Está procurando um material completo que explique tudo sobre Valorant? Então você veio ao lugar correto! Destrinchamos o novo FPS da Riot Games e produzimos um tutorial caprichado. Aqui você aprenderá os conceitos básicos para começar a jogar.
Reunimos informações gerais como regras, armas, personagens, habilidades, mapas e requisitos mínimos para rodar o game no computador. Segue o fio!
O que é Valorant?
Valorant é um jogo gratuito do gênero FPS desenvolvido pela Riot Games, estúdio norte-americano que ficou conhecido pelo aclamado MOBA League of Legends.
O game de tiro é bem parecido com Counter-Strike: Global Offensive, o mais famoso do segmento, mas se diferencia em alguns aspectos. Os personagens, por exemplo, são únicos e possuem habilidades próprias. Portanto, não se trata apenas de armas.
Lançado oficialmente em junho de 2020, Valorant pode ser jogado apenas no PC. O título já é um sucesso e certamente entrará com força no cenário dos esportes eletrônicos.
Requisitos mínimos para jogar Valorant
Valorant pode ser baixado gratuitamente no site oficial. Antes de realizar o download, entretanto, verifique se o seu computador tem os requisitos mínimos para rodar o game.
- Windows: 7, 8, 10 (64-Bit)
- Processador: Intel Core i3-4150 3.50GHz ou AMD A8-7650K
- Placa de vídeo: GeForce GT 730 ou Radeon R5 240
- Memória: 4 GB de RAM
- Directx: 11
Regras do Valorant
No Valorant, dois times de cinco integrantes se enfrentam no mapa. A dinâmica funciona no esquema “ataque x defesa” e cada personagem tem apenas uma vida durante o round. Vence a partida o time que anotar 13 pontos primeiro (em 25 possíveis).
O round tem duração de 1:40 minutos. Neste meio tempo, as equipes podem se equipar com armas e habilidades especiais para enfrentar os adversários. Tudo gira em torno de uma pequena bomba chamada “spike”. Ela pode ser plantada ou desativada.
Sendo assim, o quinteto que estiver atacando vence o round caso:
- Elimine todos os adversários antes do tempo acabar ou
- Consiga plantar e detonar a spike na base inimiga
Do outro lado, o quinteto que estiver defendendo vence o round caso:
- Elimine todos os adversários antes do tempo acabar ou
- Sobreviva até o final sem que a spike seja plantada ou
- Desarme a spike (caso ela seja plantada)
Os personagens possuem 100 pontos de vida. É possível abatê-los tanto com armamentos quanto habilidades. Cada arma ou skill tira uma quantia específica de dano.
Economia no Valorant
Assim como no CS:GO, Valorant tem um sistema único de economia. É necessário ter “créditos” para comprar armas e habilidades no início dos rounds.
Cada equipe começa o jogo com 800 créditos. Essa quantia pode se incrementada através de diversas maneiras. Se liga:
- Abater um adversário: 200 créditos para o jogador
- Plantar spike: 300 créditos para todos do time
- Desarmar spike: 300 créditos para o jogador
- Perder um round: 1.900~2.900 créditos para todos do time
- Ganhar um round: 3.000 créditos para todos do time
“Eu ganho crédito até quando perco round?”, você deve estar se perguntando. Sim, ganha! Esse método de bonificação é necessário para que a equipe que estiver perdendo também tenha chances de se recuperar na partida. Senão seria uma grande bola de neve!
Quanto mais rounds seguidos um time perder, mais créditos ele receberá. O valor começa em 1.900 (mínimo) e pode chegar até 2.900 (máximo).
Valorant é bem estratégico nesse sentido. É preciso lidar com as finanças para não sair fazendo bobagem. No caso, você terá que levar em conta a economia de todos os seus companheiros para assim orquestrar as melhores compras.
Armas do Valorant
- Armas leves
- Submetralhadoras
- Escopetas
- Fuzis
- Fuzis de precisão
- Metralhadoras
- Armas de confronto
Até a data da publicação deste texto, Valorant disponibiliza um arsenal de 18 armas divididas em sete categorias: leves, submetralhadoras, escopetas, fuzis, fuzis de precisão, metralhadoras e confronto.
Cada uma é indicada para um tipo específico de situação. Algumas são inspiradas em clássicos do Counter-Strike; outras são realmente únicas. Bora dar uma olhada?
Armas leves
- Classic: Pistola padrão gratuita. É a arma mais básica do jogo. Possui um modo primário que aumenta a precisão dos tiros quando o personagem está parado e um modo alternativo com rajadas.
- Shorty: Escopeta de cano curto que causa muito dano à curta distância, mas que só dispara dois tiros por cartucho. Custa 200 créditos.
- Frenzy: Pequena metralhadora indicada para disparos em movimento. Possui pouca precisão, então é recomendado atirar em pequenas rajadas. Custa 400 créditos.
- Ghost: Pistola com silenciador. Seus cartuchos contém várias munições, mas a cadência é difícil de controlar. Custa 500 créditos.
- Sherriff: Revólver com tiros poderosíssimos semelhante à famosa Desert Eagle. Um disparo na cabeça é capaz de abater o inimigo. Custa 800 créditos.
Submetralhadoras
- Stinger: Submetralhadora indicada para curtas e longas distâncias. Cartucho composto por 20 balas que causam dano considerável. No entanto, é uma arma um tanto quanto pesada e com bastante recuo. Custa 1.000 créditos.
- Spectre: Submetralhadora com silenciador. É bem equilibrada em dano, cadência e precisão, mas é preciso braço forte para controlar o recoil das rajadas. Custa 1.600 créditos.
Escopetas
- Bucky: Shotgun clássica com dano extremamente alto, porém indicada apenas em curtíssimas distâncias. Custa 900 créditos.
- Judge: Escopeta com cartucho recheado, porém pesada. Age de forma semelhante à Bucky, ou seja, somente colada no adversário. Custa 1.500 créditos.
Fuzis
- Bulldog: Rifle parecido com a AUG, ou seja, tem aquela famosa mira de precisão que auxilia em combates mais distantes. Custa 2.100 créditos.
- Guardian: Fuzil estilo DMR, ou seja, cobre distâncias intermediárias. Está entre um rifle de assalto e uma sniper. Seus disparos são precisos e poderosos, mas a arma é bem pesadinha. Custa 2.500 créditos.
- Phantom: É a M4 do Valorant, bastante utilizada em rounds full armados. Junto com a Vandal, é a melhor arma do jogo. Funciona melhor com o personagem parado. Custa 2.900 créditos.
- Vandal: É a AK-47 do Valorant, também visada por praticamente todo mundo. Versátil e cobre diversos tipos de situações, mas o seu recoil é alto. Assim como a Phantom, custa 2.900 créditos.
Fuzis de precisão
- Marshal: Semelhante à Scout do CS:GO. Rifle de precisão leve com zoom único. Seus tiros são mais rápidos do que a Operator. Ótima para combates à longa distância, mas o dano não é tão alto. Custa 1.100 créditos.
- Operator: Arma mais letal do Valorant. É um rifle de precisão estilo AWP, isto é, com dois scopes. Não funciona em movimento e seus disparos são lentos, porém uma única bala é capaz de abater o inimigo. Custa 4.500 créditos.
Metralhadoras
- Ares: Sabe aquelas metralhadoras estilo Rambo? Ares é um exemplo. Contém cartucho quase infinito, mas é aquela história. Te deixa mais lento que uma lesma. Custa 1.600 créditos.
- Odin: O mesmo raciocínio vale para a Odin. Outra metralhadora com poder de fogo gigantesco e constante, porém mais pesada ainda. Custa 3.200 créditos.
Armas de confronto
- Faca tática: Usada pra fazer aquela gracinha quando o inimigo tá de costas.
Leia mais sobre games e esports:
- Os 10 melhores jogadores em fim de contrato no FIFA 20
- Maiores streamers do mundo: veja o top 12 da atualidade
- Como virar jogador profissional de Free Fire? Veja 7 dicas
- Como melhorar no LoL: 10 dicas para acumular mais vitórias!
- Tudo sobre Call of Duty: conheça a história da franquia!
Agentes do Valorant
- Jett
- Raze
- Breach
- Omen
- Brimstone
- Phoenix
- Sage
- Sova
- Viper
- Cypher
- Reyna
Valorant já vem com cinco personagens habilitados: Phoenix, Sage, Sova, Jett e Brimstone. O restante pode ser desbloqueado realizando tarefas e ganhando experiência
Cada agente possui sua própria árvore de missões. Ela se chama “contrato”. Ao completar todos os objetivos ali presentes, o personagem é finalmente liberado. Você pode acelerar a conclusão comprando Valorant Points (VP) com dinheiro de verdade.
Os agentes possuem quatro skills únicas. Elas podem ser ativadas nas teclas Q, E, C e X. Para usá-las dentro do jogo, é necessário gastar créditos.
As habilidades, assim como as armas, são muito importantes na jogabilidade. Com elas, você consegue abater adversários, dar suporte, encontrar informação no mapa, flanquear inimigos e obter diversos tipos de vantagem.
Jett
- Classe: controladora
- País: Coreia do Sul
- Corrente Ascendente: Jett ganha um impulso e pula
- Brisa de Impulso: Jett se impulsiona na direção que está andando no momento. Caso esteja parada, o impulso é para frente
- Erupção das Brumas: Jett lança um projétil que, ao tocar uma superfície, se expande no formato de círculo e bloqueia a visão do inimigo. É como se fosse uma “smoke”
- Tormenta de Aço: Jett conjura facas que podem ser disparadas no inimigo
Raze
- Classe: duelista
- País: Brasil
- Carga de Explosivos: Raze joga um explosivo que gruda em qualquer superfície. Ele pode ser detonado a qualquer hora
- Cartuchos de Tinta: Raze lança uma granada que explode duas vezes
- Bumba: Raze invoca um robô que se movimenta no ar. Se detectar um inimigo, irá até ele e explodirá
- Estraga-prazeres: Raze conjura um lança-foguetes que causa muito dano em área
Breach
- Classe: iniciador
- País: Suécia
- Estopim: Breach dispara um poder que dissipa em forma de luz, cegando inimigos. Uma espécie de “flashbang” do Valorant
- Falha Tectônica: Breach lança um terremoto que estonteia os adversários em linha reta
- Pós-choque: Breach lança um jato de ação lenta que causa muito dano em área
- Onda Trovejante: Breach lança um terremoto em cascata e formato de cone que estonteia e derruba todos os adversários na área de contato
Omen
- Classe: controlador
- País: desconhecido
- Paranoia: Omen lança um projétil que reduz brevemente a visão dos adversários. Outra espécie de “smoke”
- Manto Sombrio: Omen lança um projétil (que pode ser marcado no mapa, independente das paredes). Ela se expande e se transforma numa cortina de sombra
- Passos Tenebrosos: Omen se teletransporta para um local previamente marcado, com um raio de limite pequeno
- Salto das Sombras: Omen se teletransporta para qualquer lugar do mapa
Brimstone
- Classe: controlador
- País: Estados Unidos
- Incendiário: Brimstone lança uma granada que, ao tocar na superfície, gera uma zona de fogo que causa dano. Semelhante à “molotov”
- Fumaça Celeste: Brimstone marca locais no mapa. Ao acionar o dispositivo, bombas de fumaça caem nos locais predefinidos, bloqueando a visão do inimigo
- Sinalizador Estimulante: Brimstone joga um dispositivo no chão. Sua área de contato concede tiro rápido para os aliados que estiveram dentro do círculo
- Ataque Orbital: Brimstone marca um local no mapa. Ao ativar o dispositivo, um laser orbital de dano duradouro é invocado na área predefinida
Phoenix
- Classe: duelista
- País: Reino Unido
- Bola Curva: Phoenix lança uma orbe que pode ser direcionada para a direita ou para a esquerda. Caso encontre um inimigo, a orbe explode cegando-o
- Mãos Quentes: Phoenix lança uma orbe. Ao tocar a superfície, explode causando dano de fogo em área. Outra variação de “molotov”
- Labareda: Phoenix invoca uma parede de chamas em linha reta que tira a visão dos oponentes e causa dano em quem tenta atravessá-la
- Renascimento: Phoenix coloca um marcador em si mesmo. Nesse meio tempo, caso o operador seja abatido ou o tempo da skill acabe, ele renasce
Sage
- Classe: sentinela
- País: China
- Orbe de Lentidão: Sage lança um orbe que, ao tocar a superfície, cria uma zona de lentidão
- Orbe Curativo: Sage lança um orbe que cura os pontos de vida de qualquer aliado. Também pode ser usado na própria operadora
- Orbe de Barreira: Sage abre uma parede sólida, impedindo a passagem de personagens
- Ressurreição: Sage ressuscita um aliado abatido
Sova
- Classe: iniciador
- País: Rússia
- Flecha de Choque: Sova dispara uma flecha. Ao tocar a superfície, causa dano aos inimigos em formato de círculo
- Flecha Rastreadora: Sova dispara uma flecha. Ao tocar a superfície, revela a posição de todos os adversários próximos ao raio de contato
- Drone Coruja: Sova conjura um drone voador que pode ser controlado pelo jogador. O drone revela a posição de inimigos próximos através de um dardo marcador
- Fúria do Caçador: Sova dispara uma flecha que perfura paredes, causa dano e revela a posição de inimigos em linha reta
Viper
- Classe: controladora
- País: Estados Unidos
- Nuvem Venenosa: Viper lança uma bomba tóxica. Ao tocar a superfície, o cilindro explode e libera uma pequena nuvem venenosa em formato esférico
- Cortina Tóxica: Viper lança uma parede de fumaça tóxica em linha reta
- Veneno de Cobra: Viper lança um cilindro de líquido tóxico no chão. A poça causa dano e reduz a velocidade dos adversários
- Poço Peçonhento: Viper libera uma gigantesca nuvem tóxica em todas as direções que diminui o alcance de visão e a vida dos adversários
Cypher
- Classe: sentinela
- País: Marrocos
- Jaula Cibernética: Cypher lança uma jaula em formato cilíndrico no chão que bloqueia a visão e reduz a velocidade dos inimigos que passam dentro dela
- Câmera de Vigilância: Cypher lança uma câmera que gruda em qualquer superfície. Você pode controlar a visão de quem está passando pelo perímetro e lançar um dardo para marcar a posição do adversário
- Fio-Armadilha: Cypher instala um fio oculto na superfície, criando uma linha. Inimigos que passarem pelo fio e não conseguirem destruí-lo a tempo, serão imobilizados, revelados e estonteados
- Assalto Neural: Ao jogar o dispositivo no corpo de um inimigo abatido, Cypher consegue descobrir a posição dos adversários restantes ainda vivos
Reyna
- Classe: duelista
- País: México
- Devorar: Reyna suga um de seus orbes deixados em corpos de inimigos mortos para recuperar a vida. Se a skill Imperatriz estiver ativa, Devorar não consumirá o orbe
- Dispensar: Reyna consome um de seus orbes deixados em corpos de inimigos mortos para ficar inatingível durante um curto período. Se a skill Imperatriz estiver ativa, Dispensar também deixará a operadora invisível
- Olhar Voraz: Reyna lança um olho flutuante no cenário. Inimigos que olharem para ele ficarão com a visão turva
- Imperatriz: Reyna entra em frenesi e fica momentaneamente mais forte, elevando velocidade de disparo, equipamento e recarga de munição
Mapas do Valorant
- Bind
- Split
- Haven
- Ascent
Bind
Bind é um mapa menor do que os demais, porém com um diferencial: possui dois portais de teletransporte. Contém dois bombsites abertos, zonas estreitas e dois orbes de ultimate – localizados no banheiro e em frente ao portal do B Longo.
Split
Split é um mapa de FPS clássico com diversos caminhos para se chegar aos bombsites. Alguns locais são equipados com cordas. Os jogadores podem usá-las para se deslocar de uma área para a outra. Os dois orbs de ultimate ficam nos pontos A e B.
Haven
Haven não é um mapa comum, pois contém três bombsites! Eles ficam bem pertos uns dos outros, o que diminui o tempo de deslocamento. Ainda sim, é uma dificuldade a mais para quem está defendendo. Os dois orbs de ultimate estão no final do A Longo e na região próxima ao acesso do C Longo.
Ascent
Ascent foi o último mapa lançado em Valorant. A região é inspirada na Itália e tem várias referências à cultura do país. Os jogadores podem se espreitar em coberturas e áreas para se esconder, posições perfeitas para snipers. O diferencial aqui são portas que podem ser fechadas acionando um interruptor.
Confira textos de outras modalidades:
- Filmes de Futebol Americano: lista dos 26 melhores da história
- Regras do Tênis: como funciona a pontuação e fundamentos
- Times do NBB: Histórias, Títulos e Recordes das equipes de 2019/2020
- Regras do Voleibol [2020]: Pontuação, Posições, Saque e Fundamentos
- Liga dos Campeões Feminina: campeãs, artilheiras e história
*Última atualização feita em 31 de julho de 2020