Luis Aragonés, Pep Guardiola, Vicente del Bosque e mais: descubra quem são os 10 melhores técnicos da Espanha em todos os tempos!

Pep Guardiola, Vicente del Bosque, Luis Aragonés… são diversos os técnicos que nasceram na terra do flamenco e fizeram história no futebol. Portanto, decidimos ir a fundo nas pesquisas e ranquear os melhores técnicos da Espanha em todos os tempos.

Reunimos dez nomes de respeito, levando em conta títulos conquistados em solo nacional, troféus faturados pela Fúria, recordes e contextos históricos. Você encontrará, a seguir, estatísticas, clubes comandados e muitas curiosidades.

Ah, não se esqueça de participar nos comentários. Essa lista é apenas uma opinião nossa. Sinta-se livre para discordar, relembrar outros treinadores e, claro, montar o seu top 10 perfeito. Combinado? Venha interagir conosco!

Melhores técnicos espanhóis da história

  1. Pep Guardiola
  2. Miguel Muñoz
  3. Vicente del Bosque
  4. Rafael Benítez
  5. José Villalonga
  6. Luis Aragonés
  7. Luis Enrique
  8. Javier Clemente
  9. Javier Irureta
  10. Juande Ramos

Juande Ramos (10º lugar)

Juande Ramos melhores tecnicos da espanha
Ramos é lembrado com bastante carinho no Sevilla
  • Período: 1990-2016
  • Clubes: Alcoyano, Elche, Levante, Logroñés, Lleida, Rayo Vallecano, Real Bétis, Espanyol, Málaga, Sevilla, Tottenham, Real Madrid, CSKA Moscow, Dnipro Dnipropetrovsk
  • Títulos: 2x Europa League, 1x Supercopa da UEFA, 1x Campeonato Ucraniano, 1x Copa do Rei, 1x Copa da Liga Inglesa, 1x Supercopa da Espanha,

Abrimos a lista de melhores técnicos da Espanha na história com Juande Ramos. Após passagens por clubes de pouca expressão, assumiu o Sevilla em 2005 e finalmente conquistou títulos de grande calibre.

Nas duas temporadas que esteve à frente dos Nervionenses, venceu dois títulos seguidos da Europa League, além de uma Copa do Rei e uma Supercopa da UEFA – essa última faturada em cima do poderoso Barcelona.

Javier Irureta (9º lugar)

Javier Irureta melhores tecnicos da espanha
Irureta (à direita) fez história com o La Coruña
  • Período: 1984-2008
  • Clubes: Sestao, Logroñés, Oviedo, Racing Santander, Athletic Bilbao, Real Sociedad, Celta de Vigo, Deportivo La Coruña, Real Bétis, Zaragoza
  • Títulos: 1x La Liga, 1x Copa do Rei, 2x Supercopa da Espanha

Javier Irureta foi o responsável por revolucionar o La Coruña no final dos anos 90. O timaço formado por Noureddine Naybet, Mauro Silva e Roy Makaay quebrou a hegemonia de Barcelona e Real Madrid em solo nacional com um futebol de encher os olhos.

O técnico espanhol conduziu o esquadrão ao inédito título da La Liga em 2000. Além disso, chegou às quartas de final em duas edições de Champions League. Eles derrotaram grandes potências do cenário como Manchester United, Juventus e Arsenal.

Javier Clemente (8º lugar)

javier clemente melhores tecnicos da espanha
Clemente foi um dos melhores técnicos da Espanha na história
  • Período: 1975-presente
  • Clubes: Arenas Getxo, Basconia, Athletic Bilbao, Espanyol, Atlético de Madrid, Espanha, Real Bétis, Real Sociedad, Olympique de Marseille, Tenerife, Sérvia, Real Murcia, Real Valladolid, Sporting Gijón, Camarões, Líbia
  • Títulos: 2x La Liga, 1x Copa do Rei, 1x Supercopa da Espanha

Javier Clemente montou um Athletic de Bilbao que fez história no começo dos anos 80. Foi durante essa década que o técnico ergueu duas taças da La Liga e uma Copa do Rei, colocando em campo uma equipe competitiva e bastante dura de se bater.

Há quem diga que seus comandados praticavam um futebol um tanto quanto violento, mas essa conversa pode ficar para uma outra oportunidade. Em números e títulos, Clemente certamente fora um dos melhores técnicos espanhóis em todos os tempos.

Luis Enrique (7º lugar)

luis enrique melhores tecnicos da espanha
Enrique é o atual treinador da Fúria
  • Período: 2008-presente
  • Clubes: Roma, Celta de Vigo, Barcelona, Espanha
  • Títulos: 1x Champions, 1x Supercopa da UEFA, 1x Mundial, 2x La Liga, 3x Copa do Rei, 1x Supercopa da Espanha,

Luís Enrique é um dos nomes mais novos do nosso ranking de melhores técnicos da Espanha na história. Sua carreira como jogador encerrou-se em 2004 e, quatro anos depois, já estava realizando o seu primeiro trabalho na equipe B do Barcelona.

Após visitar Roma e Celta de Vigo (sem grandes resultados), voltou ao clube da Catalunha – desta vez, para treinar a equipe principal. E aí construiu uma grande trajetória. Em 181 partidas, comandou o trio “MSN” e empilhou os principais troféus do futebol.

Luis Aragonés (6º lugar)

Melhores técnicos espanhóis de todos os tempos
Aragonés foi um dos melhores técnicos espanhóis de todos os tempos
  • Período: 1974-2009
  • Clubes: Atlético de Madrid, Real Bétis, Barcelona, Espanyol, Sevilla, Valencia, Oviedo, Mallorca, Espanha, Fenerbahçe
  • Títulos: 1x Eurocopa, 1x Mundial, 1x La Liga, 4x Copa do Rei, 1x Supercopa da Espanha

A grandiosa seleção espanhola que conhecemos hoje começou a ser moldada no final dos anos 2000. E o homem responsável por implementar os primeiros passos do “tiki-taka” foi Luis Aragonés, que assumiu a equipe nacional em 2004.

Com Torres, Xavi e Iniesta em grande fase, o treinador faturou a Euro 2008 e pavimentou o caminho para o seu sucessor, Vicente del Bosque. Antes, já havia feito história com o Atlético de Madrid, onde conquistou La Liga e alcançou a final da Champions de 74.

Leia mais sobre futebol:

Camisas de Futebol

José Villalonga (5º lugar)

José Villalonga
Villalonga treinou os rivais Real e Atlético de Madrid
  • Período: 1955-1966
  • Clubes: Real Madrid, Atlético de Madrid, Espanha
  • Títulos: 2x Champions League, 1x Recopa Europeia, 2x La Liga, 2x Copa do Rei

Antes de Aragonés fazer história, José Villalonga foi o responsável pela primeira era de dominância mundial da seleção espanhola. Nos anos 60, a Fúria venceu o Campeonato Europeu (precursora da atual Euro), seu primeiro título de grande expressão.

“Pepe” também marcou época dirigindo grandes clubes da elite nacional. Sob o seu comando, Real Madrid e Atlético de Madrid acumularam diversas honrarias na década de 50, com destaque para o bicampeonato da Champions dos Merengues.

Rafael Benítez (4º lugar)

Melhores técnicos espanhóis
Benítez era o comandante do Liverpool no Milagre de Istambul
  • Período: 1993-presente
  • Clubes: Real Valladolid, Osasuna, Extremadura, Tenerife, Valencia, Liverpool, Internazionale, Chelsea, Napoli, Real Madrid, Newcastle, Dalian Professional
  • Títulos: 1x Champions League, 1x Supercopa da UEFA, 2x Europa League, 1x Mundial, 2x La Liga, 1x Copa da Inglaterra, 1x Copa da Itália, 1x Supercopa da Inglaterra, 2x Supercopa da Itália

Rafael Benítez merece estar entre os melhores técnicos da Espanha na história, pois atingiu resultados satisfatórios em vários clubes expressivos da Europa. Seu título mais importante, obviamente, foi a Champions de 2005 com o Liverpool – o Milagre de Istambul.

Além disso, Rafa guiou um poderosíssimo Valencia no começo do século, conquistou dois acessos à La Liga com os modestos Extremadura e Tenerife, venceu uma Europa League com o Chelsea e salvou o Newcastle de maus lençóis.

Vicente del Bosque (3º lugar)

Quem é o melhor técnico da Espanha
Del Bosque foi um dos melhores técnicos espanhóis do futebol
  • Período: 1987-2016
  • Clubes: Real Madrid, Beşiktaş, Espanha
  • Títulos: 1x Copa do Mundo, 1x Eurocopa, 2x Champions League, 1x Supercopa da UEFA, 1x Mundial, 2x La Liga, 1x Supercopa da Espanha

Vicente del Bosque assumiu o bastão deixado por Luis Aragonés e transformou a Espanha em uma seleção mais soberana ainda. Comandando a Fúria, o simpático bigodudo reforçou a filosofia “tiki-taka”, faturou a Euro 2012 e o inédito título da Copa do Mundo de 2012.

No período anterior à sua passagem na “Roja”, del Bosque ainda fez bonito no Real Madrid. Por lá treinou os Galáticos, acumulou duas La Ligas, duas Champions e um Mundial. Definitivamente um dos melhores técnicos espanhóis de todos os tempos.

Miguel Muñoz (2º lugar)

melhor técnico da Espanha
Muñoz é visto como lenda no Real Madrid
  • Período: 1959-1988
  • Clubes: Real Madrid, Plus Ultra, Espanha, Granada, Las Palmas, Sevilla
  • Títulos: 2x Champions League, 9x La Liga, 2x Copa do Rei

Chegamos à reta final! E nossa medalha de prata ficou com Miguel Muñoz – simplesmente o técnico com mais tempo de casa (e mais vitorioso) do Real Madrid na história. Em duas passagens, que duraram entre 1959 e 1974, o comandante esteve à frente em 604 jogos.

Foram diversas pratarias alcançadas ao longo do período. Nove La Ligas, duas Copas do Rei, duas Champions League e por aí vai. Em seguida, foi treinar a Espanha, levando a Fúria ao vice-campeonato da Euro em 1984. O cara era um fenômeno!

Pep Guardiola (1º lugar)

pep guardiola tecnico
Guardiola é o melhor técnico da Espanha da história
  • Período: 2007-presente
  • Clubes: Barcelona, Bayern de Munique, Manchester City
  • Títulos: 2x Champions League, 3x Supercopa da UEFA, 3x Mundial, 2x Premier League, 3x La Liga, 3x Bundesliga, 1x Copa da Inglaterra, 2x Copa do Rei, 2x Copa da Alemanha, 3x Copa da Liga Inglesa, 2x Supercopa da Inglaterra, 3x Supercopa da Espanha,

Para nós, Pep Guardiola é o melhor técnico da Espanha de todos os tempos. Entusiasta do jogo apoiado e da filosofia “tiki-taka”, treinou o Barcelona mais eficiente de todos os tempos entre 2008 e 2012. Aquele fora um dos times mais espetaculares da história!

Foi aplaudido de pé na terra natal e depois foi alcançar voos em outros países. Na Alemanha, deu sequência à supremacia do Bayern de Munique. Hoje, na Inglaterra, transformou o Manchester City em um dos clubes mais temidos da atualidade.

Mergulhe no mundo esportivo:

*Última atualização feita em 24 de junho de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin