A história do vôlei de praia nas Olimpíadas ainda é curta, mas recheada de boas lembranças para o Brasil.

E o voleibol de praia é, realmente, uma modalidade histórica para o nosso país. Foi no esporte que as mulheres conquistaram as primeiras medalhas na história das Olimpíadas. E vieram logo um ouro e uma prata, em Atlanta, em 1996.

Desde então, o Brasil nunca passou em branco em uma edição dos Jogos Olímpicos. Sempre que há uma disputa na areia, alguma dupla brasileira sobe ao pódio.

Que o Brasil é uma das maiores potências do mundo no esporte, você já deve saber. Mas você conhece quem foram os medalhistas e como começou a história do vôlei de praia nas Olimpíadas?

Fique com a gente que vamos te contar todos os detalhes!

Quando e onde o vôlei de praia se tornou um esporte olímpico?

O vôlei de praia foi disputado nos Jogos Olímpicos pela primeira vez em 1996, em Atlanta. Na edição anterior, em 1992, em Barcelona, houve a disputa de um torneio de exibição, que não conta como resultado oficial.

A primeira edição do vôlei de praia nas Olimpíadas traz boas lembranças para o torcedor brasileiro, já que foram conquistadas duas medalhas no torneio feminino. Jacqueline Silva e Sandra Pires levaram o ouro, enquanto Adriana Samuel e Mônica ficaram com a prata.

As medalhas das duas duplas femininas de vôlei praia em 1996 foram as primeiras conquistadas por mulheres brasileiras em toda a história das Olimpíadas.

Jacqueline Silva e Sandra

Depois do ouro com Jackie Silva e Sandra Pires, o Brasil voltou a conquistar duas medalhas de ouro no vôlei de praia em Jogos Olímpicos, mas ambas com duplas masculinas.

Em Atenas, em 2004, Ricardo e Emanuel conquistaram o primeiro ouro do Brasil no vôlei de praia masculino. Já em 2016, no Rio de Janeiro, foi a vez de Alison Cerutti e Bruno Schmidt chegarem ao lugar mais alto do pódio.

Você ama outros esportes além do Vôlei? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Quais países são os maiores campeões olímpicos de vôlei de praia?

O Brasil é o país com mais medalhas na história do vôlei de praia em Olimpíadas. As duplas brasileiras, tanto masculinas quanto femininas, somam 13 medalhas, duas a mais que os Estados Unidos.

Porém, as duplas norte-americanas levam vantagem no número de ouros, com sete, contra três de representantes do Brasil, e, por isso, aparecem no topo do quadro de medalhas do esporte.

Ao todo, 14 países já conquistaram medalhas olímpicas no vôlei de praia. Veja quem são eles e quantas vezes foram premiados!

Maiores campeões do vôlei de praia em Olimpíadas (masculino + feminino)

  1. Estados Unidos – 11 medalhas (7 de ouro)
  2. Brasil – 13 medalhas (3 de ouro)
  3. Alemanha – 3 medalhas (2 de ouro)
  4. Austrália – 3 medalhas (1 de ouro)
  5. Noruega – 1 medalha (1 de ouro)
  6. China – 2 medalhas (0 de ouro)
  7. Espanha – 1 medalha (0 de ouro)
  8. Itália – 1 medalha (0 de ouro)
  9. ROC – 1 medalha (0 de ouro)
  10. Suíça – 2 medalhas (0 de ouro)
  11. Canadá – 1 medalha (0 de ouro)
  12. Letônia – 1 medalha (0 de ouro)
  13. Holanda – 1 medalha (0 de ouro)
  14. Catar – 1 medalha (0 de ouro)

Todos os pódios

Pódios masculinos

Olimpíadas Ouro Prata Bronze
Atlanta 1996 Karch Kiraly e Kent Steffes (Estados Unidos) Michael Dodd e Mike Whitmarsh (Estados Unidos) John Child e Mark Heese (Canadá)
Sydney 2000 Dain Blanton e Eric Fonoimoana (Estados Unidos) José Marco Melo e Ricardo Santos (Brasil) Axil Hager e Jörg Ahmann (Alemanha)
Atenas 2004 Ricardo Santos e Emanuel Rego (Brasil) Javier Bosma e Pablo Herrera (Espanha) Stefan Kobel e Patrick Heuscher (Suíça)
Pequim 2008 Todd Rogers e Phil Dalhausser (Estados Unidos) Márcio Araújo e Fábio Luiz Magalhães (Brasil) Ricardo Santos e Emanuel Rego (Brasil)
Rio 2016 Alison Cerutti e Bruno Schmidt (Brasil) Daniele Lupo e Paolo Nicolai (Itália) Alexander Brouwer e Robert Meeuwsen (Holanda)
Tóquio 2020 Anders Mol e Christian Sorum (Noruega) Viacheslav Krasilnikov e Oleg Stoyanovskiy (ROC) Cherif Younousse e Ahmed Tijan (Catar)

Pódios femininos

Olimpíadas Ouro Prata Bronze
Atlanta 1996 Jaqueline Silva e Sandra Pires (Brasil) Mônica Rodrigues e Adriana Samuel (Brasil) Natalie Cook e Kerri Pottharst (Austrália)
Sydney 2000 Natalie Cook e Kerri Pottharst (Austrália) Adriana Behar e Shelda Bedê (Brasil) Adriana Samuel e Sandra Pires (Brasil)
Atenas 2004 Kerri Walsh e Misty May (Estados Unidos) Adriana Behar e Shelda Bedê (Brasil) Holly McPeak e Elaine Youngs (Estados Unidos)
Pequim 2008 Kerri Walsh e Misty May (Estados Unidos) Tian Jia e Wang Jie (China) Xue Chen e Zhang Xi (China)
Londres 2012 Kerri Walsh e Misty May (Estados Unidos) Jennifer Kessy e April Ross (Estados Unidos) Juliana Silva e Larissa França (Brasil)
Rio 2016 Laura Ludwig e Kira Walkenhorst (Alemanha) Ágatha Bednarczuk e Bárbara Seixas (Brasil) April Ross e Kerri Walsh (Estados Unidos)
Tóquio 2020 April Ross e Alexandra Klineman (Estados Unidos) Taliqua Clancy e Mariafe Artacho del Solar (Austrália) Joana Heidrich e Anouk Vergé-Dépré (Suíça)

Vá além do mundo do Vôlei! Confira também nossos outros conteúdos:

Quais duplas brasileiras conquistaram medalhas no vôlei de praia nas Olimpíadas?

Desde que o vôlei de praia se tornou um esporte olímpico, o Brasil jamais passou alguma edição dos Jogos Olímpicos sem conquistar medalhas no esporte.

Confira, a seguir, quais duplas que representaram o país foram premiadas e de quem foram as medalhas do vôlei de praia masculino e feminino brasileiro nas Olimpíadas.

Medalha de Ouro

  • Jacqueline Silva e Sandra Pires em Atlanta, em 1996
  • Ricardo e Emanuel em Atenas, em 2004
  • Alison e Bruno Schmidt no Rio de Janeiro, em 2016

Medalha de Prata

  • Adriana Samuel e Mônica Rodrigues, em Atlanta, em 1996
  • Zé Marco e Ricardo em Sydney, em 2000
  • Adriana Behar e Shelda em Sydney, em 2000
  • Adriana Behar e Shelda em Atenas, em 2004
  • Márcio Araújo e Fábio Luiz em Pequim, em 2008
  • Alison e Emanuel em Londres, em 2012
  • Ágatha e Bárbara Seixas no Rio de Janeiro, em 2016

Medalha de Bronze

  • Adriana Samuel e Sandra Pires em Sydney, em 2000
  • Ricardo e Emanuel, em Pequim, em 2008
  • Juliana e Larissa em Londres, em 2012

Agora que você conhece toda a história do Vôlei de Praia nas Olimpíadas, aproveite para se aprofundar ainda mais no tema com nossos outros conteúdos: