Quer ficar craque em Legends of Runeterra, o card game do LoL? Conheça as regras, modos de jogo, tipos de carta e mecânicas!

A Riot Games não está mais restrita ao League of Legends! O famoso estúdio norte-americano vem apostando em novos produtos. E um deles é o Legends of Runeterra (LoR).

Trata-se de um card game baseado no universo do LoL, que vem para rivalizar com Hearthstone, Magic: The Gathering e outros títulos do gênero.

Caso seja iniciante e esteja interessado em aprender as mecânicas básicas do game, você veio ao lugar certo! Reunimos informações essenciais como requisitos mínimos, onde jogar, regras, tipos de cartas e muito mais. Preparado?

O que é Legends of Runeterra?

lor
Aprenda os conceitos básicos do jogo

Legends of Runeterra é um jogo de cartas colecionáveis gratuito desenvolvido pela Riot Games. O titulo foi lançado oficialmente em abril de 2020 para smartphones (Android/iOS) e computadores (Windows/Linux).

O card game é situado no universo de League of Legends, também produzido pelo estúdio norte-americano. Isso significa que você encontrará personagens, itens, habilidades, detalhes e elementos da franquia dentro de LoR.

É possível enfrentar adversários online ou disputar partidas contra a inteligência artificial. Com as cartas em mãos – através de turnos – o player se depara com uma vasta gama de possibilidades de jogadas para colocar em prática no tabuleiro, como atacar o inimigo, se defender, usar feitiços, sacar cards ou simplesmente passar a vez.

Requisitos mínimos para jogar LoR

tudo sobre legends of runeterra
Conheça os requisitos mínimos do card game

Legends of Runeterra pode ser baixado na App Store (iPhones) ou na Google Play (Android). Para computadores, basta acessar o site oficial clicando aqui.

Os requisitos mínimos para rodar LoR no PC são:

  • Windows 7, 8.1 ou 10 de 64 bits;
  • Processador de 3 GHz;
  • 4 GB de memória RAM;
  • GPU com 512MB+ VRAM.

Os requisitos mínimos para rodar LoR no Android são:

  • 2 GB de memória RAM;
  • Processador 1.2 GHz Quad-Core;
  • GPU Adreno 306.

Os requisitos mínimos para rodar LoR no iOS são:

  • 1 GB de memória RAM;
  • Processador 1.3 GHz Duo-core (Apple A7);
  • GPU PowerVR G6430.

Tipos de cartas no LoR

  • Campeões
  • Seguidores
  • Feitiços

Cartas de campeões

cartas campeoes lor
Cartas de campeões em LoR

São as cartas de personagens, como Garen, Draven, Lux, Braum e Miss Fortune (35 no total). Cada card pertence a uma das sete facções presentes no game: Águas de Sentina, Demacia, Freljord, Ilhas das Sombras, Ionia, Noxus e Piltover/Zaun.

As cartas de campeões possuem valores de ataque (pontos utilizados para atacar), vida (pontos utilizados para sobreviver) e mana (pontos necessários para ser invocado). Além disso, esses cards também podem subir de nível caso o jogador realize missões específicas dentro da partida. Esses objetivos variam de personagem a personagem.

Vamos a um exemplo prático. Garen começa o jogo com cinco de ataque, cinco de vida e cinco de mana. Para evoluí-lo, basta atacar um alvo duas vezes (nexus ou outras cartas). Feito isso, seus atributos sobem para seis de ataque e seis de vida.

Você pode ter duas cartas de um mesmo personagem no baralho, mas não pode enviá-los a campo ao mesmo tempo. Caso esteja com um campeão invocado e outro na mão, o card da mão se transforma em uma habilidade especial. Após acionada, a carta volta para o deck.

A habilidade especial de Garen, no caso, se chama “Julgamento do Garen”. Quando ativada, você escolhe uma unidade posicionada no seu tabuleiro para atacar – de uma vez só – todos os adversários do outro lado.

Cartas de seguidores

cartas seguidores lor
Cartas de seguidores em LoR

As cartas de seguidores são bem parecidas com os campeões. Elas são compostas por pontos de ataque, vida e custo de mana. Também pertencem a facções e algumas até carregam habilidades especiais. A única diferença é que não podem subir de nível.

Tomaremos como exemplo Vrynna, Mãe das Cicatrizes. O card começa com três de ataque, oito de defesa e seis de mana. Caso ela seja atacada e ainda sim sobreviva no tabuleiro, ganhará mais três pontos ofensivos. Essa é a sua skill única!

Cartas de feitiços

cartas feitiços lor
Cartas de feitiços em LoR

As cartas de feitiços são utilizadas para provocar algum efeito na partida. Elas também se dividem em facções e podem ter três naturezas: impetuoso (burst), rápido (fast) e lento (slow). Além disso, necessitam pontos de mana para serem ativadas.

Os cards do tipo “impetuoso” podem ser invocados a qualquer momento – desde que você tenha mana disponível, claro. Eles não podem ser evitados ou enfraquecidos em nenhuma hipótese. Seu indicador na carta é um símbolo de faísca.

Os cards do tipo “rápido” podem ser invocados para atacar ou como resposta a outro feitiço lançado pelo oponente. Esses sim podem ser neutralizados, pois o adversário terá tempo de reação. Seu indicador na carta é uma bota com asas.

Os cards do tipo “lento” só podem ser invocados na sua vez. Outra regra para o seu acionamento é estar rolando nenhum combate nem sequência de spells no tabuleiro. Seu indicador na carta é um relógio roxo.

Assim sendo, é bom frisar que:

  • Feitiços impetuosos não podem ser neutralizados;
  • Feitiços rápidos podem ser neutralizados por feitiços lentos ou outro rápido;
  • Feitiços lentos podem ser neutralizados por feitiços rápidos ou impetuosos.

Leia mais sobre games e esports:

Montando o baralho em LoR

baralhos legends of runeterra
Complete missões para ganhar recompensas

Você pode construir até três baralhos para deixar salvo em sua conta. Eles são customizados na aba “coleção”. Cada deck é composto por 40 cartas e só pode ter no máximo seis campeões. O restante é dividido entre feitiços e seguidores.

Restrição importante: o baralho só pode ter campeões representando no máximo duas facções. Portanto, você deve escolher bem os cards para que o deck tenha sinergia.

Por fim, não é possível ter mais do que duas unidades de uma mesma carta no baralho. Você só pode ter dois Darius, duas Chuvas de Disparos e assim por diante.

E como faz pra ganhar cartas? Você deve estar se perguntando. A resposta é: jogando! Existe um sistema de progressão com missões, objetivos e desafios. Complete-os para receber experiência. Assim, é possível destravar baús e coringas.

Os baús contém cards aleatórios. Já os coringas podem ser trocados pelas cartas que você quiser. Vale lembrar que cada facção possui sua própria timeline de progressão. Não é possível completar objetivos de duas facções ao mesmo tempo, mas você pode trocá-las quando quiser. Faça o caminho que preferir! E no momento que quiser.

Outra alternativa viável é adquirir cartas através de fragmentos, que podem ser acumulados jogando partidas. Por fim, temos a maneira mais rápida – e que lhe custará dinheiro de verdade! Assim como os RPs do League of Legends, LoR possui um sistema de moeda virtual. Com elas, dá pra comprar coringas e trocá-los por cards.

Como jogar Legends of Runeterra?

legends of runeterra
É possível substituir cards da mão inicial antes do jogo

Agora que você aprendeu os conceitos básicos dos cards e como montar decks, vamos te apresentar as mecânicas básicas de Legends of Runeterra.

O jogo funciona no formato de turnos e rodadas. Uma rodada é composta por dois turnos, ou seja, um player irá atacar e outro player irá se defender. A ordem é invertida na rodada seguinte. Nesse meio tempo, é possível posicionar cartas no tabuleiro.

Sua mão é composta por cinco cards. Note que é possível substituir randomicamente cartas da sua mão inicial por outras do baralho antes de começar a partida. Uma vez que o jogo se inicia, você tem direito a comprar uma carta nova ao fim de cada rodada.

como jogar legends of runeterra
Quem reduzir os pontos do adversário primeiro, vence o duelo

Cada jogador começa com 20 pontos de Nexus (são os seus pontos de vida). O player que reduzir os pontos do adversário primeiro, vence o duelo. Esse é o objetivo principal!

Lembra da mana? Ela é necessária para invocar cartas. Você ganhará pontos de mana ao fim de toda rodada. Existe uma barra no canto direito da tela que se enche. O máximo que dá pra acumular de mana é dez pontos.

Abaixo dessa barra existe um medidor com mana de feitiço (você pode acumular até três pontos). Ao contrário da mana normal, a mana de feitiço só pode ser usada para invocar cards de magia.

Para acumular mana de feitiço, basta não utilizar mana normal durante uma rodada. É uma espécie de bônus por não invocar cartas no tabuleiro.

como jogar lor
Existem dois tipos de mana em Legends of Runeterra

Por fim, entenderemos agora a mecânica de batalhas. Lembra que te falamos que cada card possui pontos de ataque e pontos de vida? É isso que ditará os embates.

Quando você atacar usando um card, ele utilizará os pontos ofensivos e defensivos para tentar destruir o card do adversário. A carta que tiver a maior quantidade de pontos (ataque e vida) vence a batalha. Assim, sua vida do Nexus será descontada.

É possível orquestrar batalhas entre diversos cards ao mesmo tempo. Se o seu card tiver mais pontos que a carta inimiga, ele voltará para a sua mão. Se o seu card tiver menos pontos que a carta inimiga, ela é destruída. Se ambos os cards tiverem o mesmo número de pontos, ambos voltam para as mãos de seus respectivos donos.

Caso você posicione quatro cards para atacar e o adversário só tenha três para defender, a sua carta extra atacará diretamente os pontos de nexus dele. Veja na imagem:

league of legends de cartas
Confira a mecânica de duelo em LoR

O diferencial de Legends of Runeterra é que você sempre pode tentar bloquear um ataque inimigo – seja posicionando campeões e seguidores para defender ou abusando das cartas de feitiços. Isso aumenta ainda mais o leque de estratégias.

Lista de cartas de campeões do LoR

  • Águas de Sentina: Fizz, Gangplank, Miss Fortune, Nautilus e Twisted Fate;
  • Demacia: Fiora, Garen, Lucian, Lux e Quinn;
  • Ilhas das Sombras: Elise, Hecarim, Kalista, Maokai e Thresh;
  • Ionia: Karma, Lee Sin, Shen, Yasuo e Zed;
  • Freljord: Anivia, Ashe, Braum, Sejuani e Tryndamere;
  • Noxus: Darius, Draven, Katarina, Swain e Vladimir;
  • Piltover/Zaun: Ezreal, Jinx, Heimerdinger, Teemo e Vi.

DICA: Caso queira consultar todas as cartas de Legends of Runeterra, assim como efeitos, pontos, características e facções, basta acessar a Fandom do LoR clicando aqui. É um site completo e muito bom para estudos!

Modos de jogo do LoR

modos de jogo legends of runeterra
Confira os modos de jogo presentes em LoR
  • vs Jogador
  • vs Máquina
  • Expedições
  • Desafios

vs Jogador

É o principal modo de jogo de Legends of Runeterra, pois aqui você enfrentará pessoas de verdade. Existem as opções de jogar casualmente (normal game) ou ranqueadas.

As partidas ranqueadas geram ganho ou perda de pontos. Vai depender do seu desempenho no tabuleiro. Esses pontos ditarão o ritmo do seu progresso.

A progressão é divida em sete elos: Ferro, Bronze, Prata, Ouro, Platina, Diamante e Mestre. Cada elo é composto por quatro divisões. Exemplo: Ferro I, Bronze II e Prata IV.

Toda vez que um player alcança 100 pontos de liga, ele subirá de divisão. Caso esteja na última divisão de um determinado elo, você irá para um elo mais alto. Exemplo: alcancei 100 pontos no Ouro IV. Logo, subirei para Platina I. Deu pra pegar a ideia?

Ao contrário do que rola no League of Legends, nas ranqueadas de Legends of Runeterra é impossível cair de elo (apenas divisão). Isso dá margem para os jogadores testarem vários decks em meio as constantes atualizações do jogo.

vs Máquina

Você enfrentará um adversário de inteligência artificial. Aqui não existe ranqueamento de liga. Ótima técnica para testar cartas, decks e mecânicas.

Expedições

expedicao legends of runeterra
Modo Expedição no Legends of Runeterra

É um modo online contra adversários reais! A diferença é que você pode montar decks com todas as cartas disponíveis no game, isto é, não é necessário tê-las habilitadas na sua conta. Os jogadores recebem pacotes de cards aleatórios e realizam uma espécie de “draft”.

Além do entretenimento garantido, claro, é uma boa estratégia para conhecer mecânicas de cartas as quais você ainda não teve a oportunidade de testar ainda. Para jogar, é preciso pagar 200 moedas ou 2000 essências.

Desafios

Os desafios são minigames rápidos com objetivos específicos. Você precisa vencer a “máquina” em partidas com cartas e decks preestabelecidos.

Agora que você sabe tudo sobre Legends of Runeterra, leia mais textos:

*Última atualização feita em 17 de julho de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin