Saiba quem é o inventor do futsal, quando e onde o futebol de salão foi criado, e os detalhes da história do futsal feminino

Você sabe quem criou o futsal? Conhece todos os detalhes da origem do futebol de salão?

Se deseja saber as respostas para essas perguntas e ficar pode dentro de tudo sobre a história do futsal, você está no lugar certo!

Aqui, vamos contar onde e quando surgiu o futsal, relembrar os primeiros campeonatos mundiais e desde quando a Fifa passou a organizar as Copas do Mundo. 

Então continue com a gente e se torne expert na história do futsal!

Quando e onde surgiu o futsal

Há duas versões para como o futsal foi inventado. A mais difundida indica que, embora tenha se tornado um esporte extremamente popular no Brasil, o futsal não nasceu aqui. A modalidade surgiu no Uruguai, em 1934, na Associação Cristã de Moços de Montevidéu.

O inventor do futsal foi o professor uruguaio Juan Carlos Ceriani, que denominou o esporte como “Indoor football”.

Juan Carlos Ceriani criador do futsal
Criador do futsal, Juan Carlos Ceriani faleceu em 1996

Se você não é tão jovem, deve se lembrar que por aqui o esporte era chamado de futebol de salão.

A outra versão sobre o surgimento do futsal indica que o futebol de salão foi inventado por volta de 1940 por frequentadores da Associação Cristã de Moços de São Paulo. 

Naquela época, havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres e, assim, os frequentadores da ACM começaram a jogar suas “peladas” nas quadras de basquete e hóquei.

Surgimento de entidades de Futsal no Brasil

Foi na Associação Cristã de Moços de São Paulo que surgiu a primeira liga de futebol de salão, a Liga de Futebol de Salão da Associação Cristã de Moços. Ela foi fundada por Habib Maphuz, então professor da ACM.

Maphuz foi também o primeiro presidente da Federação Paulista de Futebol de Salão, fundada em 1955. Antes dela, mais precisamente no ano anterior, haviam sido fundadas as federações estaduais do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Nos anos e décadas seguintes, nasceram as demais federações estaduais de futebol de salão no Brasil, até o surgimento da tocantinense e roraimense nos anos 1990.

Vá além do Futsal! Confira também:

Primeiras regras de futsal

Ao longo da história do futsal, as regras foram modificadas diversas vezes. Inicialmente, o esporte era muito diferente do que vemos hoje em dia.

As primeiras regras do futsal foram oficializadas em em 5 de fevereiro de 1957, quando o então presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CBD) Sylvio Pacheco, criou o Conselho Técnico de Assessores de Futebol de Salão.

Participaram do conselho Ammy de Moraes (Guanabara), Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandez (São Paulo), Roberto José Horta Mourão (Minas Gerais), Roberval Pereira da Silva (Estado do Rio), Utulante Vitola (Paraná).

Ainda em 1957, houve uma tentativa da criação da Confederação Brasileira de Futebol de Salão, mas o Conselho Nacional de Desportos não acatou a criação. A CBFS foi fundada somente em 15 de junho de 1979 e seu primeiro presidente foi Aécio de Borba Vasconcelos.

Primeiras competições internacionais de futsal 

No surgimento do esporte, o futsal era mais praticado no Brasil, no Uruguai e no Paraguai. Representantes de entidades nacionais desses três países foram os responsáveis pela criação da Confederação Sul-Americana de Futebol de Salão, em 14 de setembro de 1969.

Já em 25 de julho de 1971, com representantes do Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai, foi fundada a Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa).

O primeiro Pan-Americano de Futebol de Salão foi disputado em 1980, no México. Participaram Brasil, México, Paraguai, Uruguai, Argentina, Bolívia e Estados Unidos, e a seleção brasileira foi a campeã.

História dos Campeonatos Mundiais de Futsal

Jackson melhores da história do futsal
Primeiro grande camisa 12 da seleção, Jackson marcou o gol do primeiro título mundial do Brasil

Em 1982, a Fifusa organizou o primeiro Campeonato Mundial de Futebol de Salão, em São Paulo, com a participação de Brasil, Argentina, Costa Rica, Tchecoslováquia, Uruguai, Colômbia, Paraguai, Itália, México, Holanda e Japão.

Com um gol de Jackson, a seleção brasileira, treinada por César Vieira, venceu o Paraguai por 1 a 0 na final e conquistou o título mundial. 

Quatro anos depois, o segundo Campeonato Mundial foi realizado na Espanha. Mais uma vez, o título ficou com o Brasil, com vitória sobre os anfitriões na final.

A primeira derrota brasileira em mundiais aconteceu em 1988, quando o Paraguai foi campeão do torneio disputado na Austrália. Antes do revés na grande decisão, o Brasil acumulava 920 jogos sem perder desde 1957.

História da Copa do Mundo de Futsal da Fifa

brasil copa do mundo de futsal
Brasil é heptacampeão mundial de futsal

O Mundial de 1988 foi o último organizado pela Fifusa. Com o desenvolvimento do esporte, a Fifa demonstrou interesse em assumir sua organização mundial e, em janeiro de 1989, foi disputada na Holanda a primeira Copa do Mundo de Futsal da Fifa.

O Brasil foi campeão do primeiro mundial sob a chancela da Fifa e dos dois seguintes. Já em 2000, a Espanha rompeu o reinado brasileiro.

Desde 1992, a Copa do Mundo de Futsal é disputada de quatro em quatro anos. Por conta da pandemia de Covid-19, a edição de 2020 foi adiada por um ano.

Todos os campeões mundiais de futsal

Ano Campeão Vice
1982 Brasil Paraguai
1985 Brasil Espanha
1988 Paraguai Brasil
1989 Brasil Holanda
1992 Brasil Estados Unidos
1996 Brasil Espanha
2000 Espanha Brasil
2004 Espanha Itália
2008 Brasil Espanha
2012 Brasil Espanha
2016 Argentina Rússia

Vale destacar que os três primeiros mundiais dessa relação foram organizados pela antiga Fifusa. A partir de 1989, a Fifa assumiu a organização da Copa do Mundo de Futsal.

História do futsal feminino

Amandinha melhor jogadora de futsal do mundo
Amandinha foi eleita a melhor jogadora de futsal do mundo por seis vezes seguidas desde 2014

Enquanto o futsal masculino tem competições internacionais desde a década de 1980, o futsal masculino ganhou mais força neste século. No Brasil, a Liga Futsal Feminina é disputada desde 2005. 

A modalidade disputada entre as mulheres têm ganho cada vez mais projeção. Entre 2010 e 2015, foram disputadas edições anuais do Mundial de Futsal Feminino. 

O Brasil foi campeão de todas as seis disputas. Nas finais, a seleção brasileira derrotou Portugal (três vezes), Espanha (duas vezes) e Rússia.

A Fifa passou a chancelar o futsal feminino em 2016 e já manifestou a intenção de organizar uma Copa do Mundo de Futsal Feminina. 

Curiosamente, somente em março de 2020, a Fifa fez uma publicação sobre futsal feminino. A entidade destacou a dinastia da brasileira Amandinha, que foi eleita a melhor atleta do mundo por seis vezes consecutivas, entre 2014 e 2019.

Com craques como Amandinha desfilando seu talento nas quadras, quem sabe o futsal feminino não passe a ser tão valorizado quanto a modalidade masculina?

Agora que você já sabe todos os detalhes sobre a história do futsal, aproveite para ampliar seu conhecimento a respeito do esporte:

*Última atualização em 17 de julho de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin