Ei, você, fã do futebol! Se liga no texto especial de hoje! Reunimos os melhores zagueiros da Alemanha na atualidade e na história. Tá curioso pra saber quem são?
Na primeira parte do texto, reunimos dez atletas da posição que mandaram bem na temporada 2019-20 da Bundesliga. Incluímos representantes de todas as nacionalidades.
Depois, pra fechar com chave de ouro, selecionamos os dez maiores defensores alemães de todos os tempos! Aí sim levando em consideração apenas aqueles nascidos no país.
Compilamos informações como títulos, recordes e muitas curiosidades. Quando terminar a leitura, não se esqueça de participar nos comentários com sua opinião!
Melhores zagueiros da Bundesliga atualmente
- Mats Hummels
- Dayot Upamecano
- Matthias Ginter
- David Alaba
- Sven Bender
- Jonathan Tah
- Ozan Kabak
- Jérôme Boateng
- Niklas Stark
- Robin Koch
Robin Koch (10º lugar)
- País: Alemanha
- Clube: Freiburg
- Idade: 23 anos
Abrimos nossa lista de melhores zagueiros da Bundesliga em atividade com Robin Koch. Filho do ex-jogador (e também defensor) Harry Koch, o atleta do Freiburg realizou uma temporada 2019-20 firme e já desperta a atenção de gigantes da Europa. Foi o terceiro jogador que mais venceu duelos aéreos no campeonato (139).
Niklas Stark (9º lugar)
- País: Alemanha
- Clube: Hertha Berlim
- Idade: 25 anos
Com convocações recentes para a seleção alemã, Niklas Stark é outro baita nome da posição na atualidade. Se destaca pela combatividade dentro de campo e pela altura avantajada (1.90m). Apesar da estatura, o principal pilar defensivo do Hertha Berlim não deixa a desejar com a bola nos pés, já que tem bom passe para construir jogadas.
Jérôme Boateng (8º lugar)
- País: Alemanha
- Clube: Bayern de Munique
- Idade: 31 anos
Temos que concordar que Jérôme Boateng já não é mais aquele zagueiro top class que estávamos acostumados a assistir – até mesmo por causa da idade. No entanto, possui qualidade o suficiente para estar no ranking. Sua reta final de Bundesliga foi consistente, até porque ganhou mais chances com a lesão de Niklas Süle.
Ozan Kabak (7º lugar)
- País: Turquia
- Clube: Schalke 04
- Idade: 20 anos
Ozan Kabak tem dado o que falar! Certamente um dos melhores zagueiros da Bundesliga hoje. Titularíssimo do Schalke 04, o defensor turco é jovem, tem ótimo tempo de bola e possui muita precisão nos cortes. Foi eleito a revelação do campeonato na temporada 2018-19 e está se desenvolvendo cada vez mais.
Jonathan Tah (6º lugar)
- País: Alemanha
- Clube: Bayer Leverkusen
- Idade: 24 anos
Jonathan Tah é um dos grandes nomes da nova geração de zagueiros alemães. Tem perdido um pouco de espaço no Bayer Leverkusen e já não é unanimidade, mas conhecemos a sua capacidade técnica. Defensor que sobressai no porte físico, nas divididas e que passa segurança. Também vem sendo convocado com certa frequência para a seleção alemã.
Sven Bender (5º lugar)
- País: Alemanha
- Clube: Bayer Leverkusen
- Idade: 31 anos
Sven Bender, volante de ofício, acabou sendo deslocado para a zaga na temporada 2019-20 e jogou uma barbaridade! Não à toa, foi o segundo atleta que mais venceu duelos aéreos no torneio (155). O talismã do Bayer Leverkusen combina atributos defensivos, boa visão de jogo, qualidade técnica para sair jogando e liderança.
David Alaba (4º lugar)
- País: Áustria
- Clube: Bayern de Munique
- Idade: 28 anos
Em quarto lugar, outro jogador que trocou de posição, mas que continuou em grande fase: David Alaba. O austríaco começou a carreira como lateral-esquerdo e até chegou a atuar no meio-campo. Na temporada 2019-20, entretanto, as coisas foram diferentes. O defensor foi escalado como zagueiro e virou grande referência na posição.
Matthias Ginter (3º lugar)
- País: Alemanha
- Clube: Borussia Mönchengladbach
- Idade: 26 anos
Eleito o melhor jogador da seleção alemã em 2019, Matthias Ginter se transformou em um dos melhores zagueiros da Bundesliga em atividade. O defensor, que trocou o Borussia Dortmund pelo Mönchengladbach, colocou o seu nome de vez no cenário nacional. Trata-se de um jogador rápido, intenso, bom marcador e de extrema confiança.
Dayot Upamecano (2º lugar)
- País: França
- Clube: RB Leipzig
- Idade: 21 anos
O RB Leipzig foi dono da melhor defesa da Bundesliga na temporada 2019-20. O time sofreu apenas 37 gols em 34 partidas disputadas – e muito disso se deve ao excelente desempenho de Dayot Upamecano. Forte, firme e consistente tanto no ar quanto no chão, o francês apresentou performances de tirar o fôlego e já está sendo cobiçado por gigantes.
Mats Hummels (1º lugar)
- País: Alemanha
- Clube: Borussia Dortmund
- Idade: 31 anos
Mats Hummels é o melhor zagueiro da Bundesliga em atividade. Após ter retornado ao Borussia Dortmund, o xerife de 31 anos reassumiu o protagonismo da zaga aurinegra e empilhou ótimas atuações. Jogador de extrema qualidade técnica que tem liderança, agilidade, bom passe e tempo de bola como principais atributos.
Leia mais sobre o esporte bretão:
- Veja as 10 camisas mais bonitas do Barcelona na história
- Melhores laterais-esquerdos da Alemanha: confira o top 8
- Veja as 10 camisas mais bonitas do Real Madrid na história
- Camisas mais bonitas do Liverpool: veja o top 10 da história
- Melhores laterais-direitos da Espanha: conheça o top 8
Melhores zagueiros alemães da história
- Franz Beckenbauer
- Jürgen Kohler
- Thomas Berthold
- Guido Buchwald
- Mats Hummels
- Hans-Georg Schwarzenbeck
- Stefan Reuter
- Karlheinz Förster
- Klaus Fichtel
- Werner Liebrich
Werner Liebrich (10º lugar)
- Período: 1943-1962
- Clube: Kaiserslautern
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 2x Bundesliga
Abrimos a lista de melhores zagueiros da Alemanha na história com Werner Liebrich, que se destacou entre as décadas de 50 e 60. Jogador de um clube só, defendeu apenas o Kaiserslautern, time de sua cidade natal, durante quase 20 anos de carreira.
Liebrich foi titular da Alemanha Ocidental que faturou a Copa do Mundo de 1954. Naquela competição, dois fatos marcaram suas performances: entrada forte que lesionou Ferenc Puskás e atuação de gala contra a Iugoslávia nas quartas de final.
Klaus Fichtel (9º lugar)
- Período: 1965-1988
- Clubes: Schalke 04, Werder Bremen
- Títulos: 1x Copa da Alemanha
Klaus Fichtel também foi um dos melhores zagueiros alemães de todos os tempos. Na seleção, jogou cinco partidas da Copa de 70, sendo rebaixado ao banco de reservas apenas contra a Itália nas semifinais. Acumulou 23 jogos e um gol pelo país.
Já por clubes, acumulou passagens sólidas por Schalke 04, onde sagrou-se campeão da Copa da Alemanha em 1971-72, e Werder Bremen. No total, foram 693 compromissos disputados. Também chegou a atuar como líbero em várias ocasiões.
Karlheinz Förster (8º lugar)
- Período: 1977-1986
- Clubes: Stuttgart, Olympique de Marseille
- Títulos: 1x Eurocopa, 1x Bundesliga, 2x Ligue 1, 1x Copa da França
Karlheinz Förster foi um exímio marcador. Escreveu história bonita com o Stuttgart, seu único time na Alemanha, auxiliando os Roten a subirem para a primeira divisão em 1977. Alguns anos depois, o ótimo trabalho foi coroado com título da Bundesliga.
Fato curioso: o zagueiro atuou junto de seu irmão Bernd Förster. Juntos, faturaram a Eurocopa de 1980. Encerrou a sua brilhante trajetória no Olympique de Marseille, onde conquistou o bicampeonato seguido da Ligue 1 e uma Copa da França.
Stefan Reuter (7º lugar)
- Período: 1984-2004
- Clubes: Nürnberg, Bayern de Munique, Juventus, Borussia Dortmund
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 1x Eurocopa, 1x Champions, 1x Mundial, 5x Bundesliga, 3x Supercopa da Alemanha
Stefan Reuter era um zagueiro muito mais rápido do que os padrões da época. Não à toa, recebeu o apelido de “Turbo”. Fez parte do elenco que ganhou a Copa do Mundo de 1990 e a Eurocopa de 1996, acumulando 69 partidas e dois gols.
Revelado no Nürnberg, se transferiu para o Bayern de Munique e por lá foi bicampeão da Bundesliga. Depois, veio a se tornar peça central de uma das equipes mais vitoriosas da história do Borussia Dortmund, campeã europeia em 1996-97.
Mats Hummels (6º lugar)
- Período: 2006-presente
- Clubes: Borussia Dortmund, Bayern de Munique
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 5x Bundesliga, 3x Copa da Alemanha, 6x Supercopa da Alemanha
Mats Hummels é aquele defensor completo que todo clube sonha: líder, técnico, sólido e exímio marcador. Mesmo que ainda esteja em atividade, você precisa concordar conosco que ele já possui um currículo invejável para estar entre os melhores zagueiros alemães.
Pentacampeão da Bundesliga, campeão da Copa do Mundo… e por aí vai. Hummels esteve presente em diversas premiações coletivas, ressuscitou o Borussia Dortmund sob o comando de Jürgen Klopp e ganhou ainda mais notoriedade no Bayern.
Hans-Georg Schwarzenbeck (5º lugar)
- Período: 1966-1981
- Clube: Bayern de Munique
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 1x Eurocopa, 3x Champions, 1x Recopa Europeia, 1x Mundial, 6x Bundesliga, 3x Copa da Alemanha
Poucos defensores foram tão consistentes quanto Hans-Georg Schwarzenbeck. Atuando ao lado de Franz Beckenbauer no Bayern de Munique, seu único clube na carreira, entrou para a história ao completar a trinca da Champions League entre 1973 e 1976.
Um dos títulos, inclusive, só aconteceu graças ao zagueirão. Na final de 74, contra o Atlético de Madrid, Schwarzenbeck acertou um chutaço de fora da área que empatou a partida e forçou o confronto a ser disputado no replay. Na volta, os Bávaros triunfaram por 4-0.
Guido Buchwald (4º lugar)
- Período: 1979-1999
- Clubes: Stuttgarter Kickers, Stuttgart, Urawa Reds, Karlsruher
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 2x Bundesliga
Guido Buchwald tinha uma capacidade absurda de decidir partidas. Em 1990, neutralizou Maradona na final da Copa do Mundo e contribuiu absurdamente para o título mundial. Depois disso, começou a ser chamado de “Diego” pelos jornais do país.
Já em 1992, foi dele o gol que decidiu a partida contra o Leverkusen e selou o título do Stuttgart na Bundesliga – faltando apenas seis minutos para o término do jogo. É por essas e outras que Buchwald é considerado um dos melhores zagueiros da Alemanha na história.
Thomas Berthold (3º lugar)
- Período: 1982-2001
- Clubes: Eintracht Frankfurt, Hellas Verona, Roma, Bayern de Munique, Stuttgart, Adanaspor
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 1x Copa da Alemanha, 1x Copa da Itália
Nossa medalha de bronze ficou com Thomas Berthold. O zagueiro alemão disputou três Copas do Mundo seguidas, tendo como a cereja do bolo o título de 1990. Entre os anos 80 e 90, foi facilmente um dos defensores mais sólidos de sua geração.
Berthold, além de fazer sucesso em solo nacional defendendo as cores do Stuttgart, campeão da Bundesliga em 1996-97, também acumulou passagem interessante na Roma. Sagrou-se vice-campeão da Europa League e campeão da Copa da Itália.
Jürgen Kohler (2º lugar)
- Período: 1983-2002
- Clubes: Waldhof Mannheim, Colônia, Bayern de Munique, Juventus, Borussia Dortmund
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 1x Eurocopa, 1x Champions League, 1x Europa League, 1x Mundial, 3x Bundesliga, 1x Serie A, 1x Copa da Itália, 2x Supercopa da Alemanha
Jürgen Kohler entra em nosso hall de melhores zagueiros alemães da história com o segundo lugar do pódio. Foi um defensor que se se destacou em diversos atributos como antecipação, marcação, jogo aéreo e compostura quando pressionado.
Suas passagens de maior notoriedade foram com as camisas de Juventus e Borussia Dortmund. Com a Vecchia Signora, anotou um “double” na temporada 1994-95. Já com os Aurinegros, faturou o bicampeonato da Bundesliga e a Champions de 1996-97.
Franz Beckenbauer (1º lugar)
- Período: 1964-1983
- Clubes: Bayern de Munique, Hamburgo, New York Cosmos
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 1x Euro, 3x Champions League, 1x Recopa Europeia, 1x Mundial, 5x Bundesliga, 4x Copa da Alemanha
Não há o que discutir: Franz Beckenbauer é o maior zagueiro alemão de todos os tempos. “Der Kaiser” revolucionou os sistemas táticos do futebol popularizando a posição de “líbero”, ficou marcado pela elegância em campo e foi o líder de uma dinastia nos anos 70.
O defensor, que também chegou a atuar no meio-campo, era extremamente cerebral. Comandava a equipe de trás e fazia toda a engrenagem funcionar. Não à toa, recebeu o Ballon d'Or em duas oportunidades. Rei da Alemanha, rei do Bayern de Munique.
E na sua opinião? Quem é o melhor zagueiro da Alemanha no presente e no passado? Queremos ouvir sua opinião! Registre tudo nos comentários.
Aprenda mais sobre basquete, vôlei e outros esportes:
- Futebol Americano Feminino: história, ligas, times e curiosidades
- Futsal no FIFA 20: aprenda a jogar o modo VOLTA
- Maiores torcidas do Brasil: veja o top 10 na atualidade
- Tudo sobre Football Manager 2020: regras, dicas e como jogar
- Tudo sobre Wild Rift: lançamento, regras e todos os campeões
*Última atualização feita em 27 de junho de 2020
Julio César Puiati é jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital pelo UniBH. Editor-chefe da PL Brasil, redator do TechTudo e apaixonado por esportes – sobretudo futebol e basquete. Especialista em games, Premier League e NBA. Antes que me pergunte: esport é esporte sim!