Você sabia que Duda Lisboa foi eleita a melhor jogadora de vôlei de praia nos últimos dois anos? A jovem brasileira é o grande nome feminino do esporte atualmente! E, claro, esperança de medalha nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Nascida em Aracaju, a sergipana conquistou vários títulos de grande expressão nos torneios de base. Agora chegou a hora de trilhar um caminho vitorioso no profissional – que já começou com título mundial em 2018.
Quer acompanhar a carreira de Duda Lisboa mas não sabe por onde começar? Pode ficar tranquilo que a gente te ajuda. Você encontrará abaixo as principais informações da jogadora de vôlei: biografia, início no esporte, curiosidades e muito mais!
O que você vai conferir neste post:
Quem é Duda Lisboa?
Eduarda dos Santos Lisboa é uma jogadora de vôlei de praia. Ela nasceu na cidade de Aracaju, Sergipe, em 1º de agosto de 1998.
Duda recebeu o prêmio de melhor atleta da modalidade em 2018 e 2019. A condecoração é realizada anualmente pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB).
A sergipana já está classificada para a Olimpíada de 2020 junto da companheira Ágatha Bednarczuk. A dupla é esperança de medalha brasileira no Japão.
Eduarda conquistou várias medalhas nas competições de base, como os Mundiais Sub-19 e Sub-21. No profissional, faturou uma etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia em 2018 e venceu o World Tour Finals – título mais importante da temporada regular.
Como Duda Lisboa começou no vôlei de praia?
Duda Lisboa começou a praticar vôlei de praia com apenas sete anos de idade. Ela aprendeu os primeiros passos no esporte com a sua mãe, ex-jogadora, Cida Lisboa.
A sergipana iniciou os treinamentos no CT Cida Vôlei em São Cristóvão, a quarta cidade mais antiga do estado. O projeto foi criado pela mãe da atleta com o objetivo de lapidar jovens promessas nas quadras de areia.
Eduarda acompanhava a rotina da mãe no vôlei de praia e por isso cultivou gosto pelo esporte. Ela observava os treinamentos e assistia aos campeonatos presencialmente.
Com 13 anos, Duda disputou o seu primeiro Mundial. Aos 15, já figurava no profissional. Uma ascensão meteórica que surpreendeu os amantes da modalidade.
Premiações de Duda Lisboa
- Revelação do Circuito Brasileiro (2014)
- Jogadora que mais evoluiu no Circuito Brasileiro (2016)
- Melhor novata do Circuito Mundial (2016)
- MVP do Campeonato Mundial Militar (2017)
- Melhor jogadora de vôlei de praia da FIVB (2018)
- Melhor jogadora de vôlei de praia da FIVB (2019)
- Melhor jogadora de vôlei de praia do Prêmio Brasil Olímpico (2019)
História de Duda Lisboa
Duda Lisboa tem um currículo invejável que começou a ser formado já adolescente. Tudo começou com o ouro no Campeonato Mundial Escolar em 2013.
Com o passar do tempo, a atleta escalou as categorias de base do vôlei de praia e enfileirou conquistas uma atrás da outra. Ela foi tricampeã do Mundial Sub-19, bicampeã do Mundial Sub-21 e primeiro lugar nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2014.
Sua melhor temporada no profissional foi em 2018. Junto de Ágatha Bednarczuk, faturou o título mais importante da temporada: as finais do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. O ano foi coroado com o prêmio de melhor jogadora da FIVB.
Para chegar às finais do campeonato, a dupla brasileira venceu o Aberto de Itapema e alcançou o vice do Aberto de Moscou, ficando entre as 10 melhores equipes do Circuito.
Na grande final do World Tour, Duda e Ágatha derrotaram Barbora Hermannová e Markéta Sluková, da República Tcheca, em partida disputada na Alemanha.
Em 2019, as meninas repetiram o feito e chegaram a mais uma final de Circuito Mundial. Desta vez, perderam para as alemãs Margareta Kozuch e Laura Ludwig. Mesmo com o revés, Duda foi eleita novamente a melhor jogadora da temporada.
Títulos de Duda Lisboa
- Campeonato Mundial Escolar (2013)
- Mundial Sub-19 (2013)
- Mundial Sub-19 (2014)
- Jogos Olímpicos da Juventude (2014)
- Mundial Sub-19 (2016)
- Mundial Sub-21 (2016)
- Mundial Sub-21 (2017)
- Campeonato Mundial Militar (2017)
- Circuito Mundial (2018)
Curiosidades sobre Duda Lisboa
Duda Lisboa já fez curso de culinária para aprender a se virar sozinha quando foi morar longe da mãe! Ela pediu ajuda para uma amiga de Ágatha, que havia se formado em Nutrição e Gastronomia.
A atleta chegou a iniciar um curso à distância de Letras, mas não conseguiu concluí-lo. E por falar em estudos, Duda sofreu certa resistência começou a carreira. Sua mãe, Cida, queria que ela focasse mais na educação do que no esporte.
Quando criança, para ajudar a avó, Eduarda vendeu balas e pirulitos. A “profissão de vencedora”, entretanto, não deu certo, pois a jogadora tinha coração mole e abaixava o preço para quem não tinha dinheiro no momento. Para o delírio da vó!
Duda Lisboa também se aventurou no futsal quando pequena. Ela treinava junto do seu pai e algumas primas. Mas descobriu que aquilo não era pra ela.
Em 2018, a jogadora entrou para o Guinness Book por ter ser tornado a mulher mais jovem a vencer o Circuito Mundial de Vôlei de Praia.
Parceiras de Duda Lisboa
- Mônica Silva (2011)
- Drussyla Costa (2012)
- Thaís Ferreira (2013)
- Ana Carolina Costa (2013 e 2014)
- Tainá Bigi (2013 a 2015)
- Liliane Maestrini (2014)
- Carolina Horta (2014 a 2015)
- Ana Patrícia Ramos (2014 a 2016)
- Elize Maia (2015 a 2016)
- Victória Tosta (2016)
- Ágatha Bednarczuk (2017-atual)
Agora você sabe tudo sobre Duda Lisboa, melhor jogadora de vôlei de praia da atualidade. Acompanhe a carreira da atleta e torça por ela nos Jogos Olímpicos de Tóquio!
Ah, continue com a gente aqui na Esportelândia. Falamos de outros esportes como futebol, basquete, artes marciais, games e muito mais!
- Vôlei sentado: história, regras e curiosidades da modalidade
- Bárbara Arenhart: biografia, títulos e carreira no handebol
- Conheça as 10 melhores lutas de boxe de todos os tempos
- Conheça os 8 melhores times de LoL do mundo e do Brasil
- Conor McGregor: biografia, títulos, recordes e curiosidades
*Última atualização em 8 de janeiro de 2020
Julio César Puiati é jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital pelo UniBH. Editor-chefe da PL Brasil, redator do TechTudo e apaixonado por esportes – sobretudo futebol e basquete. Especialista em games, Premier League e NBA. Antes que me pergunte: esport é esporte sim!