Já parou para pensar quais são os melhores laterais-direitos da Espanha na atualidade? Já parou para pensar quais são os melhores laterais-direitos espanhóis da história?
Responderemos essas perguntas agora! Na primeira parte do texto, ranqueamos oito nomes que estão se destacando na temporada 2023-24 da La Liga. Levamos em consideração atletas de todas as nacionalidades.
Já na segunda parte, reunimos os maiores de todos os tempos – e aí sim levando em conta apenas aqueles nascidos no país. Após terminar a leitura, aproveite para registrar sua opinião: concorda com a gente? Mudaria algo?
Melhores laterais-direitos da La Liga na atualidade
- Daniel Carvajal
- Joao Cancelo
- Jesús Navas
- Cesar Azpilicueta
- Oscar De Marcos
- Thierry Correia
- Juan Foyth
- Rúben Peña
Rúben Peña (8º lugar)
- País: Espanha
- Clube: Osasuna
- Idade: 32 anos
Rúben Peña manteve uma ótima regularidade na temporada 2023-24, finalizando a campanha mais uma vez entre os destaques em La Liga.
Juan Foyth (7º lugar)
- País: Argentina
- Clube: Villarreal
- Idade: 26 anos
Juan Foyth chegou ao Villarreal por empréstimo em 2020 e rapidamente se estabeleceu como uma peça fundamental da equipe. Contratado em definitivo desde 2021, o lateral teve mais uma temporada eficiente pelo clube espanhol.
Thierry Correia (6º lugar)
- País: Portugal
- Clube: Valencia
- Idade: 25 anos
Revelado nas categorias de base do Sporting CP, o jovem português tem se destacado no Valencia, consolidando-se a cada temporada como um dos principais jogadores em sua posição no campeonato.
Oscar De Marcos (5º lugar)
- País: Espanha
- Clube: Athletic Bilbao
- Idade: 35 anos
Oscar De Marcos é um ícone na história do Athletic Bilbao. Na abertura da temporada 2023-24, De Marcos alcançou a marca de 500 jogos pelo Athletic, aos 34 anos, tornando-se apenas o sétimo jogador a atingir esse feito. Além de sua vasta experiência, o defensor continua sendo uma peça fundamental para o clube.
Cesar Azpilicueta (4º lugar)
- País: Espanha
- Clube: Atlético de Madrid
- Idade: 34 anos
Após a saída do Chelsea, Azpilicueta regressou à La Liga após 13 anos e ingressou no Atlético Madrid com a assinatura de um contrato de um ano. Azpilicueta fez sua estreia pelo clube em 14 de agosto de 2023 e realizou uma ótima em seu retorno ao campeonato.
Jesús Navas (3º lugar)
- País: Espanha
- Clube: Sevilla
- Idade: 38 anos
O espanhol voltou para a lateral direita, serviu como desafogo para o ataque do Sevilla e tem ajudado o setor ofensivo com chegadas na linha de fundo e cruzamentos sempre precisos. O veterano continua em alto nível.
Joao Cancelo (2º lugar)
- País: Portugal
- Clube: Barcelona
- Idade: 30 anos
Emprestado ao Barcelona pelo Manchester City, João Cancelo rapidamente se destacou como um dos protagonistas em sua posição. O português foi crucial para o time, contribuindo tanto com assistências quanto com gols, ajudando o Barcelona a garantir a segunda colocação no campeonato.
Daniel Carvajal (1º lugar)
- País: Espanha
- Clube: Real Madrid
- Idade: 32 anos
Carvajal é um dos laterais-direitos mais sólidos da última década e segue como uma das formas de La Liga na temporada 2023/24.
Amplie seu conhecimento sobre futebol!
- Melhores laterais-direitos da Espanha: conheça o top 8
- Elegemos as 10 camisas mais bonitas do Bayern de Munique
- Quiz: Quais brasileiros venceram a Bola de Ouro?
- Presentes de futebol: 16 sugestões com garantia de sucesso!
- Maior torcida de futebol do mundo: saiba de qual time é!
Melhores laterais-direitos espanhóis da história
- Albert Ferrer
- Chendo
- Daniel Carvajal
- Michel Salgado
- Sergio Ramos
- Carles Puyol
- Álvaro Arbeloa
- Joaquin Navarro
Joaquin Navarro (8º lugar)
- Período: 1941-1957
- Clubes: Barcelona, Sabadell, Real Madrid
- Títulos: 1x Champions League, 3x La Liga, 1x Copa do Rei
Abrimos o ranking de craques do passado com Joaquin Navarro. Rápido, voluntarioso e certeiro nos botes, não se encaixou no Barcelona – um de seus primeiros clubes da carreira – mas conseguiu desenvolver o seu jogo no rival Real Madrid.
Com a camisa Merengue, venceu a Champions League de 1955-56 e faturou o tricampeonato da La Liga. Foi o primeiro espanhol a compor a Seleção do Mundo eleita pela FIFA – e por isso recebeu o apelido de “El Fifo”.
Álvaro Arbeloa (7º lugar)
- Período: 2002-2017
- Clubes: Real Madrid, Deportivo La Coruña, Liverpool, West Ham
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 2x Eurocopa, 2x Champions League, 1x Supercopa da UEFA, 1x Mundial, 1x La Liga, 2x Copa do Rei, 1x Supercopa da Espanha
Álvaro Arbeloa nunca foi um jogador de primor técnico, mas sempre colecionou apresentações consistentes por onde passou. O defensor ganhou destaque jogando pelo Liverpool de Rafa Benítez. Mais tarde, se transferiu para o Real Madrid.
No retorno ao time que o revelou, Arbeloa conquistou as taças mais expressivas da carreira, como duas Champions League e uma La Liga. Já na seleção, foi reserva de luxo nas campanhas que culminaram em dois títulos da Euro e uma Copa do Mundo.
Carles Puyol (6º lugar)
- Período: 1996-2014
- Clube: Barcelona
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 1x Eurocopa, 3x Champions League, 1x Supercopa da UEFA, 2x Mundial, 6x La Liga, 1x Copa do Rei, 4x Supercopa da Espanha
Carles Puyol jogou a primeira etapa de sua carreira como lateral-direito. Portanto, temos que colocá-lo nessa lista, né? Estamos falando de um dos maiores ídolos e capitães que o Barcelona já teve na história. Sinônimo de liderança e respeito.
Puyol era firme, mas nunca desleal. Tinha como qualidades o posicionamento, o jogo aéreo e o tempo de bola. Ganhou tudo o que podia pelos Catalães. Além disso, conduziu a maior geração espanhola de todos os tempos aos títulos da Copa do Mundo e da Euro.
Sergio Ramos (5º lugar)
- Período: 2003-presente
- Clubes: Sevilla, Real Madrid
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 2x Eurocopa, 4x Champions League, 3x Supercopa da UEFA, 4x Mundial, 4x La Liga, 2x Copa da Liga, 5x Supercopa da Espanha
Você deve se lembrar que Sergio Ramos começou a carreira na lateral direita em seus tempos de Sevilla. Foi nessa posição, inclusive, que o defensor anexou títulos importantes no seu currículo, como, por exemplo, a Euro de 2008.
Ramos sempre foi esse atleta que conhecemos hoje: técnico, raçudo, firme e líder nato. Tem habilidade para construir o jogo, marcar, desarmar adversários e anotar gols – até mesmo de falta! Um dos gigantes do futebol espanhol.
Michel Salgado (4º lugar)
- Período: 1994-2012
- Clubes: Celta, Real Madrid, Salamanca, Blackburn
- Títulos: 2x Champions League, 1x Supercopa da UEFA, 1x Mundial, 4x La Liga, 3x Supercopa da Espanha
Continuamos a lista de melhores laterais-direitos da Espanha na história com Michel Salgado. Conhecido pelo estilo de jogo agressivo, era considerado por muitos adversários um dos defensores mais difíceis de enfrentar em campo.
O espanhol fez parte dos “Galáticos” e é lembrado com muito carinho pela torcida do Real Madrid. Com o fardamento Merengue, disputou mais de 250 compromissos e faturou honrarias de grande expressão como o bicampeonato da Champions.
Daniel Carvajal (3º lugar)
- Período: 2010-presente
- Clubes: Bayer Leverkusen, Real Madrid
- Títulos: 4x Champions League, 3x Supercopa da UEFA, 4x Mundial, 1x La Liga, 1x Copa do Rei, 2x Supercopa da Espanha
Dani Carvajal já tem bagagem para estar nessa lista – e por isso recebeu nossa medalha de bronze. No Real Madrid há sete temporadas, participou da incrível era comandada por Cristiano Ronaldo. O resultado? Quatro orelhudas e muitas outras taças!
O espanhol tomou conta da posição e se transformou em um dos defensores mais exemplares do futebol europeu. Não à toa, esteve presente no time ideal da Champions League em duas temporadas (2013-14 e 2016-17).
Chendo (2º lugar)
- Período: 1979-1998
- Clubes: Real Madrid
- Títulos: 1x Champions League, 2x Europa League, 7x La Liga, 2x Copa do Rei, 1x Copa da Liga Espanhola, 5x Supercopa da Espanha
Em segundo lugar temos Miguel Porlán Noguera, mais conhecido como “Chendo”. O lateral-direito jogou a carreira inteira no Real Madrid, empilhando durante sua estadia troféus europeus e nacionais dos mais variados tipos.
Chendo defendeu os Merengues em quase duas décadas, ganhando status de ídolo. Era um jogador extremamente equilibrado em ambas as fases do campo. Sabia tanto defender quanto atacar. Nossa medalha de prata está bem protegida!
Albert Ferrer (1º lugar)
- Período: 1987-2003
- Clubes: Barcelona, Tenerife, Chelsea
- Títulos: 1x Jogos Olímpicos, 1x Champions, 1x Recopa Europeia, 3x Supercopa da UEFA, 5x La Liga, 2x Copa do Rei, 1x Copa da Inglaterra, 4x Supercopa da Espanha, 1x Supercopa da Inglaterra
Para nós, Albert Ferrer é o melhor lateral-direito espanhol de todos os tempos! O defensor ganhou destaque jogando pelo “Dream Team” do Barcelona na década de 90, realizando ótima parceria com o winger Sergi Barjuán no flanco do gramado.
“Chapi” era um exímio marcador, especialista em botes, roubadas de bola e jogo físico. Junto a outros craques como Ronald Koeman e Hristo Stoichkov, faturou Champions League, Recopa Europeia e cinco La Ligas. Se aposentou no Chelsea em 2003.
Mergulhe no universo dos esportes!
- Conheça as skins mais caras do LoL: nomes, preços e detalhes
- Reunimos 10 curiosidades do LoL que talvez você não sabia
- Quiz: Quais lutadoras brasileiras foram campeãs do UFC?
- Quiz: Quais brasileiros estão no hall da fama do vôlei?
- Quiz: Quais lutadores brasileiros foram campeões do UFC?
*Última atualização feita em 10 de julho de 2020
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.