Mentalidade, visão de jogo, campeões mais fortes, atalhos no teclado e mais: como melhorar no LoL com 10 conselhos valiosos

Como melhorar no LoL?

Como melhorar a jogabilidade no LoL?

Como melhorar mecanicamente no LoL?

Você certamente já se perguntou isso. Se está a procura de dicas para melhorar sua gameplay, vencer partidas ranqueadas e subir de elo, aqui é o lugar para aprender alguns truques. E muitos deles usados, inclusive, por jogadores profissionais!

Reunimos alguns conselhos que dizem respeito a posicionamento no mapa, itens, rotina de jogo, skills, atalhos no teclado e até mesmo mentalidade! Sim, até o seu mindset faz a diferença na hora de pisar em Summoner’s Rift. Nós, que curtimos o Lolzinho, sabemos muito bem que tem que ter cabeça pra jogar competitivamente.

Sem mais delongas, bora lá!

Como melhorar no LoL

  • Mude sua mentalidade
  • Se especialize
  • Estude o meta
  • Jogue poucas ranqueadas por dia
  • Não faça builds fixas
  • Proteja o mapa no início do jogo
  • Fique de olho no nível dos campeões
  • Anote o cooldown dos feitiços inimigos
  • Foi à base? Compre ward
  • Saiba a ordem dos objetivos

Mude a sua mentalidade

como jogar lol farm
Não coloque a culpa no time! Exija mais de você mesmo

Nosso guia de como melhorar no LoL começa com um tópico simples, mas que muitas vezes é ignorado por várias pessoas: League of Legends é um jogo coletivo! Você precisa de comunicação e estar em sintonia com os colegas para ganhar.

Todos nós sabemos que o básico do convívio em sociedade é respeitar as pessoas, mesmo que um joguinho te deixe furioso. Em vez disso, culpe a si mesmo. Procure corrigir os seus erros. Não tente dar aulas no chat. Afinal, você não é um pro player.

Não é fácil ser xingado e simplesmente ignorar a situação. Por isso, se o time estiver te enchendo o saco, basta digitar /muteall para silenciar todo mundo. Assim você poderá se concentrar no jogo com mais facilidade.

Se especialize

como jogar lol regras do lol
Se especialize em poucos rotas e campeões

League of Legends te oferece uma imensidão de campeões, mas a recomendação é que você se especialize apenas em duas rotas e em três campeões para cada. Por exemplo: topo (Shen, Nasus, Fiora) e atirador (Jinx, Sivir, Kalista).

Essa dica é importantíssima para iniciantes. Geralmente, os jogadores dos elos mais baixos não possuem muita noção de jogo (macro). E o que isso significa? Rotacionar, controlar ondas de mínions, conquistar objetivos e ganhar visão.

Se você ficar craque nos picks que te deixam confortável, foque nisso. Como você já vai ter dominado a mecânica dos personagens (micro), terá mais tempo para prestar atenção no mapa e otimizar outros aspectos do game que precisam de melhorias.

É por isso que existe uma quantidade enorme de “mono champions” em elos elevados. É a maneira mais rápida de subir na soloq. Com o tempo, claro, não deixe de expandir seu leque. Sua champion pool pode ser incrementada aos poucos.

como jogar lol

Estude o meta

como melhorar no lol
Estude as atualizações! Entenda o meta!

Isso mesmo. Caia de cabeça! League of Legends é atualizado a todo momento. Patches são lançados, campeões são nerfados, outros são buffados e itens são alterados. O meta nada mais é do que o conjunto de “estratégias” que estão dando certo no momento.

Essas estratégias levam em conta desde a escolha de campeões como até rotacionar no mapa. Você provavelmente já ouviu expressões como “esse é o meta dos atiradores” ou “os tanques estão inúteis nesse meta”. Estude tudo isso!

Se você explorar as coisas que estão dando certo, provavelmente vencerá mais partidas. Leia com atenção as notas de atualização da Riot Games no site oficial, assista a vídeos de youtubers famosos, converse em fóruns e aplique tudo dentro do jogo.

Acompanhe o canal de Thiago “Djokovic”, atual técnico do Flamengo Esports. Com uma vasta experiência adquirida no cenário, é o jogador que melhor sabe interpretar os patch notes do LoL. Sério, você vai aprender muita coisa!

Jogue poucas ranqueadas por dia

como jogar lol posições
Não dispute mais do que cinco ranqueadas por dia!

Continuamos nosso guia de como melhorar no LoL com uma recomendação que parece não soar bem no início, mas que é fundamental: jogue poucas partidas ranqueadas por dia! A recomendação é que sejam de três a cinco. Nunca mais do que isso.

“Mas eu quero subir de elo rápido, como assim jogar pouco?”, é o questionamento que surge logo de cara. A resposta é simples: quanto mais tempo você ficar na frente do computador, mais a chance de perder a paciência e se concentrar menos.

Vai acumulando aquele desgaste, sabe? Tanto físico quanto mental. E se você estiver num streak de derrotas… aí é melhor largar mesmo e voltar com o gás renovado só no dia seguinte. Pode ter certeza que essa estratégia vai te fazer um player mais consistente.

Outro detalhe: jogar com fome ou com sono também atrapalha, viu? Se quiser aumentar sua taxa de vitórias, esteja em condições no mínimo aceitáveis para entrar em Summoner’s Rift. Não durma no teclado, pelor amor de deus.

Não faça builds fixas

todos os itens do lol
Não existe build fixa no LoL!

Pode parecer tentador decorar uma boa build e repeti-la rigorosamente todas as partidas, mas não cometa esse erro! League of Legends é um jogo estratégico que depende de itemizações situacionais. Trocando em miúdos: cada jogo é um jogo.

Os itens devem ser comprados levando em conta dois fatores: o seu campeão e o time adversário. Para espiar o que os personagens do outro lado estão buildando, basta clicar na tecla “tab” do teclado. Fique de olho lá para traçar estratégias.

Alguns itens possuem habilidades “ativas” que podem fazer a diferença na teamfight, como, por exemplo, Ampulheta de Zhonya’s e Bandana de Mercúrio. Você só vai saber que o campeão inimigo está portando esses itens caso use o “tab”.

Se o adversário de rota é AD, está muito forte e fazendo muito itens ofensivos, procure melhorar sua armadura com Presságio de Randuin, Capa de Fogo Solar, etc. Tá vendo que as builds dependem muito do calor do momento?

Aqui vai uma dica: para olhar os itens que jogadores profissionais estão usando, basta acessar o site Pro Builds. Ótima maneira para entender o que está forte no momento.

Quer aprender tudo sobre a posição de suporte? E, de quebra, subir de elo rapidamente? Então confira este guia!

Confira mais conteúdos sobre games e esports:

Proteja o mapa no início do jogo

Como melhorar mecanicamente no LoL
Proteja a jungle no início do jogo

Digo por experiência própria: nos elos mais baixos, são poucos os times que controlam a visão nas entradas e saídas da jungle nos segundos iniciais de jogo. Alguns players vão para suas respectivas lanes e simplesmente ficam parados; outros sequer saem da base.

Largue as redes sociais enquanto as tropas não são enviadas e pingue no mapa para forçar a sua equipe a pegar visão de todas as áreas. Isso vai neutralizar qualquer tentativa de invasão inimiga no early game. Faz diferença. Muita diferença.

Veja acima quais são os posicionamentos corretos.

Fique de olho no nível dos campeões

Como melhorar a jogabilidade no LoL
Como melhorar mecanicamente no LoL

Você consegue adicionar e melhorar habilidades dos campeões adicionando pontos ao subir de nível no meio da partida. Muitos iniciantes não prestam atenção nisso! É uma boa forma de prever situações, tirar vantagem ou recuar. Principalmente no começo da partida.

Nas lanes individuais, farmar sete tropas te fazer pegar o level dois. Já na bot lane, o número de mínions necessários é nove – já que atirador e suporte dividem a rota. Tenha isso em mente para atacar ou defender!

Se você notar que o adversário farmou menos e você vai pegar o level dois primeiro, seu campeão terá uma skill a mais para duelar. Use isso ao seu favor para agressivar. O raciocínio é idêntico para a situação inversa. Se o inimigo upar antes, não fique tão exposto. Ele terá a vantagem da pressão.

Segure a tecla “ctrl” para adicionar pontos de skill mais rapidamente. Não precisa arrastar o mouse e clicar no botão. Se você quiser upar o “W”, por exemplo, aperte “ctrl+W”. League of Legends é um jogo decidido nos detalhes. E cada segundo de economia importa.

Quer aprender a jogar como um profissional? Confira este guia especial feito pelo pro player Zantins, campeão do CBLoL! Clique abaixo aqui para descobrir.

Anote o cooldown dos feitiços inimigos

Como upar no LoL
Como melhorar no LoL? Anote o tempo dos feitiços

É o que os pro players fazem em campeonatos e streams. Você provavelmente já deve ter visto. Quando um adversário usar flash, ignite, teleporte, curar ou qualquer outro feitiço de invocador, anote no chat para saber quando vai voltar.

Exemplo: o flash tem cinco minutos de cooldown, certo? Se o adversário gastou o feitiço no minuto “4:30”, digite “9:30” junto ao nome do campeão. Você poderá consultar a todo momento. Use essa informação para criar janelas de oportunidades. Um flash a menos faz muita diferença na teamfight.

Foi à base? Compre ward

Como treinar para jogar LoL
Como melhorar a jogabilidade no LoL

Não tem segredo. Visão ganha jogo. Retornou à base? Não importa o que esteja acontecendo na partida, compre uma sentinela de controle (antiga “pink”).

Dá pra carregar até duas ao mesmo tempo. E elas custam uma merreca, vai. É só criar o hábito! No início do game, se tiver faltando grana e aquela espada longa não te fizer falta, pegue uma sentinela no lugar e seja feliz sem remorsos.

Saiba a ordem de objetivos

como melhor no lol objetivos
Conheça a ordem de objetivos

Terminamos o guia como melhorar no LoL com uma dica valiosíssima que eu aprendi com o Ucla. Ele é coach, dá aulas e produz vídeos bem bacanas no YouTube. Inclusive, vale a pena conferir o material. Sabe tudo!

Existe uma ordem de prioridade nos objetivos do jogo. Isso significa que, caso seu time tenha a oportunidade de fazer dois ou mais objetivos no mapa em uma determinada situação, você terá que optar por aquilo que proporcionará mais recursos.

A ordem é: Inibidor > Barão > Ancião > Arauto > Torre  > Dragão Elemental. Claro, é apenas uma estimativa que funciona na maioria dos casos. Não precisa seguir 100% à risca, mas é bom ter isso em mente.

Outro conselho é não ficar parado enquanto o adversário realiza um objetivo que a sua equipe não conseguirá contestar. Se eles tiverem fazendo o Barão, por exemplo, não fiquem assistindo. Se desloquem para derrubar uma torre, um Dragão ou qualquer outra coisa.

Também falamos de futebol, vôlei e outros esportes!

*Última atualização feita em 6 de agosto de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin