Veja quem são os maiores atacantes italianos de todos os tempos e os melhores da posição no Campeonato Italiano atualmente

Muitos dos grandes atacantes da história do futebol mundial surgiram na Itália ou se destacaram vestindo as camisas de clubes italianos. Atualmente, podemos citar Cristiano Ronaldo. Num passado recente, vimos a genialidade de Del Piero e Totti.

Diante de tantos craques no Calcio, quem é o maior atacante da história da Itália? E qual é o grande jogador da posição jogando atualmente no Campeonato Italiano?

Decidimos responder essas perguntas e formulamos duas listas. Aqui, você verá o top 10 dos maiores atacantes italianos de todos os tempos, além dos 10 melhores atacantes da Serie A na atualidade. Para a segunda relação, consideramos qualquer nacionalidade.

Sabemos que listas são polêmicas, mas não fugimos desses desafios. Portanto, não perca mais tempo e veja agora mesmo quem são os maiores atacantes do futebol italiano!

Melhores atacantes do Campeonato Italiano

  • Andrea Belotti
  • Ciro Immobile
  • Cristiano Ronaldo
  • Duván Zapata
  • Edin Dzeko
  • Josip Ilicic
  • Lautaro Martínez
  • Lorenzo Insigne
  • Paulo Dybala
  • Romelu Lukaku

Andrea Belotti

Vem do Torino o primeiro nome da nossa lista de melhores atacantes do Campeonato Italiano atualmente. Desde a temporada 2015/2016, Andrea Belotti sempre marcou ao menos 10 gols por ano na Serie A.

O desempenho de Belotti ganha ainda mais destaque quando consideramos que o Torino briga muito mais contra o rebaixamento do que por vagas em competições europeias. 

Sozinho, ele é responsável por 39% dos gols da equipe no Campeonato Italiano. Se considerarmos também as assistências, Belotti participou de 46% dos gols do Torino na Serie A em 2019/2020.

Ciro Immobile

melhores jogadore do campeonato italiano immobile
Ciro Immobile igualou o recorde de gols numa temporada da Serie A

Se falamos de melhores atacantes, o número de gols sempre será um critério decisivo. E ninguém marcou mais vezes que Ciro Immobile na temporada 2019/20. 

O centroavante da Lazio fez 36 gols e igualou o recorde que havia sido estabelecido por Gonzalo Higuaín, enquanto o argentino defendia o Napoli.  

Immobile já havia sido o maior goleador da Serie A em 2013/2014, jogando pelo Torino, e repetido o feito em 2017/2018, com a camisa da Lazio.

Com os 36 gols em 2020, Ciro Immobile levou a Chuteira de Ouro para casa.

Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo na Juventus
Cristiano Ronaldo mantém na Juventus seu histórico de grande goleador

Nossa lista está organizada em ordem alfabética, senão, é claro, Cristiano Ronaldo apareceria no topo.

Depois de brilhar no Campeonato Espanhol pelo Real Madrid, o craque português chegou à Juventus em 2018 e mostrou que pode ser goleador em qualquer liga do mundo. Na sua primeira temporada no Calcio, ele marcou 21 gols na Serie A. 

Esse número foi facilmente batido em 2019/2020. Com 31 gols, ele ficou atrás apenas de Immobile na lista de principais goleadores do Campeonato Italiano na temporada.

Duván Zapata

A Atalanta se notabilizou por ser a grande sensação do futebol italiano nos últimos anos. E grande parte do sucesso da equipe comandada por Gian Piero Gasperini passa pelo seu poderosíssimo ataque.

Com 18 gols, o colombiano Duván Zapata divide com seu compatriota Luis Muriel o topo da artilharia da Atalanta da Serie A na temporada 2019/2020. Zapata, entretanto, tem melhor média de gols, já que jogou 28 partidas contra 34 de Muriel.

Edin Dzeko

Dzeko fez sucesso na Bundesliga e foi campeão pelo Wolfsburg. Na Inglaterra, levou dois títulos da Premier League pelo Manchester City. Já na Itália, onde defende a Roma desde 2016, ele ainda busca sua primeira taça.

O bósnio foi o artilheiro da Serie A na temporada 2016/2017 com 29 gols. Desde então, ele não conseguiu balançar as redes tantas vezes, mas se manteve como a principal peça de ataque da Roma. 

Em seus primeiros 169 jogos no Campeonato Italiano, Dzeko marcou 77 gols, o que lhe dá a média de 0,45 gol por partida.

Josip Ilicic

melhores jogadore do campeonato italiano ilicic
Ilicic tem atuado de forma consistente na Atalanta

Se a Atalanta é a grata surpresa das últimas temporadas, muito se deve às atuações espetaculares de Josip Ilicic. O segundo atacante da equipe bergamasca tem contribuído com jogadas ofensivas em velocidade, finalizações perigosas e, sobretudo, gols.

Uma lesão o fez perder parte da temporada, mas Ilicic voltou a todo vapor. Em seus primeiros 26 jogos no Campeonato Italiano em 2019/2020, ele marcou 15 gols. 

Aqui estamos falando de Serie A, mas suas apresentações na Champions League também têm dado o que falar. Somente contra o Valencia, o esloveno marcou quatro tentos.

Lautaro Martínez

melhores jogadore do campeonato italiano lautaro
Lautaro é titular inconstestável da Inter

Nas últimas janelas de transferências, o nome de Lautaro Martínez esteve no noticiário do Barcelona. Afinal, o atacante argentino aparece como um dos principais alvos do Barça para jogar ao lado de seu compatriota Lionel Messi.

Revelado pelo Racing, Lautaro Martínez ainda está no início da carreira, mas já mostrou que não será apenas uma promessa. Na Internazionale, o argentino forma com o belga Romelu Lukaku uma das duplas de ataques mais fortes do Campeonato Italiano.

Lorenzo Insigne

O capitão do Napoli, Lorenzo Insigne pode não ser tão goleador quanto os outros integrantes dessa lista, mas é, sem dúvidas, um dos mais talentosos.

Jogando principalmente a partir da ponta esquerda, Insigne cria oportunidades de gol para o Napoli e contribui com assistências para seus companheiros de ataque. 

Foram 8 gols e 6 assistências do italiano na Serie A em 2019/2020.

Paulo Dybala

melhores jogadore do campeonato italiano dybala
Dybala tem acumulado ótimas apresentações na Juve

Com golaços e mais golaços. Assim, Paulo Dybala tem ajudado a Juventus a manter sua hegemonia no Campeonato Italiano nas últimas temporadas.

Dono de uma canhota recheada de habilidade, dribles e boas finalizações, Dybala forma com Cristiano Ronaldo e companhia um ataque com arsenal infinito de alternativas para bombardear as defesas adversárias.

Na temporada 2019/2020, o argentino marcou 11 gols e deu 6 assistências em 33 jogos na Serie A.

Romelu Lukaku

melhores jogadore do campeonato italiano lukaku
Lukaku já se consolidou como o principal goleador da Inter

Depois de uma longa jornada no futebol inglês, Romelu Lukaku chegou à Itália em 2019 para defender a Internazionale. Não demorou para o belga mostrar que pode ser um dos melhores centroavantes da Serie A.

Na temporada 2019/2020, Lukaku alcançou a marca de 23 gols e ficou atrás apenas de Ciro Immobile e Cristiano Ronaldo na lista de principais artilheiros do Campeonato Italiano.

Força física e boas finalizações com a perna esquerda levam Lukaku ao status de um dos principais jogadores do Calcio atualmente.

Vá além do Futebol! Confira também:

Maiores atacantes da Itália em todos os tempos

  • Alessandro Del Piero
  • Francesco Totti
  • Filippo Inzaghi
  • Giampiero Boniperti
  • Giuseppe Meazza
  • Luigi Riva
  • Paolo Rossi
  • Silvio Piola
  • Sandro Mazzola
  • Valentino Mazzola

Alessandro Del Piero

melhores jogadore do campeonato italiano del piero
Del Piero é o maior artilheiro da história da Juventus

Capacidade técnica extraordinária, cobranças de falta precisas e muitos gols marcaram a brilhante carreira de Alessandro Del Piero. 

Depois de iniciar sua trajetória no Padova, clube pelo qual disputou apenas 14 partidas, Del Piero se tornou um grande ídolo da Juventus.

Ele é o maior artilheiro da história da Vecchia Signora com 290 gols marcados, dos quais 188 anotados na Serie A. 

Pela Juve, Del Piero conquistou seis títulos da primeira divisão (duas taças foram revogadas devido ao escândalo de 2006), uma Copa da Itália e uma Champions League.

Francesco Totti

melhores jogadore do campeonato italiano totti
Totti é o segundo maior artilheiro do Campeonato Italiano

Quando se aposentou, em 2017, Totti deixou órfãos os torcedores da Roma. Acabava ali a trajetória do maior artilheiro da história da equipe da capital italiana e dono também do recorde de jogos pelo clube.

Na história do Campeonato Italiano, somente Silvio Piola marcou mais gols que Totti. O ídolo da Roma balançou as redes 250 vezes na Serie A e foi o principal goleador da competição na temporada 2006/2007, com 26.

Sempre jogando pela Roma, Francesco Totti foi campeão italiano uma vez, bicampeão da Copa da Itália e bicampeão da Supercopa da Itália.

Ele ainda poderia ser citado como um dos grandes meias da Itália em todos os tempos, já que jogou parte de sua carreira em posição mais recuada.

Filippo Inzaghi

Tecnicamente, Filippo Inzaghi está longe de ser o melhor atacante da história do futebol italiano. Porém, é difícil encontrar alguém que fosse tão poderoso diante dos goleiros adversários quanto ele.

Pippo é o italiano com mais gols marcados na história da Liga dos Campeões da Europa. Foram 50 gols feitos na principal competição europeia.

Embora tenha se destacado principalmente por Juventus e Milan, Inzaghi foi o artilheiro do Campeonato Italiano da temporada 1996/1997 jogando pela Atalanta.

Curiosamente, em 2019/2020, como treinador, ele levou o Benevento à Primeira Divisão do Campeonato Italiano.

Giampiero Boniperti

Giampiero Boniperti é um dos grandes ícones da história da Juventus. Além de ter defendido a equipe de Turim por 15 anos, ele foi presidente do clube por 19 anos.

Antes mesmo de completar 24 anos, Boniperti já havia superado a marca de 100 gols no Campeonato Italiano. Ele encerrou a carreira com 178 gols na liga e é o maior artilheiro da Juventus na Serie A, atrás apenas de Alessandro Del Piero.

Giampiero Boniperti defendeu a Itália nas Copas de 1950 e 1954 e foi capitão da Azzurra entre 1952 e 1960.

Giuseppe Meazza

melhores jogadore do campeonato italiano meazza
Meazza é considerado o maior jogador da história do futebol italiano

Para muitos especialistas, Giuseppe Meazza foi o maior jogador da história do futebol italiano. Ele se destacava como um atacante driblador e excelente nas finalizações, mas atuou também como meia.

Meazza atuou profissionalmente entre 1927 e 1947, sobressaindo-se como atleta da Internazionale, clube pelo qual foi tricampeão italiano. Também defendeu Milan, Juventus, Varese e Atalanta. 

Pela seleção italiana, Giuseppe Meazza foi o principal jogador da equipe bicampeã mundial nas Copas de 1934 e 1938

O nome do estádio de Milão, também conhecido como San Siro, foi uma homenagem a ele depois de sua morte em 1979.

Luigi Riva

Revelado pelo Legnano, Luigi Riva passou quase toda a sua carreira no Cagliari. Apesar do assédio de grandes clubes, ele nunca deixou a equipe da camisa sarda. 

Pelo Cagliari, Riva conquistou o título do Campeonato Italiano na temporada 1969/1970 e foi três vezes artilheiro da Serie A.

Com 35 gols em 42 partidas, Luigi Riva é o maior artilheiro da história da seleção italiana. 

Em 1968, o atacante ajudou a Azzurra a ser campeã da Eurocopa.

Paolo Rossi

Para os torcedores brasileiros, Paolo Rossi é motivo de más lembranças. Afinal, ele foi o principal responsável por eliminar a espetacular seleção brasileira de Telê Santana na Copa do Mundo de 1982. Foram dele os três gols italianos na “tragédia do Sarriá”.

Artilheiro daquela Copa, Rossi foi eleito o melhor jogador da competição e ajudou a Itália a conquistar seu tricampeonato mundial.

Ele foi o principal goleador do Campeonato Italiano de 1977/1978, jogando pelo Vicenza. Com a camisa da Juventus, marcou 57 gols em 162 jogos.

Silvio Piola

Silvio Piola maior artilheiro do Campeonato Italiano
Silvio Piola é o maior artilheiro da história do Campeonato Italiano

Você quem é o maior artilheiro da história do Campeonato Italiano? Esse título pertence a Silvio Piola. 

Entre 1929 e 1954, o jogador italiano marcou 274 gols em 537 jogos. Ele defendeu Pro Vercelli, Juventus, Torino, Lazio e Novara.

Piola ainda foi capitão da seleção da Itália entre 1940 e 1947, marcou 30 gols em 34 jogos pela Azzurra e foi campeão da Copa do Mundo de 1938.

Sandro Mazzola

Filho de Valentino Mazzola, Sandro conseguiu construir uma carreira tão ou até mais brilhante do que a de seu pai. Em toda a sua carreira, o atacante, que também chegou a atuar como meia, defendeu a Inter de Milão.

Atuando pela ponta direita, Mazzola foi uma das principais estrelas da Grande Inter, na década de 1960. Na temporada 1964/1965, foi um dos artilheiros do Campeonato Italiano, ao lado de Alberto Orlando, da Fiorentina. 

Com a Internazionale, ganhou quatro títulos da Serie A (1963, 1965, 1966 e 1971), duas Ligas dos Campeões (1964 e 1965) e dois Mundiais Interclubes (1964 e 1965).

Pela seleção italiana, Mazzola também venceu a Eurocopa 1968, foi vice-campeão da Copa de 1970 e participou da Copa de 1974.

Em 1971, ele ficou sem segundo lugar na eleição da Bola de Ouro.

Valentino Mazzola

Valentino Mazzola
Mazzola foi um dos grandes pilares do Grande Torino na década de 1940

Se Sandro Mazzola merece um lugar na lista de maiores atacantes da história da Itália, seu pai Valentino também não poderia ficar de fora.

Valentino Mazzola foi um dos grandes destaques do Grande Torino na década de 1940. Lamentavelmente, aos 30 anos, ele foi uma das vítimas do trágico desastre de Superga.

Considerado um jogador à frente de seu tempo, Mazzola marcou 123 gols em 195 jogos pelo Torino e ajudou o clube a conquistar cinco títulos do Campeonato Italiano. 

Na temporada 1946/1947, ele foi o artilheiro da Serie A com 29 gols marcados.

Infelizmente, a Segunda Guerra Mundial impediu que Valentino Mazzola defendesse a seleção italiana em Copas do Mundo. 

Com pai e filho brilhantes no Calcio, chegamos ao fim da lista dos maiores atacantes italianos da história. Você sentiu falta de algum grande jogador na nossa relação? Aproveite o espaço dos comentários para deixar sua opinião!

Não esqueça de dizer também o que achou da lista dos melhores atacantes do Campeonato Italiano na atualidade!

E aproveite para alimentar sua paixão por futebol com mais conteúdos:

*Última atualização em 1º de agosto de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin