Conheça o simulador de futebol mais querido do mundo! Requisitos mínimos, como comprar e tudo sobre Football Manager 2020

O simulador de futebol mais querido do mundo é um fenômeno de popularidade. Vemos cada vez mais players se aventurando nos gramados virtuais. Se você é um daqueles que adora dirigir times – desde as finanças até o gerenciamento tático – esse texto será de grande serventia, pois te apresentaremos tudo sobre Football Manager 2020.

Dá pra acreditar que o jogo está sendo utilizado até por olheiros na vida real? Pois é! Algumas contratações – principalmente de jovens talentos – foram concretizadas graças ao nosso bom e velho FM. Você provavelmente não faz parte de uma staff de verdade, mas pode ter a sua própria! Pelo menos virtualmente, né?

Como comprar o FM 2020? Qual é a ideia central da franquia? Como iniciar um save? Fica tranquilo que gente te tira todas as dúvidas! Segue o fio.

O que é Football Manager?

Tudo sobre Football Manager 2020
Football Manager é um simulador de futebol completo

Antes de mais nada, caso você esteja testando o game pela primeira vez, é bom esclarecer. Football Manager é uma franquia muito famosa que simula o gerenciamento de clubes de futebol. O título é desenvolvido pela Sports Interactive e publicado pela Sega.

Como assim gerenciar um time? É como se fosse o Brasfoot. Lembra dele? Só que com milhares de opções extras. Sério. Dá pra você administrar tudo. Finanças, estádio, contratações, olheiros, comissão técnica, sistemas táticos e por aí vai.

Por tudo isso, FM costuma ser um tanto quanto complexo para iniciantes. Mas é só ir na maciota que rapidamente você pega o jeito. Estude bastante, assista tutoriais, confira dicas de especialistas, visite fóruns especializados e, claro, leia o nosso texto!

O simulador existe desde 2005. Desde então, vem melhorando cada vez mais, a ponto de se aproximar, de fato, da realidade a qual vivemos. É isso que deixa Football Manager tão atrativo. Uma experiência extremamente imersiva!

Como comprar Football Manager 2020?

Como comprar FM2020
FM 2020 pode ser comprado através de revendedores

Football Manager 2020 pode ser jogado em qualquer computador, seja ele um MAC, Windows ou Linux. O game, infelizmente, não pode ser adquirido diretamente na Steam brasileira, já que a empresa não entrou em acordo de licenciamento com o país.

Mas calma que ainda dá pra comprar! E não se preocupe: o processo é 100% legal. Basta garantir uma licença com revendedores nacionais. É como se fosse uma importação. O jogo vai rodar bacana sem qualquer tipo de restrição.

O local mais utilizado para adquirir uma licença é o Mercado Livre. Analise a reputação dos vendedores, feedback de clientes, credenciais, número de vendas e coisas do tipo. O pessoal do Trivela indica o Marton Shop. Já a galera da FManager, o Apodi Games.

Os preços levam em conta a variação do dólar, então não se assuste caso o valor mude da noite pro dia. No momento desta publicação, Football Manager está custando R$ 180.

Requisitos mínimos para jogar FM 2020

Para PCs com sistema operacional Windows, os requisitos mínimos são:

  • Sistema: 7 (SP1), 8/8.1, 10 (Atualização 1803/Abril 2018 ou superior) com 64-bit
  • Processador:  Intel Pentium 4, Intel Core 2 ou AMD Athlon 64 com 2.2 GHz
  • Memória: 2 GB de RAM
  • Placa de vídeo: Intel GMA X4500, NVIDIA GeForce 9600M GT ou AMD/ATI Mobility Radeon HD 3650 com 256MB VRAM
  • Espaço no disco: 7 GB
  • Adicionais: Sistema 64-bit e Direct X Versão 11

Para MAC’s da marca Apple, os requisitos mínimos são:

  • Sistema: 10.11.6, 10.12.6, 10.13.6, 10.14.6, 10.15 com 64-bit
  • Processador: Intel Core 2 Duo com 1.8 GHz
  • Memória: 2 GB de RAM
  • Placa de vídeo: Intel GMA X4500, NVIDIA GeForce 9600M GT ou AMD/ATI Mobility Radeon HD 3650 com 256MB VRAM
  • Espaço no disco: 7 GB
  • Adicionais: macOS 10.14 e superiores requerem Metal 1; macOS 10.13 e anteriores requerem OpenGL 2.1

Como jogar Football Manager?

  1. Escolha um clube
  2. Defina o esquema tático
  3. Escolha a staff
  4. Prepare treinos
  5. Desenvolva jovens
  6. Contrate reforços
  7. Fique de olho nas metas
  8. Jogue as partidas

Football Manager é um simulador de gerenciamento de futebol extremamente realista, fundamentado numa base de dados gigantesca – e que é atualizada a cada momento. Se você está acostumado ao Modo Carreira do FIFA ou à Master League do PES… prepare-se para um universo bem mais vasto e complexo.

Caso esteja se aventurando pela primeira vez no FM, é bom saber o que já te espera pela frente. Por isso, decidimos reunir os aspectos mais básicos do jogo. Obviamente não conseguiremos apresentar tudo, pois são muitas opções a serem destrinchadas. Mas já é um start maneiro pra não boiar no início, né?

Preço de FM2020
Football Manager segue a lógica do calendário real

Leia mais sobre games:

Escolha um clube

Você assumirá o papel de um manager. Portanto, no início do save, é necessário escolher qual clube e liga você quer disputar. Estão disponíveis no Football Manager agremiações de 53 países diferentes, totalizando 118 campeonatos.

Defina o esquema tático

O que mais chama atenção no FM é a imensidão de opções táticas para você moldar a sua equipe do jeitinho que quiser. A customização vai desde o âmbito coletivo (formação, tipo de marcação, posse de bola, pressão, amplitude, compactação) ao âmbito individual (aquele determinado atleta vai se movimentar como? Ele ficará mais preso nas subidas?).

Note que é possível gerenciar os padrões táticos tanto antes quanto durante as partidas. Se algo estiver dando errado no meio do jogo, é possível distribuir novas ordens para que os atletas mudem a postura dentro de campo.

O trabalho estratégico também pode ser feito com os adversários. Estude os oponentes para descobrir fraquezas e explorá-las o melhor possível. Isso pode custar uma vitória!

Escolha a staff

staff fm 2020
Você pode ter a sua própria equipe de funcionários no clube

Você também terá de escolher a sua própria comissão técnica. Ela é composta por preparadores físicos, diretores, treinadores de goleiro, auxiliares e outras funções. Cada funcionário ficará responsável por uma área do elenco. E você receberá relatórios periódicos sobre cada setor, facilitando a sua gestão e crescimento dentro do clube.

Prepare treinos

Outro aspecto fundamental em Football Manager é o treinamento. É extremamente necessário organizar o calendário de atividades físicas para que o seu elenco desenvolva. Você poderá customizar o tipo de treino, a duração e o dia, além de trabalhar atributos específicos como finalização, marcação, passe e posicionamento.

Desenvolva jovens

As categorias de base também seguem a lógica da vida real. O sistema de desenvolvimento de jovens é algo fenomenal (e bastante impactante). Você, como manager, tem total liberdade para subir atletas da academia, lapidá-los e oferecer novos contratos, além de colocar olheiros por todas as partes do mundo em busca de novos talentos.

Contrate reforços

Como a base de dados de Football Manager 2020 é assustadoramente grande, você terá opções quase que infinitas para contratar jogadores de todos os cantos do planeta. Faça scouts, ofereça salários, estabeleça o valor de compra, acerte empréstimos e venda atletas que já não fazem mais parte dos seus planos.

Fique de olho nas metas

objetivos football manager
Como manager, você precisa cumprir objetivos durante a temporada

É claro que você não terá liberdade para fazer tudo o que quer (e nem tempo de sobra para mostrar resultados). Cada clube possui o seu próprio orçamento, que vai variar de acordo com o tamanho do time. Existem também objetivos e metas a serem cumpridas, como posição final na tabela, aumento de popularidade, dinheiro, contratações, etc.

Jogue as partidas

Uma vez que todas as áreas do seu clube estejam funcionando perfeitamente, é hora de começar a temporada. Você seguirá um calendário de partidas bem igual ao que vemos na realidade, recheado de torneios nacionais (liga nacional, copas domésticas), competições continentais (Libertadores, Champions) e mundiais, caso treine uma seleção

Novidades do Football Manager 2020

  • Visão do Clube
  • Centro de Desenvolvimento
  • Comissão Técnica
  • Plano de Carreira

Visão do Clube

visao do clube fm 2020
Visão do Clube é uma das novidades do FM 2020

A Visão do Clube é uma das novidades do Football Manager 2020. Trata-se de um painel na interface do jogo que trará os mais diversos tipos de expectativas da diretoria, que agora estarão ainda mais detalhadas e personalizadas de acordo com cada equipe. A seção é dividida em três categorias:

  • Cultura do Clube
  • Planejamento de Cinco Anos
  • Objetivos em Andamento

Na Cultura do Clube, é necessário cumprir missões relativas a tipos de transferências (por exemplo: contratar atletas de até 20 anos) e estabelecer um estilo de jogo.

O Planejamento de Cinco Anos inclui objetivos que precisam ser concluídos a longo prazo. Ao fim de cada temporada, você terá de atingir algum tipo de expectativa. Exemplos: subir de divisão, continuar na liga, ganhar vaga em competições europeias, etc.

Já os Objetivos do Clube são missões que o técnico é obrigado a completar ao longo do ano. Elas podem ser de diversas naturezas como lapidar promessas, lucrar com transações, não sair do orçamento proposto e assim por diante.

Cada tarefa impactará de uma forma única em seu sucesso (ou não) como manager. Você também pode sugerir metas e tentar barganhar um deadline maior. Tudo pode ser conversado com a direção do time, o que trás aquela sensação de “realidade” maneira.

Centro de Desenvolvimento

como jogar fm 2020
Centro de Desenvolvimento no FM 2020

Outra novidade em Football Manager 2020 é o Centro de Desenvolvimento, uma nova aba do painel que lhe traz informações mais detalhadas sobre as categorias de base e os chamados jogadores “reservas” – aqueles não aproveitados no elenco principal.

Você pode administrar todas as etapas ou deixar nas mãos da comissão técnica, que terá um papel importante por aqui. Ela registrará relatórios de atletas que estão deslanchando, merecem mais treinamento ou que podem ser dispensados.

Também poderemos acompanhar o progresso de jogadores emprestados em uma única seção. Antigamente, precisávamos ir ao perfil de cada atleta e extrair um relatório individual. Agora tudo pode ser visto em um só local, o que facilita o scout.

Por fim, agora é possível verificar previamente as novas “safras” de jovens, atualizadas uma vez a cada temporada. Essa feature nova é importante para que os técnicos consigam personalizar melhor o tipo de atleta que querem para compor as categorias de base.

Comissão Técnica

comissao tecnica fm
A comissão técnica é de extrema importância no jogo

A Comissão Técnica nunca esteve tão importante quanto em Football Manager 2020. Agora, os membros da sua staff registram alguns “pitacos” sobre diversos aspectos do clube.

Os funcionários dão conselhos de escalações, jogadores, sistemas táticos, substituições e outras funções estratégicas. É o seu dever aceitar todas elas, apenas uma parte ou rejeitar tudo. A decisão final continua do técnico, mas para quem gosta de jogar com menos atribuições nas costas… convenhamos que é uma mão na roda.

Na área de seleção tática, a comissão também registra o que pode ser aproveitado ou melhorado em cada parte do campo. Por fim, existem agora dois novos cargos para você contratar: Diretor Técnico e Chefe de Desenvolvimento.

Plano de Carreira

plano de carreiro football manager
Agora é possível fazer um plano de carreira para os jogadores

A última novidade relevante presente em Football Manager 2020 é o Plano de Carreira. Agora é possível oferece informações mais detalhadas para um atleta no ato da contratação. Isso influenciará diretamente na resposta do jogador em questão.

Exemplo: reserva na primeira temporada, mais rodagem na segunda e titularidade garantida na terceira. Outro aspecto que traz realismo ao simulador.

Saia do ambiente virtual e venha para a realidade!

*Última atualização feita em 29 de junho de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin