Hoje é dia de elencarmos os melhores zagueiros da Espanha – tanto na atualidade quanto na história. Para isso, dividimos o texto no formato que vocês já conhecem.
Primeiro, reunimos dez nomes que estão arrebentando na temporada 2019-20 da La Liga. Levamos em consideração todas as nacionalidades para ficar justo.
Depois, selecionamos os dez maiores de todos os tempos – aí sim considerando apenas defensores nascidos no país. Não seja tímido e fique à vontade para concordar ou discordar nos comentários. Faltou alguém? Trocaria algum atleta de posição? Dê o seu veredito!
Melhores zagueiros da La Liga na atualidade
- Sergio Ramos
- Felipe
- Raphaël Varane
- Iñigo Martínez
- Diego Carlos
-
Joseph Aidoo
- Gerard Piqué
- Gabriel Paulista
- Yeray Álvarez
- José Giménez
José Giménez (10º lugar)
- País: Uruguai
- Clube: Atlético de Madrid
- Idade: 25 anos
Começamos a lista de melhores zagueiros da La Liga na atualidade com José Giménez, do Atlético de Madrid. Apontado como o sucessor de Diego Godín, o uruguaio rapidamente cravou sua titularidade na equipe. Ainda que a temporada 2019-20 o tenha assombrado com lesões, merece um lugarzinho neste ranking.
Yeray Álvarez (9º lugar)
- País: Espanha
- Clube: Athletic Bilbao
- Idade: 25 anos
A história de Yeray Álvarez é impressionante. O espanhol superou um câncer no testículo duas vezes seguidas, ainda jovem, para se tornar um dos melhores zagueiros da Espanha na atualidade! O defensor é um dos principais pilares do Athletic Bilbao treinado por Gaizka Garitano. Seguro, firme e extremamente consistente.
Gabriel Paulista (8º lugar)
- País: Brasil
- Clube: Valencia
- Idade: 29 anos
Bastante criticado no Arsenal, Gabriel Paulista deu a volta por cima e vem realizando temporada irretocável com a camisa do Valencia. Não à toa, está cogitado a vestir a defender a Espanha caso seja naturalizado nos próximos meses. Vale lembrar que o brasileiro já foi convocado para a seleção canarinho, mas nunca chegou a entrar em campo.
Gerard Piqué (7º lugar)
- País: Espanha
- Clube: Barcelona
- Idade: 33 anos
Temos que admitir que Gerard Piqué não vem apresentando as ótimas performances que o consagraram como um dos melhores zagueiros do mundo. Todavia, continua sendo referência técnica – e de liderança – no Barcelona. O espanhol é titular absoluto da agremiação catalã e respeitado por todos os adversários da liga.
Joseph Aidoo (6º lugar)
- País: Gana
- Clube: Celta de Vigo
- Idade: 24 anos
Após deslanchar pelo Genk, clube pelo qual defendeu dois anos e sagrou-se campeão belga em 2018-19, Joseph Aidoo foi contratado pelo Celta de Vigo e rapidamente tomou conta da defesa Celeste. O zagueiro ganês de 24 anos é forte, rápido e explosivo. Tem sido um dos poucos destaques do clube que tenta fugir do rebaixamento.
Diego Carlos (5º lugar)
- País: Brasil
- Clube: Sevilla
- Idade: 27 anos
Em quinto lugar temos outro brasileiro! E o nome dele é Diego Carlos. Você provavelmente não deve se lembrar do paulista em território nacional, pois se transferiu ainda jovem para o exterior. Mas certamente está por dento de suas ótimas atuações na La Liga junto do parceiro Jules Koundé. Temporada fantástica da dupla do Sevilla!
Iñigo Martínez (4º lugar)
- País: Espanha
- Clube: Athletic Bilbao
- Idade: 29 anos
Após defender a Real Sociedad por sete temporadas, Iñigo Martínez se transferiu para o rival Athletic Bilbao. No novo clube, continuou sendo um dos melhores zagueiros da Espanha. É um defensor prolífico no jogo aéreo e que não compromete com a bola nos pés. Vem formando ótima parceria defensiva com o lateral Ander Capa.
Raphaël Varane (3º lugar)
- País: França
- Clube: Real Madrid
- Idade: 27 anos
Raphaël Varane é um zagueiro que nunca perde a consistência – e talvez por isso não seja tão “hypado” como outros colegas de posição. O francês é titular absoluto no Real Madrid e tem todos os atributos de um defensor perfeito: tempo de bola, agilidade, força e qualidade técnica para sair jogando. Faz o dele, não atrai holofotes e é peça vital dos Merengues.
Felipe (2º lugar)
- País: Brasil
- Clube: Atlético de Madrid
- Idade: 31 anos
Nossa medalha de prata ficou com Felipe. O brasileiro, mesmo com 31 anos de idade, está jogando uma barbaridade com a camisa do Atlético de Madrid. Vive o seu auge na carreira e certamente ganhará mais chances na Seleção Brasileira. É um defensor que se destaca no porte físico, jogo aéreo e velocidade de recomposição.
Sergio Ramos (1º lugar)
- País: Espanha
- Clube: Real Madrid
- Idade: 34 anos
Sergio Ramos é o melhor zagueiro da Espanha na atualidade. O capitão do Real Madrid, que agora transformou-se em especialista nas bolas paradas, se tornou o defensor com mas gols marcados na história da La Liga. Além disso, vem entregando tudo o que construiu em sua carreira defendendo os Merengues: raça, disposição e técnica de sobra.
Leia mais sobre futebol:
- Veja as 10 camisas mais bonitas do Real Madrid na história
- Camisas mais bonitas do Liverpool: veja o top 10 da história
- Veja as 10 camisas mais bonitas do Barcelona na história
- Melhores zagueiros da Alemanha: top 10 atual e da história
- Melhores laterais-esquerdos da Alemanha: confira o top 8
Melhores zagueiros espanhóis da história
- Carles Puyol
- Sergio Ramos
- Fernando Hierro
- Gerard Piqué
- Manolo Sanchís
- Miguel Ángel Nadal
- José Santamaría
- Raúl Albiol
- Abelardo Fernández
- Andoni Goikoetxea
Andoni Goikoetxea (10º lugar)
- Período: 1975-1990
- Clubes: Athletic Bilbao, Atlético de Madrid
- Títulos: 2x La Liga, 1x Copa do Rei, 1x Supercopa da Espanha
Abrimos a lista de melhores zagueiros da Espanha na história com Andoni Goikoetxea. O defensor basco foi um dos pilares do último bom momento do Athletic Bilbao na elite nacional, quando a equipe sagrou-se bicampeã da La Liga entre 1982 e 1984.
“Goiko” era um adversário firme e muitas vezes maldoso dentro dos gramados – um terror para os atacantes. Ficou negativamente marcado por duas entradas que prejudicaram as carreiras dos craques Diego Maradona (tornozelo) e Bernd Schuster (joelho).
Abelardo Fernández (9º lugar)
- Período: 1989-2003
- Clubes: Sporting Gijón, Barcelona, Alavés
- Títulos: 1x Jogos Olímpicos, 1x Recopa Europeia, 1x Supercopa da UEFA, 2x La Liga, 2x Copa do Rei, 2x Supercopa da Espanha
Abelardo Fernández, hoje técnico do Espanyol, foi um zagueiro de extrema eficiência no passado. O defensor brilhou com as camisas de Sporting Gijón – clube que o revelou – e Barcelona – aí sim conquistando títulos expressivos.
Pelos Catalães, faturou o bicampeonato da La Liga entre 1997 e 1999, duas Copas do Rei, uma Recopa Europeia – além do ouro com a seleção na Olimpíada de Barcelona. Ficou marcado pelo bom jogo aéreo, raça e ótimo poder de marcação.
Raúl Albiol (8º lugar)
- Período: 2003-presente
- Clubes: Valencia, Getafe, Real Madrid, Napoli, Villareal
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 2x Eurocopa, 1x Europa League, 1x La Liga, 2x Copa do Rei, 1x Copa da Itália, 1x Supercopa da Espanha, 1x Supercopa da Itália
Eleito a revelação da La Liga na temporada 2006, Raúl Albiol desenvolveu o seu futebol e trilhou carreira consistente. Foi com a camisa do Valencia que o defensor mostrou o cartão de visitas ao mundo, sendo importante nos títulos da Copa do Rei e Europa League.
Depois, pelo Real Madrid, teve a chance de atuar ao lado de craques como Kaká e Cristiano Ronaldo. Já pela seleção, fez parte da geração de ouro da Fúria que abocanhou duas Euros e uma Copa do Mundo. Decerto um dos melhores zagueiros espanhóis de todos os tempos.
José Santamaría (7º lugar)
- Período: 1948-1966
- Clubes: Nacional, Real Madrid
- Títulos: 4x Champions League, 1x Mundial, 5x Campeonato Uruguaio, 6x La Liga, 1x Copa do Rei
Você deve estar se perguntando: “ué, mas José Santamaría não nasceu no Uruguai”? Sim, é verdade. No entanto, o lendário zagueiro do Real Madrid se naturalizou espanhol e chegou a realizar 16 partidas com a camisa da Fúria entre 1958 e 1962. Então conta, né?
Curioso ressaltar que ele disputou duas Copas do Mundo. Uma com Uruguai, outra com a Espanha. Já vestindo o fardamento dos Merengues, foi titular da incrível geração que empilhou quatro Champions, seis La Ligas e o primeiro Mundial da história (1960).
Miguel Ángel Nadal (6º lugar)
- Período: 1983-2005
- Clubes: Manacor, Mallorca, Barcelona
- Títulos: 1x Champions League, 1x Recopa Europeia, 1x Supercopa da UEFA, 5x La Liga, 2x Copa do Rei, 4x Supercopa da Espanha
Miguel Ángel Nadal (sim, ele é tio do tenista!) foi um dos melhores zagueiros da Espanha que já tivemos a honra de assistir. O atleta despontou e se aposentou no Mallorca, mas foi ostentando as cores do Barcelona que o defensor alcançou o topo da Europa.
Peça importantíssima do “Dream Team” que dominou o cenário nacional nos anos 90, Nadal contribuiu com força física, versatilidade e, sobretudo, consistência. Foi eleito, pela revista The Times um dos futebolistas mais difíceis de enfrentar na história.
Manolo Sanchís (5º lugar)
- Período: 1983-2001
- Clube: Real Madrid
- Títulos: 2x Champions League, 2x Europa League, 1x Supercopa da UEFA, 8x La Liga, 2x Copa do Rei, 1x Copa da Liga Espanhola, 5x Supercopa da Espanha
Manuel Sanchís e Real Madrid é um daqueles casos de amor que duram para sempre. O defensor jogou apenas nos Merengues durante toda a sua carreira – que durou entre 1983 e 2001. Foram 18 temporadas de paixão, fidelidade e, claro, muitos títulos.
Fez parte da geração de garotos revelados na base que ficou conhecida como “La Quinta del Buitre”. Manolo tinha técnica refinada, visão de jogo e até por isso desempenhou a função de líbero. Não há dúvidas: um dos melhores zagueiros espanhóis de todos os tempos.
Gerard Piqué (4º lugar)
- Período: 2004-presente
- Clubes: Manchester United, Zaragoza, Barcelona
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 1x Eurocopa, 4x Champions, 3x Supercopa da UEFA, 3x Mundial, 8x La Liga, 1x Premier League, 6x Copa do Rei, 6x Supercopa da Espanha, 1x Supercopa da Inglaterra
Na quarta posição temos Gerard Piqué. Quem diria que aquele garoto inconsistente do Manchester United se tornaria um dos melhores zagueiros da Espanha em todos os tempos, hein? Um verdadeiro ídolo do Barcelona e da Fúria. E que ainda continua em atividade!
Além das inúmeras taças – que já estamos cansados de saber que Piqué empilhou – te apresentamos outro dado interessante: o defensor marcou cinco presenças no time ideal da temporada eleito pela FIFA. Estatística que já diz muita coisa, né?
Fernando Hierro (3º lugar)
- Período: 1987-2005
- Clubes: Real Valladolid, Real Madrid, Al Rayyan, Bolton
- Títulos: 3x Champions League, 1x Supercopa da UEFA, 2x Mundial, 5x La Liga, 1x Copa do Rei, 4x Supercopa da Espanha,
Dá pra acreditar que Fernando Hierro, zagueiro de origem, marcou 134 gols na carreira? Número maior do que muito atacante por aí! O espanhol é definitivamente um dos maiores de todos os tempos. E a medalha de bronze em nosso ranking é mais do que justa.
O defensor marcou época no Real Madrid, clube pelo qual vestiu a camisa 601 vezes (sexto maior na história do time). Hierro combinava poder de marcação, força física, raça, técnica e presença ofensiva. Também foi titular da Fúria e por lá atuou em 90 compromissos.
Sergio Ramos (2º lugar)
- Período: 2003-presente
- Clubes: Sevilla, Real Madrid
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 2x Eurocopa, 4x Champions League, 3x Supercopa da UEFA, 4x Mundial, 4x La Liga, 2x Copa da Liga, 5x Supercopa da Espanha
Sergio Ramos começou a carreira na lateral direita – essa, inclusive, foi a sua posição no título da Eurocopa em 2008. Todavia, foi no miolo da defesa que o espanhol se transformou em um dos melhores zagueiros da história do futebol. Nossa medalha de prata vai para ele!
Liderança, técnica, consistência e raça. São vários o adjetivos que definem a carreira de Sergio Ramos até o momento. Além do tetracampeonato da Champions, acumula dez participações no time ideal do ano eleito pela FIFA – recorde para um defensor.
Carles Puyol (1º lugar)
- Período: 1996-2014
- Clube: Barcelona
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 1x Eurocopa, 3x Champions League, 1x Supercopa da UEFA, 2x Mundial, 6x La Liga, 1x Copa do Rei, 4x Supercopa da Espanha
Poucos fizeram o que Carles Puyol fez na carreira – e por isso ele é o melhor zagueiro da Espanha em todos os tempos. Pelo menos para nós, da Esportelândia. O defensor permaneceu a carreira inteira no Barcelona e venceu praticamente tudo o que foi possível.
Cria da base Catalã, Puyol foi capitão e sinônimo de respeito, além de ter servido de inspiração para futuras gerações. Pela Espanha, esteve presente nas conquistas tanto da Euro quanto da Copa do Mundo. Simplesmente fenomenal. Gigantesco!
E na sua opinião? Quem é o melhor zagueiro da Espanha na atualidade e em todos os tempos? Faltou alguém nas listas? Participe conosco nos comentários!
Fique por dentro de mais esportes:
- Tudo sobre Football Manager 2020: regras, dicas e como jogar
- Posições do basquete: quais as funções dos jogadores
- Futsal no FIFA 20: aprenda a jogar o modo VOLTA
- Maiores campeões da Fórmula 1: os pilotos com mais títulos
- Tudo sobre Wild Rift: lançamento, regras e todos os campeões
*Última atualização feita em 26 de junho de 2020
Julio César Puiati é jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital pelo UniBH. Editor-chefe da PL Brasil, redator do TechTudo e apaixonado por esportes – sobretudo futebol e basquete. Especialista em games, Premier League e NBA. Antes que me pergunte: esport é esporte sim!