Futsal é um dos esportes mais conhecidos do Brasil. Semelhante ao futebol, mas com normas bem diferentes, vem conhecer as regras do futsal e não pare de acompanhar o esporte depois da Copa do Mundo!
Resumo das regras do futsal
- Cada equipe tem 5 jogadores, incluindo o goleiro, com substituições ilimitadas.
- Os jogos têm dois tempos de 20 minutos, sendo o cronômetro usado na contagem regressiva.
- As partidas oficiais são conduzidas por dois árbitros.
- Cada time tem direito a um pedido de tempo técnico por período de jogo.
- Os laterais são cobrados com os pés, enquanto o goleiro repõe a bola em jogo no arremesso de meta usando as mãos.
- O goleiro só poderá participar do ataque uma segunda vez se estiver no campo de ataque. Caso contrário, ele só poderá encostar na bola novamente se a bola tiver sido tocada por um adversário.
- Enquanto estiver no campo de defesa, o goleiro só poderá ter a posse de bola por no máximo 4 segundos.
- Cada equipe pode cometer no máximo 5 faltas por tempo de jogo. A partir da sexta falta, é cobrado tiro livre direto sem barreira.
- Se um jogador for expulso, ele poderá ser substituído por um reserva depois de 2 minutos. No entanto, se sua equipe sofrer um gol nesse intervalo de 2 minutos, a substituição poderá ser feita imediatamente.
Essas são as ragras básicas do futsal, o que já garante que você consiga acompanhar qualquer partida e não se perder no que foi marcado. Mas vamos continuar, para aprender todos os detalhes!
Todas as regras do futsal
Quadra de futsal: dimensões e piso
Para partidas internacionais, a quadra de futsal deve ter entre 38 e 42 metros de comprimento e entre 20 e 25 metros de largura. Nas competições nacionais de futsal adulto e na categoria sub-20 masculina, as medidas mínimas da quadra são 38 metros de comprimento e 18 metros de largura.
Nos torneios nacionais das categorias adulto, sub-20, sub-17, sub-15 e sub-13 femininas, assim como nas categorias sub-17, sub-15 e sub-13 masculinas, a quadra deve ter no mínimo 36 metros de comprimento e 18 metros de largura.
O piso da quadra deve ser de madeira, cimento ou material sintético, nivelado sem declives ou depressões. A quadra é um retângulo marcado com linhas que demarcam zonas específicas, e essas linhas devem ter cores diferentes da superfície da quadra.
No centro, há um pequeno círculo com raio de 10 centímetros, circundado por um círculo maior com raio de 3 metros. Essas regras garantem as condições adequadas para as competições de futsal, tanto em nível nacional quanto internacional.
Distância da marca de pênalti no futsal
A distância do pênalti no futsal é de 6 metros em relação à linha do gol. A marca do pênalti fica sobre a linha da área, um semicírculo cuja parte superior é uma linha reta de 3,16 metros, paralela à linha de meta, entre os postes.
Tamanho das traves no futsal
As traves no futsal têm 3 metros de largura (medidos internamente entre os postes laterais) e 2 metros de altura. Os postes e o travessão possuem uma espessura de 8 centímetros.
As redes devem ser feitas de corda, náilon ou material similar, e devem estar fixadas na parte posterior dos postes, do travessão e aos suportes de sustentação ao solo. As traves podem ser móveis, desde que tenham estabilidade suficiente para evitar tombamentos.
Bola de futsal
A bola de futsal tem diferentes pesos e dimensões dependendo das categorias em que é utilizada:
- Nas categorias adultas, Sub-20, Sub-17 e Sub-15, masculinas e femininas, a bola em sua circunferência terá no mínimo 62 centímetros e no máximo 64 centímetros. Seu peso terá no mínimo 400 gramas e no máximo 440 gramas.
- Na categoria Sub-13, masculina e feminina, a bola em sua circunferência terá no mínimo 55 centímetros e no máximo 59 centímetros. Seu peso terá no mínimo 350 gramas e no máximo 380 gramas.
- Nas categorias Sub-11 e Sub-9, masculinas e femininas, a bola em sua circunferência terá no mínimo 50 centímetros e no máximo 55 centímetros. Seu peso terá no mínimo 300 gramas e no máximo 330 gramas.
- Nas categorias com faixa de idade inferior ao Sub-9, masculinas e femininas, a bola em sua circunferência terá no mínimo 40 centímetros e no máximo 43 centímetros. Seu peso terá no mínimo 250 gramas e no máximo 280 gramas.
Número de jogadores no futsal
Uma equipe de futsal é composta por 5 jogadores, incluindo o goleiro. Se um time ficar com menos de 3 jogadores em quadra, a partida não pode começar nem continuar.
As substituições no futsal são ilimitadas e podem ocorrer tanto com a bola em jogo quanto fora dela. Em competições oficiais, cada time pode ter até 9 jogadores reservas disponíveis para troca durante a partida.
Além disso, qualquer jogador reserva pode substituir o goleiro a qualquer momento, sem a necessidade de informar os árbitros ou esperar que o jogo pare.
Expulsões no futsal
Se um jogador recebe um cartão vermelho e é expulso durante um jogo de futsal, sua equipe fica em desvantagem numérica por até 2 minutos, a menos que sofra um gol nesse período.
Se o time em desvantagem numérica sofrer um gol durante esses 2 minutos, um substituto pode entrar em quadra para que a equipe volte a ter 5 jogadores.
Se o time com um jogador a menos marcar um gol, ele continuará jogando com um jogador a menos até sofrer um gol ou até que passem os 2 minutos contados a partir da expulsão.
Existe uma situação específica a ser considerada em caso de expulsões múltiplas: se um jogador de uma equipe for expulso e, antes que essa equipe sofra um gol ou que tenham passado os 2 minutos da expulsão, um jogador da equipe adversária também for expulso, ambas as equipes não poderão incluir outros jogadores até que se completem os 2 minutos de cada expulsão, mesmo se um gol for marcado durante esse período.
Equipamento e uniformes de futsal
O equipamento básico de um jogador de futsal é composto por:
- Camisa de manga curta ou manga longa, numeradas de 1 a 99 na frente e nas costas;
- Calção curto para jogadores de linha. O goleiro tem a opção de usar calça de agasalho que não tenha zíper;
- Meiões;
- Caneleiras;
- Chuteiras com solado e revestimento lateral de borracha ou material similar. É proibido o uso de qualquer calçado que tenha travas.
Árbitros de futsal
As partidas de futsal são controladas por dois árbitros (árbitro principal e árbitro auxiliar), que têm plenos poderes para fazer cumprir as regras de jogo. Além deles, ajudam a conduzir a partida um 3º árbitro/anotador e o cronometrista.
Duração da partida no futsal
Os jogos no futsal têm dois tempos de 20 minutos cada. Essa duração é válida para partidas entre adultos e das categorias sub-20 e sub-17.
Conforme as regras da CBFS, os jogos das categorias sub-15, sub-13 e sub-11 serão de 30 minutos, divididos em dois tempos de 15. Já para as categorias sub-9 e sub-7, serão 26 minutos, divididos em dois tempos de 13 minutos.
O intervalo nos jogos de futsal pode ser de até 15 minutos. Caso seja disputado um jogo eliminatório e ele termine empatado, é possível que seja disputada uma prorrogação, com dois tempos de 5 minutos cada. Contudo, a necessidade de tempo extra dependerá do regulamento de cada torneio.
Pedido de tempo no futsal
Cada equipe tem direito a fazer um pedido de tempo técnico a cada tempo de jogo no futsal. Esse pedido somente pode ser feito se a equipe tiver a posse de bola.
Faltas e infrações no futsal
Há duas possibilidades de faltas assinaladas pela arbitragem em um jogo de futsal: tiro livre direto e tiro livre indireto. O tiro livre direto é marcado quando um jogador comete uma das seguintes infrações:
- Dar ou tentar dar pontapé em adversário;
- Calçar o adversário;
- Pular ou atirar-se sobre o adversário;
- Trancar o adversário por trás ou de maneira violenta e perigosa;
- Bater, tentar bater ou lançar uma cusparada em adversário;
- Segurar um adversário com as mãos ou impedi-lo de ação com qualquer parte do braço;
- Empurrar o adversário;
- Trancar o adversário com o ombro;
- O jogador que deliberadamente segurar ou desviar a bola, carregá-la, batê-la ou impulsioná-la com a mão ou braço, excetuando-se o goleiro dentro de sua área penal;
- Dar uma entrada, deliberada, de maneira deslizante, e com uso dos pés tentar tirar a bola que esteja sendo jogada ou de posse do adversário, levando perigo para o mesmo;
- Se o goleiro, com a bola em jogo, ao arremessá-la com as mãos, ultrapassar o limite da área penal, com a bola ainda em seu poder;
- Praticar qualquer jogada, sem visar o adversário, mas involuntariamente atingi-lo.
Caso qualquer jogador cometa uma dessas infrações dentro da própria área, será marcado pênalti para o time adversário. Além dessas faltas, há no futsal ainda os tiros livres indiretos, que são marcados quando um jogador:
- Jogar perigosamente, mesmo sem contato físico com um jogador adversário;
- Impedir o avanço de um adversário;
- Impedir que o goleiro lance a bola com as mãos;
- Cometer contra um companheiro uma das infrações punidas com tiro livre direto;
- Quando sem a posse ou domínio da bola, obstruir, intencionalmente, um adversário de maneira a formar um obstáculo em sua progressão;
- Obstruir jogada, prender a bola com os pés ou evitar com o corpo sua movimentação, estando caído, exceto se for o goleiro, dentro de sua área penal;
- Tocar na bola em jogo, quando não esteja devidamente equipado, exceto o jogador que, na disputa da bola perder qualquer equipamento, podendo prosseguir no lance enquanto estiver de posse da bola;
- Usar expressão verbal ou vocal para enganar jogador adversário, fingindo ser seu companheiro de equipe ou acenar com as mãos próximas ao rosto do adversário e tirar vantagem do lance;
- Ficar parado na frente do goleiro adversário dentro da área penal com o propósito de obstruir sua visão e dificultar a sua ação ou movimentos.
Infrações cometidas pelo goleiro no futsal
As ações do goleiro durante um jogo de futsal são limitadas por algumas regras. Será cobrado um tiro livre indireto se forem cometidas as seguintes infrações pelo goleiro:
- Controlar a bola com as mãos dentro de sua área penal ou ficar de posse em sua meia quadra de jogo por mais de 4 segundos;
- Após ter tocado na bola em qualquer parte da quadra, o goleiro voltar a receber a bola em sua meia quadra, em passe intencional de um companheiro de equipe, sem que a bola tenha sido jogada ou tocada por um adversário;
- Tocar ou controlar a bola com suas mãos, dentro de sua área penal, depois que um jogador de sua equipe tenha passado a bola intencionalmente com o pé;
- Tocar ou controlar a bola com as mãos dentro de sua área penal, vinda diretamente de um tiro lateral, de canto, direto e indireto, cobrado por um companheiro.
Limite de faltas no futsal
Cada equipe pode cometer no máximo 5 faltas por tempo de jogo. A partir da sexta falta, o adversário terá direito à cobrança de um tiro livre direto sem barreira da marca de 10 metros.
Se a sexta falta for cometida mais perto do gol adversário do que a distância de 10 metros, o tiro livre direto será cobrado do local onde a infração ocorreu.
Cobrança de lateral, escanteio e tiro de meta no futsal
No futsal, ao contrário do futebol de campo, o lateral é cobrado com os pés. A bola deve ser colocada sobre a linha, e o jogador não pode pisar totalmente dentro da quadra ao realizar a cobrança, mas é permitido pisar na linha.
Outra diferença do futsal em relação ao futebol de campo está na cobrança do tiro de meta. No futsal, essa reposição é feita pelo goleiro usando as mãos, sendo chamada de arremesso de meta.
Já o escanteio, ou tiro de canto, no futsal é cobrado da mesma forma que no futebol de campo. A bola deve ser colocada dentro da marcação de um quarto de círculo e tocada com os pés.
No futsal, também é válido o “gol olímpico”, que é quando um gol é marcado diretamente a partir de uma cobrança de escanteio.
Disputa de pênaltis no futsal
Em uma partida de futsal que vai para a disputa de pênaltis, cada time tem direito a 5 cobranças na primeira rodada.
Se o empate persistir após essas 5 cobranças, as equipes alternam as tentativas até que uma delas consiga vencer. Nesse momento, o time com mais gols será declarado vencedor.
Todos os jogadores listados na súmula podem participar das cobranças de pênaltis, e o goleiro pode ser substituído a qualquer momento durante essa fase.
Desde fevereiro de 2019, a FIFA aumentou o número de cobranças de pênaltis de 3 para 5, e essa nova regra está em vigor há mais de um ano e meio.
Ver essa foto no Instagram
Aproveite também para alimentar sua paixão pelo futebol com outros conteúdos:
- Táticas de futebol: a história da evolução dos esquemas
- Melhor jogador do mundo: lista completa de todos os vencedores
- As 23 chuteiras de futebol mais bonitas do mundo
- Bolas de futebol: história, as melhores e versões das Copas
- Melhores sites para assistir futebol: onde ver jogos online