Alô, amante do automobilismo! Já parou para se perguntar quem são os melhores pilotos alemães da Fórmula 1 em todos os tempos?
O país sempre se destacou no torneio de velocidade mais importante do mundo. Portanto, tivemos alguns bons nomes correndo pela bandeira germânica ao longo da história.
Você irá conhecê-los agora! Reunimos informações como número de títulos, corridas, vitórias, pódios, pole positions e várias curiosidades. Segue o fio!
Melhores pilotos alemães da Fórmula 1
- Michael Schumacher
- Sebastian Vettel
- Nico Rosberg
- Wolfgang Von Trips
- Heinz-Harald Frentzen
- Ralf Schumacher
- Jochen Mass
- Nick Heidfeld
- Karl Kling
- Timo Glock
Timo Glock (10º lugar)
- Período: 2004, 2008-2012
- Escuderias: Jordan, Toyota, Virgin, Marussia
- Corridas: 91
- Pódios: 3
Abrimos a lista de melhores pilotos alemães da Fórmula 1 com Timo Glock. O corredor defendeu Jordan, Toyota, Virgin e Marussia em sete temporadas profissionais. Não chegou a brilhar, mas acumulou três pódios em 91 circuitos disputados.
Glock ficou marcado negativamente pela torcida brasileira em 2008, quando foi ultrapassado por Lewis Hamilton na última volta do GP do Brasil. O feito tirou o título de Felipe Massa nos últimos minutos da prova.
Karl Kling (9º lugar)
- Período: 1954-1955
- Escuderia: Mercedes
- Corridas: 11
- Pódios: 2
Karl Kling disputou duas temporadas na carreira, sendo o companheiro do lendário piloto argentino Juan Manuel Fangio na Mercedes. O alemão não obteve sucesso na década de 50 – foram apenas 11 corridas, dois pódios e 17 pontos faturados no total.
Kling, entretanto, se destaca pelos recordes históricos. Foi o primeiro corredor da história da Alemanha a terminar uma GP entre os três primeiros colocados. Além disso, se tornou um dos pilotos mais velhos a confirmar a volta mais rápida de um circuito (43 anos).
Nick Heidfeld (8º lugar)
- Período: 2000-2011
- Escuderias: Prost, Sauber, Jordan, Williams, BMW, Renault
- Corridas: 183
- Pódios: 13
- Poles: 1
Continuamos a lista de melhores pilotos alemães da Fórmula 1 em todos os tempos com Nick Heidfeld. O corredor atuou nos anos 2000, acumulou 183 GPs, 13 pódios e uma pole. Nenhuma vitória ou título mundial, é verdade, mas marcou época.
Heidfeld bateu na trave diversas vezes e, por conta disso, entrou para a história com um recorde inusitado: ele é o piloto com mais pódios mas que nunca terminou um circuito em primeiro lugar. Defendeu escuderias tradicionais como Sauber, Williams e Renault.
Jochen Mass (7º lugar)
- Período: 1973-1980, 1982
- Escuderias: Surtees, McLaren, ATS, Arrows, March
- Corridas: 105
- Vitórias: 1
- Pódios: 8
Com duas passagens pela Fórmula 1, Jochen Mass correu nas décadas de 70 e 80 por diversas montadoras. Sua única vitória aconteceu em 1975 no GP da Espanha. Ele estava na ponta, mas a prova foi suspensa após um trágico acidente que matou cinco espectadores.
Em 1977, pela McLaren, viveu o auge de sua carreira ao terminar o campeonato na sexta colocação geral. Ele ficou atrás do seu histórico companheiro de escuderia James Hunt, que havia sido campeão no ano interior.
Leia mais sobre Fórmula 1:
- Quiz: Quais brasileiros venceram corridas na Fórmula 1?
- Melhor piloto de Fórmula 1 da história: Veja os 18 maiores
- Quiz: Consegue acertar todos os campeões da F1 na história?
- Maiores campeões da Fórmula 1: os pilotos com mais títulos
- Quiz: Quais são os 10 pilotos com mais vitórias na F1?
Ralf Schumacher (6º lugar)
- Período: 1997-2007
- Escuderias: Jordan, Williams, Toyota
- Corridas: 180
- Vitórias: 5
- Pódios: 27
- Poles: 6
Ralf Schumacher foi um dos melhores pilotos de F1 da Alemanha. Temos que admitir que o irmão mais novo de Michael correu sob a sombra do multicampeão, mas não é por isso que se deve ignorar a sua história. Vejamos alguns números interessantes.
Ralf foi um dos mais jovens a subir no pódio (apenas 21 anos de idade). Nas temporadas 2000 e 2001, finalizou a campanha em 4º lugar geral. Além disso, acumulou cinco vitórias e seis poles durante uma década de asfalto. Merece um lugarzinho aqui!
Heinz-Harald Frentzen (5º lugar)
- Período: 1994-2003
- Escuderias: Sauber, Williams, Jordan, Prost, Arrows
- Corridas: 156
- Vitórias: 3
- Pódios: 18
- Poles: 2
Heinz-Harald Frentzen encaixou boas performances no final dos anos 90. Em quase uma década de serviços prestados a Sauber, Williams, Jordan, Prost e Arrows, colecionou 156 Grandes Prêmios, 18 pódios, três vitórias e duas poles.
Em 1997, finalizou a campanha em segundo lugar após Michael Schumacher ser desqualificado. Dois anos depois, em 1999, amargou a terceira posição com apenas 22 pontos de diferença para o campeão Mika Hakkinen.
Wolfgang Von Trips (4º lugar)
- Período: 1956-1961
- Escuderias: Ferrari, Porsche, Centro Sud
- Corridas: 27
- Vitórias: 2
- Pódios: 6
- Poles: 1
Wolfgang Von Trip foi um dos melhores pilotos alemães da história. Sua carreira terminou de forma trágica no GP da Itália em 1961, quando se chocou com a plateia e infelizmente faleceu. Outros 14 torcedores presentes também perderam suas vidas.
“Taffy” defendia a Ferrari e estava lutando ponta a ponta com Jim Clark pelo título – que seria inédito para a Alemanha caso tivesse se confirmado. Se despediu das pistas com 27 corridas, duas vitórias, seis pódios e uma pole position.
Nico Rosberg (3º lugar)
- Período: 2006-2016
- Escuderias: Williams, Mercedes
- Títulos: 1
- Corridas: 206
- Vitórias: 23
- Pódios: 57
- Poles: 30
Abrimos o pódio com Nico Rosberg, um dos três pilotos alemães campeões da Fórmula 1. O corredor fez uma temporada 2016 invejável, faturou o título e se aposentou no mesmo ano – alegando querer ficar mais próximo da família. Que despedida, hein?
Rosberg executou a difícil missão de ser o companheiro de Lewis Hamilton na Mercedes e batê-lo na classificação geral. Na carreira, venceu 23 GPs, subiu ao pódio 57 vezes, conquistou 30 poles e foi indicado ao hall da fama da FIA.
Sebastian Vettel (2º lugar)
- Período: 2007-2022
- Escuderias: BMW Sauber, Toro Rosso, Red Bull Racing, Ferrari e Aston Martin
- Títulos: 4
- Corridas: 300
- Vitórias: 53
- Pódios: 122
- Poles: 57
Nossa medalha de prata não poderia ficar nas mãos de outra pessoa. Sebastian Vettel dominou o início da última década, sagrou-se tetracampeão da Fórmula 1 com a Red Bull Racing e mesmo ainda correndo na atualidade, já entrou para a história do automobilismo.
Vettel parecia estar fadado ao sucesso. Isso porque se tornou o segundo piloto mais novo da história a conquistar o título mundial (22 anos). O alemão também detém outros recordes como mais vitórias (13) e poles (15) em uma única temporada.
Michael Schumacher (1º lugar)
- Período: 1991-2006, 2010-2012
- Escuderias: Jordan, Benetton, Ferrari, Mercedes
- Títulos: 7
- Corridas: 306
- Vitórias: 91
- Pódios: 155
- Poles: 68
É unanimidade, né? Michael Schumacher é o maior piloto alemão da história. O corredor, que defendeu Jordan, Benetton, Ferrari e Mercedes ao longo da carreira, é o maior campeão da Fórmula 1 com sete títulos.
O eterno companheiro de Rubens Barrichello também é dono de inúmeros outros recordes. Vamos destacar alguns: mais vitórias (91), mais pódios (155), mais voltas na primeira posição (5.111) e mais voltas rápidas na história (77).
Ver essa foto no Instagram
E aí? O que achou do nosso ranking de melhores pilotos alemães da Fórmula 1 em todos os tempos? Faltou algum nome? Trocaria alguém de lugar? Desce a letra!
Agora que você conhece tudo sobre os melhores pilotos alemães da Fórmula 1, aproveite para conferir outros conteúdos exclusivos:
- Conheça os 10 melhores jogadores africanos da história
- Conheça os 10 jogadores jovens mais promissores do mundo
- Melhores ponteiros do vôlei: confira o top 10 da história
- Melhores técnicos da Espanha: confira o top 10 da história
- Melhores zagueiros da Espanha: top 10 atual e da história