19 títulos na grama, Roger Federer é o recordista de conquistas em torneios disputados nesse piso.
Mais títulos em carpete
John McEnroe é o recordista de títulos em torneios disputados em carpete, com 43 conquistas.
Mais títulos em quadras descobertas (outdoor)
Rafael Nadal venceu 83 torneios disputados em quadras descobertas e é o recordista de títulos em competições outdoor.
Mais títulos em quadras cobertas (indoor)
Jimmy Connors conquistou 54 títulos em torneios disputados com quadras descobertas e é o recordista de conquistas indoor.
Mais títulos em uma temporada
O argentino Guillermo Vilas é o recordista de títulos numa única temporada no tênis masculino, com 16 torneios vencidos em 1977. Ilie Nastase (1973), Jimmy Connors (1974) e Ivan Lendl (1982) conquistaram 15 títulos em uma só temporada.
Mais finais disputadas em uma temporada
Guillermo Vilas é o recosta de finais numa só temporada, com 22 decisões disputadas em 1977 (ele venceu 16 delas).
Mais finais na carreira
Jimmy Connors é o recordista de finais disputadas na era aberta do tênis masculino, com 164 decisões.
Mais finais de Grand Slam
Roger Federer disputou 31 finais de Grand Slams na carreira e é o recordista de participações em decisões de Majors.
Tenista com maior valor em premiações na carreira
Novak Djokovic é o recordista em prêmios recebidos ao longo da carreira. Até julho de 2021, o tenista sérvio já havia acumulado US$ 150 milhões em prêmios.
Saque mais rápido no tênis masculino
O saque mais rápido da história no tênis masculino foi feito pelo o australiano Samuel Groth, então 340º no ranking da ATP, em 2012, quando ele acertou um ace a 263 km/h durante as oitavas de final do challenger de Busan, na Coreia do Sul, em jogo contra o bielorrusso Uladzimir Ignatik.
Recordista de aces na carreira
Um dos melhores sacadores da história do tênis, Ivo Karlovic é recordista de aces na carreira. Até a paralisação do circuito mundial por conta da pandemia de Covid-19, Karlovic já havia feito 13.599 aces na carreira.
Jogo mais longo da história do tênis
Na edição do torneio de Wimbledon em 2010, um dos quatro Grand Slams do tênis, o americano John Isner venceu o jogo mais longo da história do tênis. A partida durou 11 horas e 5 minutos.
Como Wimbledon não previa tie-break no quinto set, Isner precisou de 8 horas e 11 minutos para chegar à vantagem de dois games sobre o francês Nicolas Mahut, e encerrar o set com vitória de 70 a 68. O placar final do confronto foi 3 sets a 2, com parciais de 6-4, 3-6, 6-7 (7), 7-6 (3) e 70-68.
Com as mudanças das regras dos Grand Slams, não veremos sets tão longos quanto o disputado por Isner e Mahut. Consequentemente, esse será um dos recordes do tênis que jamais devem ser batidos.
Entre todas as marcas expressivas da ATP, você sentiu falta de alguma por aqui? Conte pra gente nos comentários, que correremos atrás da resposta!
- Relembre as 10 melhores partidas de tênis da história
- As 20 melhores jogadoras de tênis de todos os tempos
- As 20 maiores rivalidades do tênis em todos os tempos
- Os 10 tenistas mais bem pagos do mundo: prêmios e patrocínios
- Quiz: Tente acertar os nomes dos atuais circuitos da F1
Marcelo Cartaxo é jornalista, redator e repórter no Esportelandia, um dos maiores sites olímpicos do Brasil. Com passagens por Futebol na Veia, Premier League Brasil, Minha Torcida, Quinto Quarto e ShaftScore, adquiriu experiências que hoje somam na equipe de redação do site.