Bernardinho, Giba, Serginho… Grandes personagens do vôlei brasileiro já dividiram suas experiências e aprendizados no esporte em alguns dos melhores livros de voleibol já escritos.
Mesmo fora do Brasil, fãs de vôlei podem aprender com os relatos da tricampeã olímpica de vôlei de praia Misty May-Treanor ou os ensinamentos de Mike Hebert, lendário treinador dos Estados Unidos e membro do Hall da Fama do vôlei.
Para você não perder uma dica, preparamos uma lista com os 13 melhores livros de voleibol da história. A lista com obras em português e inglês. Confira!
Lista dos melhores livros de voleibol do mundo
- Transformando suor em ouro
- Giba neles!
- Degrau por degrau
- Bernardinho. Cartas a Um Jovem Atleta
- Um Por Todos E Todos Por Um
- Tie-Break: A Saga Dourada Do Volêi Masculino Do Brasil
- Vôlei No Brasil. Uma História De Grandes Manchetes
- 10 Anos Sada Cruzeiro Capa Comum
- Volleyball Coaching Wizards: Insights and Experience from Some of the World’s Great Coaches
- The Volleyball Coaching Bible
- Dream Like a Champion: Wins, Losses, and Leadership the Nebraska Volleyball Way
- Misty: My Journey Through Volleyball and Life
- Thinking Volleyball
Biografias, relatos de grandes jogadores de voleibol mundial e histórias de algumas das maiores equipes de todos os tempos… Veja abaixo um resumo dos melhores livros de voleibol da história.
Transformando suor em ouro
- Autor: Bernardinho
Quer conhecer os bastidores da trajetória de Bernardinho sob a visão do próprio treinador? Uma oportunidade é lendo o livro que ele escreveu, chamado “Transformando suor em ouro”.
No livro, Bernardinho relata sua trajetória no vôlei desde os tempos de jogador. Ele conta ainda quais foram as estratégias e as lições de liderança que o ajudaram a conduzir seus comandados a diversos títulos.
O principal método é o que ele chama de “Roda da Excelência”, utilizado também para orientar gestores a conduzirem seus negócios.
Giba neles!
- Autores: Giba e Luiz Paulo Montes
Um dos maiores jogadores do voleibol brasileiro, Giba conquistou três medalhas nos Jogos Olímpicos e foi capitão da Seleção Brasileira. Nesta autobiografia, ele relata sua trajetória até as conquistas.
Em parceria com o jornalista Luiz Paulo Montes, Giba fala sobre seu diagnóstico de leucemia aos quatro meses de idade, de sua relação com a família e de um acidente, aos 11 anos, que o levou a 150 pontos no braço.
Giba relata também os momentos emocionantes de sua carreira e comenta episódios polêmicos como sua suspensão devido a um exame antidoping, na Itália, em 2003.
Em seu prefácio, o técnico José Roberto Guimarães, que levou o jogador para a seleção brasileira, recomenda: “Não fuja do encontro com um dos maiores ídolos do esporte brasileiro”.
Degrau por degrau
- Autor: Daniel Bortoletto
Serginho é o maior medalhista do Brasil em esportes coletivos nos Jogos Olímpicos, com dois ouros e duas pratas. Quem vê as conquistas do maior líbero de todos os tempos talvez não imagine todos os percalços dessa caminhada.
Antes de chegar ao vôlei, Serginho foi empacotador, office boy e vendedor ambulante de produtos de limpeza. Na infância, em São Paulo, sobreviveu com a família na periferia paulistana, perdeu amigos para o tráfico e a violência.
Serginho é um exemplo de superação e de como aproveitar as oportunidades que a vida proporciona. Nesta biografia ricamente ilustrada, ele conta sua trajetória em detalhes e faz revelações inéditas dos bastidores do vôlei.
Bernardinho. Cartas a Um Jovem Atleta
- Autor: Bernardinho
Reconhecido como um dos maiores treinadores de voleibol de todos os tempos, Bernardinho também foi bem-sucedido enquanto jogador.
No Rio de Janeiro, ele defendeu Fluminense, Flamengo, Vasco e Boavista, sendo campeão brasileiro de 1981.
Sua trajetória como jogador da Seleção Brasileira de vôlei foi iniciada em 1979. Cinco anos depois, ele fez parte da lendária geração de prata do Brasil. O vice-campeonato olímpico em Los Angeles, em 1984, foi a primeira conquista expressiva do voleibol brasileiro.
Em ”Cartas a um jovem atleta”, Bernardinho conta sua trajetória como atleta profissional e dá dicas aos jovens sobre quais são os desafios, os medos e as conquistas.
Um Por Todos E Todos Por Um
- Autores: Andre Felippe Falbo Ferreira
Tricampeão olímpico no voleibol masculino, o Brasil chegou ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez em 1992.
Nos Jogos Olímpicos de Barcelona, o time comandado por José Roberto Guimarães contava com atletas bastante promissores, como Giovane, Marcelo Negrão, Tande, Maurício, Paulão e Carlão.
Depois de vencer todos os 5 jogos da primeira fase, o Brasil bateu o Japão nas quartas de final e os Estados Unidos nas semifinais.
Na decisão, a Seleção Brasileira enfrentou a Holanda e venceu por 3 a 0, chegando ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez.
Essa trajetória, baseada, principalmente, na união de talentosos jogadores é contada neste livro, uma leitura fundamental para quem quer construir verdadeiros times e realizar grandes conquistas.
Tie-Break: A Saga Dourada Do Volêi Masculino Do Brasil
- Autor: Rodrigo Koch
“Tie-Break – A Saga Dourada do Vôlei Masculino do Brasil” é uma análise detalhadas da história do vôlei no Brasil desde os primeiros campeonatos no país, passando pela “geração de prata” e o crescimento da modalidade.
Este livro de vôlei é uma oportunidade também os fãs do esporte conhecerem as campanhas da seleção brasileira desde 1956 e dos campeões brasileiros de clubes.
Para comprar o livro Tie-Break basta clicar aqui
Vôlei No Brasil. Uma História De Grandes Manchetes
- Autor: Oscar Valporto
Através das histórias dos maiores nomes do vôlei no Brasil, o livro apresenta fatos, curiosidades e relatos marcantes do esporte no país.
Em uma narrativa com base em entrevistas e pesquisas, Vôlei no Brasil conta desde os primeiros torneios, enfatizando as transformações ocorridas até as seleções nacionais entrarem para o rol das potências mundiais a partir da década de 1980.
10 Anos Sada Cruzeiro Capa Comum
- Autor: Andreia Santos
Equipe mais vitoriosa da história do voleibol masculino no Brasil, o Sada Cruzeiro foi homenageado neste livro que conta os 10 primeiros anos de sua trajetória.
Em sua primeira década, a equipe mineira chegou até o tricampeonato mundial, contando com o técnico argentino Marcelo Mendez e algumas das principais estrelas do voleibol brasileiro, como Wallace, William e Leal.
Quer conhecer mais sobre os bastidores da história do Sada Cruzeiro? Eis uma grande oportunidade.
Volleyball Coaching Wizards: Insights and Experience from Some of the World's Great Coaches
- Autor: Mark Lebedew e John Forman
Você gosta de vôlei e quer conhecer mais sobre o esporte na perspectiva de grandes técnicos?
Neste livro, 8 treinadores de voleibol, com experiência em todos os níveis, tanto no vôlei masculino quanto no feminino, nas quadras e na areia, compartilham sua experiência e insights em um só lugar.
The Volleyball Coaching Bible
- Autores: Donald S Shondell e Cecile B. Reynaud
Pela primeira vez no esporte de vôlei, você pode aprender com os treinadores mais bem-sucedidos dos Estados Unidos e aplicar suas abordagens em seus próprios treinamentos.
Na “Bíblia do vôlei”, 24 dos melhores técnicos de vôlei masculino e feminino dos EUA compartilham seus princípios, ideias, estratégias, métodos e experiências para ajudá-lo a aprender maneiras novas e melhores de treinar e desenvolver jogadores.
Neste livro de vôlei, são disponíveis informações de mais de 3 décadas do esporte.
Dream Like a Champion: Wins, Losses, and Leadership the Nebraska Volleyball Way
- Autores: John Cook e Brandon Vogel
Desde que se tornou treinador de vôlei feminino em Nebraska em 2000, John Cook levou a equipe a quatro campeonatos nacionais, sete aparições na semifinal da NCAA e a maior porcentagem de vitórias do país no vôlei feminino.
Em Dream Like a Champion, Cook compartilha a filosofia de coaching e liderança que permitiu que ele se tornasse um dos treinadores mais vitoriosos do jogo.
Para comprar o livro Dream Like a Champion basta clicar aqui
Misty: My Journey Through Volleyball and Life
- Autores: Misty May-Treanor e Jill Lieber Steeg
Ao lado de Kerry Walsh, Misty May-Treanor foi tricampeã olímpica de vôlei de praia. Ela conquistou as medalhas de ouro em Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012.
Nesta autobiografia, ela compartilha a história de sua vida e notável carreira. Misty fala sobre os desafios pessoais e profissionais que enfrentou e as lições de vida que aprendeu nesse processo, revelando detalhes íntimos nunca antes abordados.
Para comprar o livro Misty basta clicar aqui
Thinking Volleyball
- Autor: Mike Hebert
Para ser um treinador de voleibol de sucesso, é preciso saber mais do que apenas como ensinar as habilidades básicas e implementar um plano de jogo.
Em Thinking Volleyball, Mike Hebert, treinador membro do Hall da Fama, descreve os segredos do sucesso e vai além do desenvolvimento de habilidades motoras, para fornecer uma visão cerebral única de como os atletas aprendem.
Com este livro, entre na mente de um treinador lendário e nunca pare de aprender.
Para comprar o livro Thinking Volleyball basta clicar aqui
Com Thinking Volleyball, encerramos a nossa lista de melhores livros de vôlei. Sentiu falta de algum por aqui? Conte para a gente nos comentários!
Aproveite para conhecer as listas dos melhores livros de futebol americano, basquete, futebol, tênis e Fórmula 1!
E agora que você viu os melhores livros de voleibol, aproveite para se aprofundar ainda mais em vôlei com nossos outros conteúdos:
- Regras do vôlei de praia: saiba as diferenças para o voleibol
- Regras do Voleibol [2019]: Pontuação, Posições, Saque e Fundamentos
- Os 8 melhores Tênis Para Jogar Vôlei em 2019: Veja nossa análise
- As mais famosas frases de vôlei de grandes técnicos e jogadores
Gustavo Andrade é jornalista, com MBAs em Comunicação e Marketing Digital e Gestão de Negócios. Foi repórter do UOL Esporte e do Superesportes, portal dos Diários Associados. Cobriu a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Fanático por esportes, acredita que informação é fundamental até para um bom debate de boteco!