Ei, você, fã do futebol! Se liga no texto especial de hoje! Reunimos os melhores zagueiros da Alemanha na atualidade e na história. Tá curioso pra saber quem são?
Na primeira parte do texto, reunimos dez atletas da posição que mandaram bem na temporada 2023-24 da Bundesliga. Incluímos representantes de todas as nacionalidades.
Depois, pra fechar com chave de ouro, selecionamos os dez maiores defensores alemães de todos os tempos! Aí sim levando em consideração apenas aqueles nascidos no país.
Compilamos informações como títulos, recordes e muitas curiosidades. Quando terminar a leitura, não se esqueça de participar nos comentários com sua opinião!
Melhores zagueiros da Bundesliga atualmente
- Noussair Mazraoui
- Jeremie Frimpong
- Julian Ryerson
- Christopher Trimmel
- Josip Stanišić
- Benjamin Henrichs
- Ridle Baku
- Kiliann Sildilla
- Josip Juranović
- Marius Wolf
Marius Wolf (10º lugar)
- País: Alemanha
- Clube: Borussia Dortmund
- Idade: 29 anos
Wolf frequentemente se encontrou tapando qualquer buraco que o Dortmund tivesse no elenco, mas se sente mais à vontade atuando como ala-direito em uma formação com três zagueiros.
Josip Juranović (9º lugar)
- País: Croácia
- Clube: Union Berlim
- Idade: 28 anos
A contratação recorde anterior do Union Berlin ainda não provou completamente seu valor, mas Josip deu sinais do tipo de forma que levou o Union a contratá-lo, com base em suas performances na Copa do Mundo de 2022 no Catar.
Kiliann Sildilla (8º lugar)
- País: França
- Clube: SC Freiburg
- Idade: 22 anos
Antes visto como mais eficaz atuando como zagueiro, Sildilla encontrou uma nova vida como lateral-direito no esquema 4-2-3-1 do Freiburg. Ele é fisicamente impressionante e tecnicamente habilidoso.
Ridle Baku (7º lugar)
- País: Alemanha
- Clube: VfL Wolfsburg
- Idade: 26 anos
O menos típico lateral-direito de todos os laterais-direitos desta lista, Baku já jogou em várias posições, desde lateral-direito até atacante, mas atualmente atua como lateral-direito na linha de quatro defensores do Wolfsburg.
Benjamin Henrichs (6º lugar)
- País: Alemanha
- Clube: RB Leipzig
- Idade: 27 anos
Henrichs é um jogador difícil de entender. O alemão parece não ter nenhuma qualidade especial evidente, mas é um marcador implacável e incansável em seu trabalho, sempre se dedicando ao máximo toda vez que está em campo, independentemente das condições.
Josip Stanišić (5º lugar)
- País: Croácia
- Clube: Bayer Leverkusen
- Idade: 24 anos
O croata é versátil, atuando como zagueiro e lateral. Stanišić é um dos defensores mais calmos e inteligentes da liga, tanto sem a bola, com seu posicionamento e tomada de decisões, quanto com a bola, pela sua habilidade em manter a posse e fazer progredir o jogo.
Christopher Trimmel (4º lugar)
- País: Áustria
- Clube: Union Berlin
- Idade: 37 anos
O jogador mais antigo e capitão eterno do Union Berlin está começando a mostrar sinais de idade, e o Union já tem seu substituto em Juranović, mas Trimmel ainda é um lateral-direito de qualidade.
Julian Ryerson (3º lugar)
- País: Noruega
- Clube: Borussia Dortmund
- Idade: 26 anos
Com habilidade para jogar em ambos os lados da defesa e muito seguro com a bola, Ryerson é um dos melhores da temporada.
Jeremie Frimpong (2º lugar)
- País: Holanda
- Clube: Bayer Leverkusen
- Idade: 23 anos
O jogador que ataca pela ala direita do Leverkusen, Frimpong, com sua velocidade explosiva e fome de ataque, tem dado grande impulso aos movimentos pelo lado para a equipe de Xabi Alonso, permitindo que outros jogadores ocupem áreas mais centrais. Frimpong é uma verdadeira máquina de criar oportunidades.
Noussair Mazraoui (1º lugar)
- País: Holanda
- Clube: Bayer de Munique
- Idade: 26 anos
Noussair Mazraoui executa todos os aspectos elegantes do futebol com maestria, driblando e passando com precisão em espaços apertados, além de ter a inteligência tática para escolher entre um passe especulativo e um mais seguro.
Isso tudo sem comprometer o lado defensivo do jogo, já que Mazraoui está mais do que disposto a lutar pela bola.
Embora Mazraoui não utilize tanto sua leitura de jogo na defesa, ele é um monstro em situações de um contra um, frequentemente fechando completamente sua própria lateral enquanto também se apresenta como uma ameaça ofensiva pela mesma faixa.
Leia mais sobre o esporte bretão:
- Veja as 10 camisas mais bonitas do Barcelona na história
- Melhores laterais-esquerdos da Alemanha: confira o top 8
- Veja as 10 camisas mais bonitas do Real Madrid na história
- Camisas mais bonitas do Liverpool: veja o top 10 da história
- Melhores laterais-direitos da Espanha: conheça o top 8
Melhores zagueiros alemães da história
- Franz Beckenbauer
- Jürgen Kohler
- Thomas Berthold
- Guido Buchwald
- Mats Hummels
- Hans-Georg Schwarzenbeck
- Stefan Reuter
- Karlheinz Förster
- Klaus Fichtel
- Werner Liebrich
Werner Liebrich (10º lugar)
- Período: 1943-1962
- Clube: Kaiserslautern
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 2x Bundesliga
Abrimos a lista de melhores zagueiros da Alemanha na história com Werner Liebrich, que se destacou entre as décadas de 50 e 60. Jogador de um clube só, defendeu apenas o Kaiserslautern, time de sua cidade natal, durante quase 20 anos de carreira.
Liebrich foi titular da Alemanha Ocidental que faturou a Copa do Mundo de 1954. Naquela competição, dois fatos marcaram suas performances: entrada forte que lesionou Ferenc Puskás e atuação de gala contra a Iugoslávia nas quartas de final.
Klaus Fichtel (9º lugar)
- Período: 1965-1988
- Clubes: Schalke 04, Werder Bremen
- Títulos: 1x Copa da Alemanha
Klaus Fichtel também foi um dos melhores zagueiros alemães de todos os tempos. Na seleção, jogou cinco partidas da Copa de 70, sendo rebaixado ao banco de reservas apenas contra a Itália nas semifinais. Acumulou 23 jogos e um gol pelo país.
Já por clubes, acumulou passagens sólidas por Schalke 04, onde sagrou-se campeão da Copa da Alemanha em 1971-72, e Werder Bremen. No total, foram 693 compromissos disputados. Também chegou a atuar como líbero em várias ocasiões.
Karlheinz Förster (8º lugar)
- Período: 1977-1986
- Clubes: Stuttgart, Olympique de Marseille
- Títulos: 1x Eurocopa, 1x Bundesliga, 2x Ligue 1, 1x Copa da França
Karlheinz Förster foi um exímio marcador. Escreveu história bonita com o Stuttgart, seu único time na Alemanha, auxiliando os Roten a subirem para a primeira divisão em 1977. Alguns anos depois, o ótimo trabalho foi coroado com título da Bundesliga.
Fato curioso: o zagueiro atuou junto de seu irmão Bernd Förster. Juntos, faturaram a Eurocopa de 1980. Encerrou a sua brilhante trajetória no Olympique de Marseille, onde conquistou o bicampeonato seguido da Ligue 1 e uma Copa da França.
Stefan Reuter (7º lugar)
- Período: 1984-2004
- Clubes: Nürnberg, Bayern de Munique, Juventus, Borussia Dortmund
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 1x Eurocopa, 1x Champions, 1x Mundial, 5x Bundesliga, 3x Supercopa da Alemanha
Stefan Reuter era um zagueiro muito mais rápido do que os padrões da época. Não à toa, recebeu o apelido de “Turbo”. Fez parte do elenco que ganhou a Copa do Mundo de 1990 e a Eurocopa de 1996, acumulando 69 partidas e dois gols.
Revelado no Nürnberg, se transferiu para o Bayern de Munique e por lá foi bicampeão da Bundesliga. Depois, veio a se tornar peça central de uma das equipes mais vitoriosas da história do Borussia Dortmund, campeã europeia em 1996-97.
Mats Hummels (6º lugar)
- Período: 2006-presente
- Clubes: Borussia Dortmund, Bayern de Munique
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 5x Bundesliga, 3x Copa da Alemanha, 6x Supercopa da Alemanha
Mats Hummels é aquele defensor completo que todo clube sonha: líder, técnico, sólido e exímio marcador. Mesmo que ainda esteja em atividade, você precisa concordar conosco que ele já possui um currículo invejável para estar entre os melhores zagueiros alemães.
Pentacampeão da Bundesliga, campeão da Copa do Mundo… e por aí vai. Hummels esteve presente em diversas premiações coletivas, ressuscitou o Borussia Dortmund sob o comando de Jürgen Klopp e ganhou ainda mais notoriedade no Bayern.
Hans-Georg Schwarzenbeck (5º lugar)
- Período: 1966-1981
- Clube: Bayern de Munique
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 1x Eurocopa, 3x Champions, 1x Recopa Europeia, 1x Mundial, 6x Bundesliga, 3x Copa da Alemanha
Poucos defensores foram tão consistentes quanto Hans-Georg Schwarzenbeck. Atuando ao lado de Franz Beckenbauer no Bayern de Munique, seu único clube na carreira, entrou para a história ao completar a trinca da Champions League entre 1973 e 1976.
Um dos títulos, inclusive, só aconteceu graças ao zagueirão. Na final de 74, contra o Atlético de Madrid, Schwarzenbeck acertou um chutaço de fora da área que empatou a partida e forçou o confronto a ser disputado no replay. Na volta, os Bávaros triunfaram por 4-0.
Guido Buchwald (4º lugar)
- Período: 1979-1999
- Clubes: Stuttgarter Kickers, Stuttgart, Urawa Reds, Karlsruher
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 2x Bundesliga
Guido Buchwald tinha uma capacidade absurda de decidir partidas. Em 1990, neutralizou Maradona na final da Copa do Mundo e contribuiu absurdamente para o título mundial. Depois disso, começou a ser chamado de “Diego” pelos jornais do país.
Já em 1992, foi dele o gol que decidiu a partida contra o Leverkusen e selou o título do Stuttgart na Bundesliga – faltando apenas seis minutos para o término do jogo. É por essas e outras que Buchwald é considerado um dos melhores zagueiros da Alemanha na história.
Thomas Berthold (3º lugar)
- Período: 1982-2001
- Clubes: Eintracht Frankfurt, Hellas Verona, Roma, Bayern de Munique, Stuttgart, Adanaspor
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 1x Copa da Alemanha, 1x Copa da Itália
Nossa medalha de bronze ficou com Thomas Berthold. O zagueiro alemão disputou três Copas do Mundo seguidas, tendo como a cereja do bolo o título de 1990. Entre os anos 80 e 90, foi facilmente um dos defensores mais sólidos de sua geração.
Berthold, além de fazer sucesso em solo nacional defendendo as cores do Stuttgart, campeão da Bundesliga em 1996-97, também acumulou passagem interessante na Roma. Sagrou-se vice-campeão da Europa League e campeão da Copa da Itália.
Jürgen Kohler (2º lugar)
- Período: 1983-2002
- Clubes: Waldhof Mannheim, Colônia, Bayern de Munique, Juventus, Borussia Dortmund
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 1x Eurocopa, 1x Champions League, 1x Europa League, 1x Mundial, 3x Bundesliga, 1x Serie A, 1x Copa da Itália, 2x Supercopa da Alemanha
Jürgen Kohler entra em nosso hall de melhores zagueiros alemães da história com o segundo lugar do pódio. Foi um defensor que se se destacou em diversos atributos como antecipação, marcação, jogo aéreo e compostura quando pressionado.
Suas passagens de maior notoriedade foram com as camisas de Juventus e Borussia Dortmund. Com a Vecchia Signora, anotou um “double” na temporada 1994-95. Já com os Aurinegros, faturou o bicampeonato da Bundesliga e a Champions de 1996-97.
Franz Beckenbauer (1º lugar)
- Período: 1964-1983
- Clubes: Bayern de Munique, Hamburgo, New York Cosmos
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 1x Euro, 3x Champions League, 1x Recopa Europeia, 1x Mundial, 5x Bundesliga, 4x Copa da Alemanha
Não há o que discutir: Franz Beckenbauer é o maior zagueiro alemão de todos os tempos. “Der Kaiser” revolucionou os sistemas táticos do futebol popularizando a posição de “líbero”, ficou marcado pela elegância em campo e foi o líder de uma dinastia nos anos 70.
O defensor, que também chegou a atuar no meio-campo, era extremamente cerebral. Comandava a equipe de trás e fazia toda a engrenagem funcionar. Não à toa, recebeu o Ballon d'Or em duas oportunidades. Rei da Alemanha, rei do Bayern de Munique.
E na sua opinião? Quem é o melhor zagueiro da Alemanha no presente e no passado? Queremos ouvir sua opinião! Registre tudo nos comentários.
Aprenda mais sobre basquete, vôlei e outros esportes:
- Futebol Americano Feminino: história, ligas, times e curiosidades
- Futsal no FIFA 20: aprenda a jogar o modo VOLTA
- Maiores torcidas do Brasil: veja o top 10 na atualidade
- Tudo sobre Football Manager 2020: regras, dicas e como jogar
- Tudo sobre Wild Rift: lançamento, regras e todos os campeões
*Última atualização feita em 27 de junho de 2020
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.