Celtics x Lakers, Johnson x Bird, Bulls x Pistons e mais: descubra quais são as 10 maiores rivalidades da NBA em todos os tempos

Assim como qualquer esporte profissional, o basquete norte-americano é regado a confrontos históricos. É por isso que decidimos elencar as maiores rivalidades da NBA!

Levamos em consideração clássicos entre times, jogadores e até técnicos! Alguns consolidados nos primórdios da competição. Outros formados apenas agora.

Fique à vontade para concordar (ou discordar) do nosso ranking, viu? Não seja tímido! Participe nos comentários registrando a sua opinião.

Maiores rivalidades da NBA

  1. Boston Celtics x Los Angeles Lakers
  2. Magic Johnson x Larry Bird
  3. Bill Russell x Wilt Chamberlain
  4. Chicago Bulls x New York Knicks
  5. Phil Jackson x Pat Riley
  6. Larry Bird x Julius Erving
  7. Detroit Pistons x Chicago Bulls
  8. Michael Jordan x Isiah Thomas
  9. Los Angeles Lakers x Los Angeles Clippers
  10. Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers

Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers (10º lugar)

lakers cavaliers maiores rivalidades da nba
Warriors e Cavaliers disputaram quatro finais seguidas
  • Partidas: 114
  • Vitórias dos Warriors: 62
  • Vitórias dos Cavaliers: 52

Abrimos a lista de maiores rivalidade da NBA com um confronto que ganhou notoriedade apenas nos últimos anos: Golden State x Cleveland. As franquias tomaram conta do cenário, monopolizaram o torneio e se enfrentaram em quatro finais seguidas.

De uma lado: LeBron James. Do outro: Stephen Curry. Os dois melhores atletas da liga mediram forças em quadra e deram show de basquetebol entre 2015 e 2018. Nesse meio tempo, os Warriors faturaram três anéis. Já os Cavaliers, apenas um.

Los Angeles Lakers x Los Angeles Clippers (9º lugar)

lakers clippers maiores rivalidades da nba
Rivalidade entre Lakers e Clippers ganhou força nos últimos anos
  • Partidas: 114
  • Vitórias dos Lakers: 149
  • Vitórias dos Clippers: 74

A “Batalha de L.A” também merece destaque. Os Clippers por muito tempo foram considerados os “primos pobres” de Los Angeles, mas esse panorama finalmente mudou. Com as contratações bombásticas das últimas janelas, a franquia subiu de patamar.

Do outro lado, os Lakers viveram tempos sombrios após a aposentadoria de Kobe Bryant. Mas já estão se acertando com as chegadas de LeBron James e Anthony Davis. A rivalidade está equilibrada pela primeira vez. Ótima notícia para nós, fãs da bola laranja.

Michael Jordan x Isiah Thomas (8º lugar)

maiores rivais da nba
Jordan e Thomas foram um dos maiores rivais da NBA
  • Temporada regular: 43 jogos (24V do Thomas, 19V do Jordan)
  • Playoffs: 22 jogos (12V do Thomas, 10V do Jordan)

A oitava colocação do nosso ranking está nas mãos de dois jogadores icônicos que não se “bicam” até hoje. Quando Michael Jordan disputou sua primeira temporada de NBA e foi convocado para o All-Star, Isiah Thomas ofuscou o rookie de forma proposital em quadra.

Em 1992, o troco. O craque do Chicago Bulls se recusou a estar na mesma equipe do líder dos “Bad Boys”. E ele não foi convocado para disputar as Olimpíadas. Ao contrário de várias rivalidades que se transformam em amizades, essa definitivamente não é um exemplo.

Detroit Pistons x Chicago Bulls (7º lugar)

rivalidades históricas da nba
Os ânimos ferviam entre Pistons e Bulls nas décadas de 80/90
  • Partidas: 266
  • Vitórias dos Bulls: 133
  • Vitórias dos Pistons: 133

Michael Jordan e Isiah Thomas eram rivais. Assim como Chicago e Detroit. As franquias protagonizaram uma das maiores rivalidades da história da NBA entre as décadas de 80 e 90. E o clima era nada agradável dentro das quadras. Os ânimos sempre se acirravam!

Os times se enfrentaram muitas vezes – até mesmo em playoffs. Os “Bad Boys” até chegaram a vencer algumas partidas impondo as famosas “Jordan Rules”, ou seja, faltas em cima do astro para que ele não arremessasse. Mas foi a equipe vermelha que faturou anéis.

Larry Bird x Julius Erving (6º lugar)

maiores rivalidades da história da nba
Bird e Erving foram os pilares de uma das maiores rivalidades da NBA
  • Temporada regular: 44 jogos (23V do Bird, 21V do Erving)
  • Playoffs: 24 jogos (12V do Bird, 12V do Erving)

A foto acima entrega bem o que foi a relação entre Larry Bird e Julius Erving. Simplesmente uma das maiores rivalidades da NBA entre jogadores na história! Mas não se engane: apesar do calor do momento, o respeito era mútuo.

“The Hick” e “Dr. J” eram as estrelas de Boston Celtics e Philadelphia 76ers, respectivamente, entre os anos 70 e 80. De um lado, a explosão e dominância no garrafão de Erving. Do outro, a técnica e os lindos chutes de Bird. Dois cracaços!

Aprenda mais sobre basquete:

Camisas de Basquete

Phil Jackson x Pat Riley (5º lugar)

phil jackson pat riley
Jackson e Riley foram dois dos maiores técnicos da história

Eles entraram juntos na liga como jogadores na temporada 1967-68. Posteriormente, juntos vieram a ser dois técnicos vitoriosos. E, atualmente, juntos tornaram-se executivos. Os destinos de Phil Jackson e Pat Riley estavam entrelaçados desde o começo!

Jackson treinou o Chicago Bulls de Jordan e o Los Angeles Lakers de Kobe, sagrando-se 11 vezes campeão da liga. Riley também comandou os angelinos – além do Miami Heat – revogando para si cinco anéis. Estamos falando de duas grandes lendas da NBA.

Chicago Bulls x New York Knicks (4º lugar)

bulls knicks maiores rivalidades da nba
Bulls e Knicks se enfrentaram seis vezes entre 1989 e 1995 nos playoffs
  • Partidas: 232
  • Vitórias dos Bulls: 123
  • Vitórias dos Knicks: 108

Chicago e Nova Iorque também protagonizaram uma das maiores rivalidades da NBA na era Michael Jordan. Os Knicks tinham um bom time, mas sofreram nas mãos dos Bulls. As franquias se enfrentaram seis vezes entre 1989 e 1995 nos playoffs.

A equipe vermelha venceu cinco confrontos. E o resto é história! Curiosidade: a única vez que os Knicks saíram vencedores foi no mata-mata de 1994 – justamente a época que Jordan abandonou a carreira para jogar baseball.

Bill Russell x Wilt Chamberlain (3º lugar)

russell chamberlain maiores rivalidades da nba
Russell e Chamberlain foram um dos melhores pivôs da história
  • Temporada regular: 94 jogos (57V do Russell, 37V do Chamberlain)
  • Playoffs: 49 jogos (29V do Russell, 20V do Chamberlain)

Bill Russell é o maior campeão da história da NBA. Entre 1959 a 1973, conduziu o Boston Celtics a 11 títulos da liga. Um pivô ágil para o seu tamanho, reboteiro nato e extremamente feroz dentro do garrafão.

Naquela época, apenas um adversário conseguia bater de frente com o Big Man. E essa pessoa era Wilt Chamberlain, dos Sixers (e depois Lakers). Era um show à parte vê-los batalhando em quadra. Rivalidade (e amizade) que se estendeu por muito tempo.

Magic Johnson x Larry Bird (2º lugar)

magic johnson larry bird
Bird e Johnson se enfrentaram na final do College em 1979
  • Temporada regular: 18 jogos (11V do Johnson, 7V do Bird)
  • Playoffs: 19 jogos (11V do Johnson, 8V do Bird)

Na segunda colocação temos Magic Johnson vs Larry Bird, umas das maiores rivalidades da NBA em todos os tempos. E olha que interessante: antes de chegarem à liga norte-americana, os dois se enfrentaram na finalíssima do College em 1979!

Já dava para saber o que vinha por aí. De um lado, um legítimo “showman” dos Lakers. Do outro, um rapaz tímido dos Celtics. Dois dos melhores jogadores de basquete da história que se enfrentaram em três finais. E que elevaram o torneio a outro patamar.

Boston Celtics x Los Angeles Lakers (1º lugar)

lakers celtics
Lakers vs Celtics é a maior rivalidade da NBA
  • Partidas: 292
  • Vitórias dos Celtics: 161
  • Vitórias dos Lakers: 131

Los Angeles Lakers vs Boston Celtics é a maior rivalidade da NBA. E nós te explicamos o porquê. Primeiro: são os maiores vencedores da liga. Segundo: se enfrentaram 12 vezes em finais – algo jamais visto em outro esporte profissional.

Terceiro: as franquias revelaram vários gênios do basquetebol como Bill Russell, Kobe Bryant, Larry Bird e Magic Johnson. Por fim: os times medem forças desde 1959. Tradição, competitividade e muita história. Os ingredientes perfeitos para um clássico perfeito!

Confira mais textos sobre esportes:

*Última atualização feita em 18 de junho

Comentários

Salvar
14 Compart.
Compartilhar14
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin