Veja a lista dos melhores livros de tênis, com biografias de Federer, Nadal, Djokovic, Serena e Guga, além de relatos de grandes rivalidades!

Os fãs de tênis estão acostumados a ver alguns dos maiores nomes da história do esporte disputar os principais torneios do circuito mundial semana após semana. Que tal ir além dos jogos e conhecer as histórias desses tenistas?

Preparamos uma lista com os 23 melhores livros de tênis. Nela, você poderá conferir biografias de gênios como Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic, Serena Williams, Maria Sharapova e Guga.

Há também relatos sobre grandes rivalidades, como a entre John McEnroe e Bjorn Borg e a entre Federer e Nadal.

Incluímos ainda os melhores livros para ajudar a desenvolver o jogo de tênis e a lidar com todos os aspectos mentais deste esporte!

Então, não perca tempo e confira os melhores livros de tênis! Listamos tanto obras em português quanto em inglês 😉

Os melhores livros de tênis

Veja, a seguir, quais livros de tênis são imperdíveis para os fãs do esporte!

Guga, um brasileiro

  • Autor: Gustavo Kuerten

Maior tenista brasileiro de todos os tempos, Gustavo Kuerten, o Guga, chegou ao topo do ranking mundial da ATP unindo talento, perseverança e empenho.

Em sua autobiografia, Guga relata todas as dificuldades que passou desde a infância, com tragédias familiares, e como o apoio da família e de seu treinador Larri Passos o ajudaram a conquistar o tricampeonato de Roland Garros.

Hoje, Gustavo Kuerten é membro do hall da fama do tênis.

Quer ler o livro sobre Guga? Clique neste link!

Agassi – Autobiografia

  • Autor: Andre Agassi

Poucas autobiografias de esportistas repercutiram tanto quanto a de Andre Agassi. Afinal, apresenta relatos com pura honestidade do americano ex-número 1 do mundo.

Em sua autobiografia, Agassi relembra treinos exaustivos de sua infância, a relação conturbada com o pai, as sensações de vencer os títulos de Grand Slam e seus embates com Pete Sampras.

Surpreendentemente ou não, ele conta como não gostava de tênis!

Ficou interessado? Você pode comprar o livro de Agassi clicando neste link!

Federer

  • Autor: Chris Bowers

Lançada em 2015, esta é a biografia “não autorizada” daquele que é apontado como o maior tenista de todos os tempos.

O livro relata a vida de Roger Federer nas quadras como tenista juvenil e também logo quando se tornou profissional. As aparições na Copa Davis no início da carreira também são relembradas.

É fã de Federer e quer ler o livro? Compre neste link!

Rafa: Minha História

Rafael Nadal continua em atividade, colecionando títulos, especialmente no saibro, mas sua biografia, lançada em 2011, já é uma boa oportunidade para conhecermos mais sobre a história do tenista espanhol.

O livro vai até o título de Nadal no US Open de 2010, antes mesmo de ele completar 25 anos. Porém, ele já se firmava com o rei de Roland Garros.

Rafa: Minha História relata os ótimos resultados do ídolo espanhol quando ainda era muito jovem, sua relação com o tio e treinador Toni e os sucessivos problemas nos joelhos até os primeiros títulos de Grand Slam.

Gostaria de ler essa biografia? Não perca tempo e compre neste link!

A biografia de Novak Djokovic

Novak Djokovic já se consolidou como um dos maiores tenistas de todos os tempos. E sua vida é uma história inspiradora.

Nascido e criado na Sérvia, país que recentemente esteve envolvido em guerras, Djoko teve uma trajetória de superação de obstáculos, extrema força de vontade e resiliência.

Sua biografia revela os bastidores de sua carreira e sua vida particular.

Ficou curioso e quer comprar o livro? Basta clicar neste link!

Serena: A graphic biography of Serena Williams

Serena Williams é a maior vencedora de Grand Slams na era aberta do tênis, com mais títulos do que Steffi Graf e Roger Federer.

Agora mais perto do fim de uma extraordinária carreira que se estende por mais de 20 anos, e tendo retornado à competição depois de se tornar mãe, ela permanece extremamente ambiciosa, em busca de novas marcas.

Nesta inovadora biografia ilustrada, o tênis de Serena Williams é explorado como nunca antes: gráficos impressionantes ilustram seus padrões de saque e sua força característica.

Quer comprar o livro sobre este fenômeno do tênis? Basta clicar neste link!

Aqui tem

  • Autores: Fernando Meligeni e André Kfouri

Quer saber todos os bastidores e detalhes da carreira de Fernando Meligeni sob a visão dele mesmo? Escrito em conjunto com o jornalista André Kfouri, o livro “Aqui tem! Vitórias e memórias de Fernando Meligeni” não é uma biografia, mas um relato de boas histórias do Fininho.

O livro relata alguns dos principais episódios da trajetória de Fernando Meligeni no tênis desde o início de sua carreira, com os momentos de glória até os dissabores.

“Aqui tem” é, portanto, uma ótima oportunidade para vermos algumas das curiosidades de Fernando Meligeni.

Quer comprar o livro? Só clicar neste link!

Mente de campeão

  • Autor: Pete Sampras

Quem quer conhecer mais sobre a história de Pete Sampras sob a visão do próprio ex-tenista tem uma ótima oportunidade na autobiografia “Mente de Campeão”.

Em seu livro, Sampras relata os desafios pessoais que enfrentou para se tornar uma lenda das quadras e todo o esforço para chegar a ser o número 1 do mundo e se manter no topo do ranking por quase 6 anos.

Entre 1988 e 2002, Pete Sampras construiu uma das carreiras mais brilhantes do tênis.

Caso queira comprar o livro, basta clicar neste link!

Nadal & Federer: A história da rivalidade entre os maiores tenistas do mundo

Rafael Nadal e Roger Federer protagonizam uma das maiores rivalidades da história do tênis. A história desses confrontos é relatada em Nadal & Federer.

Partindo de 2017, ano em que a dupla voltou a liderar o circuito mundial e a disputar finais, os autores contam a trajetória dos encontros entre o espanhol e o suíço.

Não faltam detalhes das grandes partidas disputadas entre eles: desde a primeira em 2004, um confronto de duplas pelo torneio de Indian Wells, até a final de Wimbledon em 2008, considerado o melhor jogo de todos os tempos.

Além da rivalidade nas quadras, o livro relata a amizade construída no circuito mundial de tênis. Para os fãs de Rafa e Federer, este é um livro imprescindível.

Quer ter o livro sobre estes gênios? Compre neste link!

Strokes of Genius: Federer, Nadal, and the Greatest Match Ever Played

  • Autor: L. Jon Wertheim

Não é à toa que o título do livro fala em “the greatest match ever played”. O duelo entre Rafael Nadal e Roger Federer na final de Wimbledon em 2008 é uma das partidas mais marcantes da história do tênis.

Neste livro, o autor desconstrói aquela batalha na grama sagrada.

Para ter Strokes of Genius, bata clicar neste link!

Minha Vida Dentro e Fora das Quadras

  • Autor: Jimmy Connors

Dono de 109 títulos de simples, Jimmy Connors conta suas memórias de badboy do tênis em Minha vida dentro e fora das quadras.

O norte-americano relembra ainda seus grandes duelos com John McEnroe, Ivan Lendl e Bjorn Borg.

Para saber mais sobre a carreira de Jimmy Connors, compre o livro neste link!

Epic: John McEnroe, Björn Borg, and the Greatest Tennis Season Ever

A rivalidade entre John McEnroe e Börn Borg já foi levada aos cinemas no excelente Borg x McEnroe.

Para quem gosta de literatura e quer se aprofundar ainda mais na história de disputa entre os dois tenistas, este livro é uma ótima oportunidade. Você terá uma compreensão profunda de como foram formadas duas lendas do tênis!

Para comprar este livro, basta clicar neste link!

Imparável: Minha Vida Até Aqui

Muito mais que mais uma musa do circuito mundial, Maria Sharapova se consolidou como uma das grandes tenistas deste século, com títulos de 5 Grand Slams — ela já foi bicampeã de Roland Garros, além de ter vencido US Open, Australian Open e Wimbledon.

Mas quem completa a carreira da tenista russa não imagina os diversos obstáculos que ela teve até chegar ao topo do ranking da ATP.

Em sua autobiografia, podemos ir às raízes da vida e da carreira de Sharapova e descobrir o que esteve por trás de sua trajetória no tênis: suas decepções, polêmicas, tropeços e, sobretudo, as voltas por cima.

Quer conhecer mais sobre a carreira de Maria Sharapova? Compre este livro neste link!

You Cannot Be Serious

Até então pouco conhecido, John McEnroe chegou às semifinais de Wimbledon aos 18 anos. Poucos anos depois, ele era o número 1 do mundo.

You Cannot Be Serious é um relato desde a infância de McEnroe no Queens até sua ascensão no tênis em uma época em que tenistas eram tratados como rock stars.

Nesta autobiografia, ele explora as raízes de suas famosas explosões em quadra, suas aventuras (e desventuras) na estrada, as visões sobre Jimmy Connors, Bjorn Borg e Ivan Lendl, além de suas opiniões sobre o tênis contemporâneo.

Quer saber mais sobre John McEnroe? Compre o livro neste link!

Unbreakable

  • Autor: Jelena Dokic

Esta é uma história da sobrevivência de Jelena Dokic. Como ela sobreviveu como refugiada até se tornar o número 4 do mundo. Também é um relato de como ela sobreviveu ao seu próprio pai, Damir Dokic.

Aos 18 anos, Jelena Dokic estava entre as 10 melhores do mundo. Aos 19 anos, ela era a quarta. O mundo ficou encantado por ela e por sua história.

Da Iugoslávia devastada pela guerra, de Sydney a Wimbledon, ela narra sua ascensão infernal para se tornar uma das melhores tenistas do circuito feminino.

Para comprar o livro, basta clicar neste link!

6/0 Dicas do Fino: ensinamentos práticos de um campeão do tênis para melhorar seu jogo

Enquanto “Aqui Tem!” conta os detalhes da trajetória de Meligeni no circuito mundial de tênis, este livro é uma boa oportunidade para quem quer dicas de como melhorar seu desempenho nas quadras.

Em 6/0, o tenista reúne 60 dicas, divididas em categorias. Com uma linguagem simples, o livro é rápido e gostoso de ler. Acessível a todos os níveis, o livro ajuda, principalmente, quem ainda tem pouco conhecimento e quer aprofundar.

O livro de Meligeni pode ser encontrado neste link!

O Jogo interior do tênis: O Guia Clássico para o Lado Mental da Excelência no Desempenho

  • Autor: W. Timothy Gallwey

O Jogo Interior do tênis é uma ótima oportunidade para quem pretende entender mais sobre o aspecto mental do esporte. Mas suas aplicações vão além do jogo de tênis.

O livro aborda como o ego atrapalha o aprendizado e indica como o esporte pode ser tratado dentro e fora das quadras.

Quer comprar este livro? Clique neste link!

The Best Tennis Of Your Life: 50 Mental Strategies For Fearless Performance

  • Autor: Jeff Greenwald

The Best Tennis of Your Life (O Melhor Tênis da sua Vida) é um guia prático de como desenvolver o aspecto mental que envolve o esporte.

São usadas 50 ferramentas que podem ser rapidamente aplicadas a uma situação de jogo de tênis.

Ficou interessado? Compre o livro neste link!

Secrets of Spanish Tennis

  • Autor: Chris Lewis

Rafael Nadal é um dos maiores tenistas de todos os tempos, mas não é o único espanhol que fez sucesso no circuito mundial nos últimos anos. David Ferrer, por exemplo, chegou a ser número 3 do mundo.

Secrets of Spanish Tennis relata a metodologia que formou essa geração que aparece constantemente nas primeiras colocações do ranking da ATP.

Se interessou? Compre o livro neste link!

Tennis Tactics: Winning Patterns of Play

  • Autor: United States Tennis Association

O livro produzido pela USTA revela o que fazer e quando fazer numa partida de tênis.

É uma ótima oportunidade para quem quer aprender como planejar sua seleção de golpes e se colocar possível na melhor posição possível para ganhar todos os pontos.

Joga tênis e quer aprender mais? Compre o livro neste link!

The Tennis Drill Book

  • Autores: Tina Hoskins-Burney e Lex Carrington

Neste livro, os autores descrevem uma série de exercícios para melhorar a consistência e eliminar as fraquezas de um tenista.

Com orientações para tornar seu jogo mais sólido, este é um guia para ganhar mais partidas.

Quer comprar este livro? Clique neste link!

Think to Win: The Strategic Dimension of Tennis

  • Autor: Allen Fox

Um dos principais tenistas dos Estados Unidos na década de 1960, Allen Fox foi campeão da Copa Davis.

Em seu livro, ele utiliza sua larga experiência para abordar estratégia e os aspectos mentais do jogo de tênis.

Para comprar este livro, basta clicar neste link!

Knowing the Score: My Family and Our Tennis Story

O que você faz quando descobre que seus filhos têm um talento excepcional?

Judy Murray é mãe dos tenistas escoceses Jamie e Andy Murray. Mas ela vai muito além disso. É também um modelo de treinadora, líder e uma inspiração para o tênis britânico.

O livro de memórias de Judy Murray traça os desafios que ela tem enfrentado. Essa é uma história que serve de exemplo para nos fazer acreditar que grandes coisas são possíveis.

Quer comprar este livro? Basta clicar neste link!

Depois de conferir esta relação, ainda sentiu falta de algum livro nesta lista? Conte para a gente nos comentários!

E não perca tempo e confira também quais são os 23 melhores livros de futebol americano e os 25 melhores livros de basquete!

Ficha Técnica
Título
23 livros de tênis: histórias incríveis dos maiores tenistas da história
Resumo
Preparamos uma lista com os 23 melhores livros de tênis. Nela, você poderá conferir biografias de gênios como Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic, Serena Williams, Maria Sharapova e Guga. Há também relatos sobre grandes rivalidades, como a entre John McEnroe e Bjorn Borg e a entre Federer e Nadal.
Autor

Comentários

Salvar