É fã de futebol europeu? Acompanha as principais ligas do Velho Continente? Então fica por aqui que o texto de hoje tá imperdível. Elencamos os melhores laterais-esquerdos da Alemanha na história e na atualidade.
Primeiro, você conhecerá oito atletas da posição que fizeram bonito na temporada 2019-20 da Bundesliga. Levamos em conta todas nacionalidades. Depois, te mostraremos os oito maiores de todos os tempos. Aí sim apenas alemães.
Fique à vontade para concordar (ou discordar), viu? Utilize nossa seção de comentários para registrar aquele pitaco, crítica ou elogio.
Melhores laterais-esquerdos da Bundesliga
- David Alaba
- Raphaël Guerreiro
- Alphonso Davies
- Philipp Max
- Marcel Halstenberg
- Jonas Hector
- Wendell
- Nico Schulz
Nico Schulz (8º lugar)
- País: Alemanha
- Clube: Borussia Dortmund
- Idade: 27 anos
Abrimos a lista de melhores laterais-esquerdos da Alemanha hoje com Nico Schulz. O defensor explodiu com a camisa do Hoffenheim em 2018 e foi rapidamente contratado pelo Borussia Dortmund. Poderia estar em uma colocação maior? Sim, mas se lesionou e perdeu boa parte da temporada 2019-20. Deve retomar a boa forma em breve!
Wendell (7º lugar)
- País: Brasil
- Clube: Bayer Leverkusen
- Idade: 26 anos
Wendell é um lateral-esquerdo muito consistente na Alemanha – e até de certa desvalorizado nas convocações brasileiras. Há seis anos no Bayer Leverkusen, se transformou em xodó dos Werkself, renovou o contrato e tem sido usado com regularidade. Jogador equilibrado nas duas fases do jogo e versátil, podendo ser escalado como zagueiro.
Jonas Hector (6º lugar)
- País: Alemanha
- Clube: Colônia
- Idade: 30 anos
Jonas Hector é o grande líder e capitão do Colônia. No clube há oito anos, já acumula mais de 250 partidas realizadas. Foi fiel ao clube e permaneceu na agremiação mesmo quando foi rebaixado para a segunda divisão em duas temporadas. Não é um jogador de técnica diferenciada, porém extremamente constante e disciplinado taticamente.
Marcel Halstenberg (5º lugar)
- País: Alemanha
- Clube: RB Leipzig
- Idade: 28 anos
Após perder boa partida da temporada 2018-19 por lesão, Marcel Halstenberg voltou com tudo e cravou o seu nome entre os melhores laterais-esquerdos da Alemanha na atualidade. Titular incontestável do RB Leipzig, terminou o ano com três gols e três assistências na liga alemã. Defensor que tem a chegada ofensiva como principal arma.
Philipp Max (4º lugar)
- País: Alemanha
- Clube: Augsburg
- Idade: 26 anos
Philipp Max está jogando uma barbaridade e ainda sim é considerado “underrated” por algumas pessoas. O lateral-esquerdo foi um dos poucos a brilhar no quase rebaixado Augsburg, contribuindo com números fantásticos: oito gols e seis assistências em 2019-20. Jogador super ofensivo que sempre incomoda os marcadores com chegadas ao ataque.
Alphonso Davies (3º lugar)
- País: Canadá
- Clube: Bayern de Munique
- Idade: 19 anos
Alphonso Davies saiu do anonimato para se tornar um dos melhores laterais-esquerdos da Alemanha na atualidade. E detalhe: essa não era a sua posição de origem! A jovem promessa começou a carreira como ponta. Por decisão do técnico Hans-Dieter Flick, ganhou vaga no setor defensivo e simplesmente estourou na Bundesliga.
Raphaël Guerreiro (2º lugar)
- País: Portugal
- Clube: Borussia Dortmund
- Idade: 26 anos
Dos jogadores que atuaram essencialmente na lateral esquerda durante a temporada 2019-20, Raphaël Guerreiro foi o melhor da posição. O português, que também chegou a jogar como ala, é um defensor de muito recurso que se transformou em peça vital no esquema de Lucien Favre. Terminou a campanha com oito tentos e dois passes para gol.
David Alaba (1º lugar)
- País: Áustria
- Clube: Bayern de Munique
- Idade: 28 anos
Ok. David Alaba não jogou majoritariamente como lateral-esquerdo nesta temporada (digamos que apenas 30% das partidas), mas essa é a sua posição de origem e por isso temos o dever de citá-lo, correto? Defensor dos mais técnicos e completos no futebol hoje. Rápido, ótimo marcador, disciplinado e exímio cobrador de faltas.
Amplie seu conhecimento sobre futebol:
- Veja as 10 camisas mais bonitas do Real Madrid na história
- Camisas mais bonitas do Liverpool: veja o top 10 da história
- Melhores laterais-direitos da Espanha: conheça o top 8
- Veja as 10 camisas mais bonitas do Barcelona na história
- Elegemos as 10 camisas mais bonitas do Bayern de Munique
Melhores laterais-esquerdos alemães
- Karl-Heinz Schnellinger
- Paul Breitner
- Andreas Brehme
- Hans-Peter Briegel
- Bernard Dietz
- Philipp Lahm
- Christian Ziege
- Werner Kohlmeyer
Werner Kohlmeyer (8º lugar)
- Período: 1941-1960
- Clubes: Kaiserslautern, Homburg, Bexbach
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 2x Bundesliga
Bora pra segunda parte! Agora iremos apresentar os melhores laterais-esquerdos da Alemanha em todos os tempos. Começando por Werner Kohlmeyer, que disputou 22 partidas com a seleção e venceu a Copa do Mundo de 1954.
Ficou conhecido por salvar bolas em cima da linha, como, por exemplo, na partida contra a Iugoslávia durante a campanha do título mundial. Kohlmeyer era um defensor sólido, mas que jogava limpo. Nunca visava entradas violentas.
Christian Ziege (7º lugar)
- Período: 1990-2005
- Clubes: Bayern Munich, Milan, Middlesbrough, Liverpool, Tottenham, Borussia Mönchengladbach
- Títulos: 1x Eurocopa, 1x Europa League, 2x Bundesliga, 1x Serie A, 1x Copa da Liga Inglesa
Se levarmos em conta que o sexto colocado da lista jogou a maior parte da carreira no lado direito, Christian Ziege foi o último grande lateral-esquerdo da Alemanha até o momento. Foi campeão da Euro em 1996 e disputou duas Copas do Mundo.
Ziege tinha como principais atributos a força ofensiva e as cobranças de bola parada. Chegou a jogar em três das quatro principais ligas europeias, conquistando títulos de grande expressão como Europa League, Bundesliga e Serie A.
Philipp Lahm (6º lugar)
- Período: 2001-2017
- Clubes: Bayern de Munique, Stuttgart
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 1x Champions League, 1x Supercopa da UEFA, 1x Mundial, 8x Bundesliga, 6x Copa da Alemanha, 1x Copa da Liga Alemã, 3x Supercopa da Alemanha
“Apenas uma sexta colocação?”, você deve estar se perguntando. Calma que a gente te explica. Philipp Lahm chegou sim a atuar na lateral esquerda, mas foi no outro lado do campo onde o craque alemão realmente se notabilizou.
Então não vamos ser injustos com os outros colegas que atuaram majoritariamente na posição do texto de hoje, né? E sobre Lahm… acho que os números já dizem por si só. Líder, vencedor e certamente um dos maiores de toda a história do futebol.
Bernard Dietz (5º lugar)
- Período: 1970-1987
- Clube: Bockum-Hövel, Duisburg, Schalke 04
- Títulos: 1x Eurocopa
Bernard Dietz foi um senhor lateral-esquerdo. Jogava demais! E olha só que impressionante. Devido ao seu jogo limpo dentro dos gramados, terminou a carreira com apenas 11 amarelos e nenhuma expulsão. Isso em mais de 500 partidas disputadas!
Nacionalmente, não chegou a faturar títulos domésticos – até porque atuou no modesto Duisburg a maior parte da carreira. No entanto, orgulha-se de ser o defensor com mais tentos anotados na história da Bundesliga (76).
Hans-Peter Briegel (4º lugar)
- Período: 1975-1988
- Clubes: Kaiserslautern, Hellas Verona, Sampdoria
- Títulos: 1x Eurocopa, 1x Serie A, 1x Copa da Itália
Continuamos a lista de melhores laterais-esquerdos alemães de todos os tempos com Hans-Peter Briegel. Assim como diversos compatriotas que foram se aventurar na Itália entre os anos 70 e 80, o ídolo do Kaiserslautern também seguiu o fluxo.
Foi por lá, inclusive, que o defensor alcançou suas maiores glórias. Defendendo Hellas Verona e Sampdoria, faturou uma Serie A e uma Copa da Itália, além da Euro 1980 pela seleção. Briegel se notabilizou pela força física e capacidade de marcar gols.
Andreas Brehme (3º lugar)
- Período: 1978-1988
- Clubes: Barmbek-Uhlenhorst, Saarbrücken, Kaiserslautern, Bayern de Munique, Internazionale, Zaragoza
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 1x Europa League, 2x Bundesliga, 1x Serie A, 1x Copa da Alemanha, 1x Supercopa da Alemanha, 1x Supercopa da Itália
Escolhemos Andreas Brehme para ostentar nossa medalha de bronze. Um baita jogador! Ficou mundialmente conhecido por marcar o gol que deu o título à Alemanha na final da Copa do Mundo de 1990 contra a Argentina, aos 85 minutos.
Ambidestro, exímio cruzador, prolífico na bolas paradas e dono de um chute poderoso, Brehme acumulou passagens bem-sucedidas tanto na terra natal quanto na Itália. Foi eleito o terceiro melhor jogador do mundo no ano do título mundial.
Paul Breitner (2º lugar)
- Período: 1970-1983
- Clubes: Bayern Munich, Real Madrid, Eintracht Braunschweig
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 1x Eurocopa, 1x Champions League, 5x Bundesliga, 2x La Liga, 2x Copa da Alemanha, 1x Copa do Rei
Paul Breitner, em nossa opinião, foi o segundo melhor lateral-esquerdo da Alemanha em todos os tempos. Polêmico fora dos gramados e extremamente habilidoso dentro deles, o defensor chegou a ser eleito o segundo melhor jogador do mundo em 1981.
Junto de Franz Beckenbauer, Gerd Müller e outros craques, dominou o cenário internacional na década de 70 faturando Copa do Mundo (com direito a gol na grande final) e Eurocopa. No fim da carreira, foi deslocado para jogar no meio-campo.
Karl-Heinz Schnellinger (1º lugar)
- Período: 1958-1975
- Clube: Mantova, Colônia, Roma, Milan, Tennis Borussia Berlin
- Títulos: 1x Bundesliga, 1x Champions League, 2x Recopa Europeia, 1x Mundial, 1x Serie A, 4x Copa da Itália
Para nós, da Esportelândia, Karl-Heinz Schnellinger foi o melhor lateral-esquerdo alemão de todos os tempos! Ídolo no Milan, ficou conhecido como “Volkswagen”, pois, assim como a icônica montadora, era garantia de desempenho sólido em todas as partidas.
Schnellinger tinha uma compostura invejável dentro de campo. Não era tão habilidoso, mas também não um “zagueiro zagueiro”. Sabia aliar muito bem técnica e força, além, claro, de sua versatilidade para jogar em qualquer faixa do setor defensivo.
Foi eleito o terceiro melhor do mundo em 1962, vice-campeão da Copa do Mundo em 1966 e campeão das taças mais expressivas do cenário europeu. Entrou para o Hall da Fama do Milan e divide o posto de melhor da posição na história com Giacinto Facchetti, Nilton Santos e Silvio Marzolini.
Leia mais sobre outros esportes:
- Saiba tudo sobre a Copa do Mundo de Basquete Masculino
- As melhores chuteiras de futebol para campo, society e futsal
- Conheça as skins mais caras do LoL: nomes, preços e detalhes
- Legends of Runeterra: conheça tudo sobre o card game do LoL
- Futsal no FIFA 20: aprenda a jogar o modo VOLTA
*Última atualização feita em 30 de junho de 2020
Julio César Puiati é jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital pelo UniBH. Editor-chefe da PL Brasil, redator do TechTudo e apaixonado por esportes – sobretudo futebol e basquete. Especialista em games, Premier League e NBA. Antes que me pergunte: esport é esporte sim!