fbpx
Conheça as principais Regras do Vôlei de Praia! Fizemos um guia completo com imagens e vídeos. Veja até o que não pode fazer!

Esporte que deu a primeira medalha olímpica para mulheres brasileiras, o vôlei de praia é sempre uma fonte de conquistas para o Brasil. Mas nem todo mundo sabe como ele é jogado. Responda com sinceridade: você sabe quais são as regras do vôlei de praia?

Se sua resposta é negativa, não se preocupe. Nós vamos te ajudar a entender tudo que precisa sobre regras e fundamentos do vôlei de praia.

Você não terá mais dúvidas quando quiser torcer por mais medalhas do Brasil. Vamos lá?

Infográfico: conheça todas as regras do vôlei de praia

Todas as regras do vôlei de praia

Quais são as regras do vôlei de praia?

Assim como acontece com as regras do voleibol de quadra, as regras do vôlei de praia são geridas pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB).

O objetivo do vôlei de praia também é fazer com que a bola caia dentro da quadra adversária. Embora os dois esportes sejam parecidos, há diferenças claras entre as regras oficiais.

Depois de haver algumas mudanças ao longo da história do vôlei de praia, as regras hoje são estabelecidas conforme listamos abaixo.

Você ama outros esportes além do Vôlei? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Lista das principais regras do vôlei de praia

  • O jogo será vencido pela dupla que ganhar dois sets. Assim, não há um tempo exato para a duração de uma partida de vôlei de praia.
  • Vencerá o set a dupla que primeiro alcançar 21 pontos, desde que haja uma diferença mínima de dois pontos sobre a dupla adversária. Se houver empate por 20 a 20, o set continuará a ser jogado até que uma das duplas abra dois pontos de vantagem.
  • Em caso de empate por 1 a 1, será disputado um tie-break. O terceiro e decisivo set é jogado até 15 pontos, desde que ocorra uma diferença de dois pontos.
  • Durante os dois primeiros sets, as duplas trocam de lado da quadra a cada 7 pontos disputados. Já no tie-break, a troca de lado acontece a cada 5 pontos disputados.
  • Ao contrário do voleibol, não há falta por erro no posicionamento dos jogadores. Os atletas são livres para se movimentar dentro da quadra como preferirem.
  • Não há substituição de jogadores. Caso um jogador se machuque, serão concedidos cinco minutos para sua recuperação. Se, depois desse tempo, esse atleta não conseguir retornar à partida, sua dupla será considerada incompleta e os adversários serão declarados vencedores.
  • Caso a bola encoste no jogador que tentar um bloqueio, será considerado um toque na bola. Assim, a dupla que bloqueou poderá dar apenas mais dois toques antes de devolver a bola para a quadra adversária.
  • A “carregada” é permitida no vôlei de praia quando a dupla se defende de um ataque violento. Ou seja, se durante um movimento de defesa de uma bola violenta, um jogador “carregar” a bola, segurando-a momentaneamente entre os dedos antes de rebatê-la, não será marcada uma infração. Além disso, a bola pode bater em qualquer ponto do corpo do jogador.
  • Quando um levantamento for realizado, a bola levantada não pode dar um giro em torno de seu eixo. Caso isso aconteça, no vôlei de praia, é marcada uma infração de “dois toques”.
  • Quando dois jogadores brigam pela bola por cima da rede, tocando a bola simultaneamente, não é considerado falta.
  • Enquanto um jogador realiza o saque, o outro membro da dupla não pode atrapalhar a visão do adversário, impedindo que veja a trajetória da bola. Caso isso ocorra, é possível que um dos atletas que esteja recebendo o saque solicite que esse atleta se mova lateralmente.
  • Não há uma delimitação de espaço para o saque no fundo da quadra. O sacador pode fazer o movimento de qualquer local entre os 8 metros da linha de fundo.
  • Cada dupla tem direito a um tempo de 30 segundos em cada set.

Regras do vôlei de praia: quadra

De acordo com as regras oficiais do vôlei de praia, a quadra de jogo tem dimensões de 16 por 8 metros. Em competições oficiais, deve haver ainda uma zona livre ao redor da quadra de pelo menos 5 metros a partir das linhas laterais e 6 metros em relação às linhas de fundo.

Para a disputa do vôlei de praia, a superfície da quadra deve ser composta por areia nivelada, tão plana e uniforme quanto possível. Não deve haver pedras, conchas ou qualquer material que possa apresentar risco de cortes ou de lesão aos jogadores.

As linhas da quadra têm 5 centímetros de largura e devem ser fitas feitas de material resistente. Qualquer fixação exposta deve ser de material macio e flexível.

Regras do vôlei de praia: altura da rede

No vôlei de praia, a parte superior da rede deve ter altura de 2,43 metros em jogos masculinos e de 2,24 metros em partidas disputadas por duplas femininas.

Para jogos de duplas sub-15, a altura da rede diminui e fica em 2,12 metros, tanto para homens quanto para mulheres. Já em competições sub-13, a altura é de 2 metros.

Vá além do mundo do Vôlei! Confira também nossos outros conteúdos:

Regras do vôlei de praia: principais fundamentos

  • Saque
  • Recepção ou passe
  • Levantamento
  • Ataque
  • Bloqueio

Entender os fundamentos é importante para saber o que é permitido e o que não pode no vôlei de praia.

Por exemplo, você sabe dizer se um jogador pode passar de toque no vôlei de praia? Se não sabe a resposta, espere um pouco que ela vem logo abaixo.

Os fundamentos são os mesmos do vôlei de quadra: saque, passe, levantamento, ataque e bloqueio.

Saque

É por meio do saque que é iniciado um ponto no vôlei de praia.

O membro da dupla que for sacar deve estar atrás da linha de fundo e, durante o movimento, não pode pisar na quadra.

Saque vôlei de praia

O responsável pelo saque deve fazer a bola passar sobre a rede. Caso a equipe adversária não consiga receber a bola e dar sequência na jogada, acontecerá o que é chamado de “ace” (ponto direto de saque).

A dupla que fizer o ponto será aquela que fará o saque no ponto seguinte.

Recepção ou passe

É com a recepção que uma dupla iniciará seu ataque enquanto estiver recebendo um saque.

Assim como no vôlei de quadra, a recepção, normalmente, é feita com uma manchete — movimento que os jogadores fazem unindo as mãos e mantendo os braços retos.

A manchete é mais adequada para acertar as bolas mais baixas. Além de ser um fundamento importante para receber um saque, ela é importante para a dupla se defender dos ataques do adversário.

Recepção vôlei de praia

Mas não é só com a manchete que é dado um passe. No vôlei de praia, também pode ser usado um toque.

Nesse movimento, com as mãos separadas, acima da cabeça, o jogador deve tocar a bola com os dedos, impulsionando-a para cima.

O toque é o movimento mais comum para a realização do levantamento.

Levantamento

Depois de receber um saque ou defender um ataque, o próximo movimento a ser executado por uma dupla no vôlei de praia é o levantamento.

Ao “levantar”, um jogador faz um passe para que um companheiro de equipe ataque a bola e a mande para a quadra adversária.

Enquanto há um especialista no vôlei de quadra para essa função, chamado levantador, no vôlei de praia é importante que os dois jogadores da dupla dominem esse fundamento.

Embora seja mais comum que o levantamento seja realizado com um toque, também há possibilidade de ser utilizada uma manchete.

Levantamento vôlei de praia

Ataque

Para passar a bola para a quadra adversária, o fundamento utilizado é o ataque.

Nesse movimento, o jogador deve, preferencialmente, estar próximo à rede. Com um salto, e o braço flexionado acima da cabeça, o atacante dá um tapa na bola, popularmente chamado de “cortada”.

Bloqueio

Para se defender de um ataque no vôlei de praia, é importante que os jogadores dominem o bloqueio.

Ao utilizar esse fundamento, um dos membros da dupla salta próximo à rede, com os braços esticados para cima, tentando bloquear a passagem da bola.

Bloqueio vôlei de praia

Ao contrário do que acontece no voleibol, no vôlei de praia, um toque no bloqueio conta como um dos três toques que a dupla pode dar na bola antes de devolvê-la para a quadra adversária.

Regras do vôlei de praia 4 x 4

Em uma das variações do vôlei de praia, em vez de duplas, os jogos são disputados por equipes de 4 jogadores. Esse jogo é conhecido como vôlei de praia 4 x 4.

Além dos quatro atletas em quadra, as equipes podem ter dois jogadores suplentes, totalizando seis. É permitida uma substituição por set.Vôlei de praia 4x4Ao contrário do que acontece em jogos de duplas, o desvio da bola no bloqueio não é considerado um toque da equipe. Assim, o time tem mais 3 toques antes de devolver a bola para a quadra adversária.

Embora haja mais jogadores em quadra, não há a determinação de um posicionamento como no voleibol. Todos os 4 membros de uma equipe podem atacar de qualquer local da quadra.

Agora que você já sabe todas as regras do vôlei de praia, vai se arriscar em bater uma bola?

Agora que você sabe tudo sobre as regras do Vôlei de Praia, aproveite para se aprofundar ainda mais no tema com nossos outros conteúdos: 

* Última atualização em 05/08/2019

Ficha Técnica
Título
Regras do Vôlei de Praia [2019]: Pontuação e Fundamentos
Resumo
Conheça as principais Regras do Vôlei de Praia! Fizemos um guia completo com imagens e vídeos. Veja até o que não pode fazer!
Autor

Comentários

Salvar