Virgil van Dijk, Franz Beckenbauer e mais: confira nossos rankings e descubra o melhor zagueiro do mundo da história e atualidade!

Já parou para pensar quais são os maiores defensores de todos os tempos no futebol? É uma tarefa difícil, né? Mas pode ficar tranquilo que estamos aqui justamente para te ajudar. Construímos duas listas para você descobrir qual é o melhor zagueiro do mundo.

Em um primeiro momento, elencamos os dez melhores jogadores da atualidade. A relação conta com craques como Virgil van Dijk, Raphaël Varane e até mesmo brasileiro! Depois, selecionamos os dez melhores da história.

Vale lembrar que ambas as listas não estão em formato de ranking e sim em ordem alfabética. Justamente para você participar nos comentários. Não deixe de participar, hein? Queremos saber a sua opinião!

Melhores zagueiros do mundo na atualidade

  • Aymeric Laporte
  • Felipe
  • Gerard Piqué
  • Harry Maguire
  • Kalidou Koulibaly
  • Milan Škriniar
  • Raphaël Varane
  • Sergio Ramos
  • Stefan de Vrij
  • Virgil van Dijk

Aymeric Laporte

melhor zagueiro do mundo Aymeric Laporte City
Laporte é o grande pilar defensivo de Guardiola

Aymeric Laporte abre nossa lista de melhores zagueiros do mundo na atualidade. O defensor do Manchester City ainda enfrenta vários problemas de lesões na carreia, mas, saudável e 100% integrado, certamente é um dos mais habilidosos da posição.

O francês é canhoto e conhecido pela técnica apurada. Tanto é que já foi escalado como lateral-esquerdo em algumas ocasiões. Chegou por £57m ao clube inglês para ser o grande pilar defensivo de Pep Guardiola.

Felipe

melhor zagueiro do mundo felipe atletico de madrid
Felipe está arrasando com a camisa do Atlético

O que o brasileiro Felipe está jogando atualmente é uma barbaridade! Contratado pelo Atlético de Madrid junto ao Porto em 2019, o defensor mal chegou à Espanha e já se transformou em uma das principais peças de Diego Simeone.

No Brasil, Felipe estourou com a camisa do Corinthians. Por lá foi campeão do Mundial em 2012, do Paulista em 2013, da Recopa Sul-Americana em 2013 e do Brasileirão em 2015. Certamente será convocado para a seleção brasileira com mais frequência daqui pra frente.

Gerard Piqué

melhor zagueiro do mundo gerard pique
Piqué tem mais de 300 jogos com a camisa do Barça

Gerard Piqué pode não estar em sua melhor fase junto ao Barcelona, mas merece estar aqui. Afinal, apesar da idade avançada, o zagueirão espanhol é um dos melhores da história. Ele chegou ao time espanhol em 2008 e virou sinônimo de liderança e dedicação.

O jogador catalão se destaca pela técnica refinada. Nos tempos de Pep Guardiola, sempre contribuía com a construção do jogo vindo de trás. A parceria com o companheiro Carles Puyol foi uma das mais vitoriosas de todos os tempos.

Harry Maguire

maguire man united
Maguire é o atual zagueiro mais caro do mundo

O defensor mais caro do mundo definitivamente precisa estar nesta lista de melhores zagueiros do mundo. Mas não somente pelas cifras milionárias. Harry Maguire é também um excelente jogador que tem se destacado pelo Manchester United e English Team.

O atleta inglês custou £80m aos cofres dos Diabos Vermelhos. Dono de um jogo aéreo implacável e bastante consistente no tempo de bola, Maguire pouco a pouco trilhou o seu caminho ao sucesso. E hoje já é indispensável para ambos os times.

Kalidou Koulibaly

melhor zagueiro do mundo Kalidou Koulibaly
Koulibaly está no Napoli desde 2014

Kalidou Koulibaly é facilmente um dos melhores zagueiros em atividade nos últimos tempos. Fiel ao Napoli desde 2014, já disputou 173 partidas e marcou 10 gols.

O defensor senegalês tem como principais atributos a força física, a velocidade e o bote certeiro. Seu tempo de recuperação também chama atenção. Koulibaly tem tanta moral no clube italiano que virou vice-capitão do plantel.

Milan Škriniar

Milan Škriniar
Škriniar defende atualmente a Internazionale

Milan Škriniar também merece um espacinho entre os melhores zagueiros do mundo na atualidade. O defensor eslovaco chamou a atenção atuando com a camisa da Atalanta e logo foi contratado pela Internazionale de Milão.

De 2017 para cá, Škriniar se tornou titular absoluto do clube italiano. Realizou 95 partidas e marcou quatro gols até o momento. Seus pontos positivos são o posicionamento na área defensiva e o tempo de bola no jogo aéreo.

Raphaël Varane

raphael varane
Varane é um dos melhores zagueiros em atividade

Raphaël Varane chegou para revolucionar o sistema defensivo do Real Madrid em 2011. Junto com diversos outros craques, dentre os quais Cristiano Ronaldo, conquistou diversos títulos importantes na última década.

Se os Merengues se tornaram o time europeu mais temido do cenário neste meio-tempo, Varane tem lá sua parcela de culpa. O francês é seguro, rápido e inteligente, sempre bem posicionado para marcar e antecipar os passos do atacante.

Sergio Ramos

melhor zagueiro do mundo sergio ramos
Sergio Ramos é um dos maiores da história

Assim como Gerard Piqué, Sergio Ramos é um zagueiro com idade avançada que já não vive o seu auge com o Real Madrid, mas que merece compor essa lista de melhores zagueiros do mundo. O capitão dos Merengues é um dos maiores defensores da história do futebol!

Polêmico, habilidoso e líder nato, Ramos fez parte da dinastia que dominou a Europa na última década. Além das quatro Champions Leagues, quatro La Ligas e inúmeros outros títulos, também faturou a Copa do Mundo e o bicampeonato da Euro com a Espanha.

Stefan de Vrij

Stefan de Vrij
de Vrij é um dos principais defensores do mundo

Assim como o seu parceiro Milan Škriniar, Stefan de Vrij brilhou em outra equipe italiana antes de ser comprado pela Internazionale. O holandês estava na Lazio e rapidamente atraiu olhares da diretoria Nerazzurri.

Excelente tanto com a bola nos pés quanto no jogo aéreo, de Vrij é um jogador completo para a sua posição. É muito confiável e apto a tornar qualquer sistema defensivo seguro.

Virgil Van Dijk

virgil van dijk
van Dijk é um dos jogadores mais importantes do Liverpool

Virgil van Dijk foi o melhor zagueiro do mundo em 2019, quando, pelo Liverpool, foi vice-campeão da Premier League e vencedor da Champions League. Como se não bastasse, ainda chegou a concorrer à Bola de Ouro com Lionel Messi e Cristiano Ronaldo!

O defensor holandês foi contratado por £75m e se tornou a contratação mais cara da história do clube. Como os Reds precisavam dar um up na defesa, até que saiu barato, né?

Confira mais textos sobre futebol:

Melhores zagueiros da história

  • Alessandro Nesta
  • Bobby Moore
  • Carles Puyol
  • Daniel Passarella
  • Franco Baresi
  • Franz Beckenbauer
  • Gaetano Scirea
  • Giacinto Facchetti
  • Paolo Maldini
  • Ruud Krol

Alessandro Nesta

melhor zagueiro do mundo Alessandro Nesta
Nesta atuou por Lazio e Milan na Itália

Abrimos nossa lista de melhores zagueiros da história com ninguém menos que Alessandro Nesta. O italiano foi um dos defensores mais técnicos de sua geração. Ele atuou entre 1993 e 2004 e vestiu as camisas de dois times muito tradicionais do país: Milan e Lazio.

O jogador era extremamente dominante. Tinha força, resistência, agilidade e elegância para roubar bolas. Venceu os principais troféus italianos, europeus e internacionais. Como se não bastasse, foi um dos principais nomes da Itália campeã mundial em 2006.

Bobby Moore

melhor zagueiro do mundo Bobby Moore
Moore foi o capitão da Inglaterra na Copa de 66

Capitão da Inglaterra na Copa de 1966, Bobby Moore é considerado o maior zagueiro britânico de todos os tempos. Foi capitão do English Team e do West Ham – clube pelo qual defendeu entre 1958 e 1974. Um exímio líder dentro dos gramados!

Para se ter noção da grandeza de Moore na posição, Pelé o elegeu como o melhor zagueiro que já enfrentou na carreira. Além da Jules Rimet, o atleta também conquistou uma Copa da Inglaterra, uma Supercopa da Inglaterra e uma Recopa Europeia pelos Hammers.

Carles Puyol

melhor zagueiro do mundo Carles Puyol
Puyol é um dos maiores ídolos da história do Barcelona

Carles Puyol é definitivamente um dos melhores zagueiros do mundo de todos os tempos. O eterno capitão do Barcelona foi revelado nas categorias de base da equipe, reclamou a braçadeira para si e conduziu os catalães ao período mais vitorioso do time.

O defensor foi leal ao clube espanhol e só atuou por lá: 1999 a 2014. Junto de Lionel Messi, Xavi e Iniesta, colecionou 18 títulos de grande expressão como três Champions Leagues e seis La Ligas. Pela seleção espanhola, faturou Copa do Mundo e Eurocopa.

Daniel Passarella

Daniel Passarella
Passarella é o maior defensor da história da Argentina

Daniel Passarella é o maior zagueiro da história da Argentina. O atleta capitaneou a seleção na Copa do Mundo de 1978, disputou 451 partidas e anotou 134 gols. Era consistente na defesa e se destacava pelo jogo ofensivo – principalmente em bolas aéreas.

El Gran Capitán esteve ativo entre 1989 e 2007. Em solo sul-americano, seu time de maior destaque foi o River Plate – onde levantou seis taças do Campeonato Argentino. Já na Europa, defendeu as cores de Fiorentina e Internazionale.

Franco Baresi

Franco Baresi
Baresi passou a sua carreira inteira no Milan

Franco Baresi é sinônimo de classe, liderança e técnica. Não à toa, é considerado um dos melhores zagueiros do mundo em toda a história do futebol. Pelo Milan – e apenas lá – conquistou tudo o que um jogador italiano sonha: Serie A, Champions e Mundial.

O defensor era dono de um talento absurdo. Com inteligência, visão de jogo, tempo de bola e habilidade nos pés, sabia marcar, desarmar, recompor e distribuir passes certeiros. Ah, teve título pela Itália também! Com a Azzurra, venceu a Copa do Mundo de 82.

Franz Beckenbauer

Franz Beckenbauer
Beckenbauer é considerado o melhor zagueiro alemão da história

Há quem diga que Franz Beckenbauer foi o melhor zagueiro do mundo. O inventor da posição “líbero” revolucionou os sistemas defensivos no final dos anos 60 e ficou marcado pela inteligência dentro de campo. Tanto é que por vezes atuava como volante.

Der Kaiser é o maior ídolo da história do Bayern e da Alemanha. Pelos Bávaros, colecionou quatro Bundesligas, quatro Copas da Alemanha, três Champions League e um Mundial. Pela seleção, teve a honra de erguer o troféu mais cobiçado do mundo em 1974.

Gaetano Scirea

Gaetano Scirea
Scirea conquistou todos os títulos internacionais da FIFA e da UEFA

Não se assuste com tantos jogadores italianos por aqui. Afinal, o país é conhecido por ser a maior escola defensiva do futebol, né? Nada mais justo, portanto, que indicar Gaetano Scirea ao Olimpo da posição. Ele foi fenomenal entre 1972 e 1988!

Scirea foi revelado na Atalanta, mas logo se transferiu para a Juventus. E foi na Vecchia Signora que o zagueirão deslanchou. Apenas ele e mais quatro atletas foram capazes de faturar todos os títulos europeus e internacionais reconhecidos por FIFA e UEFA.

Giacinto Facchetti

melhor zagueiro do mundo Giacinto Facchetti
Facchetti brilhou com a camisa da Internazionale

Giacinto Facchetti é outro ícone italiano que merecer estar na lista de melhores zagueiros do mundo de todos os tempos. Homem de um clube só, defendeu a Internazionale entre 1960 e 1978 – tendo disputado 476 partidas e marcado 59 gols.

Com a Inter, conquistou Serie A, Champions League, Copa da Itália e Mundial. Pela Itália, capitaneou o elenco campeão da Euro em 1968. Facchetti era um defensor diferente dos colegas de posição, pois sabia atacar, cruzar e construir jogadas.

Paolo Maldini

melhor zagueiro do mundo Paolo Maldini
Maldini é um dos melhores zagueiros do mundo de todos os tempos

O último italiano dessa lista (juro) é um nome pesadíssimo que não poderia ficar de fora: Paolo Maldini. Quem assistiu, sabe. O cara era realmente um monstro no setor defensivo! Sabia usar as duas pernas, se antecipava para desarmar atacantes e era inteligente.

Il Capitano foi revelado no Milan e só jogou por lá. No total, foram 647 compromissos disputados – o atleta que mais vestiu a camisa do clube Rossonero. Venceu tudo o que você imagina. Só faltou uma Copa do Mundo pela Itália!

Ruud Krol

Ruud Krol
Krol é o melhor defensor da história da Holanda

É hora de fechar a lista de melhores zagueiros do mundo de todos os tempos com Ruud Krol, o melhor defensor holandês da história. Junto com Johan Cruyff, revolucionou o esporte com o Futebol Total no começo dos anos 70.

Técnico, habilidoso e dono de uma inteligência tática absurda, Krol desfilava em campo. Com o Ajax, foi hexa da Eredivisie, tetra da Copa da Holanda e tri da Champions League. Já com o Carrossel Holandês, chegou às históricas finais de 74 e 78.

Amplie seu conhecimento sobre os esportes!

*Última atualização em 12 de março de 2020

Comentários

Salvar
36 Compart.
Compartilhar8
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin28