Arenas, regras, dribles, modos de jogo, dicas e mais: saiba tudo sobre o futsal no FIFA 20, também conhecido como VOLTA

Futsal no FIFA 20? Futebol de rua? Dribles acrobáticos?

Isso mesmo! Trata-se do VOLTA Football, modo de jogo inserido na última edição da franquia desenvolvida pela EA Sports. Se você curte freestyle, fintas plásticas, jogo rápido e tabelinhas com a parede, com certeza vai gostar da experiência.

Produzimos um guia básico para aqueles que estão interessados em se aventurar no VOLTA. Reunimos informações, regras e até dicas para melhorar a gameplay. Segue o fio!

O que é o modo VOLTA no FIFA 20?

Como fazer gol no futsal no Fifa 20
VOLTA é o novo modo do FIFA 20

VOLTA é um modo de jogo inédito lançado no FIFA 20. Ele explora o futsal, o futebol de rua e o freestyle. As partidas são realizadas em quadras pequenas e, por consequência, mais focadas em dribles, tabelinhas, passes curtos, habilidade e criatividade.

A EA Sports encarou a novidade como um resgate do futebol “raiz” – por isso o nome VOLTA. No entanto, trata-se de um produto bem diferente do FIFA Street que aprendemos a amar na segunda geração de consoles. Não espere algo parecido!

VOLTA é mais realista e menos espalhafatoso. Nada de “super chute” ou dribles fisicamente impossíveis. A gameplay imita as batalhas de rua da vida real. Mas relaxa que as fintas ainda estão presentes! Você poderá usar várias combinações para humilhar o oponente.

Como criar um jogador no modo VOLTA?

Como jogar futsal no Fifa 20
Customização de jogadores no VOLTA

Se você estiver jogando VOLTA pela primeira vez, a primeira coisa que precisará fazer no menu é customizar o seu jogador (ou jogadora). Além de dar nome ao “boneco”, é possível realizar uma série de modificações estéticas para deixá-lo na aparência que desejar.

Existem diversas opções. Você pode alterar características fisiológicas básicas como altura, peso, estrutura do rosto (olho, boca, nariz, cabelo, etc), roupas, tatuagens, tênis e até animações de comemoração pra dar aquela zoada no adversário.

Por fim, é possível aprimorar os atributos do jogador através da árvore de habilidades – que é divida em três ramificações centrais: ataque, meio e defesa. Ao disputar compromissos, você recebe pontos para adicionar “perks” e evoluir cada vez mais.

Cada habilidade ativada na árvore te proporciona um efeito diferente. “Firula”, por exemplo, permite que você execute passes e chutes mais estilosos. Já “Condução” faz com que o player ande com a bola mais perto dos pés.

Ah, não se preocupe! Não é obrigatório atuar com o seu jogador. Você também pode disputar partidas casuais utilizando equipes tradicionais do FIFA 20 e seus respectivos atletas. Explicaremos melhor mais abaixo!

Regras do modo VOLTA

futsal no fifa 20
Regulamentos do VOLTA
  • 3×3 sem goleiro
  • 4×4 com goleiro
  • 4×4 sem goleiro
  • 5×5 com goleiro
  • Futsal

Você terá à disposição cinco tipos de regulamento. As equipes podem ser formadas por três, quatro ou cinco jogadores. Algumas opções não necessitam a presença de um goleiro.

Com a exceção do futsal, que leva em consideração as regras oficiais do esporte (5×5, faltas coletivas, tiro livre, cartões, etc), as outras formações se assemelham bastante ao futebol de rua. Algumas arenas não possuem linha de fundo nem linha lateral, possibilitando tabelinhas com a parede e jogadas mais plásticas.

Leia mais sobre games e esports:

banner fifa

Modos de jogo do VOLTA

  • História
  • Tour
  • League
  • Casual

História

Modo Volta do Fifa 20
Modo História do VOLTA

História veio para substituir o antigo Jornada (aquele mesmo de Alex Hunter, presente nas versões anteriores). Lembra do seu jogador customizado que citamos no início do texto? Aqui você o utilizará para entrar em quadra, enfrentar times e ganhar pontos.

O enredo é dividido em capítulos. O ato final é alcançar o sonhado Campeonato Mundial de VOLTA, disputado em Buenos Aires. No entanto, para ir até lá, é necessário bater adversários e medir força contra craques como Vinícius Júnior.

O modo também te permite disputar desafios de habilidades, além de customizar o seu avatar com roupas e pontos na árvore de skills. Por fim, é possível recrutar atletas de times que perderam pra você, com o objetivo de fortalecer o seu esquadrão.

Tour

Modo Volta no Fifa
Modo Tour do VOLTA

Tour é um modo offline para você continuar jogando com o seu personagem e respectivos companheiros de equipe. Nele, aparecerão diversos campeonatos espalhados pelo mundo. As regras e números de atletas permitidos por time variam de torneio para torneio.

Assim como no História, é possível recrutar jogadores dos times perdedores e aumentar a química entre as peças. A diferença é que você enfrentará elencos criados pela comunidade do FIFA 20. A ideia aqui é disputar competições e melhorar ainda mais o seu plantel.

League

Fifa Street
Modo League do VOLTA

Sentiu falta de um modo online, né? Se você gosta de enfrentar adversários em tempo real, League vai suprir a sua carência. Filtre as regras que achar mais pertinente, encontre players para batalhar e descubra quem é o melhor!

No League rola um esquema parecido com o tradicional Temporadas. Existem dez divisões no modo e você poderá subir (ou ser rebaixado) de acordo com o desempenho em quadra.

Casual

volta fifa 20
Modo Casual do VOLTA

O modo casual te permite disputar partidas offline com times e jogadores do mundo real. Aqui é possível escolher Bayern de Munique, Liverpool, Barcelona, PSG e todas as demais agremiações presentes no FIFA 20.

Arenas do modo VOLTA

arenas do volta fifa 20
Arena de Tóquio, no Japão
  • Amsterdã
  • Barcelona
  • Berlim
  • Buenos Aires
  • Cidade do Cabo
  • Cidade do México
  • Estacionamento
  • Galpão
  • Lagos
  • Londres
  • Los Angeles
  • Miami
  • Nova York
  • Paris
  • Rio de Janeiro
  • Roma
  • Tóquio

Existem 17 opções de arenas no modo VOLTA – cada uma com suas particularidades. Os cenários são bem diversificados e rico em detalhes, trazendo realmente aquela sensação do futebol de rua. Você também pode experimentar quadras iguais às oficiais do futsal.

As localidades ilustram elementos culturais de diferentes países do planeta. No Rio de Janeiro, por exemplo, as partidas são realizadas em uma favela. Já em Tóquio, no alto de um edifício. Algumas arenas possuem arquibancadas; outras, pessoas torcendo em pé.

Dicas para jogar VOLTA no FIFA 20

como jogar volta fifa 20
Veja dicas para arrasar no VOLTA
  • Use as paredes
  • Não movimente o goleiro
  • Evite chutes de longe

Use as paredes

Se você estiver jogando em uma arena sem linha de fundo e linha lateral, é possível usar as paredes ao seu favor – como nos velhos tempos de FIFA Street! Tabele consigo mesmo, encaixe passes e abra espaços para chegar até o gol.

Não movimente o goleiro

Você provavelmente deve saber que é possível movimentar o goleiro com o analógico (tática muito usada nas partidas tradicionais de FIFA). Aqui, entretanto, não é benéfico, pois as jogadas são muito mais rápidas. Não há como prever as finalizações adversárias. A sugestão é confiar na inteligência artificial mesmo. Vai por mim!

Evite chutes de longe

Já viu o tamanho do gol no VOLTA? É minúsculo! E se tiver goleiro ainda… é praticamente impossível marcar gols chutando de longe. A recomendação é trabalhar a bola até chegar bem perto da meta inimiga. E aí sim colocar a bola pro fundo das redes.

Continue aqui! Leia mais:

*Última atualização feita em 6 de junho de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin