Assim como qualquer esporte profissional, o basquete norte-americano é regado a confrontos históricos. É por isso que decidimos elencar as maiores rivalidades da NBA!
Levamos em consideração clássicos entre times, jogadores e até técnicos! Alguns consolidados nos primórdios da competição. Outros formados apenas agora.
Fique à vontade para concordar (ou discordar) do nosso ranking, viu? Não seja tímido! Participe nos comentários registrando a sua opinião.
Maiores rivalidades da NBA
- Boston Celtics x Los Angeles Lakers
- Magic Johnson x Larry Bird
- Bill Russell x Wilt Chamberlain
- Chicago Bulls x New York Knicks
- Phil Jackson x Pat Riley
- Larry Bird x Julius Erving
- Detroit Pistons x Chicago Bulls
- Michael Jordan x Isiah Thomas
- Los Angeles Lakers x Los Angeles Clippers
- Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers
Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers (10º lugar)
- Partidas: 144
- Vitórias do Golden State Warriors: 83
- Vitória do Cleveland Cavaliers: 61
Abrimos a lista de maiores rivalidade da NBA com um confronto que ganhou notoriedade apenas nos últimos anos: Golden State x Cleveland. As franquias tomaram conta do cenário, monopolizaram o torneio e se enfrentaram em quatro finais seguidas.
De um lado: LeBron James. Do outro: Stephen Curry. Os dois melhores atletas da liga mediram forças em quadra e deram show de basquetebol entre 2015 e 2018. Nesse meio tempo, o Warriors conquistou três anéis. Já o Cavaliers, apenas um.
Los Angeles Lakers x Los Angeles Clippers (9º lugar)
- Partidas: 239
- Vitórias do Lakers: 153
- Vitórias do Clippers: 86
A “Batalha de L.A” também merece destaque. O Clippers por muito tempo foi considerado o “primo pobre” de Los Angeles, mas esse panorama finalmente mudou. Com as contratações bombásticas das últimas temporadas, a franquia subiu de patamar.
Do outro lado, o Los Angeles Lakers viveu tempos sombrios após a aposentadoria de Kobe Bryant. No entanto, com LeBron James e Anthony Davis a rivalidade está bem equilibrada. Ótima notícia para nós, fãs da bola laranja.
Michael Jordan x Isiah Thomas (8º lugar)
- Temporada regular: 43 jogos (24V do Thomas, 19V do Jordan)
- Playoffs: 22 jogos (12V do Thomas, 10V do Jordan)
A oitava colocação do nosso ranking está nas mãos de dois jogadores icônicos que não se “bicam” até hoje. Quando Michael Jordan disputou sua primeira temporada de NBA e foi convocado para o All-Star, Isiah Thomas ofuscou o rookie de forma proposital em quadra.
Em 1992, o troco. O craque do Chicago Bulls se recusou a estar na mesma equipe do líder dos “Bad Boys”. E ele não foi convocado para disputar as Olimpíadas. Ao contrário de várias rivalidades que se transformam em amizades, essa definitivamente não é um exemplo.
Detroit Pistons x Chicago Bulls (7º lugar)
- Partidas: 316
- Vitórias do Bulls:162
- Vitórias do Pistons: 154
Michael Jordan e Isiah Thomas eram rivais. Assim como Chicago e Detroit. As franquias protagonizaram uma das maiores rivalidades da história da NBA entre as décadas de 80 e 90. E o clima era nada agradável dentro das quadras. Os ânimos sempre se acirravam!
Os times se enfrentaram muitas vezes – até mesmo em playoffs. Os “Bad Boys” até chegaram a vencer algumas partidas impondo as famosas “Jordan Rules”, ou seja, faltas em cima do astro para que ele não arremessasse. Mas foi a equipe vermelha que faturou anéis.
Larry Bird x Julius Erving (6º lugar)
- Temporada regular: 44 jogos (23V do Bird, 21V do Erving)
- Playoffs: 24 jogos (12V do Bird, 12V do Erving)
A foto acima entrega bem o que foi a relação entre Larry Bird e Julius Erving. Simplesmente uma das maiores rivalidades da NBA entre jogadores na história! Mas não se engane: apesar do calor do momento, o respeito era mútuo.
“The Hick” e “Dr. J” eram as estrelas de Boston Celtics e Philadelphia 76ers, respectivamente, entre os anos 70 e 80. De um lado, a explosão e dominância no garrafão de Erving. Do outro, a técnica e os lindos chutes de Bird. Dois cracaços!
Phil Jackson x Pat Riley (5º lugar)
Eles entraram juntos na liga como jogadores na temporada 1967-68. Posteriormente, juntos vieram a ser dois técnicos vitoriosos. E, atualmente, juntos tornaram-se executivos. Os destinos de Phil Jackson e Pat Riley estavam entrelaçados desde o começo!
Jackson treinou o Chicago Bulls de Jordan e o Los Angeles Lakers de Kobe, sagrando-se 11 vezes campeão da liga. Riley também comandou os angelinos – além do Miami Heat – revogando para si cinco anéis. Estamos falando de duas grandes lendas da NBA.
Chicago Bulls x New York Knicks (4º lugar)
- Partidas: 282
- Vitórias do Bulls: 152
- Vitórias do Knicks: 130
Chicago e Nova Iorque também protagonizaram uma das maiores rivalidades da NBA na era Michael Jordan. O Knicks tinha um bom time, mas sofreu nas mãos dos Bulls. As franquias se enfrentaram seis vezes entre 1989 e 1995 nos playoffs.
A equipe vermelha venceu cinco confrontos. E o resto é história! Curiosidade: a única vez que os Knicks saíram vencedores foi no mata-mata de 1994 – justamente a época que Jordan abandonou a carreira para jogar baseball.
Bill Russell x Wilt Chamberlain (3º lugar)
- Temporada regular: 94 jogos (57V do Russell, 37V do Chamberlain)
- Playoffs: 49 jogos (29V do Russell, 20V do Chamberlain)
Bill Russell é o maior campeão da história da NBA. Entre 1959 a 1973, conduziu o Boston Celtics a 11 títulos da liga. Um pivô ágil para o seu tamanho, reboteiro nato e extremamente feroz dentro do garrafão.
Naquela época, apenas um adversário conseguia bater de frente com o Big Man. E essa pessoa era Wilt Chamberlain, dos Sixers (e depois Lakers). Era um show à parte vê-los batalhando em quadra. Rivalidade (e amizade) que se estendeu por muito tempo.
Magic Johnson x Larry Bird (2º lugar)
- Temporada regular: 18 jogos (11V do Johnson, 7V do Bird)
- Playoffs: 19 jogos (11V do Johnson, 8V do Bird)
Na segunda colocação temos Magic Johnson vs Larry Bird, umas das maiores rivalidades da NBA em todos os tempos. E olha que interessante: antes de chegarem à liga norte-americana, os dois se enfrentaram na finalíssima do College em 1979!
Já dava para saber o que vinha por aí. De um lado, um legítimo “showman” do Lakers. Do outro, um rapaz tímido dos Celtics. Dois dos melhores jogadores de basquete da história que se enfrentaram em três finais. E que elevaram o torneio a outro patamar.
Boston Celtics x Los Angeles Lakers (1º lugar)
- Partidas: 374
- Vitórias dos Celtics: 165
- Vitórias dos Lakers: 209
Los Angeles Lakers vs Boston Celtics é a maior rivalidade da NBA. E nós te explicamos o porquê. Primeiro: são os maiores vencedores da liga. Segundo: se enfrentaram 12 vezes em finais – algo jamais visto em outro esporte profissional.
Terceiro: as franquias revelaram vários gênios do basquetebol como Bill Russell, Kobe Bryant, Larry Bird e Magic Johnson. Por fim: os times medem forças desde 1959. Tradição, competitividade e muita história. Os ingredientes perfeitos para um clássico perfeito!
Agora que você já sabe tudo sobre as maiores rivalidades da NBA na história, confira mais textos sobre esportes:
- Os 10 melhores pilotos alemães da Fórmula 1 na história
- Conheça os 10 jogadores jovens mais promissores do mundo
- Melhores ponteiros do vôlei: confira o top 10 da história
- Melhores goleiros da Espanha: top 10 atual e da história
- Conheça os 10 melhores jogadores africanos da história